Questões de Concursos IF PI

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241Q1071080 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

A lógica, segundo Hegel, apresenta três aspectos. Cada um deles é responsável por um tipo de operação que, apesar do filósofo descrevê-los separadamente, podem se dar em um mesmo processo. Esses três aspectos da lógica são:
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242Q1071079 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Leia o trecho a seguir:
“O que levou Kant a elaborar toda a prospectiva do criticismo foram as observações céticas de Hume, que, levando às últimas consequências a abordagem empirista, demonstrou a inconsistência das noções de espaço e de tempo, reduzindo-as a fruto de um simples hábito. Kant quis resolver esse desafio considerando o espaço e o tempo como duas formas sintéticas a priori da percepção.” (NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005, p. 328).
Qual das alternativas a seguir traz a concepção kantiana de espaço e tempo?
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243Q1071081 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

A respeito da filosofi a em sua origem, julgue as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - Havia, em torno a Protágoras, filósofos de inclinação matemática cujas investigações tomaram um rumo bem diverso. Uma receita, antes de nomear seus ingredientes, deve conter uma porção de números — tantos gramas disto, tantos litros daquilo. Os pitagóricos tinham mais interesse nos números da receita do mundo do que nos próprios ingredientes. Eles supunham, diz Aristóteles, que os elementos dos números eram os elementos de todas as coisas, e que o universo inteiro era uma escala musical.
II - Os primeiros filósofos, que viviam na área costeira da Grécia, na Ásia Menor, concentraram-se na causa material: eles buscavam os ingredientes fundamentais do mundo em que vivemos. Tales e os que o sucederam propuseram a seguinte questão: Em um nível fundamental, seria o mundo feito de água, ar, fogo, terra ou de uma combinação de todas essas causas?
III - Os milésios não são, portanto, físicos de fato, mas também não são construtores de mitos. Eles não abandonaram os mitos, mas estão se distanciando deles. (...) eles são especuladores, e em suas especulações se misturam elementos de filosofia, ciência e religião, em uma rica e borbulbante poção.
IV - Tudo o que existe, tudo o que possa ser pensado não é para Heráclito senão o Ser. O Ser é um e indivisível, não possui começo ou fim e não está sujeito ao câmbio do tempo.
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244Q1071087 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Texto associado.
Texto I

“(...) concebo umas particularidades referentes aos números, às figuras, aos movimentos e a outras coisas semelhantes, cuja verdade se revela com tanta evidência e se acorda tão bem com minha natureza que, quando começo a descobri-las, não me parece que aprendo algo de novo, mas, antes, que me recordo de algo que já sabia anteriormente, isto é, que percebo coisas que estavam já no meu espírito, embora eu ainda não tivesse voltado meu pensamento para elas.

E o que, aqui, estimo mais considerável é que eu encontro em mim uma infinidade de ideias de certas coisas que não podem ser consideradas um puro nada, embora talvez elas não tenham nenhuma existência fora do meu pensamento, e que não são fingidas por mim, conquanto esteja em minha liberdade pensá-las ou não pensá-las; mas elas possuem suas naturezas verdadeiras e imutáveis.”

(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.98-97)

Texto II

“Consiste numa opinião estabelecida entre alguns homens que o entendimento comporta certos princípios inatos, certas noções primárias (...). Seria sufi ciente para convencer os leitores, sem preconceito da falsidade desta hipótese, se pudesse apenas mostrar como os homens, simplesmente pelo uso de suas faculdades naturais, podem adquirir todo conhecimento que possuem, sem ajuda de quaisquer impressões inatas, e podem alcançar a certeza, sem quaisquer destas noções ou princípios originais.”

(LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2.ed. São Paulo: Brasil Cultural, 1978. p.145. (Coleção Os pensadores)
Na história da filosofia, muitos filósofos, de Platão à Gadamer e Marcuse, ocuparam-se com reflexões sobre a arte. Sobre essas reflexões e concepções, podemos AFIRMAR que:
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245Q1071780 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IF PI, IF PI

Na tentativa de empreender uma ruptura ou “corte epistemológico” com toda filosofia, as ciências humanas procuraram estabelecer uma revolução, criando um método próprio de investigação que se aproximasse o quanto possível do ideal de cientificidade. (Texto adaptado de JAPIASSU, H. Nascimento e morte das ciências humanas.) Diante desse enunciado, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

I - Émile Durkheim foi um dos principais defensores dessa revolução ao recomendar que os “fatos ou fenômenos sociais” fossem tratados como coisas.

II - A estatística é um dos usos metodológicos mais empregados pelas ciências humanas, por ser empírico, infalível e irrefutável.

III - A grande vantagem do método estatístico nas ciências humanas é que ele dispensa as interpretações históricas e culturais.

IV - Sem considerar os métodos de caráter interpretativos e compreensivos as ciências humanas caem na armadilha do mito da cientificidade.

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246Q1071778 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF PI, IF PI

No desafio de defender as artes da estética negativa de Platão, a teoria da arte de Aristóteles é considerada um contraponto do que seu mestre Platão afirmou. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

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247Q1080619 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Desenho Básico, IF PI, IF PI

Considerando-se um estacionamento com capacidade para 880 vagas, considerando o disposto no Decreto n° 5.296/2004 e a Lei Federal no 10.741/2003, é correto afirmar que o número mínimo de vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência e por pessoas idosas, devam ser, respectivamente:

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