Questões de Concursos IFN MG

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41Q165526 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFN MG, FUNDEP

Entre as questões que um catálogo de biblioteca deve responder, NÃO SE INCLUI

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42Q1069636 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Novos pensadores, a despeito de uma filosofia africana, as discussões acadêmicas sobre o assunto no campo da teoria do conhecimento e história da filosofia são ainda problemas a serem resolvidos pelos departamentos e faculdades de filosofia no Brasil. Contudo, princípios, conceitos, categorias, correntes de pensamentos e narrativas místicas têm ganhado repercussão no campo da ética, contrapondo-se ao colonialismo epistemológico, entremeado à ideia de filosofia advinda exclusivamente da Grécia. Nesse âmbito, Jean-Bosco Kakozi, pensador congolês, afirma que ubuntu, para Desmond Tutu, significa
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43Q1023843 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Língua Portuguesa Ingleasa, IFN MG, IV UFG, 2024

Spoken and written English do not have different grammars, but the shared English grammar is used differently on the two channels. For the benefit of those who want to acquire good, all-round communicative competence we will therefore indicate in this book many such differences in the use of English grammar. So,
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44Q1069626 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

O conceito de subordinação, contido na ideia de inferiorização de um povo, é fundamental para compreender a obra Pele Negra, Máscaras Brancas, sobretudo do ponto de vista de que, com o passar do tempo, ocorreu a consolidação das reproduções culturais dominantes, a começar do uso da linguagem até as formas de opressões distintamente econômicas, políticas e sociais, implicadas com a não aceitação da história e da identidade das pessoas negras como sujeitos de dignidade. Ao abordar relações entre colonialismo e racismo, Frantz Fanon rejeita extremismos, pois trata-se de
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45Q1069629 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“A modernidade é um mundo completo, fechado, endógeno, autorreferencial, autossuficiente e autossubsistente, que não precisa de colaboração e crítica de fora para dentro, e nem abre espaço para a participação por parte do outro da modernidade”.

DANNER, F.; DORRICO, J.; DANNER, L. F. Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak. Griot: Revista de Filosofia. Amargosa – BA, v. 19, n. 3, p. 76, outubro, 2019.


O excerto acima, com base no pensamento de Ailton Krenak, leva à afirmação de que o Ocidente é uma
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46Q1069627 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] “O fato de os ricos serem geralmente poucos e os pobres serem muitos faz com que estas duas partes pareçam seguimentos opostos entre as existentes na cidade, e faz igualmente que a predominância das pretensões de uma ou de outra determine as formas de governo, a ponto de se pensar que há apenas duas formas”.

ARISTÓTELES, Livro IV, Capítulo III, 1291b.


Na Ética a Nicômaco, Aristóteles explica sobre as formas de governo. Acerca delas, Aristóteles afirma que são de espécies variadas
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47Q1069630 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Para Henrique Dussel importa a tomada de consciência no processo de libertação, uma vez que as éticas da libertação estabelecem críticas radicais contra as éticas europeias e estadunidense, a práxis da libertação tem por sujeito histórico específico a comunidade crítica
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48Q1069632 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

“O sonho moderno da razão legisladora da felicidade tem trazido frutos amargos. Os maiores crimes contra a humanidade têm sido cometidos em nome da regrada razão, da melhor ordem e da maior felicidade”.

ZIGMUNT, B. Ética pós-moderna. São Paulo: Editora Paulus, 2006, p. 271.

Crítico da modernidade, Zigmunt Bauman admite que uma ética pós-moderna se vincula à admissão do outro como
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49Q1069633 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

As especificidades que envolvem a razão, o pensamento e o intelecto humano sempre foram temas de primeira hora no campo da filosofia. Um autor, no entanto, abordou outros assuntos denunciando o aparecimento da sexualidade e o medo da degeneração ao abordar a conjuntura do século XIX. Esse autor foi
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50Q1069631 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

É virtual toda entidade desterritorializada capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados, sem estar ela mesma presa em algum lugar ou tempo em particular. A palavra “virtual”, para Pierre Levi, pode ser entendida ao menos com três sentidos. São eles:
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51Q1069635 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Considerados um dos principais representantes da escola eleata, surgida na Grécia Antiga, geograficamente apontada no Sul da Itália em nossos dias, posicionava-se como pensadores monistas.

O texto se refere a
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52Q1023838 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Língua Portuguesa Ingleasa, IFN MG, IV UFG, 2024

English can not be treated as a homogenous and stable Entity. The English language is spoken by many people in different places. So language identities can be formed outside predefined national and linguistic communities. In this way teachers and researchers
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53Q1023840 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Língua Portuguesa Ingleasa, IFN MG, IV UFG, 2024

Read the text below.

The postmethod condition is a sustainable state of affairs that compels us to fundamentally restructure our view of language teaching and teacher education. It urges us to review the character and content of classroom teaching in all its pedagogical and ideological perspectives. It drives us to streamline our teacher education by refiguring the reified relationship between theory and practice.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to postmethod. Marhwah: Erlbaum, 2006. in: Language teacher education for a global society. Routledge: Taylor& Francis, 2012, p. 170.

So, Postmethod Pedagogy is a three-dimensional system consisting of three pedagogic parameters:
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54Q1069628 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Tales de Mileto acreditava que a água é o "deus inteligente" que faz todas as coisas, assim como ela é a matéria e a alma de tudo, aquilo da qual se deve a origem das coisas. Considerando que para Tales há um princípio vital, este é chamado de
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55Q1069639 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A Consciência Feliz repele a conexão. A tortura foi reintroduzida como uma coisa normal, mas numa guerra colonial que ocorre na margem do mundo civilizado. E aí ela é praticada com paz de consciência, porque guerra é guerra.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1973, p. 92.

Em Ideologia da Sociedade Industrial, Herbert Marcuse apresenta o conceito de “consciência feliz” que reflete o
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56Q1069625 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

O princípio da imanência, a explicação de todo acontecimento como repetição, o que o esclarecimento defende, contra a imaginação mítica, é o princípio do próprio mito.

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: ed. Jorge Zahar, 1985, p. 26. [Adaptado].

Em Horkheimer e Adorno, o programa do esclarecimento se refere ao

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57Q1069637 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Na história da filosofia, há discussões e perguntas entorno da máxima “O que é Filosofia?”, “Qual o valor formativo da Filosofia?”, “Seria possível uma didática geral?”, “Para que ensinar Filosofia?”, “Filosofia serve para quê?”, enredadas em temáticas que não fogem aos problemas de uma teoria do conhecimento. Sobre isso, a máxima “não se ensina filosofia, apenas a filosofar”, pode ser entendida dentro do escopo da obra do filósofo
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58Q1069638 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Álvaro Vieira Pinto, falecido em 1987, trouxe importante contribuição para se pensar o conceito de tecnologia. Sabendo-se que a comunicação, em sua prática, é permeada de uma ideologia mobilizadora do humano, este filósofo teve como principais influências
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59Q1023844 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Língua Portuguesa Ingleasa, IFN MG, IV UFG, 2024

Read the text below.

You will need some knowledge of English intonation patterns if you are to understand English grammar more fully. This is because features of intonation are important for signalling grammatical distinctions, such as that between statements and questions. For example, a sentence like They are leaving can be a statement when said with falling intonation, but a question with rising intonation.

LEECH, G.; SVARTVIK, J., 2012, p. 33.

What is the importance of the intonation for speaking english?
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60Q1023837 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Língua Portuguesa Ingleasa, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

(...) o inglês tem se tornado cada vez mais importante como meio de comunicação internacional. Assim, é muito importante para seus alunos desenvolver uma atitude positiva em relação à língua e ao conhecimento para usá-los com êxito. Precisam desenvolver estratégias de aprendizado para que esse aprendizado continue fora da sala de aula tanto quanto dentro dela.

HOLDEN, S. O ensino da língua inglesa nos dias atuais. São Paulo, SBS, 2009, p. 12.


Partindo da perspectiva de Susan Holden, a respeito do ensino de língua inglesa, o falante não nativo de inglês
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