Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2901Q993809 | Administração Geral, Teoria Neoclássica, Edital n 7, IBGE, IBFC, 2022

Peter Drucker famoso teórico e executivo, relaciona a organização das áreas funcionais da empresa de acordo com seu desempenho e seus objetivos específicos traçados em três planos: Estratégico, Tático e Operacional. Sendo assim, Peter acredita que a APO (Administração Por Objetivo) representa uma escola gerencial que defende uma teoria facilmente aplicável nas empresas. Assinale a alternativa incorreta quanto às características da Administração Por Objetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2902Q993299 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Analista Censitário Letras, IBGE, AOCP, 2019

Em uma academia de ginástica, sabe-se que todo frequentador que pratica o exercício de supino fortalece os tríceps e todo frequentador que pratica o exercício de agachamento não fortalece o tríceps. Sabendo que todo frequentador dessa academia ou pratica o exercício de supino ou o exercício de agachamento, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2903Q994076 | Redes de Computadores, Tecnologia de Informação e Comunicação, IBGE, SELECON, 2023

Sua equipe de trabalho no IBGE pediu para que você identificasse o protocolo e a página que podem ser visualizados na seguinte URL: http://www.ibge.gov.br/estatisticas.
Você identificou, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2904Q993567 | Arquitetura de Computadores, Suporte à Produção, IBGE, AOCP, 2019

Para um registrador de 8 bits de uma arquitetura de computador que trabalha com complemento de dois, qual é o número máximo de valores (combinações possíveis) que pode ser representado nesse registrador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2905Q993824 | Português, Pronomes Indefinidos, Edital n 8, IBGE, IBFC, 2022

Texto associado.
Utilize o texto abaixo para responder a questão.

Texto III

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui a proteção de dados pessoais como direito fundamental do cidadão, aprovada pelo Senado nesta semana, é extremamente relevante para os dias de hoje, de acordo com o professor da Singularity University e especialista em digital, Ricardo Cavallini.
Em entrevista à CNN, ele afirmou que o conceito de privacidade mudou muito. “No mundo conectado, tudo é gravado, ninguém mais será anônimo, não tem mais escolha, a cada milissegundo tem alguém capturando dados sobre a gente, com quem fala, onde está, por onde passa”, explicou.

(Matéria publicada em 22/10/2021.Disponível em: https://www.cnnbrasil. com.br/business/privacidade-e-protecao-de-dados-hoje-sao-sinonimo-deliberdade-diz-especialista/Acesso em 07/12/2021)
Nas orações “tudo é gravado, ninguém mais será anônimo”, o sentido de generalização é construído por meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2906Q993577 | Arquitetura de Software, Suporte Operacional e de Tecnologia, IBGE, AOCP, 2019

Carlos pretende implementar uma abordagem arquitetônica que facilite criar serviços de negócios com um alto grau de interoperabilidade e alta flexibilidade para acoplamento e compartilhamento de soluções. Nesse sentido, qual seria um exemplo de estrutura que Carlos deve implementar na sua empresa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2907Q993578 | Banco de Dados, Suporte Operacional e de Tecnologia, IBGE, AOCP, 2019

O SQL (Structured Query Language) é um dos padrões de linguagens mais utilizados por banco de dados mundialmente e sua estrutura de comando é dividida em 5 grandes estruturas principais. Relacione as estruturas com um exemplo de comando e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. DDL.

2. DML.

3. DQL.

4. DCL.

5. DTL.


( ) GRANT.

( ) COMMIT.

( ) UPDATE.

( ) ALTER.

( ) SELECT.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2908Q993596 | Matemática, Porcentagem, IBGE, AOCP, 2019

Considere a situação em que o preço do tomate teve um aumento de 128% entre março/2019 e junho/2019 e que o seu preço, em março/2019, era de R$1,98 kg. Qual é o preço do kg de tomate em junho/2019?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2909Q993881 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Municipal e Supervisor, IBGE, FGV, 2022

Avalie se, de acordo com o Art. 127 da Lei nº 8112/90, são penalidades disciplinares aplicáveis ao servidor:

I. advertência.

II. suspensão.

III. demissão.

Assinale a opção que indica todas as penalidades corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2910Q993894 | Administração Geral, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Municipal e Supervisor, IBGE, FGV, 2022

No contexto organizacional, ainda que não previsto na descrição das estruturas e no desenho dos processos internos, é comum a reunião de pessoas em grupos de interação, seja por motivos de amizade ou mesmo por interesses em comum.

Assinale a alternativa que apresenta o nome utilizado para se referir a esses grupos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2911Q993901 | Português, Proparoxítonas, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone, IBGE, IDECAN, 2022

Texto associado.
Texto I
'Ser bom ou mau é escolha': confira entrevista com o filósofo e professor Mario Sergio Cortella

Por Patrícia Santos Dumont - Em 05/12/2019

Quem é você? Justo, generoso ou intolerante e ganancioso? Tem mais vícios ou virtudes? Costuma ser bom o tempo todo ou às vezes se pega fazendo pequenas maldades? Já parou para refletir sobre os próprios comportamentos e o que o levou a tê-los: circunstâncias da vida ou escolhas que fez? Sobre isso e as possibilidades de sermos “anjos ou demônios” bati um papo – descontraído, apesar do tema – com o filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella.

Patrícia - Como se deu a concepção de “Nem Anjos Nem Demônios”, seu livro com a Monja Coen?
Cortella - Tenho outros livros, nessa coleção, sobre ética, política, sobre moral, esperança. Mas nunca tinha colocado num diálogo mais direto alguém com a marca da filosofia ocidental, da religiosidade ocidental, como eu, e alguém ligado à concepção oriental asiática, caso da Monja. Juntamos essas duas formas mais usuais de entendimento sobre essa temática para trazer um debate mais forte sobre o que acontece no cotidiano, a necessidade de pensar a vida como escolha. A noção do bem e do mal como resultado de decisões e não como fatalidades.

Ser bom ou ser mau, portanto, não tem a ver com as circunstâncias da vida? Não somos o que somos levados a ser? São escolhas? Essa ideia de que as escolhas feitas são sem alternativa não é uma percepção que a gente possa ter. A ideia de liberdade de escolha que temos é o que se chama de livre arbítrio. Quando alguém é movido por circunstâncias opressivas e tem uma reação a isso, até o campo da legislação criminal ou penal admite como sendo um atenuante. Mas, no conjunto das vezes, não é a circunstância que gere. Para mim, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião apenas o revela. A decisão de ser ladrão ou não é anterior à ocasião. Há milhares de pessoas que encontram ocasião todos os dias, de desviar, de ter uma conduta negativa, e não o são. Portanto, a ocasião apenas permite que a pessoa se mostre naquilo que decidiu ser.

Patrícia - Na primeira página do livro, vocês falam sobre vícios e virtudes, que seriam qualidades negativas e positivas, certo? Podemos, então, dizer que tudo bem ter vícios, já que também são qualidades?
Cortella - Sim. Eles existem na sua contraposição. Nós não elogiamos os vícios, apenas admitimos a existência deles. O fato de a gente ter doenças não significa que isso se sobreponha à nossa forma desejada de saúde. Por isso, a constatação da existência dos vícios apenas nos deixa em estado de alerta. Apenas sei que eles existem e que são possíveis em outras pessoas e também em mim. Neste sentido, admitir a presença de vícios é saber que nossa humanidade conta com essa condição, mas que não podemos, em nome da ideia de que errar é humano, justificar qualquer erro porque uma parte grande deles são escolhas. Não está tudo bem, então, em ser “mau” de vez em quando? Isso não nos ajudaria a levar a vida com mais leveza, mantendo um certo equilíbrio?

Não, não está tudo bem. É preciso não se acomodar com a ideia porque quando se diz nem anjos nem demônios não se está dizendo tanto faz, está se fazendo um alerta. O alerta é: nós podemos ser angelicais ou demoníacos. Cuidado! Ser angelical, isto é, ser alguém que se move pela bondade, é algo desejável. Ser alguém que se move pela maldade é uma possibilidade também. Ser anjo ou demônio é uma escolha.

Mas não traria mais leveza para nossa existência se a gente tivesse a permissão, talvez, de em alguns momentos tender mais para um do que para outro extremo?

Olha, poderia até tornar a vida mais emocionada, mas não há necessidade disso. Nós, humanos, temos uma coisa, até um sinal de inteligência nas espécies, que são os jogos, nossa capacidade lúdica. Quando você vê uma partida de futebol, uma disputa dentro de quadra, quando você tem um grupo jogando truco, existe ali a possibilidade de vencer o outro, de brincar com ele. O jogo é exatamente essa possibilidade do exercício eventual de algumas coisas que não são só angelicais. Eu, por exemplo, sou jogador de truco, um jogo que tem por finalidade brincar com o adversário, tripudiar, fingir que se tem uma carta. Na vida, eu não faria isso. Mas no truco eu posso. Então, sim, há momentos em que essa permissão vem à tona. Onde pode? No teatro, no cinema, na música, no jogo. A gente sabe que a brincadeira é séria, mas é brincadeira.

Nem todo mundo é bom ou mau o tempo todo. Mas muitos de nós buscam ser mais bons do que maus. É da natureza humana?

Em grande medida, nós desejamos primeiro a ideia de bondade que supere a maldade. Quando ninguém escapa de fazê-lo e quando a pessoa não é alguém marcada por algum tipo de desvio psiquiátrico, em grande medida preferimos a bondade à maldade porque ela nos faz ser aceitos, há uma solidariedade maior em relação à convivência. Isso também nos leva a receber de volta mais situações de bondade. Há pessoas que caminham numa trajetória da maldade como sendo sua escolha mais expressiva, mas são as que consideramos moralmente adoentadas, com algum tipo de desvio psiquiátrico ou com uma perspectiva de existência em que só consegue se glorificar na maldade. Ainda assim, o número de pessoas que têm essa perspectiva é muito reduzido, do contrário, nossa vida em comunidade já teria se rompido há muito tempo. O que não significa que a gente não tem em nós essa postura angelical como sendo uma escolha, e também a demoníaca como possibilidade. (...)

Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/plural/ser-bom-ou-mau-%C3%A9-escolha-confira-com-o-fil%C3%B3sofo-e-professor-mario-sergio-cortella-1.760617.
Sobre a acentuação das palavras destacadas nas orações a seguir, considere o excerto abaixo:
- “Nós, humanos, temos uma coisa, até um sinal de inteligência nas espécies, que são os jogos, nossa capacidade lúdica.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2912Q993649 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros. O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2913Q993664 | Legislação Federal, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

De acordo com o Código de Ética do IBGE, devem ser públicos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2914Q993410 | Engenharia de Software, Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, AOCP, 2019

A respeito dos testes de aceitação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta(s) as correta(s).


I. É um teste que isenta de responsabilidades os usuários finais ou clientes.

II. O propósito do teste não é somente encontrar erros no software mas também erros de instalação do software.

III. É um teste em que o analista deve executar um processo de comparação dos requisitos iniciais do software e das necessidades atuais dos usuários finais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2915Q993414 | Engenharia de Software, Scrum, Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, AOCP, 2019

O time de desenvolvimento de software do IBGE está utilizando o método ágil Scrum para desenvolvimento de software. Sabendo disso, analise as assertivas a respeito do framework do Scrum e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Os papéis definidos pelo Scrum são: times de desenvolvimento, gerente de projetos e product owner (PO).

II. A sprint retrospective proporciona ao time do Scrum uma oportunidade de avaliar o que foi bem e o que pode ser melhorado na sprint que acabou de ser finalizada.

III. Apesar da importância do product backlog, ele não é o verdadeiro artefato do Scrum. Assim, o seu verdadeiro artefato é o requisito do usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2916Q993670 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Ao processo de realização de tarefas por meio da gestão de planejamento, organização de tarefas, direção de pessoas e controle de resultados dá-se o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2917Q993166 | Matemática, Frações e Números Decimais, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Considere x e y dois números Inteiros e positivos que são respectivamente numerador e denominador de uma fração f. Ao somar três unidades ao numerador e ao denominador desta fração, f = 2, mas ao somar uma unidade apenas no numerador desta fração, f = 3. Neste caso, o valor de x + y é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2918Q993678 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.
Texto 1A1-I

Estou escrevendo um livro sobre a guerra...
Eu, que nunca gostei de ler livros de guerra, ainda que, durante minha infância e juventude, essa fosse a leitura preferida de todo mundo. De todo mundo da minha idade. E isso não surpreende — éramos filhos da Vitória. Filhos dos vencedores.
Em nossa família, meu avô, pai da minha mãe, morreu no front; minha avó, mãe do meu pai, morreu de tifo; de seus três filhos, dois serviram no Exército e desapareceram nos primeiros meses da guerra, só um voltou. Meu pai.
Não sabíamos como era o mundo sem guerra, o mundo da guerra era o único que conhecíamos, e as pessoas da guerra eram as únicas que conhecíamos. Até agora não conheço outro mundo, outras pessoas. Por acaso existiram em algum momento?
A vila de minha infância depois da guerra era feminina. Das mulheres. Não me lembro de vozes masculinas. Tanto que isso ficou comigo: quem conta a guerra são as mulheres. Choram. Cantam enquanto choram.
Na biblioteca da escola, metade dos livros era sobre a guerra. Tanto na biblioteca rural quanto na do distrito, onde meu pai sempre ia pegar livros. Agora, tenho uma resposta, um porquê. Como ia ser por acaso? Estávamos o tempo todo em guerra ou nos preparando para ela. E rememorando como combatíamos. Nunca tínhamos vivido de outra forma, talvez nem saibamos como fazer isso. Não imaginamos outro modo de viver, teremos que passar um tempo aprendendo.
Por muito tempo fui uma pessoa dos livros: a realidade me assustava e atraía. Desse desconhecimento da vida surgiu uma coragem. Agora penso: se eu fosse uma pessoa mais ligada à realidade, teria sido capaz de me lançar nesse abismo? De onde veio tudo isso: do desconhecimento? Ou foi uma intuição do caminho? Pois a intuição do caminho existe...
Passei muito tempo procurando... Com que palavras seria possível transmitir o que escuto? Procurava um gênero que respondesse à forma como vejo o mundo, como se estruturam meus olhos, meus ouvidos.
Uma vez, veio parar em minhas mãos o livro Eu venho de uma vila em chamas. Tinha uma forma incomum: um romance constituído a partir de vozes da própria vida, do que eu escutara na infância, do que agora se escuta na rua, em casa, no café. É isso! O círculo se fechou. Achei o que estava procurando. O que estava pressentindo.

Svetlana Aleksiévitch. A guerra não tem rosto de mulher.
Companhia das Letras, 2016, p. 9-11 (com adaptações).
Assinale a opção que contém um trecho do texto 1A1-I em que as formas verbais foram empregadas no mesmo tempo verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2919Q993947 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

A prescrição é a extinção da pretensão pelo tempo. Acerca da prescrição da penalidade de advertência, assinale corretamente o prazo previsto na Lei nº 8112/1990:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2920Q993445 | Logística, Logística, IBGE, AOCP, 2019

Sobre o conceito de processamento de pedidos, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O processamento de pedidos é representado por uma variedade de atividades incluídas no ciclo de pedido do cliente. Essas atividades possuem ordens sequenciais, são elas: ________________, transmissão, recebimento, _____________ e relatório da situação do pedido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.