Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

921Q630331 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Sobre pontes e hubs utilizados nas redes locais Ethernet, são feitas as seguintes afirmativas:

I - os hubs não gerenciáveis utilizam o método de broadcast para enviar as informações através da rede, o que gera lentidão na troca de informações, uma vez que ocorre o aumento do domínio de colisão;

II - as pontes podem ser utilizadas para ajudar a reduzir a propagação do tráfego de broadcast, além de unir segmentos de redes que utilizam diferentes tipos de pacote;

III - as pontes montam uma tabela com os endereços MAC dos computadores da rede, chamada tabela CAM, que é utilizada no encaminhamento de quadros, sendo essa tabela montada à medida em que as pontes avaliam os quadros que passam por elas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q230480 | , Programador Visual, IBGE, CESGRANRIO

Os buscadores que se referem apenas a Mecanismos de Busca Vertical (Vertical Search Engines) são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q704174 | Matemática, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Ao inserir os dados coletados de sua pesquisa em uma planilha, Jorge obteve três percentuais distintos dados em decimais pela sequência (0,444 … ; 0,0161616 … ; 0,121212 …) que equivale à sequência de frações irredutíveis (a/b; c/d; e/f).
Sendo assim, o valor da soma a + b + c + d + e + f é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q834030 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A2-I

    

    Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura.

     A literatura aparece como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado.

     Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.

     A literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura. Desse modo, ela é fator indispensável de humanização e, sendo assim, confirma o homem na sua humanidade. Humanização é o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.

     A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade, na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante. A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob a pena de mutilar a personalidade, porque, pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza. A fruição da arte e da literatura, em todas modalidades e em todos os níveis, é um direito inalienável.

Antonio Candido. O direito à literatura. In: Vários escritos.

5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul, 2011 (com adaptações).

No primeiro parágrafo do texto 1A2-I, no trecho “Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura”, o autor apresenta uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q630018 | Informática, Redes de Computadores, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

A comunicação por meio do padrão H.323 emprega uma série de elementos básicos que, juntos, possibilitam a comunicação multimídia. As funções de autenticação, autorização e tarifação são funções do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q835079 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A1-I

  Não sei quando começou a necessidade de fazer listas, mas posso imaginar nosso antepassado mais remoto riscando na parede da caverna, à luz de uma tocha, signos que indicavam quanto de alimento havia sido estocado para o inverno que se aproximava ou, como somos competitivos, a relação entre nomes de integrantes da tribo e o número de caças abatidas por cada um deles.
   Se formos propor uma hermenêutica acerca do tema, talvez possamos afirmar que existem dois tipos de listas: as necessárias e as inúteis. Em muitos casos, dialeticamente, as necessárias tornam-se inúteis e as inúteis, necessárias. Tomemos dois exemplos. Todo mês, enumero as coisas que faltam na despensa de minha casa antes de me dirigir ao supermercado; essa lista arrolo na categoria das necessárias. Por outro lado, há pessoas que anotam suas metas para o ano que se inicia: começar a fazer ginástica, parar de fumar, cortar em definitivo o açúcar, ser mais solidário, menos intolerante... Essa elenco na categoria das inúteis.
    Feitas as compras, a lista do supermercado, necessária, torna-se então inútil. A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária, porque estabelece um vínculo com o futuro, e nos projetar é uma forma de vencer a morte.
   Tudo isso para justificar o que se segue. Ninguém me perguntou, mas resolvi organizar uma lista dos melhores romances que li em minha vida — escolhi o número vinte, não por motivos místicos, mas porque talvez, pela amplitude, alinhave, mais que preferências intelectuais, uma história afetiva das minhas leituras. Enquadro-a na categoria das listas inúteis, mas, quem sabe, se consultada, municie discussões, já que toda escolha é subjetiva e aleatória, ou, na melhor das hipóteses, suscite curiosidade a respeito de um título ou de um autor. Ocorresse isso, me daria por satisfeito. 
Luiz Ruffato. Meus romances preferidos.
Internet: <brasil.elpais.com> (com adaptações).

Sabendo que o texto 1A1-I poderia ser classificado como um artigo de opinião, porque, de modo geral, apresenta características que definem esse gênero textual, assinale a opção que apresenta um exemplo dessas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q639550 | Informática, Tipos, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Um usuário está utilizando o TSO para trabalhar em um ambiente z/OS. Para criar um data set no disco, ele poderá utilizar o comando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q181823 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, IBGE, CESGRANRIO

Para a execução de um pavimento asfáltico, foi feita a aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície de uma base concluída, objetivando aumentar a coesão da superfície da base pela penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condições de aderência entre a base e o revestimento. Logo, foi realizada uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q834650 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Em um levantamento de dados realizado em um conjunto de domicílios, era preciso verificar a existência de jovens (abaixo de 18 anos de idade), adultos (de 18 a 60 anos de idade) e idosos (acima de 60 anos de idade) em cada domicílio visitado. Sabe-se que:
• em 10 dos domicílios visitados, residem jovens, adultos e idosos; • em 12 dos domicílios visitados, residem jovens e adultos, mas não residem idosos; • em 9 dos domicílios visitados, residem adultos e idosos, mas não residem jovens; e • em nenhum dos domicílios visitados, residem apenas jovens e idosos, assim como em nenhum dos domicílios visitados residem apenas idosos ou apenas jovens.
Considerando-se essa situação hipotética e sabendo-se que, em qualquer dos domicílios visitados, reside, pelo menos, uma pessoa e que, no total, foram visitados 42 domicílios, é correto afirmar que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q114790 | Biblioteconomia, Indexação, Analista de Planejamento Biblioteconomia, IBGE, CESGRANRIO

Na indexação notacional de mapas, são utilizados, em maior escala, os esquemas de classificação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

931Q833721 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A2-I

    A revista The Lancet publicou no dia 14 de julho de 2020 um artigo em que apresenta novas projeções para a população mundial e para os diversos países. Os pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (IHME, na sigla em inglês) sugerem números para a população humana do planeta em 2100 que são menores do que o cenário médio apresentado em 2019 pela Divisão de População da ONU (que é a referência maior nesta área de projeções demográficas).
    Segundo o artigo, o maior nível educacional das mulheres e o maior acesso aos métodos contraceptivos acelerarão a redução das taxas de fecundidade, gerando um crescimento demográfico global mais lento.
    Se este cenário acontecer de fato, será um motivo de comemoração, pois a redução do ritmo de crescimento demográfico não aconteceria pelo lado da mortalidade, mas sim pelo lado da natalidade e, principalmente, em decorrência do empoderamento das mulheres, da universalização dos direitos sexuais e reprodutivos e do aumento do bem-estar geral dos cidadãos e das cidadãs da comunidade internacional.
    De modo geral, a imprensa tratou as novas projeções como uma grande novidade, dizendo que a população mundial não ultrapassará 10 bilhões de pessoas até o final do século e que, no caso do Brasil, a população apresentará uma queda de 50 milhões de pessoas na segunda metade do corrente século.
     Na verdade, isto não é totalmente novidade, pois a possibilidade de uma população bem abaixo de 10 bilhões de pessoas já era prevista. Diante das incertezas, normalmente, elaboram-se cenários para o futuro com amplo leque de variação. A Divisão de População da ONU, por exemplo, tem vários números para o montante de habitantes em 2100, que variam entre 7 bilhões e 16 bilhões.

Internet:<ecodebate.com.br>  (com adaptações). 
A palavra “corrente” (final do quarto parágrafo) foi empregada no texto 1A2-I com o mesmo sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q116879 | Segurança da Informação, Noções de Segurança, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Imagem 041.jpg

Tomando como base a figura acima, se um programa sniffer for colocado na saída da rede 2, imediatamente antes do roteador 2, e capturar um quadro referente a uma mensagem enviada do host 1 para o host 2, ele irá descobrir os seguintes endereços de origem e destino, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q833438 | Português, Sintaxe, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A1-I

    Estou escrevendo um livro sobre a guerra...
    Eu, que nunca gostei de ler livros de guerra, ainda que, durante minha infância e juventude, essa fosse a leitura preferida de todo mundo. De todo mundo da minha idade. E isso não surpreende — éramos filhos da Vitória. Filhos dos vencedores.
    Em nossa família, meu avô, pai da minha mãe, morreu no front; minha avó, mãe do meu pai, morreu de tifo; de seus três filhos, dois serviram no Exército e desapareceram nos primeiros meses da guerra, só um voltou. Meu pai.
     Não sabíamos como era o mundo sem guerra, o mundo da guerra era o único que conhecíamos, e as pessoas da guerra eram as únicas que conhecíamos. Até agora não conheço outro mundo, outras pessoas. Por acaso existiram em algum momento?
     A vila de minha infância depois da guerra era feminina. Das mulheres. Não me lembro de vozes masculinas. Tanto que isso ficou comigo: quem conta a guerra são as mulheres. Choram. Cantam enquanto choram.
     Na biblioteca da escola, metade dos livros era sobre a guerra. Tanto na biblioteca rural quanto na do distrito, onde meu pai sempre ia pegar livros. Agora, tenho uma resposta, um porquê. Como ia ser por acaso? Estávamos o tempo todo em guerra ou nos preparando para ela. E rememorando como combatíamos. Nunca tínhamos vivido de outra forma, talvez nem saibamos como fazer isso. Não imaginamos outro modo de viver, teremos que passar um tempo aprendendo.
     Por muito tempo fui uma pessoa dos livros: a realidade me assustava e atraía. Desse desconhecimento da vida surgiu uma coragem. Agora penso: se eu fosse uma pessoa mais ligada à realidade, teria sido capaz de me lançar nesse abismo? De onde veio tudo isso: do desconhecimento? Ou foi uma intuição do caminho? Pois a intuição do caminho existe...
     Passei muito tempo procurando... Com que palavras seria possível transmitir o que escuto? Procurava um gênero que respondesse à forma como vejo o mundo, como se estruturam meus olhos, meus ouvidos.
     Uma vez, veio parar em minhas mãos o livro Eu venho de uma vila em chamas. Tinha uma forma incomum: um romance constituído a partir de vozes da própria vida, do que eu escutara na infância, do que agora se escuta na rua, em casa, no café. É isso! O círculo se fechou. Achei o que estava procurando. O que estava pressentindo.

Svetlana Aleksiévitch. A guerra não tem rosto de mulher.
Companhia das Letras, 2016, p. 9-11 (com adaptações).  
No segundo parágrafo do texto 1A1-I, a expressão “ainda que” expressa uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q705327 | Administração Geral, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Para a criação de equipes eficazes, é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe. É uma variável de composição da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q23096 | Recursos Humanos, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

A(s) seguinte(s) atividade(s) constitui(em) um treinamento no local do trabalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q535936 | Engenharia Civil, Fundações, Analista, IBGE, FGV

A ordem correta, da esquerda para direita, para a execução da instalação de um piso vinílico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q23182 | Informática, Engenharia de Software, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Preocupado com os constantes erros nos sistemas entregues aos usuários, um analista de desenvolvimento resolveu realizar testes conforme o modelo V.

A correspondência da validação dos modelos por fases do processo de software, de acordo com esse modelo, está representada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

938Q119243 | Programação, PHP, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

O código abaixo, escrito em PHP, foi encontrado por um analista durante um processo de revisão.
Imagem 021.jpg
Após fazer uma avaliação, o analista resolveu adotar uma estratégia diferente e implementou a lógica acima por meio do comando switch, conforme segue.

Imagem 022.jpg
Em uma segunda revisão, o analista percebeu que o comportamento das duas implementações não era o mesmo e que ele precisava fazer uma adaptação no código implementado com o comando switch através da introdução de um novo comando. Que comando do PHP pode ser combinado com o switch na implementação acima para que o comportamento das duas implementações seja o mesmo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q117527 | Redes de Computadores, Arquiteturas de Rede, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Texto associado.

Imagem 019.jpg

A figura acima apresenta um rede Ethernet. A partir de sua análise, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q116779 | Redes de Computadores, Protocolo, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Para o protocolo ISL (Inter-Switch Link) é FALSO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.