Questões de Concursos IFN MG

Resolva questões de IFN MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q39150 | Português, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A rara síndrome que faz homem pensar que está morto

— Bom dia, Martin. Como você está?
— Da mesma forma, eu suponho. Morto.
— O que te faz pensar que está morto?
— E você, doutor? O que te faz pensar que está vivo?
O médico é Paul Broks, neuropsicólogo clínico, que estuda a relação entre a mente, o corpo e o comportamento. O caso de Martin é muito raro, segundo Broks.
— Tenho certeza absoluta que estou vivo, pois estou sentado aqui, conversando com você. Estou respirando, posso ver coisas. Creio que você também faz o mesmo e, por isso, também tenho certeza que você está vivo.
— Não sinto nada. Nada disso é real.
— Você não se sente como antes, ou se sente um pouco deprimido, talvez?
— Nada disso. Não sinto absolutamente nada. Meu cérebro apodreceu, nada mais resta em mim. É hora de me enterrar.
O paciente realmente pensava estar morto ou era uma metáfora? “Ele, literalmente, achava que estava morto”, conta Broks.
— Mas você está pensando nisso. Se está pensando, deve estar vivo. Se não é você, quem estaria pensando?
— Não são pensamentos reais. São somente palavras.
Martin sofria da síndrome de Cotard – também conhecida como delírio de negação ou delírio niilista – uma doença mental que faz a pessoa crer que está morta, que não existe, que está se decompondo ou que perdeu sangue e órgãos internos. A doença mexe com nossa intuição mais básica: a consciência de que existimos.
Todos temos um forte sentido de identidade, uma pequena pessoa que parece viver em algum lugar atrás de nossos olhos e nos faz sentir esse “eu” que cada um de nós somos. O que acontece com Martin, agora que ele não tem esse “homenzinho” na cabeça? Agora que ele pensa que não existe? Há um filósofo que tem a resposta, segundo Broks.
“Descartes dizia que era possível que nosso corpo e nosso cérebro fossem ilusões, mas que não era possível duvidar de que temos uma mente e de que existimos, pois se estamos pensando, existimos”, diz o neuropsicólogo. O paradoxo aqui é que os pacientes de Cotard não conseguem entender o “eu”.
Adam Zeman, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acredita que o “eu” está representado em diversos lugares do cérebro. “Creio que está representado inúmeras vezes. Está em todas as partes e em nenhuma”, explica Zeman à BBC. Zeman esclarece que, entre essas representações, está a do corpo (o “eu” físico), o “eu” como sujeito de experiências, e nosso “eu” como entidade que se move no tempo e no espaço. “Estamos conscientes de nosso passado e podemos projetar nosso futuro. Então, temos o ‘eu’ corporal, o ‘eu’ subjetivo e o ‘eu’ temporal”, diz Zeman. “Isso é a consciência estendida, o ‘eu’ autobiográfico, o que nos leva ao caso de Graham, um outro paciente com síndrome de Cotard”, diz Broks.
“Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério”, lembra Zeman, que tratou do caso. “Mas estava convencido de que seu cérebro já não estava mais vivo. Quando o questionava, dava uma versão muito persuasiva de sua experiência”, acrescenta.
“Dizia que já não tinha mais necessidade de comer e beber. A maioria de nós alguma vez já se sentiu horrível e se expressou dizendo ‘estar morto’. Mas com Graham era como se ele tivesse sido invadido por essa metáfora”. A maneira como Graham descrevia sua experiência era tão intrigante que neurologistas decidiram observar como seu cérebro se comportava. Zeman estudou o caso com seu colega Steve Laureys, da Universidade de Liége, na Bélgica.
“Para nossa surpresa, o teste de ressonância mostrou que Graham estava dando uma descrição apropriada do estado de seu cérebro, pois a atividade era marcadamente baixa em várias áreas associadas com a experiência do ‘eu’”, conta Zeman. “Analisei exames durante 16 anos e nunca tinha visto um resultado tão anormal de alguém que se mantinha de pé e que se relacionava com outras pessoas. A atividade cerebral de Graham se assemelha a de alguém anestesiado ou dormindo. Ver esse padrão em alguém acordado, até onde sei, é algo muito raro”, completa Laureys. “Ele mesmo dizia que se sentia um morto-vivo. E que passava tempo em um cemitério, pois sentia que tinha mais em comum com os que estavam enterrados”, lembra Zeman.
“Se colocamos alguém em uma máquina de ressonância magnética e pedimos que relaxe, esses são os conjuntos de regiões cerebrais que permanecem mais ativos. São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”, completa. “Todas essas funções estão associadas ao ‘eu’.” 
No caso de Graham, essa rede não funcionava apropriadamente.
De certa maneira, ele estava morto.

JENKINS, Jolyon. A rara síndrome que faz homem pensar que está morto. Jul. 2016. BBC. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2016 (Adaptação)
Releia o trecho a seguir.
“‘Está em todas as partes e em nenhuma’ [...]”

Leia as definições a seguir, retiradas do Aurélio versão 7.0 – eletrônica, e assinale aquela pertinente a esse trecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q39147 | Português, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A rara síndrome que faz homem pensar que está morto

— Bom dia, Martin. Como você está?
— Da mesma forma, eu suponho. Morto.
— O que te faz pensar que está morto?
— E você, doutor? O que te faz pensar que está vivo?
O médico é Paul Broks, neuropsicólogo clínico, que estuda a relação entre a mente, o corpo e o comportamento. O caso de Martin é muito raro, segundo Broks.
— Tenho certeza absoluta que estou vivo, pois estou sentado aqui, conversando com você. Estou respirando, posso ver coisas. Creio que você também faz o mesmo e, por isso, também tenho certeza que você está vivo.
— Não sinto nada. Nada disso é real.
— Você não se sente como antes, ou se sente um pouco deprimido, talvez?
— Nada disso. Não sinto absolutamente nada. Meu cérebro apodreceu, nada mais resta em mim. É hora de me enterrar.
O paciente realmente pensava estar morto ou era uma metáfora? “Ele, literalmente, achava que estava morto”, conta Broks.
— Mas você está pensando nisso. Se está pensando, deve estar vivo. Se não é você, quem estaria pensando?
— Não são pensamentos reais. São somente palavras.
Martin sofria da síndrome de Cotard – também conhecida como delírio de negação ou delírio niilista – uma doença mental que faz a pessoa crer que está morta, que não existe, que está se decompondo ou que perdeu sangue e órgãos internos. A doença mexe com nossa intuição mais básica: a consciência de que existimos.
Todos temos um forte sentido de identidade, uma pequena pessoa que parece viver em algum lugar atrás de nossos olhos e nos faz sentir esse “eu” que cada um de nós somos. O que acontece com Martin, agora que ele não tem esse “homenzinho” na cabeça? Agora que ele pensa que não existe? Há um filósofo que tem a resposta, segundo Broks.
“Descartes dizia que era possível que nosso corpo e nosso cérebro fossem ilusões, mas que não era possível duvidar de que temos uma mente e de que existimos, pois se estamos pensando, existimos”, diz o neuropsicólogo. O paradoxo aqui é que os pacientes de Cotard não conseguem entender o “eu”.
Adam Zeman, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, acredita que o “eu” está representado em diversos lugares do cérebro. “Creio que está representado inúmeras vezes. Está em todas as partes e em nenhuma”, explica Zeman à BBC. Zeman esclarece que, entre essas representações, está a do corpo (o “eu” físico), o “eu” como sujeito de experiências, e nosso “eu” como entidade que se move no tempo e no espaço. “Estamos conscientes de nosso passado e podemos projetar nosso futuro. Então, temos o ‘eu’ corporal, o ‘eu’ subjetivo e o ‘eu’ temporal”, diz Zeman. “Isso é a consciência estendida, o ‘eu’ autobiográfico, o que nos leva ao caso de Graham, um outro paciente com síndrome de Cotard”, diz Broks.
“Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério”, lembra Zeman, que tratou do caso. “Mas estava convencido de que seu cérebro já não estava mais vivo. Quando o questionava, dava uma versão muito persuasiva de sua experiência”, acrescenta.
“Dizia que já não tinha mais necessidade de comer e beber. A maioria de nós alguma vez já se sentiu horrível e se expressou dizendo ‘estar morto’. Mas com Graham era como se ele tivesse sido invadido por essa metáfora”. A maneira como Graham descrevia sua experiência era tão intrigante que neurologistas decidiram observar como seu cérebro se comportava. Zeman estudou o caso com seu colega Steve Laureys, da Universidade de Liége, na Bélgica.
“Para nossa surpresa, o teste de ressonância mostrou que Graham estava dando uma descrição apropriada do estado de seu cérebro, pois a atividade era marcadamente baixa em várias áreas associadas com a experiência do ‘eu’”, conta Zeman. “Analisei exames durante 16 anos e nunca tinha visto um resultado tão anormal de alguém que se mantinha de pé e que se relacionava com outras pessoas. A atividade cerebral de Graham se assemelha a de alguém anestesiado ou dormindo. Ver esse padrão em alguém acordado, até onde sei, é algo muito raro”, completa Laureys. “Ele mesmo dizia que se sentia um morto-vivo. E que passava tempo em um cemitério, pois sentia que tinha mais em comum com os que estavam enterrados”, lembra Zeman.
“Se colocamos alguém em uma máquina de ressonância magnética e pedimos que relaxe, esses são os conjuntos de regiões cerebrais que permanecem mais ativos. São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”, completa. “Todas essas funções estão associadas ao ‘eu’.” 
No caso de Graham, essa rede não funcionava apropriadamente.
De certa maneira, ele estava morto.

JENKINS, Jolyon. A rara síndrome que faz homem pensar que está morto. Jul. 2016. BBC. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2016 (Adaptação)
Analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo seu médico, Martin realmente estava morto.
II. De acordo com Descartes, não há dúvida sobre a existência de uma pessoa desde que ela pense.
III. O “eu” autobiográfico é composto por outros “eus”.

De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q39162 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

De acordo com os dispositivos relativos à execução dos contratos administrativos, contidos na Lei Nº 8.666/1993, assinale a alternativa que apresenta corretamente os encargos pelos quais a Administração responde solidariamente com o contratado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q39164 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Analise a seguinte afirmativa, baseada nos dispositivos sobre competência contidos na Lei Nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal:

“Não podem ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.” 

Com base nessa análise, pode-se concluir que a afirmativa está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q165701 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFN MG, FUNDEP

Em seu processo evolutivo, as bibliotecas foram se diversificando em função do material

que compõe seu acervo.

Nesse aspecto, a biblioteca pública se caracteriza por reunir em seu acervo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q120358 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.

2015_07_02_5595764b0f134.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

2015_07_02_559576b909eb9.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Considerando os gêneros e as tipologias desses textos, verifica?se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q119600 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, IFN MG, FUNDEP

Leia este texto.

2015_07_02_55956709e7afc.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Esse anúncio foi produzido para comemorar o Dia Mundial da Propaganda.

Empregaram?se no modo imperativo os seguintes verbos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q39159 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Analise a situação hipotética a seguir.
Aprovado em concurso público, João tomou posse em cargo público da Administração Pública federal.
Considerando que a posse se deu de acordo com o que dispõe a Lei Nº 8.112/90, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q163492 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Auxiliar de Biblioteca, IFN MG, FUNDEP

Tom tem nacionalidade americana, porém naturalizou-se brasileiro.

Nessa condição, ele poderá ocupar qual cargo público?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q168176 | Arquivologia, Arquivamento e ordenação dos documentos, Auxiliar de Administração, IFN MG, FUNDEP

Considerando o conceito de protocolo, entendido como o conjunto de operações visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, assim, o acesso à informação, é INCORRETO afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q159649 | Administração Geral, Motivação, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Sobre a definição e as teorias que definem a motivação, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q120275 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.

2015_07_01_5594160eb2c7d.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

2015_07_01_5594164f587db.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Assinale a alternativa em que o termo destacado remete a um termo sem referência explícita, anteriormente, no texto 2.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q39166 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Analise estas afirmativas sobre o sistema de registro de preços, consoante dispositivos do Decreto Nº 7.892, de 23/01/2013, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da Lei Nº 8.666/1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei Nº 10.520/2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado.
( ) É permitido efetuar acréscimos nos quantitativos fixados pela ata de registro de preços, conforme previsto na Lei Nº 8.666/1993.
( ) O prazo de validade da ata de registro de preços não será superior a doze meses, incluídas eventuais prorrogações.
( ) Quando o edital previr o fornecimento de bens ou prestação de serviços em locais diferentes, é vedada a aceitação de proposta com preços diferenciados por região.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q39165 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Especificamente sobre a modalidade de licitação denominada pregão, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q39163 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

No que se refere ao Decreto Federal Nº 6.170, de 25 de julho de 2007, que dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse, e dá outras providências, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q163418 | Direito Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, IFN MG, FUNDEP

Considere as seguintes situações.

I. Servidor estadual efetivo e estável, Mário pretende deixar definitivamente o serviço

público para se dedicar a outra profissão, razão pela qual requer sua desvinculação

do cargo.

II. Tendo sido nomeada para cargo da Administração Pública Federal para o qual foi

aprovada em concurso público, Ana não entra em exercício do cargo no prazo

estabelecido.

Conforme o que prevê o Estatuto do Servidor Público da União, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q39161 | Direito Administrativo, Assistente em Administração, IFN MG, FUNDEP

Constituem casos para aplicação da penalidade de demissão, conforme dispositivos da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q120821 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.

2015_07_02_55955d1ab36d7.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

2015_07_02_55955d2735ab8.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

De acordo com o texto 2, os dois termos, no contexto, referem-se entre si, mantêm uma correspondência referencial em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q163560 | Direito Constitucional, Auxiliar de Biblioteca, IFN MG, FUNDEP

Considere as seguintes modalidades de penas

1? Banimento.

2? Multa.

3? Trabalhos forçados.

4? Prisão perpétua.

Segundo o que dispõe a Constituição da República, são vedadas no Brasil as penas do(s)

item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q119481 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, IFN MG, FUNDEP

Texto associado.

2015_07_01_559412bf2f576.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

2015_07_01_559412cd7b44b.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Os termos destacados nos enunciados do texto 1 exercem a função sintática de objeto direto, EXCETO em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.