Questões de Concursos: IF Sul RioGrandense

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: IF Sul RioGrandense. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q948558 | Matemática, Áreas e Perímetros, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

.Para se fabricar 20 camisas iguais são necessários 30 metros de um certo tecido. Quantos metros do mesmo tecido serão necessários para fabricar 50 camisas iguais às citadas?

12 Q948583 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Considerando o sobrenome do autor do texto contido na prova de Língua Portuguesa deste processo seletivo, podemos afirmar que a probabilidade de escolhermos uma letra ao acaso do seu sobrenome e esta ser uma vogal é

13 Q948566 | História, Trinta anos de ouro expansão do socialismo 1945 1975, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

.Na década de 1920, o movimento político-militar, chamado de Tenentismo, objetivava realizar alterações na sociedade brasileira, sobretudo ao diminuir o poder das oligarquias e da corrupção eleitoral. Defendia o voto secreto e contou com a simpatia de alguns setores sociais em um período de crise da chamada República Velha.

Quais fatos históricos estão vinculados ao Tenentismo?

14 Q948581 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

A charge localizada na prova de português deste processo seletivo ilustra vassouras em diferentes posições. Analisando as posições dos cabos das vassouras e relacionando-as com funções de 1o grau (representação de um segmento de reta), afirma-se que, da esquerda para a direita,

15 Q948598 | Química, Glicídios, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Ao apagar-se a cal, conforme reação abaixo,
CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2 + 63,7 kJ
afirma-se que temos uma reação

16 Q948554 | Matemática, Regra de Três, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

As idades de um casal são caracterizadas por dois números naturais desconhecidos, x e y. A soma das idades desse casal é de 64 anos e a diferença das idades é de 2 anos.

Dessa forma, é correto afirmar que o produto das idades é

17 Q948570 | Geografia, Clima, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas do relevo”.
(MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio: Meio Natural e Espaço Geográfico (volume1) São Paulo: Saraiva, 2010. p. 30-31)

A essa massa continental, Wegener denominou de

18 Q948571 | Geografia, Solo, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“Ventos constantes da baixa troposfera que se dirigem das altas pressões subtropicais para as baixas pressões equatoriais, com a direção sudeste predominante no hemisfério Sul e nordeste no hemisfério Norte”.
(CONTI, José Bueno. Clima e Meio Ambiente – São Paulo: Atual, 1998. p. 82)

O texto faz referência aos ventos

19 Q948187 | Texto associado, Transformações Químicas, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.

A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.

Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.

O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.

Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.

É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.

Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.


Que mistura: as histórias curiosas da química.Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. Acesso em: 19 mar. 2

Avalie as afirmações abaixo.

I - “ clara possui água, gordura col st rol.” Isso significa qu a clara é uma mistura homogênea.

II - “Também t m muitas prot ínas qu mudam d forma quando aqu cidas. Elas s d s nrolam deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido branco qu conh c mos.” Essa mudança d comportamento deve-se às forças intermoleculares.

III - “O ovo também t m bolhas d ar para qu o filhot com c a r spirar.” omo o ar atmosférico é composto, aproximadamente, de 20% de gás oxigênio e 80% de gás nitrogênio, os filhotes aproveitam o oxigênio da mistura gasosa para se manterem vivos.

IV - O cozimento dos ovos é um processo endotérmico.

V - Se adiciona o limão na água de cozimento do ovo para deixá-la ácida.

Assinale a alternativa correta.

20 Q948592 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Oxigenadas Cetona, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
O ácido fosfórico apresenta fórmula molecular H3PO4. Nesse composto, o elemento fósforo apresenta qual número de oxidação?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.