Questões de Concursos IF MT

Resolva questões de IF MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1071741 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“Dos poderes humanos o maior deles é aquele que é composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento de uma só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos os seus poderes na dependência de sua vontade.” Leviatã, Thomas Hobbes (1588-1679)

Na filosofia política de Thomas Hobbes, percebe-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1073577 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

“Em comparação com Portugal, a evolução do pensamento filosófico no Brasil Colônia se fez de maneira bastante lenta na sua fase inicial, e de maneira muito mais rápida e radical na sua fase final. Isso foi assim porque na Colônia as novidades chegavam muito depois de terem sido conhecidas ou implantadas na Metrópole, e, além disso, a resistência à divulgação ou implantação delas por parte da administração lusitana era maior no Brasil do que em Portugal. As coisas melhoraram um pouco durante o Ciclo do Ouro, no século XVIII, quando surgiu na região das Minas Gerais uma sociedade mais arejada do que a do engenho de açúcar no Nordeste. Mas os avanços filosóficos introduzidos foram muito modestos e acabaram sendo contrabalançados não só pela crise educacional resultante da expulsão dos jesuítas em 1759, mas também pela fracassada reforma pedagógica que aqui se tentou implantar depois disso. Essa situação de atraso foi subitamente rompida – e de maneira absolutamente radical – pela transferência da Corte ao Brasil”.

(MARGUTTI, P. História da Filosofia do Brasil. O período colonial (1500-1822). São Paulo: Loyola, 2013, p. 355)

Considerando o texto acima e as características da filosofia brasileira no período colonial apontadas por Paulo Margutti, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1071735 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Por que, segundo Aristóteles, devemos afirmar que o homem é um animal político?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1071737 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Sobre a filosofia medieval, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1073573 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

“Imagine a multiplicidade dos jogos de linguagem por meio destes exemplos e outros:

Comandar, e agir segundo comandos –

Descrever um objeto conforme a aparência ou conforme medidas –

Produzir um objeto segundo uma descrição (desenho) –

Relatar um acontecimento –

Conjecturar sobre o acontecimento –

Expor uma hipótese e prová-Ia –

Apresentar os resultados de um experimento por meio de tabelas e diagramas –

Inventar uma história; ler –

Representar teatro –

Cantar uma cantiga de roda –

Resolver enigmas –

Fazer uma anedota; contar –

Resolver um exemplo de cálculo aplicado –

Traduzir de uma língua para outra –

Pedir, agradecer, maldizer, saudar, orar.

– É interessante comparar a multiplicidade das ferramentas da linguagem e seus modos de emprego, a multiplicidade das espécies de palavras e de frases com aquilo que os lógicos disseram sobre a estrutura da linguagem.”

(WITTGENSTEIN, L.. Investigações filosóficas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 35 - 36)


Considerando o trecho acima e a concepção de linguagem na obra citada, assinale a afirmativa INCORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1073574 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

O livro O ensino de filosofia como problema filosófico (2009), de Alejandro Cerletti, apresenta a ideia de que o ensino de filosofia é indissociável da própria filosofia, expressando uma mudança de perspectiva nasreflexões sobre o ensino filosófico. A obra obteve grande repercussão no Brasil, tornando-se um texto de referência para a área. A respeito da investigação sobre o ensino de filosofia realizada por Cerletti, analise as afirmativas.

I - O ensino de filosofia é filosófico na medida em que cria um espaço para o filosofar independente da história da filosofia.

II - O ensino de filosofia está isento de opções teóricas por parte do professor, uma vez que se pauta pela transmissão da tradição filosófica consolidada.

III - O ensino de filosofia deve constituir-se na exposição e verificação do conteúdo.

IV - O ensino de filosofia envolve duas dimensões entrelaçadas, a repetição e a criação.

V - O ensino de filosofia implica questionamentos conceituais, e não apenas pedagógicos.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1073578 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

O filósofo argentino Enrique Dussel (1934-2023), um dos expoentes da filosofia da libertação, questiona as dimensões eurocêntricas presentes na história e na filosofia. Com relação à crítica de Dussel ao eurocentrismo, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O helenocentrismo é um dos componentes da visão ideológica da história da filosofia.

( ) O discurso filosófico crítico sobre as origens da modernidade deve incluir a filosofia elaborada na península ibérica e na América Latina nos séculos XVI e XVII.

( ) A transmodernidade, como projeto filosófico crítico ao eurocentrismo, implica a negação de todos os elementos da modernidade.

( ) O eurocentrismo confunde universalidade abstrata com mundialidade concreta hegemonizada pela Europa.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1073576 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

O filósofo marxista Antonio Gramsci (1891-1937) apresenta nos Cadernos do Cárcere (que foram publicados a partir de 1948) uma série de apontamentos a respeito da noção de intelectual, das categorias de intelectuais e de suas funções na sociedade. Sobre o pensamento de Gramsci acerca dos intelectuais, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1073579 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Karl Popper (1902-1994) é um dos principais filosófos da ciência do século XX. Em seus estudos, discutiu sobre a lógica e a metodologia da ciência, o princípio de indução e os critérios para a caracterização das teorias científicas. Considerando a concepção de Karl Popper sobre a pesquisa científica, analise as afirmativas.

I - O conhecimento científico é produzido por meio do método indutivo.

II - As hipóteses científicas derivam de fatos observáveis.

III - Enunciados científicos são sempre provisórios.

IV - A ciência é o domínio de conhecimentos falseáveis.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1073581 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

A chamada Escola de Frankfurt, representada por pensadores como Theodor Adorno (1903-1969), Max Horkheimer (1895-1973), Erich Fromm (1900-1980) e Hebert Marcuse (1898-1979), apresentou um conjunto fundamental de reflexões sobre a noção de esclarecimento, a política, a personalidade autoritária e a indústria cultural. Com relação às características da Escola de Frankfurt e de seus principais representantes, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1081229 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Edital n 81, IF MT, IF MT, 2024

De acordo com a Lei Federal nº 10.098/2000, as vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existentes, assim como as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos, deverão ser adaptados, obedecendo-se a uma ordem de prioridade que vise à maior eficiência das modificações, no sentido de promover mais ampla acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Para tanto, do total de brinquedos e equipamentos de lazer existentes nestes locais, parte deles devem ser adaptados e identificados, tanto quanto tecnicamente possível, para possibilitar sua utilização pelas pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, no percentual mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.