Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2781Q993321 | Português, Formação das Palavras Composição, Analista Censitário Letras, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.

TEXTO IV


No início dos anos 80, a humanidade teve que se adequar às novas posturas em nome de um mercado globalizado. Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual. São regras e comportamentos assentados sem plebiscitos ou referendos. [...]

Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social […]. No caminho desses trilhos virtuais se estabelecem dependências, e as pessoas, apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos. Essas certificam pesarosas, enfim, que as telas de computadores ou de celulares não lhes proporcionam aquilo que apenas outro humano poderia ceder-lhes, a exemplo do calor e afeição.

No modus vivendi da pressa e do estresse, enquanto marco da nova era, abre-se o leque para temáticas que vão desde os meandros da informática até a implantação de chips em humanos, sem embargo das nuvens que acondicionam informações digitais.

O diálogo, agora, se esvazia na perspectiva de humanos. Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais, que vicejam superar homens, antes de servi-los, apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos. Constata-se, todavia, que o contrário dessa premissa vai se assentando, na medida em que pais de família, superados por computadores, estão expostos na vala do desemprego. Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas. […]

FILHO, Zilmar Wolney Aires. Fragmentos. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/10633/Rastros-de-uma-nova-era-inteligencias-artificiais-reproducoes-assistidas-vidas-virtuais-chips-na-pele-e-fisica-quantica>. Acesso em: 18 jun. 2019.

Assinale a alternativa em que a palavra seja formada pelo processo de parassíntese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2782Q993888 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Municipal e Supervisor, IBGE, FGV, 2022

A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como Pirâmide de Maslow, consiste na ideia de que as necessidades devem ser supridas de forma hierárquica, sendo necessário que as mais básicas sejam satisfeitas, como a fome, para que as mais complexas, como a autorrealização, sejam tratadas.

Em relação a essa teoria, é correto afirmar que ela ficou conhecida no campo da administração associada aos estudos relativos à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2783Q993896 | Gestão de Pessoas, Municipal e Supervisor, IBGE, FGV, 2022

Na composição das equipes responsáveis pela supervisão do censo realizado pelo IBGE, os funcionários podem ser agrupados segundo uma ampla variedade de experiências, além de atributos e competência complementares, visando ações mais criativas e completas.

Assinale a alternativa que apresenta o fator de composição dos grupos explicitado no enunciado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2784Q993898 | Português, Uso da Vírgula, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone, IBGE, IDECAN, 2022

Texto associado.
Texto I
'Ser bom ou mau é escolha': confira entrevista com o filósofo e professor Mario Sergio Cortella

Por Patrícia Santos Dumont - Em 05/12/2019

Quem é você? Justo, generoso ou intolerante e ganancioso? Tem mais vícios ou virtudes? Costuma ser bom o tempo todo ou às vezes se pega fazendo pequenas maldades? Já parou para refletir sobre os próprios comportamentos e o que o levou a tê-los: circunstâncias da vida ou escolhas que fez? Sobre isso e as possibilidades de sermos “anjos ou demônios” bati um papo – descontraído, apesar do tema – com o filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella.

Patrícia - Como se deu a concepção de “Nem Anjos Nem Demônios”, seu livro com a Monja Coen?
Cortella - Tenho outros livros, nessa coleção, sobre ética, política, sobre moral, esperança. Mas nunca tinha colocado num diálogo mais direto alguém com a marca da filosofia ocidental, da religiosidade ocidental, como eu, e alguém ligado à concepção oriental asiática, caso da Monja. Juntamos essas duas formas mais usuais de entendimento sobre essa temática para trazer um debate mais forte sobre o que acontece no cotidiano, a necessidade de pensar a vida como escolha. A noção do bem e do mal como resultado de decisões e não como fatalidades.

Ser bom ou ser mau, portanto, não tem a ver com as circunstâncias da vida? Não somos o que somos levados a ser? São escolhas? Essa ideia de que as escolhas feitas são sem alternativa não é uma percepção que a gente possa ter. A ideia de liberdade de escolha que temos é o que se chama de livre arbítrio. Quando alguém é movido por circunstâncias opressivas e tem uma reação a isso, até o campo da legislação criminal ou penal admite como sendo um atenuante. Mas, no conjunto das vezes, não é a circunstância que gere. Para mim, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião apenas o revela. A decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são. Portanto, a ocasião apenas permite que a pessoa se mostre naquilo que decidiu ser.

Patrícia - Na primeira página do livro, vocês falam sobre vícios e virtudes, que seriam qualidades negativas e positivas, certo? Podemos, então, dizer que tudo bem ter vícios, já que também são qualidades?
Cortella - Sim. Eles existem na sua contraposição. Nós não elogiamos os vícios, apenas admitimos a existência deles. O fato de a gente ter doenças não significa que isso se sobreponha à nossa forma desejada de saúde. Por isso, a constatação da existência dos vícios apenas nos deixa em estado de alerta. Apenas sei que eles existem e que são possíveis em outras pessoas e também em mim. Neste sentido, admitir a presença de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas que não podemos, em nome da ideia de que errar é humano, justificar qualquer erro porque uma parte grande deles são escolhas. Não está tudo bem, então, em ser “mau” de vez em quando? Isso não nos ajudaria a levar a vida com mais leveza, mantendo um certo equilíbrio?

Não, não está tudo bem. É preciso não se acomodar com a ideia porque quando se diz nem anjos nem demônios não se está dizendo tanto faz, está se fazendo um alerta. O alerta é: nós podemos ser angelicais ou demoníacos. Cuidado! Ser angelical, isto é, ser alguém que se move pela bondade, é algo desejável. Ser alguém que se move pela maldade é uma possibilidade também. Ser anjo ou demônio é uma escolha.

Mas não traria mais leveza para nossa existência se a gente tivesse a permissão, talvez, de em alguns momentos tender mais para um do que para outro extremo?

Olha, poderia até tornar a vida mais emocionada, mas não há necessidade disso. Nós, humanos, temos uma coisa, até um sinal de inteligência nas espécies, que são os jogos, nossa capacidade lúdica. Quando você vê uma partida de futebol, uma disputa dentro de quadra, quando você tem um grupo jogando truco, existe ali a possibilidade de vencer o outro, de brincar com ele. O jogo é exatamente essa possibilidade do exercício eventual de algumas coisas que não são só angelicais. Eu, por exemplo, sou jogador de truco, um jogo que tem por finalidade brincar com o adversário, tripudiar, fingir que se tem uma carta. Na vida, eu não faria isso. Mas no truco eu posso. Então, sim, há momentos em que essa permissão vem à tona. Onde pode? No teatro, no cinema, na música, no jogo. A gente sabe que a brincadeira é séria, mas é brincadeira.

Nem todo mundo é bom ou mau o tempo todo. Mas muitos de nós buscam ser mais bons do que maus. É da natureza humana?

Em grande medida, nós desejamos primeiro a ideia de bondade que supere a maldade. Quando ninguém escapa de fazê-lo e quando a pessoa não é alguém marcada por algum tipo de desvio psiquiátrico, em grande medida preferimos a bondade à maldade porque ela nos faz ser aceitos, há uma solidariedade maior em relação à convivência. Isso também nos leva a receber de volta mais situações de bondade. Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas, com algum tipo de desvio psiquiátrico ou com uma perspectiva de existência em que só consegue se glorificar na maldade. Ainda assim, o número de pessoas que têm essa perspectiva é muito reduzido, do contrário, nossa vida em comunidade já teria se rompido há muito tempo. O que não significa que a gente não tem em nós essa postura angelical como sendo uma escolha, e também a demoníaca como possibilidade. (...)

Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/plural/ser-bom-ou-mau-%C3%A9-escolha-confira-com-o-fil%C3%B3sofo-e-professor-mario-sergio-cortella-1.760617.
Sobre pontuação, assinale a alternativa correta. No trecho: “Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas...” a vírgula foi empregada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2785Q993643 | Raciocínio Lógico, Logística, IBGE, FGV, 2017

Considere verdadeira a afirmação:
Todo computador bom é caro e todo computador grande é bom.
É correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2786Q993644 | Matemática, Logística, IBGE, FGV, 2017

A probabilidade de um determinado aluno acertar cada uma das duas últimas questões de uma determinada prova é 70%. Acertar ou errar cada uma das questões são eventos independentes.

A probabilidade desse aluno errar as duas referidas questões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2787Q993136 | Português, Interpretação de Textos, Gestão e Infraestrutura, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.

TEXTO I


O último paradoxo da vida moderna: por que ficamos presos ao celular, mas odiamos falar por telefone?


Não deixe uma ligação rápida arruinar uma longa e confusa série de mensagens de WhatsApp

SILVIA LÓPEZ


Para iniciar um texto, Hemingway dizia a si mesmo: “Escreva a frase mais verdadeira que você conhece”. Neste caso, seria: a psicóloga Cristina Pérez, do Siquia, respondeu por meio de mensagens de áudio às perguntas que lhe enviamos por email. Essa curiosidade meta jornalística não tem importância, não altera a qualidade de suas respostas, só ilustra a variedade e fluidez de opções com as quais podemos nos comunicar hoje. Recebemos um email? Respondemos com um áudio. Chegou um áudio de WhatsApp? Respondemos com um texto. Recebemos um telefonema? Não respondemos. Esperamos. Esperamos. E escrevemos: “Você me ligou? Não posso falar, é melhor me escrever”. O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.

A ligação telefônica − que, até não muito tempo atrás, esperávamos com alegria ou tolerávamos com resignação, mas nunca evitávamos com uma rejeição universal − se tornou uma presença intrusiva e incômoda, perturbadora e tirânica, mas por quê? “Uma das razões é que quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez. “Por outro lado, também exige de nós uma resposta imediata, ao contrário do que ocorre na comunicação escrita, que nos permite pensar bem no que queremos dizer. E a terceira razão seria o fato de não poder saber de antemão qual será a duração do telefonema”, acrescenta.

Adaptado de<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/01/tecnologia/1559392400_168692.html>. Acesso em: 25 jun. 2019

Em relação ao excerto “Não deixe uma ligação rápida arruinar uma longa e confusa série de mensagens de WhatsApp”, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2788Q993906 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone, IBGE, IDECAN, 2022

As Unidades Territoriais são momentâneas, isto é, com as modificações internas das sociedades e as pressões externas, acabam por redefinirem-se no espaço-tempo, sofrendo transformações. As mudanças recriam os limites e, com isso, um território ou região aumenta ou diminui, muda de nome ou simplesmente é incorporado a outros. No caso do Brasil, nos Períodos da Colonização, Primeira República e República Nova, mudanças aconteceram.
Considerando esses conhecimentos sobre a divisão político-administrativa no Brasil em diferentes períodos, indique “V” para verdadeira, e “F”, para falsa, nas afirmativas a seguir:
( ) A fundação do Estado da Guanabara é simultânea ao período da transição do Período Colonial para a Primeira República (1889-1930).
( ) O Centro-Oeste é uma das regiões mais recentes do Brasil, sendo o Estado do Mato Grosso pertencente ao período da Nova República (1985-atualmente).
( ) Como a região mais antiga do Brasil, o Nordeste não passou por transformações em suas divisões, sendo os Estados de Bahia, Ceará e Piauí originários desde o século XVI.
( ) A elevação do território do Acre à categoria de Estado ocorre na transição do Brasil rural para o Brasil industrial, no período do Estado Novo (1930-1945).

Assinale a alternativa que indique a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2789Q993149 | Administração Financeira e Orçamentária, Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais, Gestão e Infraestrutura, IBGE, AOCP, 2019

Nos dias de hoje, é possível reconhecer o orçamento público como um instrumento que apresenta múltiplas funções. Além da clássica função de controle político, o orçamento apresenta outras funções do ponto de vista administrativo, gerencial, contábil e financeiro. Qual é a função incorporada mais recentemente no Brasil que está ligada à técnica de orçamento por programas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2790Q993406 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da área de RH na organização, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019

As empresas necessitam progredir quanto à aplicação da gestão da informação e da gestão do conhecimento em suas práticas de trabalho. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2791Q993920 | Informática, BrOfficeorg e LibreOffice Calc, Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação, IBGE, IDECAN, 2022

Os softwares são divididos de acordo com a sua funcionalidade, para o que foram desenvolvidos. Dessa forma, MS Excel e LibreOffice Calc, dois gerenciadores de planilhas, estão classificados em qual categoria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2792Q993425 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile, IBGE, AOCP, 2019

Os sistemas ainda são colocados em uso nos dias atuais pelo fato de que os softwares são pouco testados ou não o são. O problema é que os testes têm alto custo de tempo e dinheiro. Assim, uma boa solução são os testes automatizados, que são muito parecidos com o manual, porém são executados pela máquina. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta as três etapas fundamentais dos testes automatizados, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2793Q993940 | Matemática, Regra de Três, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

Um prédio tem 10 pavimentos, e cada andar tem altura de 3 metros. Um elevador percorre toda a altura do prédio em 15 segundos. A velocidade média do elevador é de exatamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2794Q993183 | Português, Interpretação de Textos, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

Texto associado.

Texto 2


Notícia publicada na imprensa na penúltima semana de setembro de 2019:

“Tráfico da Rocinha ameaça quem joga lixo na rua

Bandidos espalham cartazes em área onde houve deslizamentos de terra nas últimas chuvas, alertando moradores para não despejar detritos em beco. Medida seria tomada porque venda de drogas é interrompida quando a região alaga”.

No caso do texto 2, a finalidade dos cartazes espalhados na Rocinha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2795Q993440 | Banco de Dados, Geoprocessamento, IBGE, AOCP, 2019

Usualmente, um Modelo de Entidade Relacionamento (MER) é representado graficamente por um Diagrama Entidade Relacionamento (DER). Quando esse diagrama ilustra um relacionamento ternário, quais formas geométricas estão sendo utilizadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2796Q993199 | Legislação Federal, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

João, Agente Censitário Operacional do IBGE, no exercício de suas funções, deixou de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance e do seu conhecimento para atendimento do seu mister, pois não inseriu informação estatística relevante no sistema informatizado próprio.

Agindo desta forma, de acordo com o Código de Ética do servidor público do IBGE, observadas as cautelas legais, a Comissão de Ética do IBGE pode aplicar a João a pena de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2797Q993711 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Um treinamento pode ser aplicado para um aperfeiçoamento técnico ou comportamental. Uma organização treina seus funcionários objetivando alguns resultados. Assinale a alternativa que não apresenta resultado com treinamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2798Q993986 | Geografia, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, IBFC, 2023

Entre janeiro e maio de 2023 foram desmatados mais de 3.320km² do Cerrado, um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto o Cerrado bateu recordes de destruição nos primeiros cinco meses de 2023, o desmatamento na Amazônia Legal caiu 31% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 110 milhões de hectares de vegetação natural do bioma (49% do total) já foram removidos, sendo substituídos pelo cultivo extensivo de commodities agrícolas.
(adaptado de BRAUN, 2023).
A respeito do desmatamento no bioma Cerrado, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2799Q993733 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

O desmatamento é a retirada total ou parcial da vegetação. Um forte exemplo do desmatamento no Brasil ocorreu na Mata Atlântica, desmatada para a obtenção de madeiras, plantação e ampliação de cidades.
Internet: <aiesec.org.br> (com adaptações).
Segundo a Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC), um dos maiores problemas ambientais do Brasil é o volume do desmatamento. Do ponto de vista socioeconômico, no contexto atual, o desmatamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2800Q993484 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Planejamento e Gestão, IBGE, AOCP, 2019

Os parâmetros do design, que fazem parte da modelagem de estruturas organizacionais, dividem-se em grupos. Assinale a alternativa que apresenta o grupo que inclui os seguintes parâmetros de design: sistemas de planejamento e controle e instrumentos de vínculo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.