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Questões de Concursos IF PE

Resolva questões de IF PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q932356 | Física, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

A seguir, são exemplificados dois fenômenos ondulatórios.
I. Quando uma ambulância com a sirene ligada se aproxima ou se afasta de um observador, nota-se uma mudança na frequência percebida por ele. Quando a ambulância se aproxima do observador, o som é mais agudo e, quando se afasta, mais grave.
II. É possível ouvir um som emitido de um lado de um muro, mesmo estando do outro lado.

Podemos afirmar que os fenômenos descritos em I e II são, respectivamente,

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122Q932601 | Química, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

O rótulo de uma determinada água mineral apresenta uma lista relativamente extensa de sais dissolvidos e também de características físico-químicas como: pH, temperatura da água na fonte, condutividade elétrica e resíduo de evaporação. Uma água mineral com pH 6,29 a 25ºC apresenta a concentração de alguns sais em mg/L: cloreto de sódio (NaCl) 1,17; bicarbonato de sódio (NaHCO3) 1,68; nitrato de sódio (NaNO3) 1,7 e sulfato de cálcio(CaSO4)1,36. Com relação aos aspectos observados, assinale a alternativa CORRETA em relação à referida água mineral. Dados: massa molar (g/mol) Na = 23, Cl = 35,5, H = 1, C = 12, O = 16, Ca = 40 e S = 32.
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123Q932203 | Biologia, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

Um determinado organismo X possui parede celular constituída por peptoglicano e, em seu citoplasma, a única organela responsável pela síntese de proteínas são os ribossomos. O organismo Y possui, em seu citoplasma, uma organela denominada vacúolo contrátil responsável pelo seu equilíbrio osmótico. Por fim, o organismo Z possui o corpo formado por hifas. Esses organismos pertencem aos seguintes reinos, respectivamente:
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124Q691064 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.
TEXTO 1 
(1) Uma instituição centenária e, ao mesmo tempo, inovadora. Duas expressões que traduzem o perfil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), cujas origens remontam ao ano de 1909, quando foi criada a Escola de Artífices do estado, e ao surgimento das escolas agrotécnicas federais ao longo da primeira metade o século XX. Hoje, essa tradição secular é ressignificada numa proposta pedagógica que está à frente do seu tempo.
(2) No IFPE, as atividades de ensino estão diretamente associadas à pesquisa e à extensão. O envolvimento com trabalhos científicos é incentivado desde as etapas iniciais através de bolsas, programas e eventos acadêmicos. Os pesquisadores são amparados por uma ampla e moderna infraestrutura de salas e laboratórios especializados com equipamentos de última geração. Os últimos anos têm sido dedicados, especialmente, ao fomento de pesquisa aplicada e de novas tecnologias. Produtos desenvolvidos por docentes e estudantes do IFPE são, atualmente, patenteados e absorvidos pelo mercado, contribuindo para avanços nas mais diversas áreas.
(3) Os projetos de extensão, por sua vez, cumprem o papel de fazer com que o conhecimento ultrapasse, de fato, os muros da instituição. São ações que realizam uma intervenção direta na comunidade, socializando saberes, experiências e, sobretudo, permitindo trocas. A cultura do empreendedorismo, da inovação e da economia criativa são dimensões que também pautam toda a comunidade escolar e acadêmica. No IFPE, o estudante ainda encontra um ambiente propício para a prática de atividades esportivas e o envolvimento com atividades artísticas e culturais, elementos também intrínsecos à formação profissional e à cidadã.
(4) É graças a essa atuação pluricurricular, sistêmica e conectada às demandas do mercado e da sociedade que o IFPE, hoje, tem um papel estratégico nas cidades onde os campi estão instalados e no cenário socioeconômico de Pernambuco. No litoral sul, atua fortemente na qualificação da mão de obra que atende ao porto de Suape e suas empresas. No lado norte, contribui para o abastecimento das indústrias automobilística e fármaco-química com a mão de obra local, permitindo que os moradores da região aproveitem a oportunidade gerada pela chegada desses empreendimentos aos seus municípios.
(5) No Agreste, Sertão e Zona da Mata, é mantido o olhar especial à agricultura e à pecuária, sempre pautado pela sustentabilidade, mas a isso se junta um novo foco voltado aos novos arranjos produtivos e às transformações sociais vivenciadas por essas localidades. Em 2014, a terceira fase da expansão do IFPE permitiu o desembarque em mais seis municípios da Região Metropolitana (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão, Olinda e Paulista), além de Palmares, na Mata Sul, formando uma rede de suporte à região com o maior PIB do estado.
(6) Ao longo de sua história, o IFPE se consolidou como um espaço ofertante de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Uma casa de educação que contribui diretamente com o desenvolvimento econômico local, mas sobretudo para a formação e inclusão de milhões de cidadãos. Uma instituição sólida, eficiente, renomada, em permanente estado de expansão e evolução.
Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 18 jun. 2019. Adaptado. 
A criação dos Institutos Federais, entre os quais o IFPE, contribuiu para a oferta de educação pública gratuita e de qualidade para a sociedade. Sobre algumas características dessa instituição centenária e inovadora, depreendidas do TEXTO 1, assinale a alternativa CORRETA.
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125Q681886 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

O refeitório do Campus Barreiros do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) recebeu uma quantidade de 720 potes de manteiga, 540 potes de margarina e 420 potes de requeijão. Eles devem ser acondicionados em caixas, de modo que cada caixa contenha o maior número de potes possível, sem misturar potes de diferentes produtos e de forma que não sobre nenhum pote. Nessas condições, quantas caixas serão formadas ao todo?
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126Q688826 | Administração Geral, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Em mais de um século de trajetória, a Rede Federal de Ensino Profissional (das Escolas de Aprendizes de Artífices, 1909, até a criação dos Institutos Federais, 2008) sofreu adequações dentro de sua estrutura com o objetivo de atingir sua missão e visão, tendo como tríade o ensino, a pesquisa e a extensão. Diante de tal cenário e tendo em vista um novo desenho de organograma organizacional dentro das estruturas citadas acima, em um desenho de organograma institucional devem constar as seguintes informações:
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127Q932189 | Biologia, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

A composição genética de uma população pode ser conhecida calculando-se as frequências de alelos e as frequências de genótipos nessa população, o que poderá ser realizado a partir do Teorema de HardyWeinberg. Esse teorema só é válido para populações infinitamente grandes, com cruzamentos ao acaso (panmítica) e isenta de fatores evolutivos, como mutação, seleção natural e migrações. Em uma determinada população que apresenta equilíbrio de acordo com Hardy-Weinberg, a frequência de um alelo autossômico recessivo para um determinado locus é de 0,4. Portanto, a frequência dos heterozigotos para este locus será
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128Q167152 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, IF PE, IF PE

Dadas as premissas: ? Todo músico é inteligente.
? Nenhum engenheiro é músico.
? Existem engenheiros que são surfistas.
Pode?se concluir que, necessariamente:

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129Q693053 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

As Orientações Gerais para Elaboração de Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura (IFPE, 2017) norteiam a construção ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) dessa modalidade. São indicações para a construção e reconstrução dos PPCs contidas nesse documento:
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130Q244050 | Raciocínio Lógico, Técnico Secretariado, IF PE, IF PE

Um cereal é transportado em um caminhão em sacas de 45 kg. Se a capacidade do caminhão é de 4000 kg, quantas viagens são necessárias para se transportarem 5500 sacas?

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131Q433071 | Direito Constitucional, Auditor, IF PE, IFPE

Conforme previsto na Constituição do Brasil, os Limites mínimos das receitas de impostos e transferências a serem aplicados com a manutenção e desenvolvimento da Educação e na Saúde nos municípios é
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132Q931677 | Português, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 5
Briga à toa – Jorge de Altinho
Se você quer voltar pra mim
Tem que me dizer agora
Meu amor, vamos embora
Pois quem ama, não demora
A gente perde tempo à toa
Não tem briga boa, bom mesmo é amar
Você sofrendo, me querendo
E eu aqui roendo, doido pra voltar
Não adianta mais fingir
Que não dá mais pra ir na mesma direção
É bom a gente se entender
Pra depois não sofrer com a separação
Disponível: < https://www.letras.mus.br/jorge-de-altinho/briga-a-toa/>. Acesso em: 10 maio. 2017.

O poema e a música apresentam algumas características em comum: o ritmo, a musicalidade e, sobretudo, a estruturação em versos. Já no texto em prosa, a pontuação tem fundamental importância, uma vez que ela é imprescindível para representar pausas na fala, entonações, dúvidas, emoções etc. A música “Briga à toa”, de Jorge de Altinho, por exemplo, caso fosse transformada em um texto em prosa, necessitaria de algumas adequações na pontuação. Com base nessas informações, analise as afirmativas a respeito da pontuação do TEXTO 5.
I. Seria necessária uma vírgula entre os dois primeiros versos, “Se você quer voltar pra mim / Tem que me dizer agora”, um vez que o primeiro verso é uma oração subordinada adverbial anteposta à principal.
II. A vírgula, em “Meu amor, vamos embora”, deveria ser mantida, pois está isolando um vocativo, ou seja, um chamamento “Meu amor”.
III.Na escrita em prosa, no trecho “Meu amor, vamos embora / Pois quem ama, não demora”, seria mantida a vírgula antes de “não demora”.
IV.Em “Não adianta mais fingir / Que não dá mais pra ir na mesma direção”, haveria a necessidade de uma vírgula antes do segundo verso, pois se trata de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
V. No final do segundo verso “Meu amor, vamos embora”, poderia haver um sinal de exclamação para denotar toda emoção na súplica que está sendo feita pelo eu-lírico.

Estão CORRETAS apenas as proposições

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133Q684912 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

A Assessoria Pedagógica (ASPE) é um setor, no âmbito dos campi do IFPE, que está vinculado à Direção de Ensino e tem como objetivos planejar, orientar e avaliar processos pedagógicos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos técnicos e superiores da instituição. De acordo com a Organização Acadêmica Institucional, a ASPE tem atuação nos processos pedagógicos de
I. reintegração de estudantes. II. regime domiciliar. III. transferência de estudantes oriundos de outros Institutos Federais de Educação. IV. aproveitamento de estudos equivalentes. V. visitas técnicas.
Estão CORRETAS, apenas,
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134Q689580 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

De acordo com o Código de Ética da Administração Pública Federal, em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo Poder Público, deverá ser criada uma Comissão de Ética encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor. Nos termos desse Código,
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135Q608646 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IF PE, IFPE

“É a descrição das características dos documentos que formam as coleções das bibliotecas e bases de dados”(MEY, 2003). Esse processo da Biblioteconomia é denominado de
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136Q607379 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IF PE, IFPE

“Constitui a base do modelo de organização bibliográfica que predominou a partir da década de 70, tendo sido sistematizada em congresso organizado pela UNESCO com a colaboração da IFLA. Tem enfoque na bibliografia nacional, que é considerada instrumento-chave”. As informações se tratam do conceito de
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137Q608746 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IF PE, IFPE

Após a conclusão da descrição bibliográfica, o bibliotecário procede à segunda etapa da catalogação, que é a determinação dos pontos de acesso. Estes se dividem em principal e secundário.

Acerca dos pontos de acesso, escolha a alternativa CORRETA.

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138Q693850 | Ética na Administração Pública, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Considere uma situação hipotética: determinado servidor público federal costumeiramente falta ao serviço e, muitas vezes, chega atrasado ao trabalho. Como sua atividade está ligada ao atendimento ao usuário, muitas pessoas já relataram insatisfação com o serviço recebido no setor em que ele trabalha, em função da demora para o início do atendimento e da lentidão com que as solicitações são atendidas. De acordo com o Código de Ética da Administração Pública Federal e tendo em vista a conduta relatada, o servidor está infringido o dever de
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139Q694356 | Legislação Federal, Assistente em Administração, IF PE, IF PE, 2019

Um servidor, ocupante de cargo de professor na área de Gestão e Negócios no âmbito da Administração Pública Federal, solicitou licença de 30 dias para realizar um curso na área de empreendedorismo em outro estado. Considerando-se o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, é CORRETO afirmar que
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140Q685812 | Legislação Federal, Técnico em Assuntos Educacionais, IF PE, IF PE, 2019

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, tem o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB). De acordo com a legislação, é CORRETO afirmar que
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