Questões de Concursos IFC SC

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41Q1071408 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Área Artes, IFC SC, FUNDATEC, 2023

O Teatro do Oprimido de Augusto Boal permite que o povo seja protagonista e transformador da arte dramática, tornando o espectador um sujeito ativo na ação teatral. Alguns dos elementos que compõem a “árvore” do teatro do oprimido são:
1. Teatro Jornal. 2. Teatro Fórum. 3. Teatro Imagem. 4. Teatro Fotográfico. 5. Teatro Debate.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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42Q1065834 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente de Administração, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Durante a segunda metade do século XIX, ainda na época do Estado Liberal, surgiram na Europa as primeiras ideias sobre o modelo da administração pública burocrática, como resposta à evolução das demandas da população sobre o Estado. Esse modelo enfatizava a busca por eficiência da gestão, além da clara separação entre o que é público e o que é privado, em contraponto ao modelo de administração predominante na época. No Brasil, o modelo Burocrático foi implementado na década de 1930, durante o mandato do presidente Getúlio Vargas. Assinale a alternativa correta sobre a Burocracia no Brasil.
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43Q1080233 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Para a autonomia da pessoa com deficiência (PCD), a acessibilidade é essencial para sua mobilidade. As leis prevendo a inclusão estabelecem normas e critérios pensando na garantia do direito de ir e vir da PCD. Sendo assim, faz-se necessário que edifícios públicos ou privados de uso coletivo tenham acessibilidade para PCDs ou pessoas com mobilidade reduzida. Dessa forma, a lei assegura que se deve observar alguns requisitos fundamentais de acessibilidade. São exemplos desses requisitos, EXCETO:
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44Q1080232 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Alunos, IFC SC, FUNDATEC, 2023

O jovem com deficiência muitas vezes é excluído dos espaços da sociedade por falta de acessibilidade nas políticas públicas. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação às maneiras com que se pode efetivar os direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) para coibir a sua exclusão.
( ) Depreciar as adaptações voltadas para cada especificidade. ( ) Garantir inclusão no ensino regular em todos os níveis e modalidades educacionais. ( ) Ofertas atendimento educacional especializado. ( ) Menosprezar as políticas públicas voltadas para esse fim.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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45Q1080235 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Assistente de Alunos, IFC SC, FUNDATEC, 2023

A Lei nº 13.146/2015, Estatuto da Pessoa com Deficiência, propõe o amparo legal dos direitos da pessoa com deficiência (PCD) e dispõe que o indivíduo pode e deve participar da vida pública e política. Assinale a alternativa correta em relação à ação do poder público para garantir à PCD a participação de seus direitos na vida pública e política.
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46Q1080236 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Alunos, IFC SC, FUNDATEC, 2023

Comumente ouvimos dizer que a acessibilidade para a pessoa com deficiência (PCD) é um meio primordial como garantia de oportunidade de ser incluída nos espaços onde convive com seus pares. Nota-se que a sociedade vem produzindo algumas ações e exigindo que a acessibilidade esteja presente na vida da PCD. Considera-se como como acessibilidade:
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47Q1080234 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente de Alunos, IFC SC, FUNDATEC, 2023

À pessoa com deficiência é assegurada atenção completa pelo SUS, garantindo acesso com igualdade em todo nível de complexidade. Nesse contexto, o atendimento a normas éticas e técnicas regulamentarão a atuação dos profissionais de saúde e contemplarão aspectos relacionados aos direitos e às especificidades da pessoa com deficiência, incluindo temas como sua dignidade e autonomia. Aos profissionais que prestam assistência à pessoa com deficiência, especialmente em serviços de habilitação e de reabilitação, deve ser garantida capacitação inicial e continuada para suas ações. Sobre as ações e os serviços de saúde pública para essas pessoas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência.


( ) Serviços de habilitação e de reabilitação sempre que necessários para qualquer tipo de deficiência, inclusive para a manutenção da melhor condição de saúde e qualidade de vida.


( ) Promoção de estratégias de capacitação permanente das equipes que atuam no SUS, em todos os níveis de atenção, no atendimento à pessoa com deficiência, bem como orientação a seus atendentes pessoais.


( ) Quando o funcionário que atua na habilitação e reabilitação não dispõe de meios e de estratégias para que a pessoa com deficiência (PCD) progrida, cabeao profissional orientá-la da suaincapacidade e impossibilidade de se desenvolver.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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