Analise o trecho a seguir, retirado de “A Razão na História”, de Hegel (2004):
“O único pensamento que a filosofia traz para o tratamento da história é o conceito simples de Razão,
que é a lei do mundo e, portanto, na história do mundo as coisas aconteceram racionalmente. Essa
convicção e percepção é uma pressuposição da história como tal; na própria filosofia a pressuposição
não existe. A filosofia demonstrou através de sua reflexão especulativa que a Razão – esta palavra
poderá ser aceita aqui sem maior exame da sua relação com Deus – é ao mesmo tempo substância e
poder infinito, que ela é em si o material infinito de toda vida natural e espiritual e também é a forma
infinita, a realização de si como conteúdo. Ela é substância, ou seja, é através dela e nela que toda a
realidade tem o seu ser e a sua subsistência. Ela é poder infinito, pois a Razão não é tão impotente
para produzir apenas o ideal, a intenção, permanecendo em uma existência fora da realidade – sabese lá onde – como algo característico nas cabeças de umas poucas pessoas. Ela é o conteúdo infinito
de toda a essência e verdade, pois não exige, como o faz a atividade finita, a condição de materiais
externos, de meios fornecidos de onde extrair-se o alimento e os objetos de sua atividade; ela supre
seu próprio alimento e sua própria referência. E ela é forma infinita, pois apenas em sua imagem e
por ordem sua os fenômenos surgem e começam a viver. É a sua própria base de existência e meta
final absoluta e realiza esta meta a partir da potencialidade para a realidade, da fonte interior para a
aparência exterior, não apenas no universal natural, mas também no espiritual, na história do mundo.
Que esta Ideia ou Razão seja o Verdadeiro Poder Eterno e Absoluto e que apenas ela e nada mais,
sua glória e majestade, manifeste-se no mundo – como já dissemos, isto já foi provado em filosofia e
aqui está sendo pressuposto como demonstrado”.
Com base no trecho acima e nos conhecimentos sobre a filosofia da história em Hegel, analise as
assertivas abaixo:
I. Hegel entende que a Razão é a substância, forma e conteúdo de tudo que é real, manifestando-se no tempo por meio do processo histórico.
II. A história do mundo é racional apenas quando guiada por princípios morais universais, sendo
irracional quando determinada por interesses particulares ou conflitos.
III. Para Hegel, a história deve ser compreendida como a manifestação progressiva da liberdade do
Espírito, sendo a filosofia capaz de apreender racionalmente esse desenvolvimento necessário.
IV. Os acontecimentos históricos, ainda que pareçam caóticos, fazem parte da manifestação
necessária do Espírito no tempo.
V. Hegel rejeita qualquer abordagem que pretenda aplicar a reflexão racional à história, pois
considera que isso comprometeria a fidelidade aos dados empíricos.
Quais estão corretas?
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