Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2681Q993414 | Engenharia de Software, Scrum, Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, AOCP, 2019

O time de desenvolvimento de software do IBGE está utilizando o método ágil Scrum para desenvolvimento de software. Sabendo disso, analise as assertivas a respeito do framework do Scrum e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Os papéis definidos pelo Scrum são: times de desenvolvimento, gerente de projetos e product owner (PO).

II. A sprint retrospective proporciona ao time do Scrum uma oportunidade de avaliar o que foi bem e o que pode ser melhorado na sprint que acabou de ser finalizada.

III. Apesar da importância do product backlog, ele não é o verdadeiro artefato do Scrum. Assim, o seu verdadeiro artefato é o requisito do usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2682Q993428 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019

A popularidade da prática do uso do Desenvolvimento Orientado a testes tem crescido cada vez mais entre os desenvolvedores, pelo fato de trazer diversas vantagens em diferentes áreas do software. A ideia é que, quando se começa pelo teste, escreve-se naturalmente um código que é mais fácil de ser testado. O código apresenta maior coesão, menos acoplamento, interface pública e precondições mais simples. Essas melhorias são apresentadas com o uso de TDD em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2683Q993429 | Programação, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019

Ao se falar em desenvolvimento de aplicações Android, fala-se em Activity, que é um componente de aplicação com um ciclo de vida específico. Quando o usuário acessa a aplicação, navega pelas opções, sai ou retorna para ela, as atividades que a compõem passam por uma série de estados do ciclo de vida. A Activity é uma das mais importantes classes de um aplicativo Android, pois gerencia a interface com o usuário, recebendo as requisições, tratando-as e processando-as. Supõese que, no desenvolvimento de uma aplicação mobile com Android, você precisa inserir dados para o carregamento de layouts e inicialização de operações que devem ser executadas somente uma vez. Assinale a alternativa que apresenta em qual método correspondente Activity você deve inserir essas operações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2684Q993486 | Administração Pública, Accountability e transparência na Administração Pública, Planejamento e Gestão, IBGE, AOCP, 2019

Dentre os princípios norteadores da governança para a administração pública, qual princípio representa a capacidade das instituições de minimizar as incertezas para os cidadãos nos ambientes econômico, social e político?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2685Q994037 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

O processo social de dirigir e influenciar o comportamento das pessoas por meio da comunicação para atingir determinados objetivos organizacionais é denominado liderança. Assim, o líder contemporâneo que inspira os seguidores a superarem seus objetivos pessoais em prol da organização exerce a liderança do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2686Q993530 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da área de RH na organização, Recursos Humanos, IBGE, AOCP, 2019

Para que possa atuar na gestão de pessoas, são propostos novos papéis ao setor de Recursos Humanos, tanto de ordem operacional quanto estratégica. Referente ao exposto, considerando as seguintes atividades e suas definições, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2687Q993536 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Recursos Humanos, IBGE, AOCP, 2019

No tocante à Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2688Q993321 | Português, Formação das Palavras Composição, Analista Censitário Letras, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.

TEXTO IV


No início dos anos 80, a humanidade teve que se adequar às novas posturas em nome de um mercado globalizado. Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual. São regras e comportamentos assentados sem plebiscitos ou referendos. [...]

Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social […]. No caminho desses trilhos virtuais se estabelecem dependências, e as pessoas, apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos. Essas certificam pesarosas, enfim, que as telas de computadores ou de celulares não lhes proporcionam aquilo que apenas outro humano poderia ceder-lhes, a exemplo do calor e afeição.

No modus vivendi da pressa e do estresse, enquanto marco da nova era, abre-se o leque para temáticas que vão desde os meandros da informática até a implantação de chips em humanos, sem embargo das nuvens que acondicionam informações digitais.

O diálogo, agora, se esvazia na perspectiva de humanos. Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais, que vicejam superar homens, antes de servi-los, apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos. Constata-se, todavia, que o contrário dessa premissa vai se assentando, na medida em que pais de família, superados por computadores, estão expostos na vala do desemprego. Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas. […]

FILHO, Zilmar Wolney Aires. Fragmentos. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/10633/Rastros-de-uma-nova-era-inteligencias-artificiais-reproducoes-assistidas-vidas-virtuais-chips-na-pele-e-fisica-quantica>. Acesso em: 18 jun. 2019.

Assinale a alternativa em que a palavra seja formada pelo processo de parassíntese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2689Q993835 | Administração Pública, Edital n 8, IBGE, IBFC, 2022

No que diz respeito às vedações ao servidor público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) É vedado ao servidor público do IBGE apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.

( ) É vedado ao servidor público do IBGE desviar servidor público para atendimento a interesse particular.


( ) É vedado ao servidor público do IBGE iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2690Q993580 | Arquitetura de Computadores, Suporte Operacional e de Tecnologia, IBGE, AOCP, 2019

Utilizando a representação de dados numéricos, qual é o resultado da conversão do número decimal 148 para binário na base 2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2691Q993351 | Antropologia, Ciências Sociais, IBGE, AOCP, 2019

Acerca da língua falada por grupos indígenas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2692Q993898 | Português, Uso da Vírgula, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone, IBGE, IDECAN, 2022

Texto associado.
Texto I
'Ser bom ou mau é escolha': confira entrevista com o filósofo e professor Mario Sergio Cortella

Por Patrícia Santos Dumont - Em 05/12/2019

Quem é você? Justo, generoso ou intolerante e ganancioso? Tem mais vícios ou virtudes? Costuma ser bom o tempo todo ou às vezes se pega fazendo pequenas maldades? Já parou para refletir sobre os próprios comportamentos e o que o levou a tê-los: circunstâncias da vida ou escolhas que fez? Sobre isso e as possibilidades de sermos “anjos ou demônios” bati um papo – descontraído, apesar do tema – com o filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella.

Patrícia - Como se deu a concepção de “Nem Anjos Nem Demônios”, seu livro com a Monja Coen?
Cortella - Tenho outros livros, nessa coleção, sobre ética, política, sobre moral, esperança. Mas nunca tinha colocado num diálogo mais direto alguém com a marca da filosofia ocidental, da religiosidade ocidental, como eu, e alguém ligado à concepção oriental asiática, caso da Monja. Juntamos essas duas formas mais usuais de entendimento sobre essa temática para trazer um debate mais forte sobre o que acontece no cotidiano, a necessidade de pensar a vida como escolha. A noção do bem e do mal como resultado de decisões e não como fatalidades.

Ser bom ou ser mau, portanto, não tem a ver com as circunstâncias da vida? Não somos o que somos levados a ser? São escolhas? Essa ideia de que as escolhas feitas são sem alternativa não é uma percepção que a gente possa ter. A ideia de liberdade de escolha que temos é o que se chama de livre arbítrio. Quando alguém é movido por circunstâncias opressivas e tem uma reação a isso, até o campo da legislação criminal ou penal admite como sendo um atenuante. Mas, no conjunto das vezes, não é a circunstância que gere. Para mim, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião apenas o revela. A decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são. Portanto, a ocasião apenas permite que a pessoa se mostre naquilo que decidiu ser.

Patrícia - Na primeira página do livro, vocês falam sobre vícios e virtudes, que seriam qualidades negativas e positivas, certo? Podemos, então, dizer que tudo bem ter vícios, já que também são qualidades?
Cortella - Sim. Eles existem na sua contraposição. Nós não elogiamos os vícios, apenas admitimos a existência deles. O fato de a gente ter doenças não significa que isso se sobreponha à nossa forma desejada de saúde. Por isso, a constatação da existência dos vícios apenas nos deixa em estado de alerta. Apenas sei que eles existem e que são possíveis em outras pessoas e também em mim. Neste sentido, admitir a presença de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas que não podemos, em nome da ideia de que errar é humano, justificar qualquer erro porque uma parte grande deles são escolhas. Não está tudo bem, então, em ser “mau” de vez em quando? Isso não nos ajudaria a levar a vida com mais leveza, mantendo um certo equilíbrio?

Não, não está tudo bem. É preciso não se acomodar com a ideia porque quando se diz nem anjos nem demônios não se está dizendo tanto faz, está se fazendo um alerta. O alerta é: nós podemos ser angelicais ou demoníacos. Cuidado! Ser angelical, isto é, ser alguém que se move pela bondade, é algo desejável. Ser alguém que se move pela maldade é uma possibilidade também. Ser anjo ou demônio é uma escolha.

Mas não traria mais leveza para nossa existência se a gente tivesse a permissão, talvez, de em alguns momentos tender mais para um do que para outro extremo?

Olha, poderia até tornar a vida mais emocionada, mas não há necessidade disso. Nós, humanos, temos uma coisa, até um sinal de inteligência nas espécies, que são os jogos, nossa capacidade lúdica. Quando você vê uma partida de futebol, uma disputa dentro de quadra, quando você tem um grupo jogando truco, existe ali a possibilidade de vencer o outro, de brincar com ele. O jogo é exatamente essa possibilidade do exercício eventual de algumas coisas que não são só angelicais. Eu, por exemplo, sou jogador de truco, um jogo que tem por finalidade brincar com o adversário, tripudiar, fingir que se tem uma carta. Na vida, eu não faria isso. Mas no truco eu posso. Então, sim, há momentos em que essa permissão vem à tona. Onde pode? No teatro, no cinema, na música, no jogo. A gente sabe que a brincadeira é séria, mas é brincadeira.

Nem todo mundo é bom ou mau o tempo todo. Mas muitos de nós buscam ser mais bons do que maus. É da natureza humana?

Em grande medida, nós desejamos primeiro a ideia de bondade que supere a maldade. Quando ninguém escapa de fazê-lo e quando a pessoa não é alguém marcada por algum tipo de desvio psiquiátrico, em grande medida preferimos a bondade à maldade porque ela nos faz ser aceitos, há uma solidariedade maior em relação à convivência. Isso também nos leva a receber de volta mais situações de bondade. Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas, com algum tipo de desvio psiquiátrico ou com uma perspectiva de existência em que só consegue se glorificar na maldade. Ainda assim, o número de pessoas que têm essa perspectiva é muito reduzido, do contrário, nossa vida em comunidade já teria se rompido há muito tempo. O que não significa que a gente não tem em nós essa postura angelical como sendo uma escolha, e também a demoníaca como possibilidade. (...)

Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/plural/ser-bom-ou-mau-%C3%A9-escolha-confira-com-o-fil%C3%B3sofo-e-professor-mario-sergio-cortella-1.760617.
Sobre pontuação, assinale a alternativa correta. No trecho: “Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas...” a vírgula foi empregada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2693Q993906 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone, IBGE, IDECAN, 2022

As Unidades Territoriais são momentâneas, isto é, com as modificações internas das sociedades e as pressões externas, acabam por redefinirem-se no espaço-tempo, sofrendo transformações. As mudanças recriam os limites e, com isso, um território ou região aumenta ou diminui, muda de nome ou simplesmente é incorporado a outros. No caso do Brasil, nos Períodos da Colonização, Primeira República e República Nova, mudanças aconteceram.
Considerando esses conhecimentos sobre a divisão político-administrativa no Brasil em diferentes períodos, indique “V” para verdadeira, e “F”, para falsa, nas afirmativas a seguir:
( ) A fundação do Estado da Guanabara é simultânea ao período da transição do Período Colonial para a Primeira República (1889-1930).
( ) O Centro-Oeste é uma das regiões mais recentes do Brasil, sendo o Estado do Mato Grosso pertencente ao período da Nova República (1985-atualmente).
( ) Como a região mais antiga do Brasil, o Nordeste não passou por transformações em suas divisões, sendo os Estados de Bahia, Ceará e Piauí originários desde o século XVI.
( ) A elevação do território do Acre à categoria de Estado ocorre na transição do Brasil rural para o Brasil industrial, no período do Estado Novo (1930-1945).

Assinale a alternativa que indique a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2694Q993139 | Português, Redação, Gestão e Infraestrutura, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.

TEXTO I


O último paradoxo da vida moderna: por que ficamos presos ao celular, mas odiamos falar por telefone?


Não deixe uma ligação rápida arruinar uma longa e confusa série de mensagens de WhatsApp

SILVIA LÓPEZ


Para iniciar um texto, Hemingway dizia a si mesmo: “Escreva a frase mais verdadeira que você conhece”. Neste caso, seria: a psicóloga Cristina Pérez, do Siquia, respondeu por meio de mensagens de áudio às perguntas que lhe enviamos por email. Essa curiosidade meta jornalística não tem importância, não altera a qualidade de suas respostas, só ilustra a variedade e fluidez de opções com as quais podemos nos comunicar hoje. Recebemos um email? Respondemos com um áudio. Chegou um áudio de WhatsApp? Respondemos com um texto. Recebemos um telefonema? Não respondemos. Esperamos. Esperamos. E escrevemos: “Você me ligou? Não posso falar, é melhor me escrever”. O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.

A ligação telefônica − que, até não muito tempo atrás, esperávamos com alegria ou tolerávamos com resignação, mas nunca evitávamos com uma rejeição universal − se tornou uma presença intrusiva e incômoda, perturbadora e tirânica, mas por quê? “Uma das razões é que quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez. “Por outro lado, também exige de nós uma resposta imediata, ao contrário do que ocorre na comunicação escrita, que nos permite pensar bem no que queremos dizer. E a terceira razão seria o fato de não poder saber de antemão qual será a duração do telefonema”, acrescenta.

Adaptado de<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/01/tecnologia/1559392400_168692.html>. Acesso em: 25 jun. 2019

Assinale a alternativa que apresenta a reescrita adequada, sintática e semanticamente, para o seguinte excerto: “O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2695Q993147 | Administração de Recursos Materiais, Lote Econômico de Compras LEC, Gestão e Infraestrutura, IBGE, AOCP, 2019

Conforme informações do departamento de compras do IBGE, a quantidade adquirida em cada pedido de tablets para serem utilizados na coleta de dados é de 8 unidades. Segundo dados obtidos nesse departamento, a demanda anual é de 400 unidades ao custo unitário de R$ 200,00 cada tablet. Além disso, devido a sua enxuta estrutura de compras, o custo de emissão de cada pedido pelo departamento de compras é de apenas R$ 0,375. Considere um custo de manter de 6% ao ano do valor unitário do tablet e apure o Lote Econômico de Compras de tablets, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de compras de tablets por pedido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2696Q993411 | Governança de TI, ITIL v 3, Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, AOCP, 2019

Entregar um valor aos clientes a fim de facilitar o alcance dos resultados desejados por esses clientes sem onerálos de custos e riscos. Para a ITIL V3, esse é o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2697Q993181 | Geografia, População brasileira, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

A abordagem aos moradores é um momento crítico da coleta, onde o informante faz um primeiro “julgamento” do Recenseador. Portanto, o recenseador NÃO deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2698Q993441 | Engenharia de Agrimensura, Geoprocessamento, IBGE, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as denominações referentes às seguintes definições e características.


1 – Ajuste do sistema de coordenadas de uma imagem em relação ao sistema de coordenadas de outra imagem.

2 – Responsável por adequar uma imagem segundo um sistema de coordenadas, de modo que a imagem incorpore as propriedades de escala e projeção de outra imagem ou de um mapa.

3 – Medida do espalhamento dos níveis de intensidade dos pixels que constituem uma imagem.

4 – Arranjo matricial bidimensional que traduz a informação geoespacial em células que correspondem a uma unidade elementar do espaço geográfico.

5 – Associação de imagem a um sistema de coordenada terrestre qualquer.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2699Q993974 | Raciocínio Lógico, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que identifica corretamente a intersecção entre esses três conjuntos A = {1, 2, 5, 6, 7}, B = {2, 3, 4, 5, 6, 7} e C = {0, 1, 2, 3, 4, 5}.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2700Q993212 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma equipe de trabalho de quatro pessoas, o funcionário A é objetivo e prático - como A afirmou, “quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer, sou eu”. O funcionário B prefere verificar todos os fatos e números para evitar erros e inconsistências com as políticas organizacionais. O funcionário C tende a não impor seus pontos de vista, buscando obter o máximo de informações antes de tomar suas decisões – influenciando a equipe a buscar mais informações antes de as decisões importantes serem tomadas. O funcionário D, o mais experiente do grupo, abraça as novas ideias e busca recursos para implementá-las.
Os papéis que A, B, C e D desempenham na equipe são, respectivamente, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.