Questões de Concursos IF Farroupilha RS

Resolva questões de IF Farroupilha RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1069869 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Na filosofia moral de Immanuel Kant, os imperativos são comandos da razão que orientam as ações humanas. O autor distingue dois tipos principais:
Imperativo hipotético: ordena ações condicionadas a objetivos desejados.
Imperativo categórico: ordena ações incondicionais, universalizáveis e moralmente obrigatórias, independentemente de interesses individuais.

Com base nessas definições, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1072005 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Gênero teatral que surgiu no Brasil no século XIX e se equilibra entre dois polos: a ficcionalização cômica e o registro factual. É caracterizado pelo uso da paródia, de figurinos extravagantes e acompanhamento musical. Assim, pode-se manter um clima descontraído, enquanto críticas sociais se revelam. Iniciou-se em 1859 por meio de “As surpresas do senhor José da Piedade”, de Justiniano de Figueiredo Novaes, porém, o espetáculo foi censurado por conter sátira política. Trata-se do Teatro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q678629 | Matemática, Porcentagem, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019

O comitê organizador da Copa do Mundo de 2018 recebeu 176 000 inscrições de voluntários, dos quais apenas 10% foram selecionados para atuar no torneio. Dos selecionados, 64% são mulheres.
Fonte: <https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/ fifa/seleciona-17-mil-voluntarios-para-a-copa-do-na-russia.ghtml>. Acesso em: 09 jul. 2018. (Adaptado)

Quantas mulheres foram selecionadas para atuar no torneio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1022517 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Relate the Column 1 to Column 2, associating the reading strategy with its definition.

Column 1


1. Skimming.

2. Scanning.

3. Predicting.

4. Context clues.

5. Summarizing.



Column 2

( ) Going through the text without reading every word, searching for specific information like dates, numbers, or names.
( ) Using surrounding words or sentences to figure out the meaning of unfamiliar words.
( ) Guessing the content of a text before reading it, based on the title, headings, or visuals. This helps activate prior knowledge and set expectations.
( ) Using the reader own words to state the main points of the text.
( ) Quickly reading the text to get a general overview or the “gist” of the content. Useful to find specific information such as keywords, phrases, or overall themes.

The correct order of filling in the parentheses, from top to bottom, is:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1015480 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

Sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q678626 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019

Para comprar uma camiseta oficial da seleção brasileira de futebol, um torcedor terá que desembolsar R$ 450,00. Como não dispõe de todo esse montante, ele resolve pagar em 6 parcelas iguais a uma taxa de juro simples de 0,75% ao mês.

Qual é aproximadamente o valor, em reais, da parcela a ser paga pelo torcedor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q678643 | Física, Estática e Hidrostática, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP, 2019

"Em uma manhã fria, Adão levanta cedo, coloca água e pó de café na cafeteira para um café bem quente. Após, pega uma porção de feijão cru e começa a retirar as sujeiras, ficando apenas com os grãos bons para cozinhar mais tarde."
Para a obtenção do café para beber e a parte boa do feijão para cozinhar, os processos de separação de misturas envolvidos são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1069867 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

O surgimento do logos na filosofia grega antiga marca uma nova abordagem racional frente às explicações míticas tradicionais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1069877 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Analise os textos abaixo, inspirados nas concepções sobre direitos humanos de trêspensadores:

Texto I:

“Os direitos humanos só têm força quando garantidos por uma comunidade política. A experiência dos apátridas demonstra que, sem pertencimento a um Estado, esses direitos tornam-se abstrações frágeis, embora continuem sendo válidos para todas as pessoas como ideais universais” (Arendt, 1998).

Texto II:

“Os direitos humanos devem ser vistos como condições reais que garantem às pessoas a capacidade de viverem vidas dignas, como acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas. Essas condições, chamadas de liberdades substanciais, são indispensáveis para superar desigualdades sociais e culturais” (Sen, 2000).

Texto III:

“Os direitos humanos formam um núcleo básico de princípios universais, que devem ser respeitados por todas as sociedades. Eles não exigem uniformidade cultural, mas garantem uma base comum indispensável para estabelecer uma convivência justa entre os povos” (Rawes, 2008).

Com base nas ideias e informações apresentadas nos textos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1072006 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

No contexto do teatro na educação, segundo Koudela (2017), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1069873 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

As relações entre liberdade e igualdade são centrais em teorias contemporâneas da democracia. De acordo com as concepções de John Rawls, Jürgen Habermas e Nancy Fraser, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1069866 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

A Filosofia pode ser entendida de diferentes maneiras, dependendo da tradição ou abordagem adotada. Algumas perspectivas enfatizam seu caráter prático, enquanto outras destacam sua dimensão teórica. Com base nessas diferentes acepções, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada afirmativa apresentada à acepção correspondente de Filosofia.

Coluna 1
1. Questionar o que é dado como certo é o primeiro passo para compreender profundamente. 2. A reflexão sobre a própria vida é indispensável para a construção de uma existência significativa. 3. A filosofia é o estudo sistemático dos fundamentos últimos do ser e do saber, orientado pela razão. 4. Examinar as limitações do que se pode conhecer é tão necessário quanto explorar novas verdades. 5. A filosofia não elabora teorias, mas busca a clarificação e o aprofundamento de problemas.

Coluna 2
( ) Filosofia como prática ética e sabedoria de vida, promovendo reflexões sobre como viver melhor. ( ) Filosofia como ciência dos primeiros princípios da realidade e do conhecimento. ( ) Filosofia como exercício de problematização crítica, levantando questões sobre pressupostos básicos. ( ) Filosofia como análise crítica, focada em esclarecer conceitos e reformular questões fundamentais. ( ) Filosofia como estudo dos limites e possibilidades do conhecimento humano.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1069868 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

As tecnologias digitais e a inteligência artificial têm transformado a concepção contemporânea de ser humano, desafiando noções tradicionais de autonomia, identidade e existência. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1069880 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com as concepções de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau sobre o estado de natureza e o contrato social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1069871 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Analise os trechos a seguir, que apresentam reflexões sobre a relação entre pensamento empírico e pensamento filosófico:

A experiência sensorial é a base do conhecimento, mas apenas a filosofia pode transformar a percepção em compreensão universal.
O pensamento empírico observa e experimenta, enquanto o filosófico busca compreender as condições que tornam o conhecimento possível.
O empírico e o filosófico não são excludentes; o primeiro testa o real, e o segundo estrutura as teorias que nos ajudam a interpretá-lo.


Com base nos trechos apresentados, assinale a alternativa que melhor sintetiza a relação entre pensamento empírico e filosófico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1069872 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Um professor de uma escola pública descobre que alguns alunos estão usando um atalho digital para trapacear nas avaliações online. Ele deve decidir se denuncia os alunos ao conselho escolar, o que pode prejudicá-los academicamente, ou resolver o problema diretamente com eles, sem informar o ocorrido oficialmente. Considerando a situação apresentada à luz de três tradicionais formas de raciocinar em ética – a deontologia, o consequencialismo e a ética das virtudes –, analise as assertivas a seguir:

I. A ética deontológica recomendaria que o professor denunciasse os alunos, pois o respeito às normas institucionais é um dever moral que deve ser seguido.

II. A ética consequencialista sugeriria que o professor considerasse o impacto de suas ações para minimizar danos e maximizar benefícios para todos os envolvidos.

III. A ética das virtudes recomendaria que o professor denunciasse os alunos ao conselho escolar, pois seguir as normas institucionais é um imperativo categórico.

IV. A ética consequencialista e a ética deontológica, aplicadas à situação, levam necessariamente à mesma conclusão, pois ambas concordam que seguir as normas escolares é sempre a ação moralmente correta.

V. A ética das virtudes avaliaria qual decisão melhor reflete qualidades como prudência, justiça e responsabilidade, considerando o caráter do professor e dos alunos como central para a ação moral.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1069878 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

A transição do pensamento escolástico para a ciência moderna foi marcada por mudanças significativas na forma como o conhecimento era abordado. Enquanto a escolástica medieval buscava conciliar fé e razão, a ciência moderna deslocou seu foco para a experimentação e os métodos matemáticos, promovendo um modelo de conhecimento baseado na observação e replicabilidade. Contudo, é válido questionar se a ciência moderna realmente abandonou por completo as explicações teológicas e metafísicas. Com base nesse contexto, analise as assertivas a seguir:

I. A escolástica integrava a razão como uma ferramenta para sistematizar e esclarecer verdades de fé, buscando harmonizar a filosofia aristotélica com os princípios teológicos cristãos.

II. René Descartes e Francis Bacon, ao romperem com a escolástica, desenvolveram métodos de investigação baseados exclusivamente em novas abordagens racionais e empíricas, sem relação com conceitos originários da tradição medieval.

III. A ciência moderna deslocou seu foco das explicações teológicas e metafísicas para a experimentação e os métodos matemáticos, mas muitos filósofos argumentam que pressupostos metafísicos ainda estão presentes nas teorias científicas modernas.

IV. O racionalismo cartesiano e o empirismo baconiano representaram abordagens distintas para o uso da razão na construção do conhecimento, mas ambas influenciaram significativamente o desenvolvimento da ciência moderna.

V. A escolástica perdeu sua relevância na filosofia moderna e na ciência moderna, sendo descartada sem deixar contribuições significativas para as tradições acadêmicas ou culturais posteriores.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1069351 | Filosofia, O que É a Filosofia, Física, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

Gaston Bachelard, filósofo francês do século XIX, dedicou-se à filosofia da descoberta científica. Para ele, o historiador da ciência deve considerar ideias como fatos, enquanto o epistemólogo deve encarar fatos como ideias em um sistema de pensamento. No ensino elementar, Bachelard (2002) destaca a importância de extrair o abstrato do concreto, utilizando experiências para ilustrar teorias. Ele alerta que fenômenos interessantes podem envolver afetividade, prejudicando a objetividade científica. A ciência busca delinear e ordenar fenômenos, encontrando um equilíbrio entre concreto e abstrato, matemática e experiência, leis e fatos. Para isso, Bachelard valoriza experiências que fogem do comum, levando a contradições e discussões que resultam na criação de leis. Para Bachelard, o espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1069875 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Na Filosofia Política, o conceito de liberdade é amplamente debatido e pode ser entendido de diferentes formas. Para esta questão, utilizaremos as definições de liberdade negativa, liberdade positiva e o princípio do dano, conforme descritos abaixo:

Liberdade negativa: refere-se à ausência de interferências externas no exercício da vontade e ações individuais, desde que tais ações não prejudiquem outras pessoas.

Liberdade positiva: relaciona-se à capacidade de autogoverno e à realização de propósitos racionais, considerando a presença de condições que possibilitem a autonomia plena.

Princípio do dano: a liberdade individual pode ser legitimamente limitada apenas quando as ações de alguém causam danos concretos e verificáveis a outras pessoas ou ao meio ambiente.

Com base nos conceitos apresentados, considere o seguinte cenário: Um grande parque urbano foi recentemente reaberto após reformas. As autoridades decidiram proibir a circulação de bicicletas e patinetes para proteger a natureza do local. Alguns cidadãos argumentam que essas restrições limitam sua liberdade individual, enquanto outros defendem que as medidas são necessárias para preservar o meio ambiente.
De acordo com as definições apresentadas e o cenário descrito, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1022515 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

According to BNCC, English enables students to deepen their understanding of the world, explore new research perspectives, access information, express ideas and values, and handle different opinions and criticism. However, accessing specialized information, which can help spark interest and prepare students for the next step in their studies, might require specific tools. Therefore, English for Specific Purposes (ESP) teaching might be a useful approach. Mark the INCORRECT statement about ESP teaching.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.