Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3301Q993683 | Português, Redação, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.
Texto 1A2-I

A revista The Lancet publicou no dia 14 de julho de 2020 um artigo em que apresenta novas projeções para a população mundial e para os diversos países. Os pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (IHME, na sigla em inglês) sugerem números para a população humana do planeta em 2100 que são menores do que o cenário médio apresentado em 2019 pela Divisão de População da ONU (que é a referência maior nesta área de projeções demográficas).
Segundo o artigo, o maior nível educacional das mulheres e o maior acesso aos métodos contraceptivos acelerarão a redução das taxas de fecundidade, gerando um crescimento demográfico global mais lento.
Se este cenário acontecer de fato, será um motivo de comemoração, pois a redução do ritmo de crescimento demográfico não aconteceria pelo lado da mortalidade, mas sim pelo lado da natalidade e, principalmente, em decorrência do empoderamento das mulheres, da universalização dos direitos sexuais e reprodutivos e do aumento do bem-estar geral dos cidadãos e das cidadãs da comunidade internacional.
De modo geral, a imprensa tratou as novas projeções como uma grande novidade, dizendo que a população mundial não ultrapassará 10 bilhões de pessoas até o final do século e que, no caso do Brasil, a população apresentará uma queda de 50 milhões de pessoas na segunda metade do corrente século.
Na verdade, isto não é totalmente novidade, pois a possibilidade de uma população bem abaixo de 10 bilhões de pessoas já era prevista. Diante das incertezas, normalmente, elaboram-se cenários para o futuro com amplo leque de variação. A Divisão de População da ONU, por exemplo, tem vários números para o montante de habitantes em 2100, que variam entre 7 bilhões e 16 bilhões.

Internet:<ecodebate.com.br> (com adaptações).
Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto 1A2-I, a expressão “em que”, no primeiro período do texto, poderia ser substituída por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3302Q993689 | Português, Coesão e coerência, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.
Texto 1A2-II

Quando a covid-19 começou a se espalhar pelo Brasil em março de 2020 e exigiu a adoção de medidas mais restritivas, especialistas em saúde mental passaram a usar o termo “quarta onda” para se referir à avalanche de novos casos de depressão, ansiedade e outros transtornos psiquiátricos que viriam pela frente.
Mas, contrariando todas as expectativas, os primeiros 12 meses pandêmicos não resultaram em mais diagnósticos dessas doenças: estudos publicados em março de 2021 indicam que os números de indivíduos acometidos tiveram até uma ligeira subida no início da crise, mas depois eles se mantiveram estáveis dali em diante.
Outros achados recentes também apontam que políticas mais extremas como olockdown,adotadas em vários países e tão necessárias para achatar as curvas de contágio e evitar o colapso dos sistemas de saúde, não resultaram numa piora do bem-estar nem no aumento dos casos de suicídio.
O que as pesquisas mais recentes nos apontam é que, ao menos em 2020, aquela “quarta onda” de transtornos mentais que era prevista pelos especialistas não aconteceu na prática graças à resiliência do ser humano e a despeito de uma piora na qualidade de vida e de um esperado aumento de sentimentos como tristeza, frustração, raiva e nervosismo.
Em todo caso, é preciso destacar que alguns grupos foram mais atingidos que outros, como é o caso dos profissionais da saúde e das mulheres, que precisaram lidar com a sobrecarga de trabalho.

Internet: <uol.com.br>(com adaptações).
No segundo parágrafo do texto 1A2-II, o pronome “eles” faz referência a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3303Q993954 | Geografia, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

Os primeiros resultados do Censo 2022 apontaram ______ como o estado mais populoso do país, concentrando 44,4 milhões de habitantes – cerca de um quinto da população brasileira. ______ continua sendo o estado menos populoso, com 636,3 mil habitantes, ainda que tenha apresentado a maior taxa de crescimento anual no período de 12 anos (2,92%).
(adaptado de IBGE, 2023)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3304Q993958 | Geografia, Migrações, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

Este tipo de migração é atualmente um dos principais fenômenos do fluxo populacional e sua ocorrência tem se tornado cada vez mais presente nas últimas décadas no Brasil. Regiões que tradicionalmente perdiam população de forma permanente, como o estado de Minas Gerais e a região Nordeste, apresentaram nas últimas décadas uma forte recuperação da população que anteriormente saiu (emigrou). (adaptado de OLIVEIRA; COSTA; OJIMA, 2019).
Assinale a alternativa correspondente ao tipo de migração discutida no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3305Q993959 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, IBFC, 2023

O equador, metade do caminho entre os polos, forma um grande círculo que separa o Hemisfério Norte e Sul. O equador fica na latitude ______, a linha de referência para medir a latitude em grau norte ou grau sul. O Polo Norte e o Polo Sul são as latitudes máximas em cada hemisfério (adaptado de PETERSEN; SACK; GABLER, 2019).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3306Q993192 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

Joana construiu um muro em 3 dias. No primeiro dia, ela construiu 7 metros e 67 centímetros de muro; no segundo dia, ela construiu 8 metros e 25 centímetros e, no terceiro dia, construiu 7 metros e 48 centímetros.

O comprimento total do muro construído por Joana foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3307Q993194 | Raciocínio Lógico, Negação, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

Considere a sentença: “Rubens tem mais de 18 anos e sabe dirigir”.

A negação lógica dessa sentença é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3308Q993451 | Logística, Logística, IBGE, AOCP, 2019

Para uma Analista Censitária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, a logística reversa de embalagens retornáveis ou recicláveis é um problema relevante, visto que os benefícios quanto ao retorno das embalagens são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3309Q993201 | Direito Administrativo, Acumulação de cargos e funções, Agente Censitário, IBGE, FGV, 2019

Maria é servidora pública estatutária, ocupante de cargo efetivo de técnico administrativo em determinada autarquia. Desejando aumentar sua renda mensal, Maria se inscreveu para o concurso público de Coordenador Censitário Subárea do IBGE e foi aprovada em 5º lugar.

Quando Maria compareceu ao órgão para preencher os documentos necessários à sua investidura no novo cargo, foi informada de que, de acordo com a Lei nº 8.112/90, a acumulação dos cargos públicos pretendida é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3310Q993207 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Uma das funções administrativas é a responsável “pela distribuição das tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa” (Sobral e Peci, 2014, p. 251).
Essa função administrativa e uma de suas atribuições essenciais são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3311Q993721 | Arquivologia, Morfologia, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.
Texto 1A1-I

Não sei quando começou a necessidade de fazer listas, mas posso imaginar nosso antepassado mais remoto riscando na parede da caverna, à luz de uma tocha, signos que indicavam quanto de alimento havia sido estocado para o inverno que se aproximava ou, como somos competitivos, a relação entre nomes de integrantes da tribo e o número de caças abatidas por cada um deles.
Se formos propor uma hermenêutica acerca do tema, talvez possamos afirmar que existem dois tipos de listas: as necessárias e as inúteis. Em muitos casos, dialeticamente, as necessárias tornam-se inúteis e as inúteis, necessárias. Tomemos dois exemplos. Todo mês, enumero as coisas que faltam na despensa de minha casa antes de me dirigir ao supermercado; essa lista arrolo na categoria das necessárias. Por outro lado, há pessoas que anotam suas metas para o ano que se inicia: começar a fazer ginástica, parar de fumar, cortar em definitivo o açúcar, ser mais solidário, menos intolerante... Essa elenco na categoria das inúteis.
Feitas as compras, a lista do supermercado, necessária, torna-se então inútil. A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária, porque estabelece um vínculo com o futuro, e nos projetar é uma forma de vencer a morte.
Tudo isso para justificar o que se segue. Ninguém me perguntou, mas resolvi organizar uma lista dos melhores romances que li em minha vida — escolhi o número vinte, não por motivos místicos, mas porque talvez, pela amplitude, alinhave, mais que preferências intelectuais, uma história afetiva das minhas leituras. Enquadro-a na categoria das listas inúteis, mas, quem sabe, se consultada, municie discussões, já que toda escolha é subjetiva e aleatória, ou, na melhor das hipóteses, suscite curiosidade a respeito de um título ou de um autor. Ocorresse isso, me daria por satisfeito.
Luiz Ruffato. Meus romances preferidos.
Internet: <brasil.elpais.com> (com adaptações).

No trecho “como somos competitivos” (primeiro parágrafo do texto 1A1-I), a conjunção “como” expressa o mesmo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3312Q993724 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.
Texto 1A1-I

Não sei quando começou a necessidade de fazer listas, mas posso imaginar nosso antepassado mais remoto riscando na parede da caverna, à luz de uma tocha, signos que indicavam quanto de alimento havia sido estocado para o inverno que se aproximava ou, como somos competitivos, a relação entre nomes de integrantes da tribo e o número de caças abatidas por cada um deles.
Se formos propor uma hermenêutica acerca do tema, talvez possamos afirmar que existem dois tipos de listas: as necessárias e as inúteis. Em muitos casos, dialeticamente, as necessárias tornam-se inúteis e as inúteis, necessárias. Tomemos dois exemplos. Todo mês, enumero as coisas que faltam na despensa de minha casa antes de me dirigir ao supermercado; essa lista arrolo na categoria das necessárias. Por outro lado, há pessoas que anotam suas metas para o ano que se inicia: começar a fazer ginástica, parar de fumar, cortar em definitivo o açúcar, ser mais solidário, menos intolerante... Essa elenco na categoria das inúteis.
Feitas as compras, a lista do supermercado, necessária, torna-se então inútil. A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária, porque estabelece um vínculo com o futuro, e nos projetar é uma forma de vencer a morte.
Tudo isso para justificar o que se segue. Ninguém me perguntou, mas resolvi organizar uma lista dos melhores romances que li em minha vida — escolhi o número vinte, não por motivos místicos, mas porque talvez, pela amplitude, alinhave, mais que preferências intelectuais, uma história afetiva das minhas leituras. Enquadro-a na categoria das listas inúteis, mas, quem sabe, se consultada, municie discussões, já que toda escolha é subjetiva e aleatória, ou, na melhor das hipóteses, suscite curiosidade a respeito de um título ou de um autor. Ocorresse isso, me daria por satisfeito.
Luiz Ruffato. Meus romances preferidos.
Internet: <brasil.elpais.com> (com adaptações).

Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita que seja gramaticalmente correta e mantenha o sentido do seguinte trecho do último parágrafo do texto 1A1-I: “Ocorresse isso, me daria por satisfeito”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3313Q993728 | Legislação Federal, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Considere que um agente de pesquisa por telefone se dê conta, durante um teleatendimento, de que a pessoa com quem ele está falando é um amigo seu muito próximo. Nessa situação hipotética, considerando-se o disposto no Código de Ética do IBGE, o agente de pesquisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3314Q993740 | Geografia, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Em 1872, o índice de Gini*, uma das possíveis medidas da desigualdade de distribuição de renda, pode ter sido de 0,56, segundo estimativas recentes. Quase cinquenta anos depois (1920), o índice parece ter piorado, chegando a 0,622. Em 1976, outros cinquenta anos decorridos, tínhamos o mesmo valor, 0,62. E, em 2006, o índice era de 0,57, equivalente, então, ao encontrado 130 anos antes. Internet: <www.scielo.br> (com adaptações).
*O valor zero para o índice de Gini representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem por cento) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza (IPEA, 2004).
A partir do texto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3315Q993230 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2019

Em Poços de Caldas, todo funcionário do IBGE é feliz. Todo Matemático, se não for Agente Censitário, ou é feliz ou é Recenseador. Ora, não há Agente Censitário e não há Recenseador que não seja feliz. Desta forma, em Poços de Caldas, necessariamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3316Q993251 | Gestão de Pessoas, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2020

Um grupo de pessoas que trabalha em conjunto para o alcance de um objetivo em comum é definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3317Q993256 | Legislação Federal, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2020

Quem é o Agente Censitário Supervisor que atuará no projeto Teste de Homologação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3318Q993512 | Áudio e Vídeo, Web design, IBGE, AOCP, 2019

Na produção de vídeos, sejam longos ou curtos, é necessário se preocupar com cada cena, para que estejam relacionadas com o filme de maneira a contar, da melhor forma possível, a história. Tal processo de escolha das cenas faz parte da etapa de planejamento, na qual o diretor ou um profissional, juntamente com ele, faz as marcações para o posterior processo de execução. Tal procedimento é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3319Q994027 | Administração Geral, Gestão, IBGE, SELECON, 2023

A prioridade competitiva da administração de operações na qual a empresa compete por meio de sua capacidade de personalizar e customizar os produtos ou serviços, de acordo com as preferências dos seus clientes, refere-se ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3320Q993276 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Recenseador, IBGE, IBADE, 2020

As duas sucessões numéricas a seguir são diretamente proporcionais: (8, x, y) e (12,15,21) , onde x e y representam números inteiros desconhecidos. Quais os valores de x e y respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.