Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q836537 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

A figura do gestor é essencial em uma empresa. Sobre o papel do gestor, analise as afirmativas abaixo:
I. O gestor deve ter poder de decisão adequado às responsabilidades do cargo. II. O gestor deve ter estímulos compatíveis e recompensadores tendo em vista os desafios da sua atividade. III. O gestor deve ter informações disponíveis para a tomada de decisões, em termos de quantidade, qualidade e rapidez.
Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q484113 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Para uso adequado da tecnologia de posicionamento GPS, é necessário diferenciar o que é uma observável, um modelo matemático e um método de posicionamento. Trata-se de um método de posicionamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q118757 | Redes de Computadores, Protocolo, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Dois dos protocolos data-link WAN mais populares são o HDLC e o PPP. Sobre esses protocolos, são feitas as seguintes afirmativas:

I - o HDLC e o PPP entregam dados em links seriais síncronos, sendo que o PPP suporta também links seriais assíncronos;
II - o protocolo PPP pode ajudar um roteador a reconhecer um enlace em loop, permitindo que ele possa desativar a interface e, sendo possível, utilizar uma rota alternativa;
III - o protocolo PPP é orientado a bits enquanto que o HDLC é orientado a caracteres.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q188298 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Agente Censitário, IBGE, CESGRANRIO

Na seleção dos gerentes para uma empresa, houve a preocupação de observar se os candidatos possuíam as habilidades necessárias à tomada de decisões. Assim, com base no problema a ser resolvido, o futuro gerente deveria demonstrar que tomar decisões significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q833586 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A2-I

    Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época.
    O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.
     Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954. Christian Ribeiro. Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno. Internet: (com adaptações).  
No trecho “mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus”, do texto 1A2-I, a expressão em detrimento de tem o mesmo sentido que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q114233 | Biblioteconomia, Catalogação, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

Quanto às regras de aplicação do ISSN, observe as proposições abaixo.

I - Quando uma publicação é editada em diferentes meios físicos, com o mesmo título ou não, diferentes números ISSN devem ser atribuídos.

II - No caso em que há mudança no meio físico da publicação (por exemplo, uma publicação impressa torna-se uma publicação on line), um novo ISSN é atribuído.

III - Será atribuído ISSN para publicações eletrônicas que apresentarem apenas resumos de artigos sem a possibilidade de ler o texto completo.

IV - A uma publicação com múltiplas formas físicas (por exemplo, uma publicação impressa com um CD-ROM incluído ou uma gravação de vídeo) só será atribuído um ISSN.

V - O mesmo ISSN não pode ser utilizado para diferentes formatos de arquivo (ASCII, PostScript, Hipertexto, PDF) da mesma publicação on line.

Estão corretas APENAS as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q115297 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Analista de Planejamento Ciências Contábeis, IBGE, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere os dados a seguir e tenha por base a Lei
no 4.320/64 para responder às questões de nos 57 a 60.


Após levantamento, determinado órgão federal apresentou
os valores contábeis constantes da tabela abaixo,
ao final do exercício de 2008, na demonstração das variações
patrimoniais.

Imagem 003.jpg

O resultado patrimonial do exercício que será incorporado ao Balanço Patrimonial representa o valor, em reais, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q544010 | Probabilidade e Estatística, Mediana, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Suponha que, em uma pesquisa on-line sobre as idades dos habitantes de um condomínio, um respondente de 30 anos digite erroneamente sua idade como sendo 300 anos. Considere que esse erro passe despercebido e que não haja outros erros na base de dados.

Nessas condições, a única conclusão que NÃO pode ser formulada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q115996 | Redes de Computadores, Redes sem Fio, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Nas redes sem fio, o protocolo CSMA/CA é utilizado para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q855652 | Legislação Federal, Código de Ética do IBGE, Coordenador Censitário, IBGE, FGV, 2020

No capítulo sobre a Comissão de Ética do IBGE, o Código de Ética do Instituto dispõe que, para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q57326 | Português, Interpretação de Textos, Recenseador, IBGE, FGV

Texto 2 – AS DOZE BACTÉRIAS MAIS AMEAÇADORAS

“Pela segunda vez em apenas cinco meses, a Organização Mundial de Saúde (OMS) veio a público para chamar a atenção do mundo a respeito da ameaça causada pelas bactérias super-resistentes à ação dos antibióticos. Na semana passada, a entidade divulgou uma lista com doze famílias de microorganismos considerados de alto risco e contra os quais as opções terapêuticas estão se esgotando.

No documento dirigido aos governos, cientistas e indústrias, a organização enfatiza a necessidade de criação urgente de novos recursos para combater essas bactérias antes que seja tarde demais”.

(Isto É, março de 2017)

O objetivo do texto 2 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q193589 | Informática, Microsoft Word, Agente Censitário, IBGE, CESGRANRIO

No Microsoft Word, para ir diretamente ao início de um documento, independente do local em que esteja o cursor, basta pressionar as teclas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q699981 | Matemática, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Para organizar o seu serviço, o recenseador Carlos pensou em duas opções para o mês de outubro: pesquisar 1/4 do total de residências que ficaram sob a sua responsabilidade ou 1/3 dessas. Considerando apenas estas duas opções de organização, caso ele dê preferência por entrevistar o maior número de residências em outubro, ele terá 45 residências a mais em outubro. Neste caso, quantas residências faltarão ser entrevistadas por Carlos, após o final de outubro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q197791 | , Analista Análise e Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, CESGRANRIO

Considere o seguinte algoritmo de ordenação de elementos em uma lista:

1. Escolha um elemento que será chamado o pivot da lista.
2. Reordene a lista de tal forma que os elementos menores que o pivot venham antes dele e os elementos maiores ou iguais ao pivot venham depois dele. Essa operação é chamada de partição, e cria duas sublistas:
a. a de menores que o pivot e
b. a de maiores ou iguais ao pivot.
3. Aplique recursivamente os passos 1 e 2 às sublistas de menores e maiores que o pivot.

O algoritmo acima corresponde ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q114620 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Analista de Planejamento Ciências Contábeis, IBGE, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere os dados a seguir e tenha por base a Lei
no 4.320/64 para responder às questões de nos 65 a 68.


Após levantamento, determinado órgão federal apresentou
os valores contábeis constantes da tabela abaixo, ao
final do exercício de 2008, no balanço financeiro.

Imagem 004.jpg

O saldo financeiro disponível para o próximo exercício e que irá compor o Balanço Patrimonial, corresponde, em reais, ao valor de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q551415 | Informática, Excel, Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE, CESGRANRIO

No Microsoft Excel 2003, que ferramenta permite a cópia da formatação de uma célula para outra ou de um intervalo para outro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q705911 | Português, Interpretação de Textos, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.
TEXTO I
O último paradoxo da vida moderna: por que
ficamos presos ao celular, mas odiamos falar
por telefone?
Não deixe uma ligação rápida arruinar uma longa
e confusa série de mensagens de WhatsApp
SILVIA LÓPEZ
Para iniciar um texto, Hemingway dizia
a si mesmo: “Escreva a frase mais verdadeira
que você conhece”. Neste caso, seria: a
psicóloga Cristina Pérez, do Siquia, respondeu
por meio de mensagens de áudio às perguntas
que lhe enviamos por email. Essa curiosidade
metajornalística não tem importância, não
altera a qualidade de suas respostas, só ilustra
a variedade e fluidez de opções com as quais
podemos nos comunicar hoje. Recebemos um
email? Respondemos com um áudio. Chegou um
áudio de WhatsApp? Respondemos com um texto.
Recebemos um telefonema? Não respondemos.
Esperamos. Esperamos. E escrevemos: “Você
me ligou? Não posso falar, é melhor me escrever”.
O paradoxo do grande vício do século XXI é que
estamos presos ao celular, mas temos fobia das
ligações telefônicas.
A ligação telefônica - que, até não
muito tempo atrás, esperávamos com alegria
ou tolerávamos com resignação, mas nunca
evitávamos com uma rejeição universal - se
tornou uma presença intrusiva e incômoda,
perturbadora e tirânica, mas por quê? “Uma das
razões é que quando recebemos uma ligação,
ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou
simplesmente não temos vontade de falar nesse
momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez.
“Por outro lado, também exige de nós uma
resposta imediata, ao contrário do que ocorre
na comunicação escrita, que nos permite pensar
bem no que queremos dizer. E a terceira razão
seria o fato de não poder saber de antemão qual
será a duração do telefonema”, acrescenta.
Adaptado de: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/01/tecnologia/1559392400_168692.html>. Acesso em: 25 jun. 2019
Assinale a alternativa que apresenta a reescrita adequada, sintática e semanticamente, para o seguinte excerto: “O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q57327 | Português, Interpretação de Textos, Recenseador, IBGE, FGV

Texto 3 – “Silva, Oliveira, Faria, Ferreira... Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. Foi esse povo, que há mais de dois mil anos ergueu um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo Mediterrâneo, o inventor da moda. Eles tiveram a ideia de juntar ao nome comum, ou prenome, um nome.

Por quê? Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido”. (Ciência Hoje, março de 2014)

O objetivo do texto 3 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.