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Questões de Concursos IFNMG MG

Resolva questões de IFNMG MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q821449 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Administrativo, IFNMG MG

A Lei nº 9.394/96 determina a gestão democrática do ensino público como um dos princípios da educação nacional. Analise as seguintes afirmativas sobre a gestão democrática na escola.

I. A elaboração e execução de sua proposta pedagógica são incumbências dos estabelecimentos de ensino.

II. Os conselhos escolares ou equivalentes incluem a participação das comunidades escolar e local.

III. O processo de democratização da escola passa pelo atendimento dos seguintes aspectos: democratização como ampliação do acesso à instituição escolar e democratização dos processos administrativos.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

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102Q410720 | Direito Administrativo, Modalidades, Administrador, IFNMG MG

Considere o seguinte trecho da Lei Nº 8.666/93, que dispõe sobre licitações e contratos administrativos.

“[...] modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para o cadastramento até o terceiro dia anterior à data de recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.”

Trata-se da definição legal da modalidade licitatória do(a):

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103Q630426 | Informática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Considere dois algoritmos A1 e A2, cujas funções de custo são, respectivamente, T1(n) = n2 - n + 1 e T2(n) = 7n log2 n + 10n. Para simplificar a análise, admita que n > 0 e é sempre uma potência de 2.

A partir dessa premissa, assinale a alternativa CORRETA.

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104Q483539 | Geografia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Souza e Katuta (2001) discutem o conceito de mapa relacionando-o à habilidade de confecção e, sobretudo, de leitura, na relação entre o mapeador e o usuário.

Nesse sentido, para os autores, o mapa

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105Q820808 | Legislação Federal, Lei 11892 2008, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Analise as seguintes afirmativas sobre esses Institutos Federais.

I. Uma de suas finalidades e características é desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais.

II. Dentre os seus objetivos, está o de ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos.

III. São instituições de educação superior, básica e profissional, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS.

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106Q384552 | Biologia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Para que catalisadores proteicos possam atuar com máxima eficiência invariavelmente, necessitam de moléculas adicionais não proteicas.

Todas as alternativas abaixo são categorias que exemplificam essas moléculas adicionais, EXCETO:

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107Q373419 | Português, Língua Portuguesa e Ensino, Técnico Administrativo, IFNMG MG

INSTRUÇÃO - As questões 28 a 33 baseiam-se na leitura do Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas de FRANÇA et alii (2013), indicado para este concurso. As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização de um trabalho acadêmico. Em relação às citações, assinale a afirmativa CORRETA.
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108Q534047 | Engenharia Civil, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Um orçamento bem elaborado, com a discriminação de todos os serviços a serem executados, bem como sua correta quantificação, é fundamental para o sucesso de uma obra.

Analise as afirmativas concernentes à feitura de um orçamento de obra e assinale a alternativa INCORRETA.

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109Q793437 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa do interesse superior do Estado e da Administração Pública.

III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, estão CORRETAS:

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110Q552289 | Informática, Outros, Assistente Administrativo, IFNMG MG

Analise as afirmativas a seguir referentes à arquitetura cliente / servidor.

I. É necessário que o cliente e o servidor residam em computadores distintos.

II. É uma estrutura de aplicação que distribui as tarefas e cargas de trabalho.

III. Um servidor executa um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes.

Estão corretas as afirmativas:

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111Q373407 | Português, Dificuldades Semânticas e Ortográficas, Técnico Administrativo, IFNMG MG

Complete as frases a seguir

I. Não nos reunimos ...... mais de um mês.

II. A fazenda fica .......... cinco metros da estrada.

III. Ele chegará daqui .......... duas horas.

IV. Ficamos satisfeitos, porque suas palavras vieram .......... encontro ........ nossas necessidades.

V. Tomou esta decisão .............. de resolver os problemas da empresa.

A sequência CORRETA é

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112Q319179 | Pedagogia, Técnico Administrativo, IFNMG MG

Tendo como base as reflexões feitas por Saviani (2005) sobre as concepções pedagógicas na história da educação brasileira, é INCORRETO afirmar
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113Q406010 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Assistente Administrativo, IFNMG MG

Constituem casos para aplicação da penalidade de demissão, conforme dispositivos da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, EXCETO:
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114Q822831 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Contador, IFNMG MG

O que se deve considerar como valor justo está especificado no §1º, do inciso VIII, do Artigo 183, da Lei nº 6.404/76.

Estão especificados na referida lei para a aplicação do valor justo, EXCETO:

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115Q428632 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Pedro, que é servidor público estadual efetivo e estável, elege-se prefeito do município X.

Na hipótese, é CORRETO afirmar que ele

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116Q484363 | Geografia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Leia o fragmento a seguir.

O território não é uma simples base de apoio, contendo recursos inventariados para sempre, ele é também uma produção social, que os seus habitantes (ou outros) podem transformar e tornar mais – ou menos – atrativo e competitivo. (HERVÉ, 2008, p.89)

Depreende-se do fragmento acima destacado que, para o autor, o território, na atualidade, é

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117Q373349 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, IFNMG MG

Com relação ao uso dos pronomes de tratamento na redação oficial, é INCORRETO afirmar que
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118Q373329 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, IFNMG MG

Sobre a redação oficial, assinale a alternativa INCORRETA.
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119Q406980 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Assistente de Alunos, IFNMG MG

Entre as responsabilidades aplicáveis ao servidor público pelo exercício irregular de suas funções, NÃO se inclui
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120Q337814 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG

Analise as seguintes afirmativas sobre a análise de erro na solução de sistemas, e assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um sistema linear em que uma pequena perturbação na matriz dos coeficientes acarreta uma grande mudança no vetor solução é chamado de mal-condicionado.

( ) O número de condição de uma matriz é mais apropriado para medir o quanto a matriz é mal-condicionada.

( ) Quanto maior o número de condição da matriz, menor o erro devido a uma perturbação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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