Questões de Concursos IFC SC

Resolva questões de IFC SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q39100 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A televisão começou a se popularizar em meados da década de 1960, influenciando na música. Nesta época, a TV Record organizou o Festival de Música Popular Brasileira. Nestes festivais foram lançados: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q39120 | Pedagogia, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.
( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los. 

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q39110 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q39099 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, misturou-se em nossa terra, as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas europeias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q39101 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A contribuição africana para a música brasileira perpassa pela com a incorporação de seus instrumentos bastante característicos, eminentemente de percussão. As sonoridades destes instrumentos foram, a partir daí, largamente utilizadas na canção popular do Brasil, constituindo então uma das chaves da nossa música. Dentre estes instrumentos estão, por exemplo:

I. Berimbau.
II. Cuíca.
III. Reco-reco.
IV. Atabaques.

É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q39103 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A TV surgiu no Brasil em 1950. Dos meados ao final da década de 60, a TV obteve grande desenvolvimento através da canção popular brasileira, posta em evidência através dos grandes festivais da época. Nesse contexto, surgiram e foram amplamente divulgados novos talentos da MPB. Elis Regina, por exemplo, já tomava a dianteira de uma nova fase da bossa nova, inclusive ganhando o I Festival de MPB, televisionado pela extinta TV Excelsior. Mais tarde, Elis Regina comandou o programa de grande audiência da TV em sua época, O Fino da Bossa, ao lado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q39105 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Foi responsável pela até então inviável conciliação, na música brasileira, entre os conceitos de universalismo e regionalismo. Ainda mais, gerou grandes transformações na inibida cultura brasileira da época que, possuindo tradições relativamente novas, buscava caminhos pelos quais pudesse percorrer. O texto refere-se a (o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q39097 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

"A atividade musical realizada em casa, ou em qualquer ambiente que a pessoa esteja, proporciona fundamentos importantíssimos na formação do indivíduo e seguramente apresenta-se como excelente instrumento didático-pedagógico capaz de provocar grandes avanços em ambiente escolar" (CAMPBELL; DICKSON, 2000). Desde a antiguidade vários filósofos expressaram a importância da música para a educação. A observação que, "o ritmo e a harmonia penetram profundamente nos recessos da alma e lá se estabelecem, fazem surgir à graça do corpo e da mente que só pode ser encontrada em alguém educado da forma correta", foi feita por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q39098 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Sabemos que foi na Grécia antiga que a música se aproximou da educação de modo especial, segundo Brasil (1998), “era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia”. Podemos assim, destacar algumas funções desta arte, como:

I. Cognitiva.
II. Memorização.
III. Educativa.
IV. Percepção estética.

É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q39104 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Deixou um legado no qual encontramos um dos hinos do samba paulista, Trem das Onze, em que a cor local paulistana foi retratada de maneira tanto prosaica como poética. Nesta mesma época, surgiu o conjunto paulista até hoje presente, os Demônios da Garoa, que mantém viva a chama do samba de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q39108 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Após 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q39107 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q39102 | Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Suas composições foram marcadas pela vitalidade e malícia, fizeram grande sucesso entre as camadas nobres da sociedade portuguesa, pois o compositor, transferido para Portugal em 1763, figurou como compositor aclamado na corte portuguesa do século XVIII. Foi, por assim dizer, o primeiro compositor brasileiro a sair do anonimato. Este foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q39119 | Pedagogia, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes.

Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q39118 | Pedagogia, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q39109 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q39111 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

A pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q39113 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q39106 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q39114 | Educação Artística, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES

De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.