Início

Questões de Concursos IF Sul MG

Resolva questões de IF Sul MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q950974 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

MINERADORA NORUEGUESA TINHA 'DUTO CLANDESTINO'

PARA LANÇAR REJEITOS EM NASCENTES AMAZÔNICAS

A gigante norueguesa produtora de alumínio “Hydro” usou uma "tubulação clandestina de lançamento de efluentes não tratados" em um conjunto de nascentes do Rio Muripi, aponta um laudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde. Segundo o especialista, "a população usa estas águas para recreação, consumo e captura de peixes", o que poderia levar a contaminação também para o solo e o organismo dos moradores.

Ricardo Senra - BBC Brasil em Washington 23 fevereiro 2018 - Adaptado Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43162472>.

Nesta situação, considerando-se os componentes de uma cadeia alimentar, espera-se encontrar maiores níveis de contaminação no (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q1079333 | Informática, Hardware, Informática, IF Sul MG, FUNDATEC, 2025

Durante a manutenção de um servidor, foi sugerida a substituição de seu HDD por um SSD, com a intenção de melhorar o desempenho do sistema. Com base nas características de um SSD, analise as seguintes assertivas:
I. Os SSDs tem desempenho superior aos HDDs porque seu tempo de busca é 0 (zero).
II. Trepidações e movimentos não afetam o SSD, visto que ele não tem peças móveis.
III. A célula de memória flash, componente fundamental do SSD, é volátil, necessitando de alimentação constante para armazenar o padrão binário.
IV. A cabeça de leitura e gravação de um SSD é única, ao contrário dos HDDs, que têm várias em decorrência do número de discos no dispositivo.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q896805 | Enfermagem, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o cuidado culturalmente pertinente, analise as assertivas abaixo:

I. Um olhar estereotipado sobre pessoas que pertencem ao mesmo grupo cultural ou étnico é um dos critérios que contribui para o atendimento individualizado.
II. Apesar de uma crescente aceitação de gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros (LGBT), entre outros, na sociedade como um todo, há uma consideração mínima dos desafios e necessidades desses indivíduos quando chegam ao final da vida.
III. A eficiência no atendimento pode ser bastante influenciada pela primeira impressão do enfermeiro. Esses profissionais têm que refletir sobre sentimentos ou atitudes pessoais capazes de afetar a relação enfermeiro-paciente ou transmitir uma atitude preconceituosa.
IV. Segregar pessoas de idade avançada das mais jovens colabora para que elas percebam as semelhanças entre as faixas etárias, possibilitando uma melhor compreensão a respeito dos idosos e aumentando as oportunidades de conhecerem, de forma realista, o processo de envelhecimento.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q896869 | Nutrição, Fatores intrínsecos e extrínsecos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A capacidade de sobrevivência ou de multiplicação dos microrganismos que estão presentes em um alimento depende de uma série de fatores. Entre eles, estão aqueles relacionados às características próprias do alimento (fatores intrínsecos) e aqueles relacionados ao ambiente em que o alimento se encontra (fatores extrínsecos). Em relação a esses fatores, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q946205 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

O processo de fermentação é utilizado para a fabricação de pães, produção de vinhos e cervejas. O fermento biológico e as leveduras são fungos! Inicialmente a fermentação foi observada no fungo Saccharomyces e, posteriormente, verificou-se que mamíferos também podiam realizar esse processo, inclusive o ser humano. Assinale a alternativa INCORRETA referente à fermentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q950976 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A dipirona (C13H16N3O4SNa) é um medicamento muito utilizado para aliviar a dor e para baixar a febre. Ana ao observar que seu filho João de 3 anos estava com febre, por indicação médica, diluiu 10 gotas do medicamento de concentração 500 mg/mL em água e deu ao seu filho. Qual a quantidade de moléculas de dipirona ingeridas por João?

Dados: 1mL = 20 gotas; Constante de Avogrado = 6x1023 moléculas/mol C=12g/mol; O=16g/mol; N=14g/mol; S=32g/mol; H=1g/mol; Na=23g/mol.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q950970 | Biologia, Evolução biológica, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Agnaldo é um fazendeiro. Certo dia, Agnaldo vendeu 50 vacas, 100 porcos e 300 galinhas por R$ 153.050,00. No mesmo dia, Agnaldo vendeu 100 vacas, 50 porcos e 120 galinhas por R$ 244.240,00. Sendo constante o preço de cada animal, na próxima venda de Agnaldo, no qual ele venderá 50 vacas, 250 porcos e 780 galinhas, o preço a ser cobrado será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q950979 | Física, Calorimetria, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Um certo dia, registrou-se na cidade de Muzambinho os seguintes valores de temperaturas: 13 °C e 28 °C. Essa variação de temperatura na escala Fahrenheit é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q946209 | Física, Calorimetria, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Um pássaro típico, por exemplo, um beija-flor, quando em voo, para cada 1 g de gordura oxidada devido ao voo, libera, aproximadamente, 4 x 104 J de energia. Considerando-se que, em média, a eficiência muscular dessas aves é de 25%, qual será a quantidade de gordura consumida pelo beija-flor ao voar durante 1 min com uma potência mínima de 0,7 W?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q896804 | Enfermagem, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Historicamente, as sociedades percebem os idosos de formas diferenciadas. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada período histórico e/ou referência à respectiva percepção em relação aos idosos.

Coluna 1
1. China antiga: Confúcio.
2. Egito antigo.
3. Grécia antiga: Platão.
4. Grécia antiga: Aristóteles.
5. Período Medieval.
Coluna 2

( ) Havia uma correlação direta entre a idade de um indivíduo e o grau de respeito devido a ele.
( ) As pessoas temiam envelhecer e experimentavam uma infinidade de poções e providências para manter a juventude.
( ) Negava aos idosos qualquer papel em assuntos governamentais.
( ) Promoveu os idosos como os melhores líderes da sociedade.
( ) Deu margem a posições radicalizadas quanto à superioridade dos mais jovens, manifestada na rebeldia de filhos contra pais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q896853 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre as etapas de fabricação de pães, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q950971 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A ILHA DO LITORAL DE SÃO PAULO COM A SEGUNDA MAIOR

CONCENTRAÇÃO DE COBRAS DO PLANETA

A ilha da Queimada Grande, conhecida como ilha das cobras, é habitada quase que exclusivamente por uma espécie de cobra, a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis). Segundo o pesquisador e especialista em animais peçonhentos Vidal Haddad Júnior, o isolamento e as condições geográficas da ilha lentamente modificaram as características das cobras em relação às jararacas continentais, criando a nova espécie. "Sua cauda adquiriu capacidade preensil (de se agarrar a algo) e a dentição ganhou um aspecto mais curvo, para prender as aves mais facilmente e não soltá-las enquanto o veneno age". "Para subir em árvores, sua pele se tornou mais elástica do que a de suas parentes do continente", explica Otávio Marques, pesquisador e diretor do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan.

Evanildo da Silveira BBC Brasil (adaptado) 24 fevereiro 2018

Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/geral-43115867> .

A forma como o texto apresenta as modificações ocorridas no animal aplica-se à teoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q950982 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Observe o texto abaixo:

A vida de aprendiz era dura. [...] Dormiam num quarto sujo e gelado, levantavam-se antes do amanhecer, saíam para executar tarefas o dia inteiro, tentando furtar-se aos insultos do patrão (mestre) e nada recebiam para comer, a não ser sobras. Achavam a comida especificamente mortificante. Em vez de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na cozinha. Pior ainda, o cozinheiro vendia, secretamente, as sobras, e dava aos rapazes comida de gato – velhos pedaços de carne podre que não conseguiam tragar e, então, passavam para os gatos, que os recusavam”.

DARNTON, R. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa”. Rio de Janeiro, 1986. p. 103-104.

Desde o final da Idade Média, o artesanato passou a conviver com outro modelo de produção, o sistema doméstico. Neste sistema surge a figura do intermediário entre o artesão e o mercado. Considerando a leitura do texto de Darnton e seus conhecimentos sobre o processo de transição do trabalho doméstico para a fábrica, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q896873 | Nutrição, Fatores intrínsecos e extrínsecos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre um determinado gênero de bactérias, analise as características abaixo:

• Bactérias Gram-negativas aeróbias estritas. • Necessitam de 15% de sal para sua multiplicação. • São bastante frequentes em alimentos salgados, como pescados e carnes. • Crescem produzindo uma limosidade de odor extremamente desagradável e de coloração vermelha devido ao pigmento que produzem (bactorrubeína).

As características acima definem o gênero de bactérias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q896875 | Nutrição, Fatores intrínsecos e extrínsecos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Quanto à eutrofização dos corpos d’água, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q946187 | Português, Coesão e coerência, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Texto associado.
A questão se refere ao texto I.

Texto I
Autismo

Ludwig Wittgenstein, gênio da filosofia, começou a falar só aos 4 anos. Estudou com tutores particulares em sua casa, em Viena, até os 14 anos. Sem conseguir passar no vestibulinho do colegial, foi parar em 1903 na escola técnica de Linz (a mesma de Adolf Hitler, de quem não foi colega, pois o futuro ditador estava dois anos atrasado nos estudos). Mas ele simplesmente não se interessava pelos colegas. A solidão e a dislexia fizeram dele um perfeito alvo de bullying. “Nunca consegui expressar metade do que queria. Na verdade, não mais que um décimo”, contou em suas memórias.

Assim foi o jovem Wittgenstein. Mas sua excentricidade e o fato de ter revolucionado a filosofia no século 20 não são uma contradição, segundo o professor Michael Fitzgerald, do Trinity College, em Dublin. O psiquiatra vê em sua biografia sintomas que caracterizam a síndrome de Asperger – um tipo de autismo que, aliado a um intelecto avantajado, pode ser a base da genialidade.

Todo autista se foca obsessivamente em interesses muito específicos, tem comportamentos repetitivos e não se interessa em interagir com outras pessoas. Mas, enquanto a imagem mais comum é a da criança ensimesmada balançando para a frente e para trás, o espectro do autismo vai desde o atraso mental até o desenvolvimento linguístico e cognitivo completo – caso da síndrome de Asperger. Quem tem essa síndrome não se interessa em dividir experiências e emoções, tem padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento e de interesses e não abre mão de sua rotina. Isso torna o convívio difícil – mas pode ter um efeito colateral inesperado.

“Muitas características da síndrome de Asperger aumentam a criatividade”, escreve Fitzgerald em Autism and Creativity (Autismo e Criatividade). “Pessoas assim têm uma capacidade extraordinária para focar-se em um tópico por um longo período – dias, sem interrupção nem mesmo para as refeições. Não desistem diante de obstáculos.” E não é apenas a concentração. A forma como entendem o mundo é diferente. Quando veem uma coisa, apreendem o detalhe para então sistematizar como funciona o geral – enquanto a maioria das pessoas apreende o geral para depois se afunilar em detalhes. Isso é um enorme ponto positivo para engenheiros, físicos, matemáticos, músicos.

Não que não haja um lado negativo. Portadores da síndrome de Asperger também têm dificuldade em aceitar e adotar regras sociais. Por isso, muitas vezes parecem ter personalidade infantil. Quando entrou para a faculdade de engenharia, Wittgenstein se fascinou pela obra Os Princípios da Matemática, de Bertrand Russell. Em 1911, mudou-se para a Universidade de Cambridge para estudar com Russell. Nos primeiros dias, chegava à sala do mestre à noite e seguia até a manhãzinha desdobrando suas ideias como que em um monólogo. Em 1926, quando terminou a defesa oral de sua tese de doutorado, deu um tapinha nos ombros dos examinadores. “Não se preocupem. Eu sei que vocês nunca conseguirão entender”, disse. Wittgenstein começou então a dar aulas. Em seus seminários, era como se não houvesse uma audiência. Lutava com seus pensamentos e volta e meia caía em silêncios que nenhum estudante ousava interromper. Qualquer comentário que considerasse estúpido era retrucado brutalmente.

Para escrever Investigações Filosóficas, sua maior obra, ficou isolado numa cabana na Irlanda. Certa vez, o caseiro, que o havia visto conversando, perguntou-lhe se tivera uma boa companhia. A resposta foi: “Sim, falei muito com um ótimo amigo – eu mesmo”. Numa carta a Bertrand Russell, escreveu: “Estar sozinho me faz um bem infinito, e não acho que agora poderia suportar a vida entre pessoas”. O único grande prazer social do filósofo era discutir seus interesses – lógica, linguística e música. O mundo real pouco lhe importava.

HORTA, Maurício. “O lado bom das coisas ruins”, Superinteressante, São Paulo, nº 302, março 2012. Disponível em: https:// super.abril.com.br/comportamento/o-lado-bom-das-coisas-ruins/. Acesso em: 23 set.2018.
O texto Autismo faz parte da matéria “O lado bom das coisas ruins”, a qual apresenta aspectos positivos relacionados a síndromes, doenças e comportamentos considerados negativos. No texto em questão, Marcos Horta, retoma certos aspectos da vida de Wittgenstein para defender esse posicionamento. Assinale a alternativa na qual há um argumento presente no texto para sustentar o ponto de vista defendido pelo autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q946198 | Matemática, Áreas e Perímetros, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

As referências dos pronomes its e which, destacados no 3º parágrafo, são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q896871 | Nutrição, Microrganismos de importância nos alimentos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Os processos de fermentação podem ser classificados em diferentes grupos, de acordo com o tipo de produto formado. A via fermentativa utilizada pela maioria das bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae e que forma como produtos os ácidos lático, acético, succínico e fórmico é denominada fermentação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.