Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3121Q993408 | Governança de TI, Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os níveis de capacidade do CMMI.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3122Q993163 | Raciocínio Lógico, Gestão e Infraestrutura, IBGE, AOCP, 2019

Sete candidatos a uma vaga em uma empresa (identificados pelas iniciais de seus nomes: A, B, C, D, E, F e G) foram convocados para uma dinâmica. Três desses candidatos já estavam previamente contratados, porém nenhum deles sabia desse fato. Havia ainda mais duas vagas para serem preenchidas. Para a primeira dinâmica proposta pela empresa, foi formado um grupo com cinco pessoas, sendo que os candidatos A e B não foram incluídos. Em seguida, foi formado um segundo grupo para participar da segunda dinâmica, também com cinco pessoas, sendo que os candidatos C e D não foram incluídos.

Sabendo que os três candidatos previamente contratados fizeram parte dos dois grupos citados anteriormente, então as outras duas vagas poderão ser preenchidas pelos candidatos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3123Q993939 | Matemática, Regra de Três, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

Em uma loja, Maria comprou 2 lápis e 3 canetas por R$18,00, enquanto José, na mesma loja, comprou 4 lápis e 2 canetas pelo valor de R$20,00. Portanto, a loja pratica o preço de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3124Q993173 | Geografia, Conceitos Demográficos, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

A data de referência para o Censo Experimental 2019 é o dia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3125Q993950 | Administração Geral, Processo Decisório, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

A tomada de decisão tem várias etapas. Assinale a alternativa incorreta quanto a essas etapas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3126Q993184 | Português, Coesão e coerência, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

Texto associado.

Texto 2


Notícia publicada na imprensa na penúltima semana de setembro de 2019:

“Tráfico da Rocinha ameaça quem joga lixo na rua

Bandidos espalham cartazes em área onde houve deslizamentos de terra nas últimas chuvas, alertando moradores para não despejar detritos em beco. Medida seria tomada porque venda de drogas é interrompida quando a região alaga”.

O cartaz aludido no texto 2 dizia o seguinte:

“Por favor, não jogue lixo no beco!

Caso contrário, varrerá até a Rua 1.

Estamos de olho...”

O segmento que NÃO tem seu valor corretamente indicado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3127Q993189 | Matemática, Regra de Três, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

Sabe-se que 3 recenseadores, com a mesma capacidade de trabalho, entrevistam 360 pessoas em 8 dias.

O número de dias que 2 desses recenseadores levarão para entrevistar 510 pessoas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3128Q993447 | Logística, Logística, IBGE, AOCP, 2019

O planejamento logístico tem o objetivo de resolver quatro problemas. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3129Q993193 | Matemática, Médias, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

O local do trabalho de Anderson não é próximo de sua casa. Durante uma semana, Anderson anotou os tempos que levou para retornar do trabalho à sua casa e esses valores estão na tabela abaixo.

Obs: média significa a soma dos valores dividida pela quantidade deles.


2ª feira 1h 20min

3ª feira 1h 45min

4ª feira 55min

5ª feira 1h 5min

6ª feira 2h 10min


Nessa semana, o tempo médio que Anderson levou para ir do trabalho à sua casa foi de.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3130Q993706 | Gestão de Pessoas, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Os gestores das organizações formam equipes de trabalho pelos mais diversos motivos. Sobre esses motivos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3131Q993713 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Planejamento estratégico é o processo de definir os objetivos de longo prazo da organização. Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreendem alguns componentes. Assinale a alternativa que não apresente um desses componentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3132Q993208 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em todas as organizações, o trabalho dos funcionários é objeto da função controle, para garantir que os esforços sejam coordenados e direcionados ao atingimento dos objetivos organizacionais. Assim, técnicas comportamentais de controle são utilizadas, de forma a assegurar que os funcionários estejam fazendo o que a organização espera deles.
É uma técnica de controle comportamental, entre outras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3133Q993477 | Gerência de Projetos, Planejamento e Gestão, IBGE, AOCP, 2019

No que se refere às áreas de conhecimento do PMBOK, assinale a alternativa que apresenta a área de conhecimento que descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido (e nada mais que o trabalho requerido) para completar o projeto com sucesso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3134Q993992 | Português, Regência, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Texto II



A importância da informação estatística para as políticas

sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do

passado para considerar no presente



O Brasil seria diferente do que é hoje se não fossem as informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições do Sistema Estatístico Nacional. Com todas as iniquidades sociais que ainda persistem no país, o quadro seria seguramente pior caso não houvesse informações estatísticas levantadas há mais de 80 anos ou quase 150 anos, se forem considerados os esforços de realização do primeiro Censo Demográfico em 1872, no final do Império, quase 20 anos depois do planejado, pelas resistências da elite latifundiária e escravocrata da época. Não há como não reconhecer que parte das conquistas republicanas de universalização da educação básica, do acesso à água, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento regional, ampliação da cobertura do emprego formal e da previdência pelo vasto território brasileiro deve-se à disponibilidade de informação estatística de boa qualidade e cobertura levantada pelo IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os departamentos de estatísticas e pesquisas dos Ministérios e órgãos subnacionais de planejamento e estatística.


É claro que a efetividade das políticas sociais depende de uma série extensa de fatores, mas a informação estatística cumpre papel instrumental relevante em todas as fases de implementaçãode um programa público, da formulação à avaliação do mesmo (HOWLET et al., 2013). Políticas sociais são muito intensivas em informação no processo de seu desenho e implementação. Elas se estruturam como sistemas complexos, articulando programas de natureza universal com ações redistributivas em várias áreas setoriais, operados por agentes em diferentes níveis federativos de governo, em contextos desiguais em termos de capacidade de gestão e de perfil socioeconômico de públicos-alvo. Como discutido em Jannuzi (2016), para que essas políticas e programas sociais consigam cumprir seus objetivos específicos e contribuir para maior efetividade social da ação pública, é necessário produzir informação e estudos de diferentes naturezas – levantamentos diagnósticos detalhados, sistemas de indicadores de monitoramento de ações, pesquisas de avaliação de processos e de resultados de programas, investigação de potenciais impactos e externalidades negativas –, valendo-se de uma combinação plural de metodologias (quali, quanti e participativas), com abordagem de diferentes sujeitos envolvidos (beneficiários, usuários, técnicos na ponta e gestores).


Entre tais levantamentos figuram, em especial, os Censos Demográficos, a cinquentenária Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, e agora PNAD-Contínua) e as edições, há 20 anos, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil. Há certamente outras pesquisas importantes a serem mencionadas, como as Estatísticas do Registro Civil, as Pesquisas de Orçamento Familiar, a Pesquisa Mensal de Emprego, a Economia Informal Urbana e, mais recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde, cujas contribuições precisam ser resgatadas em outros textos e estudos.


Os Censos têm permitido o desvelamento dos bolsões de pobreza e outras iniquidades no território nacional, nos municípios e seus bairros. As PNAD (e PNAD-C) possibilitam acompanhar os efeitos – e defeitos – de políticas e programas nas mais variadas áreas setoriais, tais como trabalho, educação, saúde, previdência e assistência social, entre as principais. As Munic e, desde 2012, as Pesquisas de Informações Básicas Estatuais (Estadic) têm viabilizado o dimensionamento da capacidade subnacional de gestão de políticas, de equipamentos públicos e de atendimento de serviços sociais. As três pesquisas se destacam pelo conjunto integrado de informações que proporcionam, pela abrangência temática, regularidade e cobertura territorial. Essas características garantiram a produção de dados cruciais para identificação de demandas sociais, elaboração de diagnósticos, formulação de políticas e programas e avaliação da efetividade dos mesmos ao longo das últimas décadas.


É o que se procura resgatar de forma breve e ensaística nesse texto, como subsídio para o debate acerca do mérito e dificuldades de financiamento do Censo 2020, dos suplementos temáticos das PNAD-C, Munic e outras pesquisas do Sistema Estatístico. Trata-se de um debate que precisa ser realizado com perspectiva histórica e pluralidade de visões acerca do uso da informação estatística para o Estado e sociedade no país. Não são pouco gravosas as consequências da eventual descontinuidade de séries históricas de longa data ou a decisão de adiar a captação de dados acerca de novas questões da agenda social no país.


Fonte: JANUZZI, P. M. A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente. “Revista Brasileira de Estudos de População”, V. 35, N. 1, 2018, p. 1-10. (adaptado)


Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/77qbqWdQWx3b5gg7wLVmtsF/?lang=pt#



Acesso em 26 jul. 2023.




No trecho “É claro que a efetividade das políticas sociais depende DE uma série extensão de fatores”, destaca-se a preposição “de”, exigida pela forma verbal “depende”. A alternativa em que também há preposição exigida pelo verbo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3135Q993741 | Geografia, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

A identificação e a delimitação de novos desenhos regionais denominados pelo IBGE de regiões de articulação urbana encontram-se vinculadas à compreensão das transformações socioespaciais que ocorrem no país. Acerca desse assunto, é correto afirmar que as regiões de articulação urbana
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3136Q993233 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2019

Questão 21 Leia com atenção as duas afirmações dadas abaixo:

• Todo chefe de cozinha deve ter conhecimentos básicos de nutrição.

• Alguns donos de restaurante são chefes de cozinha.

Considerando que as duas afirmações são verdadeiras, pode-se afirmar corretamente que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3137Q993746 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Qualidade indica uma das principais medidas do desempenho das organizações e faz parte do dia a dia dos administradores. Qualidade está ligada a algumas características, dentre elas ______ que é a qualidade planejada, a definição de como o produto deve ser.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3138Q994002 | Geografia, Clima, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Apresenta altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas, com longos períodos de estiagem. É o clima mais quente do Brasil, dominante no sertão nordestino. O clima descrito acima é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3139Q993238 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2019

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I - Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

II - Segundo Chiavenato (2006, p.142), a comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação.

III - Segundo Chiavenato, Motivação "É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3140Q993751 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão, IBGE, IBFC, 2021

Liderança no trabalho é um tema que deve ser tratado dentro das empresas. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo:
I. Liderança situacional tem como premissa o nível de desenvolvimento dos membros da equipe. II. Liderança situacional tem como premissa a situação a ser enfrentada e resolvida. III. O único responsável por uma boa liderança é o líder.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.