Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q57343 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV

Carlos viajou com seu carro de Recife a Aracaju. Saiu de Recife, dirigiu durante 3 horas e 45 minutos e parou por 35 minutos para almoçar. Em seguida, dirigiu diretamente para Aracaju, tendo realizado o percurso total em 7 horas e 30 minutos.

A duração da segunda parte da viagem foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q483898 | Geografia, Brasil, Tecnologista, IBGE, FGV

“Está longe de ser fácil o trabalho do geógrafo nas zonas pioneiras do Brasil. Sem desprezar as dificuldades materiais, a grande distância entre a cidade de São Paulo e as regiões novas, as deficiências da circulação, a impossibilidade de viajar durante a estação das chuvas, há outras que não enfrentam no mesmo grau os geógrafos acostumados a trabalhar nos países velhos. Nada disso pode surpreender em regiões cujo povoamento está em curso. Mudanças administrativas, incertezas estatísticas, vazios cartográficos, eis outras tantas consequências de um estado de coisas que, a cada dia, se modifica. Tão rápidas são as transformações que tudo que se pode escrever a respeito entra logo na história. Por isso, foi o próprio movimento que eu tentei descrever e explicar: não era possível elaborar uma monografia regional, por isso procurei compor o estudo de uma sociedade em movimento.”

Fonte: MONBEIG, Pierre. Pioneiros e Fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1984, p.18-19 Nos anos 1930 e 1940, Pierre Monbeig estudou a expansão do povoamento em território brasileiro para o oeste de São Paulo e o norte do Paraná. Para compreender as “sociedades em movimento”, Monbeig empregou a noção de “franjas pioneiras”.

As franjas pioneiras constituem a expressão geográfica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q658056 | Legislação Federal, Conhecimentos Técnicos Específicos sobre o IBGE, Recenseador, IBGE, IBADE, 2020

Em relação ao Censo Demográfico realizado pelo IBGE, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q189321 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Censitário, IBGE, CESGRANRIO

Carlos precisou estudar os principais componentes da Administração das organizações: tarefa, estrutura, pessoa, tecnologia e ambiente. Aprendeu que esses elementos representam um desafio para a Administração porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q116390 | Sistemas Operacionais, Virtualização, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Durante uma reunião da equipe de TI de uma empresa, para discutir a estratégia de virtualização dos seus servidores, um analista fez as seguintes considerações sobre os inconvenientes relacionados à virtualização:

I - a virtualização não pode ser utilizada quando as aplicações que rodarão em um ambiente virtualizado precisam acessar dispositivos conectados à porta paralela ou à USB, pois os softwares de virtualização ignoram a existência desses dispositivos;
II - existe um grande consumo de memória RAM dos servidores, dado que cada máquina virtual vai ocupar uma área separada da mesma;
III - o gerenciamento fica descentralizado, e o suporte e a manutenção ficam mais complexos quando comparados a um ambiente que não utiliza virtualização, mas sim, máquinas físicas para suprir as necessidades.

Está(ão) correto(s) a(s) consideração(ões)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q832303 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

 O termo “dado de pesquisa” tem uma amplitude de significados que vão se transformando de acordo com domínios científicos específicos, objetos de pesquisas, metodologias de geração e coleta de dados e muitas outras variáveis. Pode ser o resultado de um experimento realizado em um ambiente controlado de laboratório, um estudo empírico na área de ciências sociais ou a observação de um fenômeno cultural ou da erupção de um vulcão em um determinado momento e lugar. Dados digitais de pesquisa ocorrem na forma de diferentes tipos de dados, como números, figuras, vídeos, softwares; com diferentes níveis de agregação e de processamento, como dados crus ou primários, dados intermediários e dados processados e integrados; e em diferentes formatos de arquivos e mídias. Essa diversidade, que vai sendo delineada pelas especificidades de cada disciplina, suas condicionantes metodológicas, protocolos, workflows e seus objetivos, se torna um desafio — pelo alto grau de contextualização necessário — para o pesquisador na sua tarefa de definir precisamente o que é dado de pesquisa de uma forma transversal aos diversos domínios disciplinares.
    As definições encontradas nos dicionários e enciclopédias falham em capturar a riqueza e a variedade dos dados no mundo da ciência ou falham em revelar as premissas epistemológicas e ontológicas sobre as quais eles são baseados. Na esfera acadêmica, grande parte das definições são uma enumeração de exemplos: dados são fatos, números, letras e símbolos. Listas de exemplos não são verdadeiramente definições, visto que não estabelecem uma clara fronteira entre o que inclui e o que não inclui o conceito.

Luis Fernando Sayão; Luana Farias Sales. Afinal, o que é dado de pesquisa? In: Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande. v. 34, n. 02, jul.-dez./2020, p.32-33. Internet: . (com adaptações).

De acordo com o texto 1A1-I,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q558913 | Informática, Hardware, Agente Censitário Municipal, IBGE, CESGRANRIO

Nos sistemas operacionais da família Windows, como XP ou Vista, grande parte das operações são realizadas com o uso do mouse, que é considerado um dispositivo de apontamento, ou seja, um dispositivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q23169 | Informática, Banco de Dados, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Nas transações em bancos de dados concorrentes, se uma transação requer o acesso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q331162 | Matemática, Geometria, Agente de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Ao duplicar a largura de um determinado retângulo e reduzir à metade o comprimento desse mesmo retângulo, obtém-se um quadrado de perímetro P.

O perímetro do retângulo original é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q832992 | Geografia, Cartografia, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

A escala cartográfica, elemento presente nos mapas, indica a relação de proporção entre a área real e a representação feita no mapa. Considerando-se que a distância entre duas cidades no mapa em linha reta seja de 12 cm e tendo-se como referência a escala numérica de 1:7.000.000, é correto concluir que a distância entre essas duas cidades é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q835156 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A1-II

    O conhecimento científico é muito frequentemente associado à formação escolar. Por conta disso, existe uma tendência a restringir o conhecimento oferecido pela ciência a determinadas esferas da vida. Nada mais limitante. A ciência versa sobre a maioria dos assuntos relacionados à nossa existência, inclusive aqueles raramente associados ao tema.
    A má compreensão da abrangência da ciência leva a outras questões, como o argumento de que o conhecimento científico deixa a beleza do universo diminuída, fria, distante, pois a fragmenta e a torna asséptica. Isso pode ajudar a explicar por que as pessoas raramente associam o estudo de um assunto como o amor à ciência. Uma eventual concepção de incompatibilidade entre o conhecimento científico e os mais diferentes temas que dizem respeito à vida cotidiana não faz sentido.
    A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta. Mas, ao mesmo tempo, esse exercício permite reconhecer que, ainda que falha, a compreensão válida naquele momento é a melhor possível à disposição.

Ronaldo Pilati. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 26-8 (com adaptações).  
Conforme o texto 1A1-II, o conhecimento científico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q530598 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista, IBGE, FGV

Relacione as frações constituintes de solos com sua respectiva escala granulométrica em termos de dimensões das partículas.

1. Areia

2. Pedregulho

3. Argila

4. Silte

( ) partículas com dimensões inferiores a 0,005 mm

( ) partículas com dimensões entre 0,05 mm e 0,005 mm

( ) partículas com dimensões entre 4,8 mm e 0,05 mm

( ) partículas com dimensões entre 76 mm e 4,8 mm

A relação correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q57347 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Recenseador, IBGE, FGV

Paulo é um recenseador que passa por diversas situações no seu dia a dia e precisa saber como agir. Paulo age corretamente quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q832069 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A2-I

    Este artigo questiona a informação histórica de que o Brasil se insere na modernidade-mundo, o chamado “mundo moderno”, através da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Tal inserção se daria, na verdade, pela construção do samba moderno a partir da ótica artística de Pixinguinha (1897-1973), em especial pela sua excursão com os Oito Batutas pela França, em 1921, patrocinada pelo multimilionário Arnaldo Guinle (1884-1963), apesar das críticas negativas de cunho racista dos cadernos culturais da época.
    O samba de Pixinguinha é resultante do amálgama das expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e das trocas de experiências culturais entre diferentes expressões culturais que começavam a circular pelo mundo, de maneira mais ampla e rápida, graças às ondas sonoras de rádio, às gravações de discos e às partituras que chegavam ao Rio de Janeiro. Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca, que funcionava como acesso das populações pobres e marginalizadas da cidade ao que de mais moderno ocorria no mundo, de maneiras inimaginadas pelas elites da época, com impactos ainda não devidamente situados e valorizados em suas importâncias e significados para a cultura brasileira. Há ainda a influência da música europeia como a polca ou a música de Bach, retrabalhadas e contextualizadas pelos músicos negros e mestiços que deram origem ao choro e ao maxixe, os quais seriam presenças seminais no artesanato musical de Pixinguinha.
     Pixinguinha e seus oito Batutas subvertem a ordem racista da elite brasileira da época conquistando –– literalmente –– a cidade luz, estabelecendo novos parâmetros culturais e de modernidade para os próprios europeus. No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus. Cada apresentação era uma demonstração ao mundo de uma nova forma de música urbana, articulada e desenvolvida, com estrutura rítmica e harmoniosa de alta sofisticação. Não é por acaso que as gravações e partituras desse período em Paris tornaram-se referenciais para o cenário musical francês e para o mundo do jazz norte-americano, como ficaria comprovado pela admiração confessa de Louis Armstrong (1901-1971) por Pixinguinha ou pela regravação de Tico-Tico no fubá por Charlie Parker (1920-1955), no álbum La Paloma, em 1954. Christian Ribeiro. Pixinguinha, o samba e a construção do Brasil moderno. Internet: (com adaptações).  
Conforme o texto 1A2-I, a música de Pixinguinha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q115273 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis, Analista de Planejamento Ciências Contábeis, IBGE, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere os dados a seguir e tenha por base a Lei
no 4.320/64 para responder às questões de nos 65 a 68.


Após levantamento, determinado órgão federal apresentou
os valores contábeis constantes da tabela abaixo, ao
final do exercício de 2008, no balanço financeiro.

Imagem 004.jpg

Ao analisar o Balanço Financeiro apresentado, conclui-se que houve em 2008, em reais,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q657796 | Legislação Federal, Conhecimentos Técnicos Específicos sobre o IBGE, Agente Censitário, IBGE, IBADE, 2020

Qual é a primeira atividade do Agente Censitário Supervisor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q838623 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Planejamento é um dos elementos essenciais da administração. Sobre planejamento, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q835146 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Considere que uma entrevista com 1.000 jovens tenha revelado que:
● 400 pretendem concluir um curso superior; ● 800 pretendem se casar; ● 200 não pretendem concluir curso superior nem se casar.
Considerando-se que nenhum dos jovens entrevistados deixou de responder à entrevista, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q342365 | Raciocínio Lógico, Sistema Lineares, Técnico, IBGE, CESGRANRIO

Uma loja de artigos domésticos vende garfos, facas e colheres. Cada um desses artigos tem seu próprio preço. Comprando- se 2 colheres, 3 garfos e 4 facas, paga-se R$13,50. Comprando-se 3 colheres, 2 garfos e 1 faca, paga-se R$8,50. Pode-se afirmar que, comprando-se 1 colher, 1 garfo e 1 faca, pagar-se-á, em reais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q373711 | Português, Termos Acessórios da Oração, Analista, IBGE, FGV

O termo em função adjetiva sublinhado que está substituído por um adjetivo inadequado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.