Questões de Concursos IF Goiano

Resolva questões de IF Goiano comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q939627 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

O Brasil desmatou 11% de sua área de florestas entre 1985 e 2017 – ao todo, a área equivale a 2,6 estados de São Paulo. Desse total, 61,5% foram perdas de floresta na Amazônia. Os dados foram coletados com ajuda de imagens de satélite e mostram também uma redução de 18% no Cerrado, de 11% no Pantanal e de 9,5% na Caatinga. O Pampa e a Mata Atlântica foram os únicos dos seis biomas brasileiros que viram sua área de florestas aumentarem neste período de 32 anos.
Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/04/28/amazonia-perdeu-18percent-da-area-de-floresta-em-tres-decadas-mostra-analise-deimagens-de-satelite.ghtml. Acesso em: 23 abr. 2019.
Sabendo-se que o estado de São Paulo possui área total aproximada de 250.000 km2 , pode-se concluir que, no período de 1985 a 2017, houve desmatamento em uma área de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q939630 | Física, Estática e Hidrostática, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

Um casal de trabalhadores decidiu organizar os afazeres do lar. Em comum acordo, o marido, dentre outras atribuições, ficaria responsável por lavar as roupas. Muito preocupado com as questões ambientais, resolveu medir a altura e o raio da centrífuga da máquina de lavar, obtendo 40 cm e 20 cm. Atentou-se, também, aos gastos com o consumo de energia durante a utilização da máquina e à seleção de produtos para a limpeza com baixo impacto ambiental.
A alternativa que contribuiria para a redução do impacto ambiental seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q939631 | Química, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

A ONG Litro de Luz construiu 220 lampiões e dez postes utilizando garrafas plásticas, painéis solares, baterias, lâmpadas LED e canos PVC, e os instalaram na área quilombola da comunidade Kalunga de São Domingos, em Goiás, e em sete povoados na região.
Disponível em: www.emaisgoias.com.br/ong-leva-postes-de-energia-solar-areas-quilombolas-em-goias. Acesso em: 25 abr. 2019.
O projeto implantado na comunidade Kalunga de São Domingos tem, entre outros objetivos, a ampliação do acesso a fontes de energia elétrica aliados à sustentabilidade. Considerando o exposto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q939624 | Inglês, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

Brazilian scholar Sueli Carneiro (2011), arguing about the importance of black feminism in Brazil and Latin America, states that black women never recognized themselves in the myth of the female fragility, because they were never treated as fragile. This is shown in Text 1 through Maria’s life, since she is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q939623 | Inglês, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

According to Conceição Evaristo (2009), in an article entitled “Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade”, Afro-Brazilian literature portrays the bodies of black people in a positive humanized manner, even when they are forced to live under dehumanizing circumstances. Similarly, the images 1 and 2 show black Brazilian men working under inadequate conditions, and yet they are standing up with
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q948079 | Atualidades, Vestibular Primeiro Semestre, IF Goiano, INEP, 2018

“Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014, negros e negras, o que inclui pardos e pretos, compõem 53,6% da população brasileira. Apesar de maioria, essa população enfrenta grandes grandes desigualdades, a começar pelo quesito renda: entre os 10% da população mais pobre do país, 76% são negros. Entre o 1% mais rico, apenas 17,4% são negros […]. Na educação, enquanto 22,2% da população branca têm 12 anos de estudos ou mais, a taxa é de 9,4% para a população negra. O índice de anafalbetismo para a população negra é de 11,8% - maior que a média de toda população brasileira (8,7%). Dos jovens entre 15 e 29 anos que não estudavam nem trabalhavam, 62,9% eram negros e negras, de acordo com o IBGE. A maternidade precoce é um dos fatores que levam as meninas a essa condição: do total de meninas de 15 a 19 anos sem estudo e sem trabalho, 59,7% têm pelo menos um filho sendo que, destas, 69% são negras […].”
Disponível em: <http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/1502-populacao-negra-tem-os-piores-indicadores-sociais-alerta-unfpano-dia-pela-eliminacao-da-discriminacao-racial>. Acesso em: 10 out. 2018.

As desigualdades raciais, enquanto parte do problema das desigualdades sociais, demandam um conjunto de ações no nível de políticas públicas com vistas à sua superação. Considerando este tema e os dados apresentados no texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q948075 | Geografia, Vestibular Primeiro Semestre, IF Goiano, INEP, 2018

“A restrição formal de direitos da cidadania de africanos e seus descendentes no Brasil só terminou com a proclamação da República e a promulgação da Constituição de 1891. Mas, como disse em 1823 o [...] futuro marquês de Olinda, ‘a palavra cidadão não induz igualdade de direitos’. A igualdade de direitos entre cidadãos ainda se faz esperar. ”
GRINBERG, Keila; MATTOS, Hebe. Código Penal Escravista e Estado. In: GOMES, Flávio; SCHWARCZ, Lilia M. Dicionário da Escravidão e Liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Cia da Letras, 2018. p. 168.

O texto enfatiza que a igualdade de direitos entre brancos e negros ainda não se constituiu. Tal situação se deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q948074 | Inglês, Vestibular Primeiro Semestre, IF Goiano, INEP, 2018

The cartoon (Text 2) expresses the man’s desire to be taken as fast as possible to a street called “13 de Maio de 1888”. Based on the information conveyed by the cartoon, prejudice against black people underlies some elements, such as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q939628 | Biologia, Drogas, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

A venezuelana Jacqueline Saburido tinha apenas 20 anos quando uma batida de trânsito mudou sua história. O carro em que voltava para casa foi atingido de frente por um motorista bêbado e pegou fogo. O acidente foi registrado nos Estados Unidos. Sentada no banco do passageiro, ela nunca mais reconheceria o próprio rosto. Ela sofreu queimaduras de terceiro grau em mais de 60% do corpo. Jacqui, como era conhecida, morreu na semana passada aos 40 anos, em decorrência de um câncer. Sua voz e suas marcas viraram símbolos da luta contra a mistura de álcool e direção em vários países.
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/quem-era-jacqui-saburido-simbolo-da-luta-contra-alcool-e-direcao-apos-perder-o-rosto-emacidente,6d0a7dd89f68c3ff286ccedebcbf7d7fu24aynxw.html. Acesso em: 25 abr. 2019.
Com relação aos efeitos do álcool no organismo, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q948077 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Vestibular Primeiro Semestre, IF Goiano, INEP, 2018

“[...] Medida de grande relevância, que é um dos pontos fundamentais do atual programa governamental, é a extensão dos benefícios da legislação trabalhista ao trabalhador rural, principalmente no que diz respeito à assistência médico-social, moradia e educação dos filhos, salário mínimo, direito à indenização e estabilidade no emprego [...]”
VARGAS, Getúlio. Discurso de 1º de Maio de 1951. D’ARAÚJO, M.C. (Org.). Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. p. 681. Série Perfis parlamentares, n. 62. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2018.

A respeito da formação do mercado de trabalho no Brasil, a legislação trabalhista a que o texto se refere, representou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.