Questões de Concursos IF Farroupilha RS

Resolva questões de IF Farroupilha RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1022518 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Identifying the text genre and its purpose helps the reader to understand it better and to choose the appropriate reading strategies. Read the excerpt below:

“Enjoy an Enchanting Holiday in the Maldives

Scattered across the Indian Ocean lie islands with the finest white sand beaches and clearest crystal blue waters. These are the MALDIVES! Over 1,000 coral islands. Temperatures here are always in the 80s. What can our holiday offer you?

Luxurious accommodation aboard the fabulous Orient Explorer. Water sports for the entire duration of your holiday. Drinks and entertainment included at no extra charge. Chauffeur-driven limousine to and from the airport. Combine this with another seven-night holiday in our opulent apartments at the Kelai Country Club.

Prices start from just £899 per person”.

(Available at: https://teach.files.bbci.co.uk/skillswise/en03text-e3-f-different-types-of-text.pdf – text specially adapted for this test)

Mark the correct statement about the genre of the text above.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1072004 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Acerca do sistema de exercícios e jogos do Teatro do Oprimido abordados na obra “Jogos para atores e não atores”, de Augusto Boal (2000), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os exercícios visam a um melhor conhecimento do corpo, seus mecanismos, suas atrofias, suas hipertrofias, sua capacidade de recuperação, reestruturação, re-harmonização. O exercício é uma reflexão física sobre si mesmo. Um monólogo, uma introversão.

( ) Os jogos tratam da expressividade dos corpos como emissores e receptores de mensagens. Os jogos são um diálogo, exigem um interlocutor, são extroversão.

( ) Os jogos e exercícios abordados na obra são descritos separadamente, sem que um influencie o outro.

( ) Nada no Teatro do Oprimido é opcional, porque cada exercício, jogo ou técnica tem objetivos próprios específicos e depende da execução completa de todos os passos para conter a totalidade do processo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1069870 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Considerando algumas ideias fundamentais de diferentes escolas filosóficas e seus representantes históricos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada pensador ou tradição filosófica à sua descrição.

Coluna 1
1. George Berkeley. 2. René Descartes. 3. John Locke. 4. Marco Aurélio. 5. Tomás de Aquino.
Coluna 2
( ) A tentativa de integrar a fé cristã com os princípios da lógica aristotélica, demonstrando certas verdades divinas pela razão.
( ) Um método para atingir o conhecimento baseado na razão, utilizando a dúvida como ponto de partida para estabelecer verdades fundamentais.
( ) A defesa de que todo conhecimento provém da experiência sensorial, sendo a mente uma “tábula rasa” ao nascer.
( ) Uma filosofia estoica, centrada na harmonia com a razão e no cultivo da virtude como caminho para a felicidade.
( ) Uma visão da realidade em que a matéria é percebida exclusivamente como uma construção da mente, em oposição à existência independente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1069879 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

A ética filosófica apresenta abordagens variadas para a tomada de decisões, cada uma com suas características e aplicações específicas. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada abordagem ética às suas descrições, que incluem suas principais características e exemplos de aplicação.

Coluna 1
1. Ética do cuidado. 2. Ética existencialista. 3. Ética do discurso. 4. Ética pragmatista. 5. Ética da responsabilidade.

Coluna 2
( ) Baseia-se na ideia de que as decisões éticas devem ser testadas pela experiência e pelosresultados práticos. Exemplos incluem decisões no âmbito educacional ou empresarial, em que o aprendizado com a prática é fundamental.

( ) Foca a responsabilidade intergeracional e a proteção das futuras gerações, destacando a sustentabilidade e o cuidado com o planeta. Aplicações incluem decisões relacionadas a mudanças climáticas.

( ) Valoriza o diálogo como meio para alcançar consensos éticos, exigindo justificativa racional e participação igualitária em debates. Aplicações incluem políticas públicas em sociedades plurais.

( ) Destaca as relações e a interdependência, valorizando a empatia e a responsabilidade interpessoal. Aplicações incluem decisões éticas no cuidado de pessoas vulneráveis.

( ) Foca na liberdade individual, autenticidade e criação de valores próprios. Exemplos incluem decisões sobre identidade pessoal ou onde não há regras pré-estabelecidas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1022519 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

In his book “Keys to Communication: An Essential Guide to Communication in the Real World”, Walker (2016) says that “adults spend about 45 percent of their time listening, which is more than any other communicative activity”. Therefore, developing and improving listening abilities is important for effective communication, and listening strategies are useful tools in that journey. Which of the alternatives below is a suggestion that helps with the strategy “listening for gist”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1022516 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

In the article “Effective English Reading Strategies: English Language Learners’ Perceptions” (2019), the author Waheeb S. Albiladi says that:

“Reading in English within a second language (ESL) context has received much attention as researchers and second language educators have sought the most effective and beneficial ways to develop language learners’ reading skills. For many educators (Horwitz, 2008; Krashen, 2007; Nation, 2008; Singhal, 2001), reading is the bridge that allows English language learners to acquire and develop other language skills including speaking, writing, and vocabulary acquisition. [...] Barrot (2016) mentioned that research surrounding teaching English reading focuses on the type of text or materials used in English classes and the strategies that ESL teachers utilize to facilitateteaching and learning of English reading”.

Analyze the following statements about the excerpt above:

I. Reading is the only mandatory skill needed for acquiring other language abilities. II. Research on teaching of English reading often focuses on materials and teaching strategies. III. Reading skills are less significant than speaking skills in second language learning.

Which ones are correct?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1013274 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogo, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2019

Segundo a Lei sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1015481 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

A respeito da educação bilíngue de surdos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A educação bilíngue de surdos é uma modalidade de educação escolar que promove a especificidade linguística e cultural dos educandos surdos, deficientes auditivos e surdos-cegos que optam pelo uso da Libras, a partir da adoção da Libras como primeira língua e como língua de instrução, comunicação, interação e ensino, e da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) Consideram-se escolas bilíngues de surdos as instituições de ensino da rede regular nas quais a comunicação, a instrução, a interação e o ensino são realizados em Libras como primeira língua e em Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
( ) A educação bilíngue também é destinada a educandos surdos que optam pelo uso da Libras, alunos com deficiência auditiva, surdos-cegos, surdos com outras deficiências associadas e surdos com altas habilidades ou superdotação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1024344 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

The Brazilian Base Nacional Comum Curricular (BNCC) says English is a global language, which allows access to multiple uses and functions in the contemporary times. As one of the possible uses is access to science, it is important to connect the teaching of English with the concept of scientific literacy, addressed by the BNCC as the ability to comprehend, interpret and apply scientific knowledge to make informed decisions and act critically and ethically in society. Analyze the statements below about scientific literacy and mark T, if true, or F, if false.

( ) It involves the ability to evaluate critically scientific information. ( ) It requires advanced knowledge of applied sciences. ( ) It includes understanding the scientific method, such as formulating and testing hypotheses, and analyzing results.

The correct order of filling in the parentheses, from top to bottom, is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1024345 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

BNCC approaches the use of digital information and communication technologies (TDIC) as a student facilitator to familiarize them with the use of those resources and a learning aid for other contents in a significant and autonomous way. Mark the correct statement about TDIC in English teaching.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1080211 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

A Lei nº 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com a Lei, caso um aluno com deficiência não consiga ter acesso ao primeiro andar da escola por não haver elevador adaptado, o tipo de barreira encontrada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1080212 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Assistente de Alunos, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

Segundo o Decreto nº 5.296/2004, deficiência __________ é o funcionamento intelectual significativamente __________ à média, com manifestação __________ dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1079925 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Técnico em Assuntos Educaionais, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto às medidas que devem ser adotadas nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas:
I. Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços. II. Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação. III. Disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1079926 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Pedagogo, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2019

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1079924 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Técnico em Assuntos Educaionais, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2019

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades. Nesse sentido, NÃO é uma habilidade assegurada pelo referido Estatuto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1080210 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Pedagogo Área, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com a Lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, barreira é qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Barreiras Urbanísticas. 2. Barreiras Arquitetônicas. 3. Barreira nos Transportes. 4. Barreira nas comunicações e na informação.
Coluna 2 ( ) Barreira existente nos sistemas e meios de transportes. ( ) Barreira existente nos edifícios públicos e privados. ( ) Barreira existente nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. ( ) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.