Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3181Q993989 | Português, Variação Linguística, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Texto II



A importância da informação estatística para as políticas

sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do

passado para considerar no presente



O Brasil seria diferente do que é hoje se não fossem as informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições do Sistema Estatístico Nacional. Com todas as iniquidades sociais que ainda persistem no país, o quadro seria seguramente pior caso não houvesse informações estatísticas levantadas há mais de 80 anos ou quase 150 anos, se forem considerados os esforços de realização do primeiro Censo Demográfico em 1872, no final do Império, quase 20 anos depois do planejado, pelas resistências da elite latifundiária e escravocrata da época. Não há como não reconhecer que parte das conquistas republicanas de universalização da educação básica, do acesso à água, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento regional, ampliação da cobertura do emprego formal e da previdência pelo vasto território brasileiro deve-se à disponibilidade de informação estatística de boa qualidade e cobertura levantada pelo IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os departamentos de estatísticas e pesquisas dos Ministérios e órgãos subnacionais de planejamento e estatística.


É claro que a efetividade das políticas sociais depende de uma série extensa de fatores, mas a informação estatística cumpre papel instrumental relevante em todas as fases de implementaçãode um programa público, da formulação à avaliação do mesmo (HOWLET et al., 2013). Políticas sociais são muito intensivas em informação no processo de seu desenho e implementação. Elas se estruturam como sistemas complexos, articulando programas de natureza universal com ações redistributivas em várias áreas setoriais, operados por agentes em diferentes níveis federativos de governo, em contextos desiguais em termos de capacidade de gestão e de perfil socioeconômico de públicos-alvo. Como discutido em Jannuzi (2016), para que essas políticas e programas sociais consigam cumprir seus objetivos específicos e contribuir para maior efetividade social da ação pública, é necessário produzir informação e estudos de diferentes naturezas – levantamentos diagnósticos detalhados, sistemas de indicadores de monitoramento de ações, pesquisas de avaliação de processos e de resultados de programas, investigação de potenciais impactos e externalidades negativas –, valendo-se de uma combinação plural de metodologias (quali, quanti e participativas), com abordagem de diferentes sujeitos envolvidos (beneficiários, usuários, técnicos na ponta e gestores).


Entre tais levantamentos figuram, em especial, os Censos Demográficos, a cinquentenária Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, e agora PNAD-Contínua) e as edições, há 20 anos, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil. Há certamente outras pesquisas importantes a serem mencionadas, como as Estatísticas do Registro Civil, as Pesquisas de Orçamento Familiar, a Pesquisa Mensal de Emprego, a Economia Informal Urbana e, mais recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde, cujas contribuições precisam ser resgatadas em outros textos e estudos.


Os Censos têm permitido o desvelamento dos bolsões de pobreza e outras iniquidades no território nacional, nos municípios e seus bairros. As PNAD (e PNAD-C) possibilitam acompanhar os efeitos – e defeitos – de políticas e programas nas mais variadas áreas setoriais, tais como trabalho, educação, saúde, previdência e assistência social, entre as principais. As Munic e, desde 2012, as Pesquisas de Informações Básicas Estatuais (Estadic) têm viabilizado o dimensionamento da capacidade subnacional de gestão de políticas, de equipamentos públicos e de atendimento de serviços sociais. As três pesquisas se destacam pelo conjunto integrado de informações que proporcionam, pela abrangência temática, regularidade e cobertura territorial. Essas características garantiram a produção de dados cruciais para identificação de demandas sociais, elaboração de diagnósticos, formulação de políticas e programas e avaliação da efetividade dos mesmos ao longo das últimas décadas.


É o que se procura resgatar de forma breve e ensaística nesse texto, como subsídio para o debate acerca do mérito e dificuldades de financiamento do Censo 2020, dos suplementos temáticos das PNAD-C, Munic e outras pesquisas do Sistema Estatístico. Trata-se de um debate que precisa ser realizado com perspectiva histórica e pluralidade de visões acerca do uso da informação estatística para o Estado e sociedade no país. Não são pouco gravosas as consequências da eventual descontinuidade de séries históricas de longa data ou a decisão de adiar a captação de dados acerca de novas questões da agenda social no país.


Fonte: JANUZZI, P. M. A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente. “Revista Brasileira de Estudos de População”, V. 35, N. 1, 2018, p. 1-10. (adaptado)


Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/77qbqWdQWx3b5gg7wLVmtsF/?lang=pt#



Acesso em 26 jul. 2023.




No Texto II, embora predomine a linguagem formal, há alguns usos que fogem às prescrições normativas. A alternativa em que se destaca um uso informal e se propõe, em sequência, uma versão adequada à norma-padrão da língua portuguesa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3182Q993235 | Raciocínio Lógico, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2019

Em uma região de Poços de Caldas, trabalham 12 agentes censitários, sendo 2 muito experientes, 4 com bom desempenho e 6 iniciantes. Suas produções individuais foram testadas no Condomínio Vila das Flores, que possui 3 blocos idênticos, sendo cada um com 30 apartamentos com mesmas características e os resultados foram os seguintes:


• Os agentes censitários experientes conseguiram fechar o processo de pesquisa em 2 dias

• Os agentes censitários com bom desempenho concluíram o processo de pesquisa em 3 dias

• Os agentes censitários iniciantes levaram 5 dias para concluir a pesquisa.

Trabalhando individualmente durante todos os dias do mês de setembro, quantas casas ao todo, na mesma região e possuindo as mesmas características daquelas em que os agentes foram observados, os 12 agentes conseguirão concluir este processo de pesquisa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3183Q993262 | Legislação Federal, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2020

Sobre a conduta do recenseador, é correto afirmar que ele/ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3184Q993266 | Legislação Federal, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2020

Sobre espécie de unidade visitada, assinale a alternativa que corresponda aos três tipos de edificações que poderão ser encontrados, no campo, no dia a dia do trabalho de coleta de dados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3185Q994038 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

De acordo com Blake e Mouton (1976), o líder que é simultaneamente orientado para as pessoas e para a produção, que busca comprometer as pessoas com os objetivos organizacionais e desenvolver relações de confiança e respeito com os servidores, é identificado na grade gerencial como líder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3186Q994039 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o Texto 1:

América Latina tem número recorde de migrantes menores de idade, alerta Unicef

Menores de 11 anos representam 91% das crianças e adolescentes que frequentemente viajam desacompanhados


Nova York – A América Latina e o Caribe estão enfrentando “uma das maiores e mais complexas crises” de migração infantil do mundo, com quantidades recordes de crianças cruzando seus principais pontos de trânsito, alertou o Unicef nesta quarta-feira (6).

Cerca de 25% dos migrantes na região são menores de idade, em comparação com 15% globalmente, de acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que aponta a pobreza, a violência e a degradação do meio ambiente como causas do êxodo em massa.

Os menores de 11 anos representam 91% das crianças e adolescentes que frequentemente viajam desacompanhados pelos três principais pontos de trânsito de migração: a perigosa e inóspita selva do Darién, entre Colômbia e Panamá, o norte da América Central e o México, de acordo com o relatório “O rosto em transformação da infância migrante na América Latina e no Caribe”.

A situação da infância migrante na região “não tem parâmetro por sua complexidade e magnitude”, alertou o diretor-regional do Unicef para a América Latina e o Caribe, Gary Conille, durante coletiva de imprensa.

Trata-se, disse ele, de um “problema continental”, que exige uma “resposta unificada”.

A pobreza, as consequências socioeconômicas da pandemia de covid-19, a violência de quadrilhas armadas, os impactos de desastres naturais, exacerbados pelas mudanças climáticas, e o desejo de se reunir com suas famílias explicam esse êxodo.

Os menores desacompanhados correm mais riscos de serem alvo de traficantes, criminosos, quadrilhas organizadas e outras pessoas que desejam explorá-los, feri-los, se viajarem sozinhos ou em pequenos grupos, segundo o relatório.

Independentemente de serem migrantes ou solicitantes de asilo, “estas crianças estão expostas a um enorme nível de riscos” e o “tratamento deveria ser padronizado, sistemático”, disse Conille.

Nos primeiros seis meses de 2023, mais de 40.000 menores e adolescentes cruzaram a selva do Darién. Por sua vez, o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos registrou no primeiro semestre deste ano 83.000 menores, em comparação com 149.000 em 2021 e 155.000 no ano seguinte.


Fonte: https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2023/09/6704354-america-latinatem-numero-recorde-de-migrantes-menores-de-idade-alerta-unicef.html. Acesso em 06/09/2023

No trecho “Trata-se [...] de um ‘problema continental’” (5º parágrafo), o sujeito da oração é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3187Q993272 | Matemática, Regra de Três, Recenseador, IBGE, IBADE, 2020

De um saco com 50 kg de arroz com casca resultam em 40 kg de arroz beneficiado. Para obtermos 300 kg de arroz beneficiado, quantos quilos de arroz com casca serão necessários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3188Q993274 | Matemática, Problemas, Recenseador, IBGE, IBADE, 2020

Em um jogo de basquete, uma equipe venceu a outra por uma diferença de 13 pontos. As duas juntas somaram 179 pontos. Quantos pontos fez a equipe vencedora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3189Q993531 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Recursos Humanos, IBGE, AOCP, 2019

É um padrão de pressupostos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como uma maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas. O enunciado refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3190Q993789 | Engenharia de Software, Supervisor de Pesquisa, IBGE, IBFC, 2021

Relacionamos abaixo ferramentas de Gestão da Qualidade com o objetivo da melhoria de processos: I. PDCA II. CASE III 5W1H Analise as afirmativas e selecione a única alternativa que esteja tecnicamente correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3191Q993278 | Legislação Federal, Recenseador, IBGE, IBADE, 2020

A lista de endereços, um dos recursos do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), é composta por endereços trabalhados no setor censitário em pesquisas anteriores e é também chamada de “lista prévia”.

Assinale a alternativa que corresponde às orientações que o recenseador deverá seguir para atualizar a lista de endereços (prévia):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3192Q994046 | Português, Análise sintática, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o Texto 2:

Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento da Amazônia


A agência espacial americana (Nasa) quer ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação. O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também presente na reunião, disse que, em breve, Lula deve conversar com o presidente Joe Biden sobre os assuntos tratados no encontro de hoje. A assessoria da Presidência confirmou que o telefonema entre os dois presidentes deve ocorrer, provavelmente, esta semana.

"Os nossos satélites já mandam muitas imagens e informações aos cientistas aqui no Brasil para localizar a destruição da floresta e nós lançaremos, futuramente, três novos satélites que vão aumentar, e muito, a habilidade de poder identificar e impedir o desmatamento", disse Bill Nelson à imprensa após o encontro.

O administrador da Nasa lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento.

Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.

Amanhã (25), Bill Nelson visitará as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embraer, em São Paulo. A visita do americano ao Brasil será seguida de reuniões de acompanhamento entre os cientistas dos dois países.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que qualquer tipo de parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira, que podem apontar a real necessidade de utilização desses equipamentos e sistemas e a viabilidade de cruzamento de informações.

Ela lembrou que, em breve, deve entrar em operação um novo radar sintético que possibilitará a captação de imagens através das nuvens e que o Inpe "continua firme e forte fazendo o dever de casa" na qualificação de informações para o combate ao desmatamento na Amazônia. "Mas, a princípio, nós temos total simpatia, tudo que tiver de avanço tecnológico para poder garantir o melhor monitoramento da nossa floresta, nós estamos à disposição", disse.

O interesse do Brasil é que as autoridades americanas observam as potencialidades da indústria brasileira na área espacial. "Nós temos empresas com capacidade de produção para fornecer para a Nasa, também equipamentos na indústria aeroespacial, então é um pouco essa troca que nós queremos estabelecer na visita do presidente da Nasa ao Inpe", explicou a ministra Luciana Santos.


Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/2023/07/1045014-nasa-querampliar-parceria-com-brasil-no-monitoramento-da-amazonia.html. Acesso em 06/09/2023

Em “A assessoria da Presidência confirmou que o telefonema entre os dois presidentes deve ocorrer, provavelmente, esta semana” (2º parágrafo), a oração destacada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3193Q993794 | Português, Significação Contextual de Palavras, Edital n 7, IBGE, IBFC, 2022

Texto associado.
Texto I

A Mulher do Vizinho

Contaram-me que na rua onde mora (ou morava) um conhecido e antipático general de nosso Exército morava (ou mora), também um sueco cujos filhos passavam o dia jogando futebol com bola de meia. Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do general e um dia o general acabou perdendo a paciência, pediu ao delegado do bairro para dar um jeito nos filhos do sueco.

O delegado resolveu passar uma chamada no homem, e intimou-o a comparecer à delegacia.

O sueco era tímido, meio descuidado no vestir e pelo aspecto não parecia ser um importante industrial, dono de grande fábrica de papel (ou coisa parecida), que realmente ele era. Obedecendo a ordem recebida, compareceu em companhia da mulher à delegacia e ouviu calado tudo o que o delegado tinha a dizer-lhe. O delegado tinha a dizer-lhe o seguinte:

- O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar numa coisa chamada AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar? Que negócio é este? Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra? Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: dura lex! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai tudo em cana. Morou? Sei como tratar gringos feito o senhor.

Tudo isso com voz pausada, reclinado para trás, sob o olhar de aprovação do escrivão a um canto. O sueco pediu (com delicadeza) licença para se retirar. Foi então que a mulher do sueco interveio:

- Era tudo que o senhor tinha a dizer a meu marido?

O delegado apenas olhou-a espantado com o atrevimento.

- Pois então fique sabendo que eu também sei tratar tipos como o senhor. Meu marido não e gringo nem meus filhos são moleques. Se por acaso incomodaram o general ele que viesse falar comigo, pois o senhor também está nos incomodando. E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um major do Exército, sobrinha de um coronel, E FILHA DE UM GENERAL! Morou? Estarrecido, o delegado só teve forças para engolir em seco e balbuciar humildemente:

- Da ativa, minha senhora?

E ante a confirmação, voltou-se para o escrivão, erguendo os braços desalentado:

- Da ativa, Motinha! Sai dessa…

Fernando Sabino

Sabe-se que a língua é viva, frequentemente, palavras são incorporadas a ela e, consequentemente, outras caem em desuso. No trecho “(...) outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai todo mundo em cana. Morou?” Assinale a alternativa correta que apresenta o sinônimo da expressão morou .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3194Q993556 | Segurança da Informação, Suporte a Comunicações e Rede, IBGE, AOCP, 2019

A criptografia com chaves simétricas é um método antigo de encriptação de dados, enquanto a criptografia de chaves assimétricas é um método relativamente novo. Entretanto ambos os métodos ainda são utilizados. Assinale a alternativa que apresenta uma vantagem do uso de criptografia de chaves simétricas em relação à criptografia de chaves assimétricas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3195Q993828 | Raciocínio Lógico, Edital n 8, IBGE, IBFC, 2022

Paulo fez uma visita técnica a um estabelecimento no dia 12 de abril que foi numa quarta-feira, então, nesse mesmo ano, ao retornar a esse estabelecimento no dia 18 de setembro, o dia da semana será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3196Q993600 | Banco de Dados, IBGE, AOCP, 2019

A seguir, é apresentado o SQL que realiza uma consulta que implementa um determinado relatório.
SELECT PRO.NOME, COUNT(ELE.ID) QTD FROM PRODUTO PRO JOIN ELEMENTO ELE 21 (PRO.ID = ELE.PRODUTO) JOIN VENDA VEN 21 (VEN.ID = ELE.VENDA) WHERE VEN.DATA_VENDA >= SYSDATE-10 AND ROWNUM <= 20 GROUP BY PRO.NOME ORDER BY 2 DESC
Assinale a alternativa que descreve o que esse relatório apresenta ao usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3197Q993623 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Considere como verdadeira a proposição:
“Solange é loura e Mônica é morena”.
Considere agora as proposições:
I. Solange não é loura ou Mônica é morena. II. Se Solange é loura, então Mônica não é morena. III. Se Mônica não é morena, então Solange é loura.
Dessas três proposições, são verdadeiras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3198Q993882 | Administração Geral, Abordagem Sistêmica da Administração, Municipal e Supervisor, IBGE, FGV, 2022

Com a evolução dos estudos sobre administração, novas teorias ganharam força no entendimento dos fenômenos e conceitos organizacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a interpretação associada ao conceito de teoria dos sistemas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3199Q993633 | Administração Geral, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Um gerente de marketing está realizando um estudo sobre o potencial de mercado para um novo produto que a empresa onde trabalha pretende lançar. Diante das restrições de tempo e de recursos para contratar uma consultoria externa, o gerente decidiu buscar informações junto aos especialistas da própria área, “porque eles entendem do assunto, conhecem a minha visão e também querem ver o sucesso do novo produto“.
Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está incorrendo em uma armadilha conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3200Q993635 | Administração Geral, Processo Decisório, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Em uma organização, um gerente reuniu toda a sua equipe para decidirem, em conjunto, acerca de alternativas de ação para o atingimento dos objetivos e metas da área. Depois de uma hora de reunião, o gerente observou que os membros mais experientes da equipe estavam tentando construir um consenso em torno da primeira proposta apresentada e que os membros mais novos da equipe não se manifestavam.
Para contornar essa situação, comum na tomada de decisão em grupo, o gerente pode fazer uso de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.