Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3241Q993307 | Português, Análise sintática, Analista Censitário Letras, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.
TEXTO I
Os buracos do espelho
Arnaldo Antunes
o buraco do espelho está fechado
agora eu tenho que ficar aqui
com um olho aberto, outro acordado
no lado de lá onde eu caí

pro lado de cá não tem acesso
mesmo que me chamem pelo nome
mesmo que admitam meu regresso
toda vez que eu vou a porta some

a janela some na parede
a palavra de água se dissolve
na palavra sede, a boca cede
antes de falar, e não se ouve

já tentei dormir a noite inteira
quatro, cinco, seis da madrugada
vou ficar ali nessa cadeira
uma orelha alerta, outra ligada

o buraco do espelho está fechado
agora eu tenho que ficar agora
fui pelo abandono abandonado
aqui dentro do lado de fora

Disponível em: <http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=69>. Acesso em: 25 jun. 2019.
Assinale a alternativa que analisa corretamente o sentido expresso pela oração em destaque em “pro lado de cá não tem acesso / mesmo que me chamem pelo nome”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3242Q993819 | Português, Interpretação de Textos, Edital n 8, IBGE, IBFC, 2022

Texto associado.

Utilize o texto abaixo para responder a questão.


Texto II


ciclo vicioso


minha namorada sempre sonha que namora

seu namorado antigo minha ex-namorada

sempre sonha que me namora e eu, desconfiado,

tenho feito tudo para não sonhar...



(Cacaso, Poesia Completa, p.126)

No poema, o emprego do verbo “sonha”, flexionado no presente do indicativo, expressa uma ação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3243Q993314 | Português, Interpretação de Textos, Analista Censitário Letras, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.

TEXTO IV


No início dos anos 80, a humanidade teve que se adequar às novas posturas em nome de um mercado globalizado. Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual. São regras e comportamentos assentados sem plebiscitos ou referendos. [...]

Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social […]. No caminho desses trilhos virtuais se estabelecem dependências, e as pessoas, apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos. Essas certificam pesarosas, enfim, que as telas de computadores ou de celulares não lhes proporcionam aquilo que apenas outro humano poderia ceder-lhes, a exemplo do calor e afeição.

No modus vivendi da pressa e do estresse, enquanto marco da nova era, abre-se o leque para temáticas que vão desde os meandros da informática até a implantação de chips em humanos, sem embargo das nuvens que acondicionam informações digitais.

O diálogo, agora, se esvazia na perspectiva de humanos. Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais, que vicejam superar homens, antes de servi-los, apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos. Constata-se, todavia, que o contrário dessa premissa vai se assentando, na medida em que pais de família, superados por computadores, estão expostos na vala do desemprego. Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas. […]

FILHO, Zilmar Wolney Aires. Fragmentos. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/10633/Rastros-de-uma-nova-era-inteligencias-artificiais-reproducoes-assistidas-vidas-virtuais-chips-na-pele-e-fisica-quantica>. Acesso em: 18 jun. 2019.

Assinale a alternativa que apresenta a principal estratégia argumentativa utilizada pelo autor no Texto IV.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3244Q993571 | Arquitetura de Computadores, Suporte à Produção, IBGE, AOCP, 2019

Existem alguns tipos de implementação de Memória Virtual. Em relação à segmentação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. O programador não precisa estar ciente que essa técnica foi empregada.

II. O espaço de endereço virtual pode ser maior do que o tamanho da memória principal.

III. Tabelas de tamanho variáveis podem ser manipuladas com facilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3245Q993341 | Economia, Microeconomia, Análise Socioeconômica, IBGE, AOCP, 2019

A partir dos dados da POF 2008/2009 divulgados pelo IBGE, "mais de 90% da população comem poucas frutas, legumes e verduras. O consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias". De acordo com a Teoria da Demanda, o arroz e o feijão são bens complementares. Nesse sentido, coeteris paribus, se a demanda por arroz cair quando o preço do feijão subir, dizemos que o arroz é um complemento do feijão. Em termos de taxas de variação, o arroz será um complemento do feijão se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3246Q993611 | Português, Problemas da língua culta, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Todas as frases abaixo sofreram a mesma alteração; a opção em que a mudança da frase traz um erro de conjugação verbal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3247Q993619 | Matemática, Regra de Três, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Um pintor de paredes pinta uma parede retangular com 3m de altura e 4m de comprimento em 18 minutos.
Com a mesma eficiência, esse pintor pintará uma parede retangular com 4m de altura e 5m de comprimento em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3248Q993627 | Legislação Federal, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

No capítulo sobre a Comissão de Ética do IBGE, o Código de Ética do Instituto dispõe que, para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3249Q993628 | Legislação Federal, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Veja as condutas abaixo praticadas por servidor do IBGE:

I. exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
II. ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema, vedado o direito de greve;
III. apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.

Consoante dispõe o Código de Ética do servidor público do IBGE, das condutas antes descritas, a alternativa que contém exemplo(s) de dever(es) fundamental(is) do servidor do IBGE é(são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3250Q993655 | Português, Significação Contextual de Palavras, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.
Texto 1A2-I

Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época.
O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.
Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954. Christian Ribeiro. Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno. Internet: (com adaptações).
No trecho “mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus”, do texto 1A2-I, a expressão em detrimento de tem o mesmo sentido que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3251Q993155 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Gestão e Infraestrutura, IBGE, AOCP, 2019

O poder está alicerçado em estruturas denominadas bases de poder. Assinale a alternativa que apresenta algumas das características da base do poder de influência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3252Q993932 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

Em relação à concordância, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3253Q993172 | Geografia, Conceitos Demográficos, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Maria e Joana são recenseadoras. Maria perguntou a Joana se seu filho José poderia usar, no seu trabalho de escola, alguns dados da pesquisa realizada no censo demográfico, como nomes e endereços dos informantes. Joana deverá responder que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3254Q993684 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.
Texto 1A2-I

A revista The Lancet publicou no dia 14 de julho de 2020 um artigo em que apresenta novas projeções para a população mundial e para os diversos países. Os pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (IHME, na sigla em inglês) sugerem números para a população humana do planeta em 2100 que são menores do que o cenário médio apresentado em 2019 pela Divisão de População da ONU (que é a referência maior nesta área de projeções demográficas).
Segundo o artigo, o maior nível educacional das mulheres e o maior acesso aos métodos contraceptivos acelerarão a redução das taxas de fecundidade, gerando um crescimento demográfico global mais lento.
Se este cenário acontecer de fato, será um motivo de comemoração, pois a redução do ritmo de crescimento demográfico não aconteceria pelo lado da mortalidade, mas sim pelo lado da natalidade e, principalmente, em decorrência do empoderamento das mulheres, da universalização dos direitos sexuais e reprodutivos e do aumento do bem-estar geral dos cidadãos e das cidadãs da comunidade internacional.
De modo geral, a imprensa tratou as novas projeções como uma grande novidade, dizendo que a população mundial não ultrapassará 10 bilhões de pessoas até o final do século e que, no caso do Brasil, a população apresentará uma queda de 50 milhões de pessoas na segunda metade do corrente século.
Na verdade, isto não é totalmente novidade, pois a possibilidade de uma população bem abaixo de 10 bilhões de pessoas já era prevista. Diante das incertezas, normalmente, elaboram-se cenários para o futuro com amplo leque de variação. A Divisão de População da ONU, por exemplo, tem vários números para o montante de habitantes em 2100, que variam entre 7 bilhões e 16 bilhões.

Internet:<ecodebate.com.br> (com adaptações).
A coerência e a correção do texto 1A2-I seriam mantidas caso o verbo “gerando” (segundo parágrafo) fosse substituído por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3256Q993176 | Geografia, Urbanização brasileira, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Cada Setor Censitário recebe uma classificação de acordo com suas características geográficas. Deste modo, estabeleça a correta correspondência da coluna I com a coluna II.
Coluna I
1. Área urbana de alta densidade de edificações 2. Área urbana de baixa densidade de edificações 3. Núcleo Urbano 4. Aglomerado rural 5. Área rural (exclusive aglomerado)
Coluna II
( ) Área urbana com baixa densidade de edificações, processos de expansão urbana, áreas verdes desabitadas, entre outras ( ) Área de uso rural caracterizada pela dispersão de domicílios e pela presença usual de estabelecimentos agropecuários. ( ) Aglomerações urbanas separadas das cidades e vilas em menos de 1km ou que, superando essa distância, apresentem características urbanas (loteamento, conjuntos habitacionais e condomínios). ( ) Área urbana com alta densidade de edificações. ( ) Caracterizam-se pelo caráter aglomerado de domicílios, normalmente distantes entre si não mais que 50 m, e separados da franja das cidades e vilas em mais de 1 km, com a exceção aplicada aos núcleos urbanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3257Q993690 | Legislação Federal, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Conforme expresso no Código de Ética do IBGE, as fontes de dados das pesquisas estatísticas e geocientíficas oficiais do instituto devem contemplar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3258Q993180 | Geografia, Conceitos Demográficos, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Em caso de resistência à prestação de informações ao IBGE, é necessário que o Recenseador consiga apresentar argumentos convincentes ao informante relutante. Entretanto, se mesmo assim a recusa persistir, o que o Recenseador deve fazer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3259Q993695 | Geografia, Relevo, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Sabendo que o relevo do território brasileiro foi formado por processos diferenciados de morfogênese e possui uma grande diversidade de formas e estruturas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3260Q993185 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

Texto associado.

Texto 2


Notícia publicada na imprensa na penúltima semana de setembro de 2019:

“Tráfico da Rocinha ameaça quem joga lixo na rua

Bandidos espalham cartazes em área onde houve deslizamentos de terra nas últimas chuvas, alertando moradores para não despejar detritos em beco. Medida seria tomada porque venda de drogas é interrompida quando a região alaga”.

O cartaz aludido no texto 2 dizia o seguinte:
“Por favor, não jogue lixo no beco! Caso contrário, varrerá até a Rua 1. Estamos de olho...”

Para melhorar a escritura da frase extraída do cartaz aludido no texto 2 “Caso contrário, varrerá até a Rua 1”, poderíamos incluir um sujeito explícito, cuja forma mais adequada seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.