Questões de Concursos IF Sul Rio Grandense

Resolva questões de IF Sul Rio Grandense comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1024325 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Área 06 e 24 Português Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Which of the following statements about teaching grammar in EFL using technology is INCORRECT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1024321 | Inglês, Substantivos e Compostos Nouns And Compounds, Área 06 e 24 Português Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Murphy (2007) posits that a morpheme represents the smallest meaningful unit in a language. It can be a full word or a part of a word, like a prefix or suffix, which changes its meaning.
Which of the following terms, related to medical terminology shows the use of a derivational morpheme to alter its word class from a verb to a noun?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1069859 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Um dos mais perenes problemas da filosofia é o assim chamado problema mente-corpo, que é o problema de entender a natureza dos estados mentais e a sua relação com fenômenos e eventos físicos. Em sua obra Filosofia – Textos Fundamentais Comentados (2010), Bonjour e Baker abordam uma série de teorias filosóficas sobre esse problema.

Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando cada teoria filosófica sobre esse problema com uma tese que, seguindo Bonjour e Baker, lhe é característica.

1. Dualismo. 2. Materialismo de identidade. 3. Behaviorismo lógico. 4. Funcionalismo. 5. Epifenomenalismo.

A. Toda atribuição mental é equivalente em significado a uma afirmação se-então (chamada condicional comportamental) que expressa uma disposição comportamental.
B. A mente e seus conteúdos são radicalmente não físicos, isto é, eles não são em si mesmos físicos, nem o produto lógico de nada físico, nem, exceto causal ou nomologicamente, dependente de nada físico.
C. O que determina o tipo psicológico ao qual um particular mental pertence é o papel causal do particular na vida mental do organismo.
D. As relações causais entre corpo e mente são apenas unidirecionais: enquanto os estados corporais podem afetar causalmente ou mesmo produzir inteiramente os estados mentais, estes não podem afetar causalmente os estados físicos.
E. Na medida em que uma afirmação sobre uma sensação é um relato de algo, esse algo é de fato um processo cerebral. Sensações nada são para além dos processos cerebrais.

Qual é a associação correta entre números e letras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1069856 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Habermas participou ativamente do grande debate do século XX sobre a modernidade e a pós-modernidade.
Sobre essa controvérsia, Habermas defende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1069844 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

O conceito de Capital Humano, pensado pelo grupo de estudos de Theodoro Shultz, deu origem à teoria do capital humano, que teve diversos desdobramentos na esfera educativa.
A compreensão da educação como capital humano denota uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1069841 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Segundo Pierre Hadot, "é sob a influência da personalidade e do ensinamento de Sócrates que Platão há de conferir, no Banquete, à palavra filósofo, e, portanto, também à palavra filosofia, um novo sentido”

HADOT, P. O que é Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, 1999. p. 69.

Qual é esse novo sentido a que se refere Hadot?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1069857 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Leia o texto abaixo.

Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra”

ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. p. 15.


Sobre essas três atividades delineadas por Hannah Arendt, associe os itens, utilizando os códigos a seguir:

I. Labor. II. Trabalho. III. Ação.

( ) Única atividade que se exerce diretamente entre os homens sem a mediação das coisas ou da matéria, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens, e não o Homem, vivem na Terra e habitam o mundo.
( ) É a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano, cujos crescimento espontâneo, metabolismo e eventual declínio têm a ver com as necessidades vitais produzidas e introduzidas pelo labor no processo da vida.
( ) É a atividade correspondente ao artificialismo da existência humana (…) produz um mundo artificial de coisas, nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. Dentro de suas fronteiras habita cada vida individual, embora esse mundo se destine a sobreviver e a transcender todas as vidas individuais.

A associação correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1022472 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Lawrence Zhang (In: RENANDYA & WIDODO, 2016) examines the process of reading. Considering it, mark T for True statements and F for False ones.

( ) Top-down processing refers to understanding a text or information by starting with smaller components, such as letters, words, and sounds, and building up to a broader understanding of the meaning.
( ) Bottom-up processing involves using prior knowledge, context, and expectations to make sense of the information.
( ) Critical reading involves actively engaging with a text or media in a way that goes beyond surface-level understanding. This process involves looking for implied meanings, questioning the purpose of the author, and assessing the credibility of the arguments.
( ) The concept of reading and literacy now includes digital forms, where understanding the internet and intertextuality is crucial. Digital texts often link to additional meanings on other websites and feature multimedia elements like sounds, images, and videos.

The correct sequence of True and False statements, from top to bottom, is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1069847 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Em sua obra O que é Utilitarismo, John Stuart Mill, ao abordar a concepção de felicidade utilitarista, conclui que “É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito, é melhor ser Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito”


in: BONJOUR, L; BAKER, A. Filosofia – Textos fundamentais comentados. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2010. p. 405.


Com essa conclusão, Mill procura ilustrar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1069848 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

A obra Fenomenologia do Espírito, de Hegel, caracteriza a libertação da autoconsciência em três momentos: estoicismo, ceticismo e consciência infeliz.
A etapa da consciência infeliz é caracterizada como a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1069852 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Arthur Schopenhauer desenvolve uma filosofia centrada no conceito de vontade e de representação.
Segundo o filósofo, a vida humana, por conta da vontade, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1069853 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Em Os Elementos da Filosofia Moral (2006), James Rachels define por subjetivismo ético a posição segundo a qual nossas opiniões morais expressariam apenas sentimentos ou emoções.
Sobre essa posição subjetivista, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1024323 | Inglês, Palavras Conectivas Connective Words, Área 06 e 24 Português Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

According to Swan (2005) connectors are used with different grammatical functions in texts.

Match the use of the connectors in the sentences with their function.

1. Provides further information.

2. Expresses an opinion.

3. Expresses a contrasting idea or concession.

A. "…outside of the African continent to report a case of the newer strain of mpox, according to the country's public health agency”. (Lines 10-11)

B. "… more than twice the number seen at this time last year but not as many as seen…”. (Lines 13-14)

C. “…the WHO can help more countries collaborate by sharing data, allocating resources and helping make vaccines more readily available”. (Lines 18-20)

The correct association between numbers and letters, from top to bottom, is:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1022473 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

According to Lawrence Zhang (In: RENANDYA & WIDODO, 2016), three key factors influence the success of reading: (1) the features of the text, (2) the traits of the reader, and (3) the social context. This applies to both first and second language contexts. With this information in mind, mark T for True statements and F for False ones.

( ) Text characteristic is an important variable which affects the reading process. Narrative and expository texts, for example, have very similar organizational structures and linguistic features.
( ) Different readers engage with the same text in varied ways due to their unique individual traits. Given these diverse factors, teachers should consider such differences when creating lesson plans for reading activities.
( ) Readers interpret meaning based on their cultural models and knowledge. While these sociocultural frameworks can enhance understanding if used effectively, they may also hinder comprehension if they distort the process.

The correct sequence of True and False statements, from top to bottom, is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1022475 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Studies on Needs Analysis have been conducted to investigate the needs of various learner groups in academic, professional, occupational, and survival contexts. In terms of teaching, needs analysis serves several distinct functions.
Which of the following is NOT a purpose of Needs Analysis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1069849 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

A Lógica é o ramo da filosofia que estuda princípios e métodos de inferência.
De acordo com Mortari, em sua obra Introdução à Lógica (2017), define-se um argumento válido como aquele em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1069850 | Filosofia, A Política, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Um conceito-chave do pensamento marxiano é o valor trabalho. Segundo esse conceito, o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de tempo de trabalho socialmente necessário para a sua produção.
Para formular o seu conceito de valor trabalho, Karl Marx partiu do/da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1022482 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Read the following excerpt about the Communicative Methodology:

“This redefinition of goals had a knock-on effect in terms of methodology: the focus on communicating messages – as opposed to rehearsing structural patterns – created the need for activities that encouraged some kind of meaningful exchange, as in informationgap tasks, and, in order to practice functional language, role plays and simulations became standard practice. And since communicative competence implies the capacity to communicate one’s meanings irrespective of formal accuracy, fluency was prioritized, reinforcing the trend towards incorporating less-controlled production activities within the PPP format. For similar reasons, the use of authentic reading and listening materials was promoted, and classroom procedures for minimizing the difficulties of these – such as the use of skimming and scanning strategies – became commonplace “

THORNBURY, 2011, p. 188-189. In: SIMPSON, J. (Ed.) The Routledge Handbook of Applied Linguistics. London: Routledge, 2011.


Which statement best exemplifies this methodology in language learning?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1069843 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Sócrates ocupa uma posição protagonista na história da filosofia. Ele é saudado como o inaugurador da primeira grande era da filosofia, e, em certa medida, da própria filosofia. No entanto, Sócrates nunca escreveu, e o que sabemos dele foram ideias e anedotas preservadas nas obras de seus admiradores, especialmente Platão.
Entre as ideias abaixo, qual delas NÃO é atribuída a Sócrates nos diálogos de Platão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1069851 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

O fundacionismo e o coerentismo são teorias rivais que buscam explicar no que consiste a justificação epistêmica de nossas crenças ou cognições. Com base na obra de Dutra, Introdução à Epistemologia (2010), relacione essas duas teorias (coluna A) com as teses que lhe são correspondentes (coluna B):

TEORIAS
A. Fundacionismo B. Coerentismo

TESES

( ) O conhecimento humano deve ser reformado como um barco enquanto navega.
( ) A justificação de qualquer crença consiste em um ajuste com um conjunto de crenças que fazem parte de um sistema.
( ) Nenhuma proposição é mais básica do que outra.
( ) É a teoria defendida por René Descartes.
( ) Sugere a visão de um mundo completo e hierarquizado.


A sequência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.