Questões de Concursos: IF Sul RioGrandense

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: IF Sul RioGrandense. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q948560 | História, Medievalidade Europeia, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“O Império Persa foi o mais extenso dos Impérios Orientais [século V a.C.]. Dos povos conquistados exigiam pesados impostos, mas respeitavam a sua cultura. Era governado por uma monarquia absoluta teocrática e possuía quatro capitais: Susa, Persépolis, Babilônia e Ecbátana. O comércio foi a atividade mais importante do Império. Por ele passavam rotas de caravanas comerciais, ligando a Índia e a China ao Mar Mediterrâneo. O comércio impulsionou a indústria de tecidos de luxo, mosaicos e tapetes de rara beleza.”
(ORDOÑEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio. História – Coleção Horizontes. São Paulo: IBEP. Sd. p. 58)

Ainda sobre a expansão do, Império Persa afirma-se que

32 Q948567 | História, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

Em março de 1985, assumiu o governo, na União Soviética, o dirigente Mikhail Gorbatchev. Tinha como objetivo realizar reformas de ordem política e econômica. Para dinamizar essas mudanças, foi (foram) implantada (s) a

33 Q948586 | Matemática, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Analisando os conteúdos nos quais os alunos possuem maiores dificuldades de aprendizagem em uma escola com 500 alunos, percebeu-se que: 208 têm dificuldades de aprendizagem em matemática; 198, em português; 154, em física; 62, em matemática e física; 38, em português e física; 52, em matemática e português e 20 têm dificuldades nas três disciplinas.
Por esse viés, o número de alunos que não tem dificuldades em nenhuma dessas disciplinas é de

34 Q948591 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Texto associado.
Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
Capacitores são componentes eletrônicos que têm por função básica armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Em circuitos elétricos compostos apenas por capacitores, eles podem ser associados em série, em paralelo ou de forma mista.
Em relação às características desses tipos de associação, quando associados em série,

35 Q948559 | Matemática, Áreas e Perímetros, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

.Um objeto de decoração tem a forma de um pentágono regular, apresentando todas as suas diagonais. Sabe-se que cada diagonal foi pintada de uma cor diferente das demais. Então, qual é o número de cores diferentes que foram utilizadas na pintura de tais diagonais?

36 Q948573 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“Espécies vegetais naturais de regiões muito áridas. Sua adaptação nessas áreas se dá graças aos mecanismos que desenvolvem ao longo de seu crescimento, como raízes profundas, cascas grossas e folhas pequenas”.
(TAMDJIAN, James Onnig & MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p. 30)

O texto descreve as principais características da vegetação

37 Q948578 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

Analise as afirmativas a seguir e julgue-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) A substituição do verbo haver pelo verbo existir (linha 11) acarretaria obrigatoriamente a flexão plural deste último verbo. ( ) O verbo reduzir (linha 31) está conjugado na terceira pessoa do singular do tempo presente do modo subjuntivo. ( ) As aspas empregadas na linha 18 sinalizam que a expressão geração nem-nem foi utilizada em sentido irônico. ( ) O pronome demonstrativo presente na linha 34 retoma o PIB e o IDH do Brasil, mencionados anteriormente.
A sequência correta, de cima para baixo, é

38 Q948575 | Geografia, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“Aglomeração urbana inchada, fenômeno típico dos países subdesenvolvidos. Não oferece adequadas condições de vida aos seus moradores no tocante a serviços básicos e de infraestrutura, como saúde, educação, saneamento, iluminação, emprego [...]”.
(TAMDJIAN, James Onnig & MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p.37)

As características apresentadas definem o que se conhece por

39 Q948576 | Geografia, Sistemas agrícolas, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“Mede o valor comercial total anual dos bens e serviços produzidos em um país. É composto do consumo, do investimento bruto, das despesas governamentais em bens e serviços e das exportações líquidas [...] indica a atividade econômica de um país”.
(DURAND, Marie-Françoise. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 158)

O texto descreve o conceito de

40 Q948580 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Subsequente, IF Sul RioGrandense, INEP

No texto contido na prova de Língua Portuguesa, denominado “O acesso à Educação é o ponto de partida”, o autor discorre sobre o direito do acesso à educação. Nesse contexto, o número de anagramas distintos que podemos formar com o termo DIREITO é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.