Questões de Concursos IBGE

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881Q699712 | Matemática, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Duas competidoras irão fazer uma disputa particular em uma pista circular de atletismo, cujo comprimento total é de 600 metros. Por meio de medições em disputas anteriores, a corredora Alice corre a uma velocidade de 120 metros por minuto e a corredora Tereza corre a uma velocidade de 180 metros por minuto. Ambas correm no mesmo sentido da pista. Como Tereza é mais rápida que Alice, fica estipulado que Alice iniciará a corrida em um ponto da pista e Tereza somente entrará na competição no exato momento em que Alice passar novamente no ponto de partida, ou seja, quando ela completar 1 volta. Dado o início da prova, a quantidade de voltas completas que Tereza dará na pista até encontrar Alice no ponto de partida pela terceira vez será igual a
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882Q115013 | Biblioteconomia, Catalogação, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

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Segundo o trecho transcrito acima, a catalogação compreende três partes:

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883Q115641 | Redes de Computadores, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Um roteador tem uma interface serial S0, com endereço IP 199.1.1.100, e usa uma máscara de sub-rede 255.255.255.224. O endereço de broadcast usado para os host nessa sub-rede é

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884Q720878 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Recenseador, IBGE, NCE

O Jornal do Brasil, de 13/02/2000, noticiou que havia nove candidatos para o leilão de privatização do Banespa, marcado para 16/05/2000. Além do Bradesco, Itaú, Unibanco e _____________, pretendiam concorrer cinco estrangeiros, HSBC, Bank Boston, Santander, Bilbao Vizcaya e Citibank. Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna.

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885Q387326 | Biologia, Biodiversidade, Analista, IBGE, FGV

No ciclo natural do Carbono, ignorando-se a intervenção do homem, cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono são retiradas da atmosfera pelos vegetais dos ecossistemas terrestres (fotossíntese) e um valor semelhante é devolvido pela respiração. A quantidade de Carbono devolvida para a atmosfera pela respiração é de cerca de 120 bilhões de toneladas. Essa devolução é feita fundamentalmente por dois grupos: (1) pelos vegetais e pelos animais macroscópicos e (2) pelos organismos do solo, os chamados decompositores de matéria orgânica, basicamente bactérias e fungos.

A participação na liberação de carbono para a atmosfera, em percentagens aproximadas, dos dois grupos, na ordem grupo (1) e grupo (2) é de:

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886Q851215 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Agente Censitário Operacional Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Em uma pesquisa sobre motivação no trabalho realizada em uma organização, a funcionária Ana declarou: “o que me motiva no trabalho é mostrar que posso dar conta de atribuições complexas; gosto de metas desafiadoras”. De acordo com a teoria de motivação de McClelland (teoria das três necessidades), Ana apresenta, como necessidade predominante:
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887Q114711 | Inglês, Palavras conectivas, Analista de Planejamento Ciências Contábeis, IBGE, CESGRANRIO

Texto associado.

An 18-Minute Plan for Managing Your Day
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Otherwise in the sentence "Otherwise, take it off your list." (lines 41-42) can be substituted, without changing the meaning of the sentence, by

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888Q484646 | Geografia, Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, IBGE, FGV

Uma das atribuições do IBGE consiste em executar levantamentos censitários e estatísticos, como, por exemplo, de população e renda. Essas coletas geram grandes quantidades de dados que necessitam ser agrupados e associados a outras entidades (setores, municípios ou estados) para adequada representação e visualização nos chamados mapas temáticos de coropletas. Esse mesmo tipo de mapa é indicado para a representação de:
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889Q480843 | Geografia, Fusos, Técnico, IBGE, CESGRANRIO

Viena, na Áustria, tem uma posição geográfica estratégica, segundo vários geógrafos, pois localiza-se na interseção de duas diagonais geopolíticas: uma, na direção NO-SE (do Mar do Norte ao Mar Negro), a outra, na direção NE-SO (do Mar Báltico ao Mar Adriático). Com base nessa descrição, um deslocamento em linha reta desde o Mar Adriático até o Mar Negro está orientado para o:

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890Q836688 | Direito Administrativo, Regime Jurídico dos Servidores Públicos, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Acerca da prescrição da ação penal e as disposições da Lei nº 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A ação disciplinar prescreverá em 8 (oito) anos, quanto às infrações puníveis com demissão. ( ) A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitenta) dias, quanto às infrações puníveis com advertência. ( ) A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quando às infrações puníveis com suspensão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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891Q556264 | Informática, Windows Explorer, Técnico, IBGE, CESGRANRIO

Um usuário do Windows 98 necessita copiar os arquivos de um CD para o seu computador. Qual a ferramenta apropriada para essa tarefa?

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892Q193777 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente Censitário, IBGE, CESGRANRIO

Um dado é dito "comum" quando faces opostas somam sete. Um dado comum é colocado sobre uma mesa. Se o número da face voltada para cima é 2, o número da face em contato com a mesa tem o número

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893Q639994 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

No padrão Fast Ethernet 100BASE-TX, o T signifca que

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894Q720982 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Recenseador, IBGE, NCE

A Revista Isto É, 19/01/2000, publicou uma matéria - "Corrida Online" - sobre a colocação da Internet nos carros para oferecer novos serviços aos consumidores. Para tornar esse projeto viável, em relação aos carros da GM, conforme nos informa a Revista, são procedentes as opções abaixo, EXCETO uma. Assinale-a.

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895Q835219 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A1-I

    Estou escrevendo um livro sobre a guerra...
    Eu, que nunca gostei de ler livros de guerra, ainda que, durante minha infância e juventude, essa fosse a leitura preferida de todo mundo. De todo mundo da minha idade. E isso não surpreende — éramos filhos da Vitória. Filhos dos vencedores.
    Em nossa família, meu avô, pai da minha mãe, morreu no front; minha avó, mãe do meu pai, morreu de tifo; de seus três filhos, dois serviram no Exército e desapareceram nos primeiros meses da guerra, só um voltou. Meu pai.
     Não sabíamos como era o mundo sem guerra, o mundo da guerra era o único que conhecíamos, e as pessoas da guerra eram as únicas que conhecíamos. Até agora não conheço outro mundo, outras pessoas. Por acaso existiram em algum momento?
     A vila de minha infância depois da guerra era feminina. Das mulheres. Não me lembro de vozes masculinas. Tanto que isso ficou comigo: quem conta a guerra são as mulheres. Choram. Cantam enquanto choram.
     Na biblioteca da escola, metade dos livros era sobre a guerra. Tanto na biblioteca rural quanto na do distrito, onde meu pai sempre ia pegar livros. Agora, tenho uma resposta, um porquê. Como ia ser por acaso? Estávamos o tempo todo em guerra ou nos preparando para ela. E rememorando como combatíamos. Nunca tínhamos vivido de outra forma, talvez nem saibamos como fazer isso. Não imaginamos outro modo de viver, teremos que passar um tempo aprendendo.
     Por muito tempo fui uma pessoa dos livros: a realidade me assustava e atraía. Desse desconhecimento da vida surgiu uma coragem. Agora penso: se eu fosse uma pessoa mais ligada à realidade, teria sido capaz de me lançar nesse abismo? De onde veio tudo isso: do desconhecimento? Ou foi uma intuição do caminho? Pois a intuição do caminho existe...
     Passei muito tempo procurando... Com que palavras seria possível transmitir o que escuto? Procurava um gênero que respondesse à forma como vejo o mundo, como se estruturam meus olhos, meus ouvidos.
     Uma vez, veio parar em minhas mãos o livro Eu venho de uma vila em chamas. Tinha uma forma incomum: um romance constituído a partir de vozes da própria vida, do que eu escutara na infância, do que agora se escuta na rua, em casa, no café. É isso! O círculo se fechou. Achei o que estava procurando. O que estava pressentindo.

Svetlana Aleksiévitch. A guerra não tem rosto de mulher.
Companhia das Letras, 2016, p. 9-11 (com adaptações).  
A palavra “rememorando”, em “E rememorando como combatíamos.” (sexto parágrafo do texto 1A1-I) poderia ser substituída, sem prejuízo para os sentidos do texto, por
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896Q197086 | Programação, Analista Análise e Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, CESGRANRIO

Considere o seguinte trecho de código em Java:

public class Dummy {
         public static int a = 1;
         public int b = 2;
}
Dummy x = new Dummy ( ) ;
Dummy y = new Dummy ( ) ;

x.a = 1 + y.a ;
x.b = x.a + y.b ;

System.out.println(“x.b = “ + x.b) ;

A saída na tela após a execução desse trecho será:

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897Q747034 | Economia, Supervisor de Pesquisas Geral, IBGE, IBFC, 2021

A partir de uma estrutura de mercado do tipo monopólio, analise as afirmativas abaixo:
I. A existência de patentes. II. O controle das fontes de suprimento de matéria-prima para a produção. III. A dimensão reduzida do mercado. IV Proteção oferecida por leis governamentais.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito a apenas barreiras à entrada de novas empresas, o que contribuiu para a manutenção do monopólio.
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898Q541749 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Auxiliar Censitário Administrativo, IBGE, CESGRANRIO

Um armário tem 4 cadeados denominados A, B, C e D. Seis pessoas têm chaves desses cadeados de uma forma muito curiosa:

- todos têm chaves de exatamente dois cadeados;

 - duas dessas pessoas nunca têm as mesmas duas chaves.

Qual o número mínimo de pessoas desse grupo necessário para que possamos ter certeza de que o cadeado A poderá ser aberto?

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899Q407610 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Analista Censitário, IBGE, FGV

Em relação à aplicação de penalidades disciplinares, a Lei nº 8.112/90 dispõe que:
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900Q833618 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A2-II

   Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
   Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
   E, quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: — Me ajuda a olhar! 

Eduardo Galeano. A função da arte/1. In: O livro dos abraços. Tradução de
Eric Nepomuceno. 9.ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2002 (com adaptações). 

No texto 1A2-II, a experiência de Diego é marcada
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