Início

Questões de Concursos IF TO

Resolva questões de IF TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q190343 | , Administrador, IF TO, IF TO, 2019

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre a teoria da administração e seu aspecto enfatizado correspondente:


I. Ênfase nas tarefas.

II. Ênfase na estrutura organizacional.

III. Ênfase nas pessoas.

IV. Ênfase no ambiente.


( ) Teoria da Contingência, foco no ajustamento e na adaptabilidade da organização ao seu entorno.

( ) Teoria do Desenvolvimento Organizacional, nela a mudança organizacional é planejada, sua abordagem é de sistema aberto.

( ) Teoria da Burocracia, na qual se destaca a formalização das atividades organizacionais.

( ) Teoria da Administração Científica, em que há racionalização do trabalho no nível operacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q183996 | , Enfermeiro, IF TO, IF TO, 2019

O Diabetes melito é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis aumentados de glicose no sangue. Sobre essa doença marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q157993 | , Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, consideradas as respectivas emendas constitucionais, estabelece que o ensino será ministrado com base em determinados princípios, entre eles:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II. Gestão organizada com base na hierarquia e na disciplina do ensino público, na forma da lei;

III. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

IV. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

V. Garantia de padrão de qualidade, observados os índices dos países latino-americanos; e

VI. Piso salarial profissional estabelecido por região para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q186828 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Administrador, IF TO, IF TO, 2019

Acerca dos Atos administrativos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q182006 | Ética na Administração Pública, Decreto 1171 94, Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

Tomando por base o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, em especial a seção que trata dos principais deveres do servidor público, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q160375 | Informática, Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

Um usuário do LibreOffice Writer 5.2 abriu um documento de 20 páginas que contém a numeração de cada página no rodapé, e deseja que a numeração seja reiniciada a partir da 11ª página. Qual das opções abaixo poderia ser uma possível solução?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q183246 | , Enfermeiro, IF TO, IF TO, 2019

No tratamento de uma ferida, o paciente é perguntado sobre seu estado vacinal contra o tétano e, dependendo de suas vacinações prévias, recebe ou não uma dose de vacina antitetânica. Assinale a alternativa correta que identifica o princípio da Lei 8.080/1990 que é exemplificado nessa situação hipotética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q183795 | , Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

Acerca da resistência do concreto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q192563 | , Administrador, IF TO, IF TO, 2019

Analise as assertivas acerca de remuneração e benefícios:


I. Remuneração é uma das formas de recompensa ao trabalho de uma pessoa.

II. Benefícios são uma forma indireta de remuneração destinada a aprimorar a qualidade de vida profissional e pessoal dos funcionários.

III. Os benefícios fazem parte da remuneração, mas nem sempre são pagos em pecúnia.

IV. Salário é a parte fixa da remuneração, paga periodicamente em pecúnia.


Marque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q158917 | Ética na Administração Pública, Decreto 1171 94, Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

Nos termos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994, são regras deontológicas, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q187993 | , Administrador, IF TO, IF TO, 2019

Analise as assertivas:


I. Fluxograma vertical descreve a sequência de uma rotina por meio de linhas (que representam as diversas atividades necessárias para a execução da rotina) e de colunas (que representam os símbolos das tarefas ou operações, os funcionários envolvidos na rotina, o espaço percorrido para a execução e o tempo despendido).

II. Fluxograma horizontal usa, na maioria das vezes, os mesmos símbolos do fluxograma vertical. Ele permite comparar a distribuição de tarefas entre todos os envolvidos, o que possibilita uma melhor redistribuição do trabalho, se necessário.

III. Fluxograma de blocos baseia-se em uma sequência de símbolos encadeados entre si. Representa graficamente as entradas, operações e processos, saídas, conexões, decisões e arquivamentos que constituem um fluxo.

IV. Lista de verificação ou check-list é uma listagem de itens que devem ser obrigatoriamente considerados e verificados em uma determinada rotina de trabalho.


Marque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q184770 | , Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

A rede de distribuição é a unidade do sistema que conduz a água para os pontos de consumo, sendo esta constituída por um conjunto de tubulações e peças especiais dispostas convenientemente, a fim de garantir o abastecimento dos consumidores de forma contínua nas quantidades e pressões recomendadas. No que tange aos cuidados operacionais com a rede de distribuição, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q184842 | , Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

Entende-se como perda de carga a energia perdida pela unidade de peso do fluído quando este escoa. Trata-se da dissipação de energia de um ponto para outro sob a forma de calor. Esta é de suma importância na interpretação de inúmeros projetos de engenharia. As perdas de carga podem ser classificadas de duas formas: Perda por resistência ao longo dos condutos, ocasionada pelo movimento da água na própria tubulação; e Perdas locais, localizadas ou acidentais, provocadas pelas peças especiais e demais particularidades de uma instalação. No que diz respeito às perdas por resistência ao longo de condutos, qual alternativa não corresponde a uma característica da resistência ao escoamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q182541 | , Enfermeiro, IF TO, IF TO, 2019

No Brasil, os casos de suicídio são preocupantes. De 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência deste mal; em 2016 a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. Os dados indicam ainda que os casos de intoxicação exógena aumentaram nos últimos 10 anos: em 2007, 7.735 casos foram registrados, enquanto que em 2017 o número saltou para 36.279 notificações. Desta forma, é importante conhecer quais são os antídotos das substâncias mais comuns ingeridas nas intoxicações agudas. Analise as alternativas abaixo e marque os antídotos das seguintes substâncias: anestésicos locais, chumbo, benzodiazepínico, betabloqueador, bloqueador dos canais de cálcio, opioide, organofosforado, paracetamol, varfarina, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q159017 | , Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

De acordo com a Lei nº 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito, julgue os itens a seguir:

I. No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

II. Constitui ato de improbidade administrativa perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.

III. Os atos de improbidade praticados por servidor público municipal contra a administração não serão punidos pela respectiva legislação.

IV. O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q182379 | , Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

Julgue os itens e marque a alternativa correta:


I. Como filtro de barragem, o agregado tem que ser constituído de material não desagregável e de difícil solubilização.

II. Como pedra de revestimento, os agregados devem ter distribuição granulométrica adequada, evitando que as partículas do solo sejam carreadas através de seus vazios.

III. Como enrocamento, os agregados devem ter baixa alterabilidade, para suportar os ciclos de saturação e secagem, na zona de oscilação do nível d’água, evitando a desagregação e aumentando a durabilidade do enrocamento.

IV. Como lastro de ferrovia, os agregados devem apresentar minerais inalteráveis, para resistir ao intemperismo.

V. Ainda como lastro de ferrovia, os agregados devem ter alta resistência à compressão, para suportar o peso dos veículos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q187431 | , Administrador, IF TO, IF TO, 2019

Analise as afirmações acerca da motivação e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:


( ) A teoria da motivação desenvolvida por Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia. Essas necessidades são divididas em primárias: fisiológicas e de segurança; e secundárias: sociais, financeiras, de estima e de autorrealização.

( ) Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores que procura explicar o comportamento de trabalho. Esses fatores são classificados em: fatores higiênicos ou extrínsecos, que se referem às condições dentro das quais o indivíduo desempenha seu trabalho, e fatores motivacionais ou intrínsecos, que estão relacionados com o conteúdo do cargo ou com a natureza das tarefas.

( ) Para Vroom há três forças básicas que determinam a motivação para produzir: Expectativas, a relação entre produtividade e o alcance dos objetivos de produção; Recompensas, os objetivos indivíduais e a forma de atingi-los; e Relações entre expectativas e recompensas, capacidade percebida de influenciar o próprio nível de produtividade.

( ) As necessidades ou motivos não são estáticos, pelo contrário, são forças dinâmicas e persistentes que provocam comportamento.


A sequencia correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q182305 | Português, Enfermeiro, IF TO, IF TO, 2019

Texto associado.

Texto 1

Como ler os clássicos? 


§ 1º Em recente artigo para o jornal The New York Times, o novelista Brian Morton compara a leitura dos grandes escritores do passado a uma viagem no tempo, na qual o aventureiro deve mover-se com cautela, sem jamais tentar impor os seus costumes aos nativos de um longínquo período da história, cujas práticas não correspondem às nossas.

§ 2º Segundo o autor, isso não quer dizer que escritores antigos estejam imunes à crítica contemporânea, como se a autoridade do cânone em relação à crítica seguisse um critério de mérito por antiguidade, a partir do qual um texto deva ser protegido a qualquer custo — pelo simples fato de ter sobrevivido às mais diversas provas de resistência ao tempo.

§ 3º Ora, por mais antigo que seja, nenhum texto está isento de reinterpretações e críticas. Exemplo disso é o que nos propõe o estudioso Harold Bloom em “O Livro de J”, em que discorre sobre a possibilidade de alguns trechos do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia) terem sido compostos por uma mulher.

§ 4º Assim, Morton recomenda que a crítica não se antecipe ao bom exercício da leitura. Algo raro nos dias de hoje, em que muitas vezes se opta por boicotar certas obras antes mesmo de confrontá-las por méritos artísticos específicos e prováveis limitações de fundo ético. Exemplo disso são seus estudantes que evitam a leitura de Edith Wharton (autora de “A Casa da Alegria”) e Dostoiévski, sob o pretexto de que qualquer suspeita de antissemitismo deveria ser banida da literatura.

§ 5º Ao referir-se a esse problema, Morton argumenta que, embora a crescente oposição dos estudantes seja alimentada por uma genuína sede de justiça social, a sobrevivência dos clássicos em departamentos de literatura não seria motivada pela pulsão reacionária de velhos professores, mas pela necessidade de compreendermos o terreno em que a criatividade humana se manifesta em um dado contexto histórico e cultural.

§ 6º Não há dúvidas de que as grandes vozes literárias do passado tenham uma visão de mundo limitada por preconceitos de época. Dessa queixa nem mesmo o mais precavido dos nossos contemporâneos conseguiria se safar! Afinal, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche já declarava ser inevitável que todos os grandes espíritos estivessem ligados aos seus tempos por meio de algum preconceito.

§ 7º Mesmo assim, Morton ressalta que ainda temos muito a ganhar com a cuidadosa leitura desses textos que hoje são tidos por controversos. Segundo o autor, esse ganho se traduziria em um exercício de humildade a partir do qual o exame de um passado literário nos tornaria capazes de refletir sobre as limitações das práticas artísticas e dos costumes morais da nossa própria época.

§ 8º Em um diálogo de 2017 com o psicólogo Jordan Peterson, Camille Paglia faz uma observação complementar ao ressaltar que um texto não resiste ao tempo por imposição de uma elite cultural, mas por meio do seu constante uso pela tradição, enquanto referência à prática literária corrente. Ou seja, aquilo que nós consideramos grande arte é determinado pelas necessidades dos próprios artistas.

§ 9º Ao adotar-se o raciocínio de Paglia, chega-se à conclusão de que a permanência de autores como Homero e Shakespeare no cânone literário não seria consequência de uma conspiração do poder político e acadêmico para privilegiar determinados escritores em detrimento de outros. Isso decorre, portanto, da vitalidade das suas influências ao longo da história.

§ 10. Homero é um dos autores mais relevantes do cânone pelo fato de suas criações servirem de inspiração para escritores outros de épocas diversas. Desde os dramaturgos da antiga Grécia — como Ésquilo, que disse que suas peças não passavam de migalhas do banquete homérico — e Virgílio, o romano, até escritores modernos como o poeta e historiador britânico Robert Graves, autor de “A Filha de Homero”, e a escritora canadense Margaret Atwood com o seu “The Penelopiad”.

§ 11. Da mesma forma, Shakespeare teria influenciado outros escritores desde o seu advento, passando pelo teatro alemão do século 18 — por exemplo, tragédias históricas como “Götz von Berlichingen” e “Egmont” de Goethe — até o cinema japonês do século 20, em filmes do diretor Akira Kurosawa — tanto “Trono Manchado de Sangue” como “Ran”, cujos roteiros são adaptações dos dramas “Macbeth” e “Rei Lear”.

§ 12. Compreender essa teia de influências e associações é uma das tarefas mais difíceis do professor e crítico literário, cuja função mais ampla é a de oferecer ao público uma chave de leitura que seja simultaneamente plausível e criativa, sem que para isso tenha a necessidade de extrapolar os limites de uma obra — ora atribuindo ao texto características inexistentes, ora interpretações anacrônicas —, como se a própria obra e o seu contexto histórico não fossem capazes de despertar a fome literária do leitor.

§ 13. Desde o começo do meu doutorado, reflito sobre a melhor forma de ler e ensinar os clássicos da literatura alemã. Assim, durante o período em que me dedico aos alunos, como nas horas em que desenvolvo a minha tese, busco aplicar uma síntese das duas estratégias abordadas neste pequeno ensaio, quais sejam: a reconstrução de um contexto histórico específico na tentativa de emprestar uma ordem ao emaranhado de influências artísticas e filosóficas necessárias para o entendimento de autores como Goethe.

§ 14. Nesse afã, dedico a maior parte das minhas horas de estudo à versão de Goethe de “Ifigênia em Táuris”. Exercício em que procuro entender o contexto histórico de cada uma das versões dessa tragédia, ao mesmo tempo em que traço uma narrativa mais ampla sobre a recepção do texto original de Eurípides na Alemanha do século 18.

§ 15. Contudo, atento aos detalhes da versão de Goethe, que se distancia tanto do texto euripidiano como de outras versões da época, buscando ressaltar as qualidades morais atribuídas à protagonista, cujas atitudes revelam um importante questionamento sobre a relação entre gênero e autonomia na obra do escritor alemão.

§ 16. Goethe é um dos muitos autores clássicos arbitrariamente criticados pelas suas representações do feminino. No entanto, quanto mais tempo dedico ao estudo da sua obra, mais noto que determinadas críticas não fazem o menor sentido.

§ 17. Isso prova que, muitas vezes, a reputação de um escritor canônico entre os nossos contemporâneos apenas revela a inabilidade de nossa época em reconhecer os raros, porém eficientes, esforços do passado na promoção das liberdades que hoje consagramos.

§ 18. Não se trata de uma simples coincidência que Goethe tenha sido uma importante referência literária para a escritora George Eliot, autora de “Middlemarch”, ou que Elena Ferrante, na atualidade, tome uma citação de “Fausto” como a epígrafe de “A Amiga Genial”, o primeiro dos quatro volumes da ilustre série napolitana — uma espécie de “bildungsroman” (romance de formação ou amadurecimento) para os nossos tempos, sobre a busca de duas amigas por autoconhecimento e liberdade!

                             ALBURQUEQUE, Juliana de. Folha de S. Paulo, 26 mar. 2019. 

No texto 1, a oração “embora a crescente oposição dos estudantes seja alimentada por uma genuína sede de justiça” (§ 5º) apresenta, no período em que se insere, ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q158800 | , Assistente em Administração, IF TO, IF TO, 2019

O desenho departamental é o agrupamento, com base em um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondentes recursos em unidades organizacionais. Com base no assunto, a departamentalização que não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol, tendo em vista a sua característica de responsabilidade compartilhada, corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q232551 | , Psicólogo, IF TO, IF TO, 2019

No processo de crítica da racionalidade diagnóstica, que torna formas de sintoma e de mal-estar parte de um processo social de alienação e de mercantilização do sofrimento, o sistema diagnóstico desenvolvido pela APA tornou-se um objeto importante, na medida em que fixa e estabelece uma maneira de pensar e talvez induza um tipo de psicopatologia que não é necessário nem deveria ser pensado como hegemônico em termos de pesquisa, de financiamento em saúde mental ou de justificação clínica.

CHRISTIAN, Dunker. Questões entre a psicanálise e o DSM. Jornal de Psicanálise 47 (87), 79-107. 2014.


Acerca do Impacto Diagnóstico em Psicologia e Saúde Mental podem ser feitas as seguintes afirmativas, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.