Questões de Concursos IF Sul MG

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121Q896873 | Nutrição, Fatores intrínsecos e extrínsecos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre um determinado gênero de bactérias, analise as características abaixo:

• Bactérias Gram-negativas aeróbias estritas. • Necessitam de 15% de sal para sua multiplicação. • São bastante frequentes em alimentos salgados, como pescados e carnes. • Crescem produzindo uma limosidade de odor extremamente desagradável e de coloração vermelha devido ao pigmento que produzem (bactorrubeína).

As características acima definem o gênero de bactérias:
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122Q950963 | Inglês, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A referência da palavra “them” em "Headlight technology has advanced considerably in recent years, but while that may be better for the drivers of those particular vehicles, it is presenting an unwanted, new road safety risk for anyone driving towards them or even trying to pull out at a junction.” (6th paragraph) é:
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123Q946187 | Português, Coesão e coerência, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Texto associado.
A questão se refere ao texto I.

Texto I
Autismo

Ludwig Wittgenstein, gênio da filosofia, começou a falar só aos 4 anos. Estudou com tutores particulares em sua casa, em Viena, até os 14 anos. Sem conseguir passar no vestibulinho do colegial, foi parar em 1903 na escola técnica de Linz (a mesma de Adolf Hitler, de quem não foi colega, pois o futuro ditador estava dois anos atrasado nos estudos). Mas ele simplesmente não se interessava pelos colegas. A solidão e a dislexia fizeram dele um perfeito alvo de bullying. “Nunca consegui expressar metade do que queria. Na verdade, não mais que um décimo”, contou em suas memórias.

Assim foi o jovem Wittgenstein. Mas sua excentricidade e o fato de ter revolucionado a filosofia no século 20 não são uma contradição, segundo o professor Michael Fitzgerald, do Trinity College, em Dublin. O psiquiatra vê em sua biografia sintomas que caracterizam a síndrome de Asperger – um tipo de autismo que, aliado a um intelecto avantajado, pode ser a base da genialidade.

Todo autista se foca obsessivamente em interesses muito específicos, tem comportamentos repetitivos e não se interessa em interagir com outras pessoas. Mas, enquanto a imagem mais comum é a da criança ensimesmada balançando para a frente e para trás, o espectro do autismo vai desde o atraso mental até o desenvolvimento linguístico e cognitivo completo – caso da síndrome de Asperger. Quem tem essa síndrome não se interessa em dividir experiências e emoções, tem padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento e de interesses e não abre mão de sua rotina. Isso torna o convívio difícil – mas pode ter um efeito colateral inesperado.

“Muitas características da síndrome de Asperger aumentam a criatividade”, escreve Fitzgerald em Autism and Creativity (Autismo e Criatividade). “Pessoas assim têm uma capacidade extraordinária para focar-se em um tópico por um longo período – dias, sem interrupção nem mesmo para as refeições. Não desistem diante de obstáculos.” E não é apenas a concentração. A forma como entendem o mundo é diferente. Quando veem uma coisa, apreendem o detalhe para então sistematizar como funciona o geral – enquanto a maioria das pessoas apreende o geral para depois se afunilar em detalhes. Isso é um enorme ponto positivo para engenheiros, físicos, matemáticos, músicos.

Não que não haja um lado negativo. Portadores da síndrome de Asperger também têm dificuldade em aceitar e adotar regras sociais. Por isso, muitas vezes parecem ter personalidade infantil. Quando entrou para a faculdade de engenharia, Wittgenstein se fascinou pela obra Os Princípios da Matemática, de Bertrand Russell. Em 1911, mudou-se para a Universidade de Cambridge para estudar com Russell. Nos primeiros dias, chegava à sala do mestre à noite e seguia até a manhãzinha desdobrando suas ideias como que em um monólogo. Em 1926, quando terminou a defesa oral de sua tese de doutorado, deu um tapinha nos ombros dos examinadores. “Não se preocupem. Eu sei que vocês nunca conseguirão entender”, disse. Wittgenstein começou então a dar aulas. Em seus seminários, era como se não houvesse uma audiência. Lutava com seus pensamentos e volta e meia caía em silêncios que nenhum estudante ousava interromper. Qualquer comentário que considerasse estúpido era retrucado brutalmente.

Para escrever Investigações Filosóficas, sua maior obra, ficou isolado numa cabana na Irlanda. Certa vez, o caseiro, que o havia visto conversando, perguntou-lhe se tivera uma boa companhia. A resposta foi: “Sim, falei muito com um ótimo amigo – eu mesmo”. Numa carta a Bertrand Russell, escreveu: “Estar sozinho me faz um bem infinito, e não acho que agora poderia suportar a vida entre pessoas”. O único grande prazer social do filósofo era discutir seus interesses – lógica, linguística e música. O mundo real pouco lhe importava.

HORTA, Maurício. “O lado bom das coisas ruins”, Superinteressante, São Paulo, nº 302, março 2012. Disponível em: https:// super.abril.com.br/comportamento/o-lado-bom-das-coisas-ruins/. Acesso em: 23 set.2018.
O texto Autismo faz parte da matéria “O lado bom das coisas ruins”, a qual apresenta aspectos positivos relacionados a síndromes, doenças e comportamentos considerados negativos. No texto em questão, Marcos Horta, retoma certos aspectos da vida de Wittgenstein para defender esse posicionamento. Assinale a alternativa na qual há um argumento presente no texto para sustentar o ponto de vista defendido pelo autor:
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124Q946201 | Matemática, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Numa lanchonete, estavam dois amigos. Carlos comeu dois salgados e bebeu um refrigerante e a sua conta totalizou R$ 8,00. Bruno, o outro amigo, estava com muita fome e acabou comendo três salgados e bebendo dois refrigerantes. Nesse caso a sua conta ficou em R$14,00.
Realizando cálculos com esses dados é mais provável que:
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126Q950956 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Considerando a leitura integral do texto I, assinale a alternativa correta:
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127Q946191 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A questão se refere ao livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto:

Leia o trecho abaixo, retirado do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto:

“Cassi Jones de Azevedo era filho legítimo de Manuel Borges de Azevedo e Salustiana Baeta de Azevedo. O Jones é que ninguém sabia onde ele o fora buscar, mas usava-o, desde os vinte e um anos, talvez, conforme explicavam alguns, por achar bonito o apelido inglês.

Era bem misterioso esse seu violão; era um elixir ou talismã de amor. Fosse ele ou fosse o violão, fossem ambos conjuntamente, o certo é que, no seu ativo, o Senhor Cassi Jones, de tão pouca idade, relativamente, contava perto de dez desfloramentos e a sedução de muito maior número de mulheres casadas”

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. p.7

Nesse trecho, Cassi Jones é apresentado ao leitor por meio do narrador que antecipa a ausência de caráter do jovem moço. A construção do perfil desse “malandro dos subúrbios” dá-se, ao longo da narrativa, por meio de ações e comportamentos de Cassi Jones, tais como:

I – a sedução da jovem Clara dos Anjos, iniciada na festa de aniversário desta, e concretizada por meio da troca de cartas de amor, intermediada por Meneses.

II – a incapacidade para o exercício profissional, em virtude da ausência de conhecimento e da falta de dedicação do jovem.

III – a criação de galos de briga, para disputas e comercialização, como forma de obter algum dinheiro.

IV – a elaboração e execução de um plano para assassinar o seu opositor, padrinho de Clara, o Sr. Marramaque.

V – a prática de furtos de objetos de pouco valor, nos bondes do centro do Rio de Janeiro, a fim de vendê-los no comércio local.

VI – o rompimento das relações familiares, e o consequente isolamento, a fim de que pudesse viver o estilo de vida escolhido, sem dever satisfações aos seus.

Mostra-se INCOERENTE com a narrativa, o que se afirma em:

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128Q946211 | Atualidades, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A miopia é um defeito de visão apresentado por pessoas que possuem um globo ocular comprido demais ou uma córnea com uma curvatura exagerada. Com efeito, míopes não conseguem focalizar corretamente na retina imagens de objetos distantes. As lentes corretivas de miopia deverão proporcionar às pessoas que as utilizam a visualização de objetos impróprios. Dessa forma, para um objeto “situado no infinito”, as lentes deverão conjugar uma imagem virtual, posicionada no ponto remoto do olho (maior distância na qual um míope consegue enxergar nitidamente). Portanto, a lente de correção deverá ter distância focal (f) igual ao módulo da distância do ponto remoto do olho míope (|D|), isto é: f = |D|. Considere um olho míope no qual o ponto remoto está a 50 cm de distância. Qual será o tipo de lente (convergente ou divergente) e a sua vergência (V) que corrigirá essa miopia? Considere desprezível a distância entre a lente e o olho; define-se vergência de uma lente como sendo o inverso de sua distância focal.
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129Q896803 | Enfermagem, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

O termo “idade etária” é a resposta para qual pergunta?
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131Q896871 | Nutrição, Microrganismos de importância nos alimentos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Os processos de fermentação podem ser classificados em diferentes grupos, de acordo com o tipo de produto formado. A via fermentativa utilizada pela maioria das bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae e que forma como produtos os ácidos lático, acético, succínico e fórmico é denominada fermentação:
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132Q950958 | Português, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Entretanto, estamos aqui nos não tão distantes anos 1960, em uma Virgínia segregada e com poucos afro-americanos exercendo profissões que exigem um perfil lógico. Por isso mesmo, as vidas de Katherine, Dorothy e Mary foram triplamente difíceis justamente pela raça e gênero a que pertencem.”

No trecho acima, os termos grifados indicam relações semânticas de:

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133Q950964 | Raciocínio Lógico, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Celinho é o técnico do time de basquete de sua cidade. No seu time, os cinco titulares possuem altura média de 1,88 m. No campeonato que o time de Celinho vai disputar, os jogadores dos outros times têm, em média, 1,91 m. Para aumentar a altura média do seu time, Celinho tirou o jogador mais baixo do time, de altura de 1,79 m. Se quiser igualar à média de altura dos outros times, o jogador que entrará no time deverá ter altura igual a:
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134Q950965 | Matemática, Aritmética e Problemas, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Um restaurante pesquisou 50 pessoas sobre se aprovavam, ou não, o lançamento de dois pratos novos A e B. 20 pessoas aprovaram os dois pratos, 30 aprovaram o prato A e 40 aprovaram o prato B. Quantas pessoas não aprovaram nenhum dos pratos?
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135Q950977 | Química, Transformações Químicas, Segundo Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

As transformações químicas ocorrem todo o tempo ao nosso redor,por exemplo, é muito comum notarmos que materiais metálicos como cercas, portões, pregos, entre outros, ao ficarem expostos ao ambiente, acabam se deteriorando. Isso ocorre devido ao contato do elemento químico ferro (Fe) com átomos de oxigênio (O) presentes no ar atmosférico e na água. Podemos notar também que em regiões litorâneas esses materiais sofrem ainda mais danos devido à presença de sais e uma maior umidade. Esse fenômeno é conhecido como ferrugem e ocorre devido a uma reação de oxirredução.

Disponível em:<https://www.infoescola.com/quimica/ferrugem/>. Acesso em: 01/04/2018.

A equação global que representa a formação de ferrugem é descrita abaixo:

2Fe(s) + O2(g) + 2H2O(l) → 2Fe(OH)2(s)

De acordo com a equação química, podemos concluir que:

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136Q896964 | Engenharia de Software, Informática, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Conforme Sommerville (2019), analise a sentença abaixo:
Os testes fazem parte de um processo mais amplo de verificação e validação de software (V & V) (1ª parte). A validação de software é o processo de conferir se o software cumpre seus requisitos funcionais e não funcionais declarados (2ª parte). A verificação de software é um processo mais geral, cujo objetivo é assegurar que o software atenda às expectativas do cliente, e vai além da conferência da conformidade com a especificação, para demonstrar que o software faz o que se espera dele (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
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137Q684522 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

A questão se refere ao conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, de Conceição Evaristo.
Leia as afirmações abaixo sobre a estruturação do enredo do conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, de Conceição Evaristo.
I - a situação inicial do enredo caracteriza-se por uma cena cotidiana: Maria do Rosário, criança, encontra-se sentada à porta de sua casa junto com sua família. II - o contexto da vida pacata é quebrado pela chegada de um jipe, comandado por um casal de estrangeiros que se aproxima da família dos Santos e dos Reis e que, apesar da dificuldade linguística, consegue convencer os adultos a levar as crianças para um passeio no automóvel. III - o conflito se estabelece com a partida do casal, levando consigo, para outro país, duas crianças: Maria do Rosário e um dos seus irmãos, que, raptados, passarão anos de suas vidas junto aos raptores. IV - o clímax da história, como ponto alto da narrativa, ilustra-se pela angústia internalizada de Maria do Rosário a partir do momento em que toma consciência de que havia sido roubada dos seus. V - a vida apartada de sua origem desencadeia na protagonista o medo de constituir família e a necessidade de se deslocar rumo à cidade natal. VI - a resolução do conflito ocorre com a chegada da protagonista à cidade Flor de Mim, onde, finalmente, reencontra parte de sua família.
Mostra-se INCOERENTE com a narrativa o que se afirma em:

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138Q896875 | Nutrição, Fatores intrínsecos e extrínsecos, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Quanto à eutrofização dos corpos d’água, é INCORRETO afirmar que:
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139Q946190 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

De acordo com a entrevista, são exemplos da quebra de paradigma que envolve o negro na sociedade brasileira, EXCETO:
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140Q946215 | História, Primeiro Semestre, IF Sul MG, IF SUL MG, 2018

Na República Café-com-Leite, o poder político do coronel advinha, em grande parte da posse do latifúndio, controlando a vida de centenas de colonos, meeiros e posseiros. Transformava-se assim em protetor, juiz e compadre. No período das eleições, havia um sistema de controle dos votos, por intermédio do presidente da mesa eleitoral. Como ficou conhecida essa prática política?
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