Início

Questões de Concursos IEMA ES

Resolva questões de IEMA ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q402299 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos tribunais de contas e aos órgãos de controle externo da administração pública, julgue os itens a seguir.

Para que o Tribunal de Contas da União (TCU) reexamine o que foi decidido no âmbito local, a parte interessada pode apresentar recurso de revisão contra acórdão do tribunal de contas estadual.

  1. ✂️
  2. ✂️

782Q610980 | Informática, Arquitetura de Computadores, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca de sistemas de numeração, considerando que a base do sistema está indicada em subscrito.

O número 9Dhexadecimal corresponde ao número 157decimal

  1. ✂️
  2. ✂️

783Q783374 | Agrimensura, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Um pequeno agricultor cria porcos e galinhas. A razão entre o número de porcos e de galinhas é igual a 2/3 e a soma do número de porcos e de galinhas é 450. Em vista do exposto, julgue os itens subseqüentes.

Se 30% das galinhas do plantel desse agricultor são brancas, é correto afirmar que existem mais de 80 galinhas brancas nesse plantel.

  1. ✂️
  2. ✂️

784Q600080 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Um produtor de batata para fins de consumo instalou suas lavouras utilizando três cultivares em três locais e períodos de plantio. A cultivar Monalisa foi plantada no período das chuvas, a cultivar Cupido, no período de inverno, e a cultivar Ágata, no período das secas. Durante a fase vegetativa das culturas, foram constatados os seguintes sintomas: generalizado de mosaico com enrolamento foliar na lavoura plantada no período das chuvas e apical de mosaico com enrolamento foliar na lavoura plantada no período do inverno. Na lavoura plantada no período das secas, não foram constatados os sintomas acima descritos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Na lavoura plantada no período de inverno, que apresentou sintoma da doença apenas na parte apical das plantas, o agricultor deverá efetuar o controle químico dos vetores de forma intensiva, por meio da utilização de inseticida sistêmico no solo.

  1. ✂️
  2. ✂️

785Q591658 | Química, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Em laboratórios analíticos, diversas substâncias e soluções de reagentes químicos são empregadas nas análises de rotina. Essas soluções devem ser corretamente preparadas, e várias delas devem ser padronizadas antes de serem utilizadas. Há, ainda, a necessidade do correto armazenamento, estocagem, descarte ou destinação final dessas soluções ou suas misturas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Soluções-padrão devem ser preparadas em balão volumétrico e armazenadas sob refrigeração no mesmo balão em que foram preparadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

786Q600369 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

As plantas cultivadas são afetadas por inúmeras pragas. Os insetos e ácaros atacam diversas partes de plantas, além de alguns serem responsáveis pela transmissão de patógenos, como os pulgões e as cigarrinhas. Com referência a pragas que atacam plantas cítricas e seus predadores, julgue os itens seguintes.

As moscas-das-frutas são incluídas entre as principais pragas dos frutos das plantas cítricas e de outras plantas frutíferas. As larvas desses insetos se alimentam da polpa dos frutos, podendo destruí-los ou torná-los impróprios para a indústria e o consumo in natura.

  1. ✂️
  2. ✂️

787Q611669 | Informática, Arquitetura de Computadores, Agente Tecnólogo, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de memória interna de computadores, julgue os itens subseqüentes.

Nas memórias cache, o mapeamento associativo evita as desvantagens do mapeamento direto, o que permite que cada bloco da memória principal seja carregado em qualquer linha de memória cache.

  1. ✂️
  2. ✂️

788Q599642 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A agricultura vem passando por constantes mudanças sob os mais variados aspectos. Nesse contexto, o agricultor familiar, que trabalha em pequenas áreas, necessita aproveitar, ao máximo, todo o potencial produtivo da fazenda no intuito de obter sustentabilidade a médio ou longo prazo. No tocante ao aproveitamento de resíduos agrícolas em pequenas áreas, julgue os itens seguintes.

O processo de compostagem provoca liberação de macronutrientes e micronutrientes, além de elementos potencialmente tóxicos, se a matéria-prima utilizada para produzir o composto os contiver.

  1. ✂️
  2. ✂️

789Q403045 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Advogado, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos servidores públicos, julgue os itens seguintes.

A Constituição Federal de 1988 contém norma autoaplicável para assegurar o direito de greve dos servidores públicos civis.

  1. ✂️
  2. ✂️

790Q804753 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Na construção de um sensor imageador orbital, são considerados vários parâmetros de acordo com os interesses da aplicação desejada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Se a resolução radiométrica do sensor for de 8 bits, a imagem gerada terá um intervalo de número digital entre 0 e 127.

  1. ✂️
  2. ✂️

791Q599996 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

O sucesso do produtor de hortaliças e fruteiras depende, em grande parte, da utilização de mudas de boa qualidade genética e sanitária. A produção de mudas requer uma série de cuidados por parte do viveirista especializado. A respeito da produção e do uso de mudas pelos produtores de frutas e hortaliças, julgue os itens subseqüentes.

Na obtenção de porta-enxerto de pessegueiro, as sementes devem ser retiradas do caroço e estratificadas em geladeira ou câmara fria até a completa quebra de dormência e o início de emissão da radícula.

  1. ✂️
  2. ✂️

793Q599251 | Agricultura e Agropecuária, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A arborização urbana de jardins públicos (ruas, avenidas, alamedas, praças, estacionamentos etc.), jardins particulares, jardins culturais, entre outros, deve ser feita de forma criteriosa, haja vista a grande importância social, cultural, econômica etc., desses jardins. Acerca da arborização dos mais variados tipos de jardins, julgue os itens a seguir.

As avenidas dos jardins públicos devem possuir árvores de porte grande a médio, com flores e frutos grandes, devendo estar localizadas a uma considerável distância da rede elétrica. Nas alamedas, as árvores devem possuir porte médio a grande e com solo revestido de grama e outras plantas apropriadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

794Q614622 | Informática, Protocolo, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos protocolos na camada de aplicação do modelo TCP/IP, julgue os itens subseqüentes.

O SNMP (simple network management protocol) trabalha com o protocolo TCP nas portas 161 e 162.

  1. ✂️
  2. ✂️

795Q615134 | Informática, Linux ou Unix, Analista de Sistemas, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao UNIX.

A função do utilitário ps é apresentar o status dos processos que estão ativos no sistema operacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

796Q783332 | Agrimensura, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Um pequeno agricultor cria porcos e galinhas. A razão entre o número de porcos e de galinhas é igual a 2/3 e a soma do número de porcos e de galinhas é 450. Em vista do exposto, julgue os itens subseqüentes.

A diferença entre o número de galinhas e o número de porcos corresponde a 60% do número de porcos.

  1. ✂️
  2. ✂️

797Q804589 | Geologia, Técnico de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

As imagens de sensoriamento remoto são atualmente o principal documento para levantamentos e monitoração das feições da superfície terrestre, sendo essenciais na elaboração de cartas temáticas como de vegetação, hidrografia, uso atual da terra etc. Considerando esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A análise das áreas urbanas é mais bem executada com imagens de alta resolução espacial.

  1. ✂️
  2. ✂️

798Q541452 | Probabilidade e Estatística, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes.

Um órgão de fiscalização e licenciamento ambiental licenciou, nos dois primeiros meses de atuação, 44 projetos. Se a média aritmética mensal de licenciamento nos 3 meses iniciais de atuação foi igual a 17 projetos, então o número de projetos licenciados no último mês foi igual a 11.

  1. ✂️
  2. ✂️

799Q594992 | Química, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

As operações realizadas em laboratórios envolvem uma série de riscos em potencial. Por isso, os profissionais que atuam nesses ambientes de trabalho devem possuir conhecimentos específicos para executar procedimentos que minimizem a possibilidade de ocorrências de acidentes e, caso ocorram, para saber tomar as medidas adequadas de contenção e de atendimento às vítimas. Acerca deste tema e considerando as normas básicas de segurança para trabalhos em laboratórios, julgue os itens a seguir.

Todo laboratório deve possuir extintores de incêndio em quantidade e especificação adequadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

800Q783161 | Agrimensura, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a GPS, julgue os itens que se seguem.

Cada satélite GPS transmite três ondas portadoras: L1, L2 e L3. Elas são geradas a partir da freqüência fundamental de 10,23 MHz, que é multiplicada por 154, 120 e 100, respectivamente. Essas três ondas são geradas simultaneamente e permitem aos usuários corrigir grande parte dos efeitos causados pela refração ionosférica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.