Início

Questões de Concursos IBRAM DF

Resolva questões de IBRAM DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


222Q534681 | Engenharia Civil, Fundações, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Na construção de taludes rodoviários, barragens de terra ou quaisquer outras estruturas, os solos soltos devem ser compactados. A compactação é a densificação do solo por meio da redução do volume dos seus vazios, o que requer aplicação de energia mecânica. Considerando essa afirmação, julgue os itens subsequentes.

A compactação aumenta a carga suportada por fundações construídas sobre sua superfície.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q748592 | Economia, Custo de Produção, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

Para as empresas competitivas que usam o óleo dísel como insumo, a redução de 15% do preço desse combustível desloca as curvas de custo marginal dessas empresas para baixo e para a direita e conduz à expansão da produção dessas empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q398648 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Atvidades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios que regem a administração, julgue os itens seguintes.

Na hipótese de aplicação da penalidade de advertência a servidor público, o poder disciplinar deve ser harmonizado com os princípios da ampla defesa e do contraditório.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q737919 | Direito Processual Penal, Processos Especiais, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao que estabelece o Código de Processo Penal (CPP) no que se refere aos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, julgue os itens subsequentes.

O crime de excesso de exação, cuja pena é de reclusão de 3 a 8 anos, não se submete ao procedimento especial dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, seguindo o procedimento ordinário.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q191103 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Advogado, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As inúmeras tarefas atribuídas à administração pública, desde o
estabelecimento do paradigma do Estado Social, provocaram a
crise do modelo burocrático weberiano de administração. Como
nova proposta de modelo administrativo, surgiu o Estado
gerencial ou de governança, que tem preocupação maior com os
resultados efetivamente obtidos. Considerando algumas das
medidas implementadas após a reforma administrativa no
ordenamento jurídico brasileiro, julgue os itens de 5 a 8.

Uma autarquia pode ser qualificada como agência executiva desde que estabeleça contrato de gestão com o ministério supervisor e tenha também plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q442037 | Direito Constitucional, Constituição Federal, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 (CF), bem como as que a antecederam, é precedida de preâmbulo, que tem um conteúdo etimológico revelado como “o que está na entrada”, “pórtico”, “algo que vem antes”, em razão da união do prefixo pre e do verbo ambulare, da língua latina. Por outro lado, tem-se, ao final do texto constitucional, o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que, como o próprio nome já mostra, representa algo efêmero, momentâneo, temporário, possibilitando passagem de uma ordem constitucional a outra. Julgue os seguintes itens, que versam acerca do preâmbulo constitucional e do ADCT, considerando a jurisprudência do STF.

O preâmbulo, por estar na parte introdutória do texto constitucional e, portanto, possuir relevância jurídica, pode ser paradigma comparativo para a declaração de inconstitucionalidade de determinada norma infraconstitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q339649 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A fase decisiva de um campeonato de futebol terá a participação de quatro clubes, que estão associados a quatro cores diferentes — vermelho, azul, verde e branco — e a quatro animais diferentes — leão, águia, dragão e galo — como mascotes. Os clubes finalistas são: Barreiras, Tupã, Cocal e Vila. Sabe-se também que

I a cor do Barreiras não é o verde, mas o seu mascote é o galo;

II a cor do Vila é o branco, mas o leão não é o seu mascote;

III o mascote do Cocal é o dragão, mas sua cor não é o azul;

IV o clube que tem o leão como mascote tem cor azul.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

O mascote do Vila é a águia.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q818740 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), julgue os seguintes itens.

Um dos princípios constitutivos da PNMA é o monopólio governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, tendo em vista o meio ambiente como patrimônio público de uso coletivo a ser necessariamente assegurado e protegido.

  1. ✂️
  2. ✂️

230Q483658 | Geografia, Cartografia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A Terra possui movimentos de rotação e translação e sua posição mais próxima do Sol é chamada de periélio. As estações climáticas são causadas pela inclinação do eixo de rotação do nosso planeta em relação à perpendicular ao plano definido pela sua órbita. Julgue os próximos itens, com relação aos movimentos da Terra.

O periélio ocorre em julho.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q737504 | Direito Processual Penal, Processos Especiais, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao que estabelece o Código de Processo Penal (CPP) no que se refere aos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, julgue os itens subsequentes.

O procedimento especial previsto no CPP não se aplica a todos os crimes funcionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q482842 | Geografia, Meio Ambiente, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto aos ecossistemas aquáticos.

Os ecossistemas com água em rápido movimento, que apresentam elevada concentração de oxigênio dissolvido e metabolismo predominantemente heterotrófico, são conhecidos como ambientes lênticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q413889 | Direito Ambiental, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Quanto à série de normas ISO 14.000, julgue os seguintes itens.

A auditoria ambiental e a avaliação do desempenho ambiental encontram-se entre as normas ISO 14.000 para as organizações. Por seu turno, a rotulagem ambiental e a avaliação do ciclo de vida estão compreendidas entre as normas para produtos.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q193004 | Direito Processual Civil, Mandado de Segurança, Advogado, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao recurso de embargos infringentes, à legitimidade
das partes, à competência dos órgãos jurisdicionais e às exceções
processuais como modalidades de resposta do réu, julgue os itens
seguintes.

Segundo a jurisprudência do STJ, não é cabível o ajuizamento de mandado de segurança, originariamente perante os tribunais de justiça, para o controle da competência dos juizados especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

235Q604970 | Biblioteconomia, Normas técnicas para a área de documentação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que trata da elaboração de referências.

As referências são constituídas de elementos essenciais, estritamente vinculados ao suporte documental e acrescidas de elementos complementares, que permitem caracterizar melhor os documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q536656 | Engenharia Civil, Fundações, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

As fundações constituem elementos de fundamental importância para a estabilidade e segurança de construções civis. Com relação ao tema, julgue os itens a seguir.

A nega é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção de uma estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão utilizado na sua cravação.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q485266 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A magnitude espacial do território brasileiro proporciona uma condição especial no que diz respeito ao número de amostras de paisagens do mundo tropical. Os agrupamentos paisagísticos são conhecidos entre os geógrafos como os domínios morfoclimáticos do Brasil. A respeito dos domínios morfoclimáticos, julgue os itens a seguir.

No Brasil central onde predomina o cerrado, as veredas — áreas úmidas ocupadas por buritizais e outras formações arbustivo-herbáceas com solos hidromórficos — estão associadas às nascentes dos cursos d’água em anfiteatros suaves, recobertas por gramíneas, com drenagem difusa e afloramentos de água.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q193522 | Direito Processual Penal, Procedimento ordinário, Advogado, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao que estabelece o Código de Processo Penal (CPP)
no que se refere aos crimes de responsabilidade dos funcionários
públicos, julgue os itens subsequentes.

O crime de excesso de exação, cuja pena é de reclusão de 3 a 8 anos, não se submete ao procedimento especial dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, seguindo o procedimento ordinário.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q530171 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A rede de distribuição predial, em geral, é alimentada por distribuidor público ou por fonte particular (nascentes, poços), desde que garantida a sua potabilidade por exame de laboratório. A respeito dos diferentes tipos de sistemas de distribuição, julgue os próximos itens.

Quando a pressão da rede pública for insuficiente e houver descontinuidade, o projeto deve prever dois reservatórios, um inferior e outro superior, e a utilização de bombas não é necessária.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q604965 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 99 a 104 acerca dos pacotes de software e arquitetura para bibliotecas digitais.

A portabilidade é uma característica desejável do pacote de software, uma vez que possibilita a sua utilização em ambientes de software livre ou de software proprietário.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.