Início

Questões de Concursos IEMA ES

Resolva questões de IEMA ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q818814 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Bibliotecário, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das políticas nacional e do estado do Espírito Santo para o meio ambiente, julgue os itens a seguir.

A política nacional do meio ambiente tem como um dos seus instrumentos o cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

702Q396416 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Analista Econômico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de licitações, julgue os seguintes itens.

Em relação aos editais de licitação, comprovada a ocorrência de fraude, caberá ao TCU propor ao órgão interessado que declare a inidoneidade do licitante fraudador pelo prazo necessário à regularização da situação.

  1. ✂️
  2. ✂️

703Q615349 | Informática, Segurança da Informação, Agente Tecnólogo, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Os ataques contra redes de computadores aumentam consideravelmente a cada ano, tornando cada vez mais necessário o uso de mecanismos de defesa, a fim de minimizar a ação de invasores e pessoas mal intencionadas. Com relação à segurança em redes de computadores, julgue os itens seguintes.

Os tipos de bisbilhotagem de pacotes (packet sniffing) são: o passivo, em que somente observa-se pacotes sem alteração, e o ativo, em que o atacante pode alterar e gerar novos pacotes.

  1. ✂️
  2. ✂️

704Q556241 | Informática, Linux Unix, Analista de Sistemas, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto ao sistema operacional Unix, julgue os itens seguintes.

O Unix é um sistema operacional monotarefa, isto é, permite a multiprogramação.

  1. ✂️
  2. ✂️

705Q626402 | Informática, Sistema de arquivos, Analista de Sistemas, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto ao sistema operacional Unix, julgue os itens seguintes.

O Unix possui um conjunto de diretórios que são criados durante a instalação do sistema. Entre esses diretórios, está o /dev, que contém os drivers de dispositivos (device drivers).

  1. ✂️
  2. ✂️

706Q606207 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções, Bibliotecário, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.

A função descarte consiste no remanejamento, para outros locais, de documentos de uma coleção de uso freqüente que são pouco utilizados pelos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

707Q477217 | Farmácia, Analise Clínica, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Considere que um laboratório receba, para análise microbiológica, amostras de sangue, líquido cefalorraquidiano e material hepático de 1 cm × 1 cm, colhido por biópsia cirúrgica. Em face dessas considerações, julgue os itens seguintes.

A esterilização com óxido de etileno é compatível com materiais de vidro e plástico utilizados no preparo de meios de cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️

708Q599894 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

O sucesso de todo empreendimento agrícola depende, em parte, da obtenção de mudas de boa qualidade genética, fisiológica e sanitária. Acerca da propagação de plantas cultivadas, julgue os itens subseqüentes.

Em razão da impossibilidade da propagação assexuada mediante enxertia ou estaquia em maracujazeiro azedo, são utilizadas mudas de pé franco em cultivos comerciais dessa espécie.

  1. ✂️
  2. ✂️

709Q615005 | Informática, Linux ou Unix, Analista de Sistemas, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao UNIX.

sccs e rcs são utilitários UNIX associados ao gerenciamento de versões de arquivos em formato textual.

  1. ✂️
  2. ✂️

710Q806760 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Técnico de Recursos Hídricos, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Quanto aos impactos ambientais, medidas mitigadoras e licenciamento ambiental, julgue os itens a seguir.

Comumente, os planos de monitoramento ambiental utilizam os recursos hídricos como um dos parâmetros mais importantes para definir a efetividade das medidas mitigadoras propostas nos estudos preliminares.

  1. ✂️
  2. ✂️

711Q806337 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir.

O risco ambiental é entendido como a probabilidade de um fator ambiental causar impacto sobre um sistema socioeconômico com determinado grau de vulnerabilidade. O risco será menor, portanto, em situações de grande perigo e alta vulnerabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

712Q600278 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Os agrotóxicos, pesticidas ou defensivos agrícolas são utilizados, muitas vezes, de forma irracional. O abuso na utilização desses produtos ocorre em diversas lavouras, destacando-se as culturas de batata, morango, tomate e algumas fruteiras etc. Acerca da utilização desses produtos químicos pelos agricultores, julgue os itens seguintes.

Ventos fortes causam deriva do agrotóxico aplicado, isto é, as gotas são levadas pelo vento para fora da lavoura, causando desperdício do produto e poluindo o meio ambiente. Assim, as pulverizações foliares devem ser realizadas com ventos de, no máximo, 25 km/h.
  1. ✂️
  2. ✂️

713Q599304 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Um produtor de batata para fins de consumo instalou suas lavouras utilizando três cultivares em três locais e períodos de plantio. A cultivar Monalisa foi plantada no período das chuvas, a cultivar Cupido, no período de inverno, e a cultivar Ágata, no período das secas. Durante a fase vegetativa das culturas, foram constatados os seguintes sintomas: generalizado de mosaico com enrolamento foliar na lavoura plantada no período das chuvas e apical de mosaico com enrolamento foliar na lavoura plantada no período do inverno. Na lavoura plantada no período das secas, não foram constatados os sintomas acima descritos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O sintoma de enrolamento foliar com presença de mosaico, independentemente de ser apical ou generalizado, pode ser diagnosticado como sendo causado por uma doença de origem virótica.

  1. ✂️
  2. ✂️

714Q592696 | Química, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos vários dispositivos utilizados para o aquecimento ou a refrigeração em laboratório, julgue os itens seguintes.

A secagem de substâncias higroscópicas é convenientemente realizada por aquecimento da mesma em um banho-maria.

  1. ✂️
  2. ✂️

715Q752185 | Engenharia Agronômica, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

O café é um dos principais produtos do agronegócio capixaba. O relatório final do Levantamento de Estoques Privados de Café e a Avaliação da Safra Agrícola Cafeeira 2007/2008 – terceira estimativa – agosto/2007, confirmam esta informação. Acerca da importância dessa cultura para o estado do Espírito Santo e de seu manejo fitotécnico, julgue os itens seguintes.

A competição de plantas daninhas no cafezal, como em outras culturas, varia durante o ano em intensidade e qualidade, sendo modulada pela oferta hídrica à cultura. Sob deficiência hídrica, predominam, em geral, as gramíneas, e sob regime adequado de umidade superficial, predominam as plantas de folhas largas.

  1. ✂️
  2. ✂️

716Q414292 | Direito Ambiental, Técnico de Recursos Hídricos, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Na distribuição de água potável em uma fazenda, usualmente bombeia-se a água de um poço artesiano até uma caixa d’água e essa água é distribuída, por efeito da gravidade, aos pontos de consumo. A respeito do escoamento da água, julgue os itens que se seguem.

Uma desvantagem no uso de medidor de vazão do tipo tubo de Pitot para a água reside no fato de este medir apenas velocidades pontuais, sendo necessárias várias medidas na secção transversal do duto para se obter uma velocidade média.

  1. ✂️
  2. ✂️

717Q599392 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Nos parques e jardins, as forrações apresentam inúmeras possibilidades paisagísticas, protegem o solo contra a erosão, reduzem a poeira e a compactação do solo e ajudam a manter a umidade dos canteiros. Acerca das forrações, dos gramados e das plantas ornamentais em geral, julgue os itens subseqüentes.

As forrações apresentam semelhanças em relação aos gramados em algumas características, destacando-se a família a que pertencem (gramínea), a elevada resistência ao pisoteio e o colorido diversificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

718Q612456 | Informática, Memória, Agente Tecnólogo, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de memória interna de computadores, julgue os itens subseqüentes.

A memória EPROM pode ser alterada várias vezes e, assim como a ROM e a PROM, mantém seus dados indefinidamente. Quando é necessário apenas um pequeno número de memórias ROM para um dado conteúdo, uma alternativa barata é a utilização da ROM programável, que permite a gravação várias vezes.

  1. ✂️
  2. ✂️

719Q729976 | Direito Processual do Trabalho, Advogado, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Considere que uma empresa pública estadual contratou, por meio de regular licitação pública, empresa prestadora de serviço de conservação e limpeza e que, ao término do contrato, foram demitidos todos os empregados pela prestadora de serviços. Com base nessa situação hipotética, à luz do entendimento jurisprudencial do TST, julgue os seguintes itens.

A dispensa dos empregados é nula, visto que, na contratação de serviços de conservação e limpeza, o vínculo de emprego se forma diretamente com o tomador dos serviços, no caso, a empresa pública estadual que contratou a empresa fornecedora de mão-de-obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

720Q750747 | Engenharia Agronômica, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

O café é um dos principais produtos do agronegócio capixaba. O relatório final do Levantamento de Estoques Privados de Café e a Avaliação da Safra Agrícola Cafeeira 2007/2008 – terceira estimativa – agosto/2007, confirmam esta informação. Acerca da importância dessa cultura para o estado do Espírito Santo e de seu manejo fitotécnico, julgue os itens seguintes.

O principal sistema de colheita de café no Brasil consiste no sistema de catação manual dos frutos maduros (cereja). Essa operação é antecedida por operações do tipo toalete, como a arruação ou coroação, que consiste da limpeza do chão embaixo da saia e nas proximidades do cafeeiro para evitar que o frutos derrubados se misturem com folhas, pedras ou outros detritos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.