Início

Questões de Concursos IFPR

Resolva questões de IFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q947490 | Português, Interpretação de Textos, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Em relação ao assunto: “poema, prosa e poesia”, analise as informações sobre os textos de Mia Couto e de Millôr Fernandes.
I) Os dois textos apresentados diferem: o de Mia Couto está escrito em prosa, ainda que incorpore poesia, e o de Millôr é um poema, esvaziado de poesia. II) A narrativa de Mia Couto possui muitos elementos poéticos, perceptíveis especialmente pelas palavras e expressões que ganham significados diversos dos habituais, por vezes, incomuns. III) O texto de Millôr pode ser considerado poético, por se tratar de um poema e ser essa a condição indispensável para ganhar essa caracterização. IV) Sequência de versos sem métrica e sem rima, que abordam assunto risível, como acontece com o texto de Millôr, sequer pode ser chamada de poema. V) Não há possibilidade de definir ambos os textos como poesia, porque lhes faltam as características principais para tanto, entre as quais estão: métrica, ritmo, rima. Estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q951011 | Sociologia, Sociedade civil, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta.

O mundo do trabalho tem sofrido muitas transformações ao longo do tempo. “O futuro da indústria já começou, e acontece dentro de um insuspeito prédio de tijolos aparentes, numa pequena cidade do sul da Alemanha. É na fábrica de componentes eletrônicos de Amberg, na Baviera, que a Siemens põe à prova o que alguns chamam de ‘quarta revolução industrial’ ou ‘indústria 4.0’.” (O Lugar onde as máquinas conversam. Gazeta do Povo, 4 out. 2014)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q950988 | Português, Intertextualidade, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Texto associado.
O adiado avô.

Mia Couto.
Nossa irmã Glória pariu e foi motivo de contentamentos familiares. Todos festejaram, exceto o nosso velho, Zedmundo Constantino Constante, que recusou ir ao hospital ver a criança. No isolamento de seu quarto hospitalar, Glória chorou babas e aranhas. Todo o dia seus olhos patrulharam a porta do quarto. A presença de nosso pai seria a bênção, tão esperada quanto o seu próprio recém-nascido. - Ele há-de vir, há-de vir. Não veio. Foi preciso trazerem o miúdo a nossa casa para que o avô lhe passasse os olhos. Mas foi como um olhar para nada. Ali no berço não estava ninguém. Glória reincidiu no choro. (...). Suplicou a sua mãe Dona Amadalena. Ela que falasse com o pai para que este não mais a castigasse. Falasse era fraqueza de expressão: a mãe era muda, a sua voz esquecera de nascer. O menino disse as primeiras palavras e, logo, o nosso pai Zedmundo desvalorizou: - Bahh! Contrariava a alegria geral. À mana Glória já não restava sombra de glória. (...) O homem sempre acinzentava a nuvem. Mas Zedmundo, no capítulo das falas, tinha a sua razão: nós, pobres, devíamos alargar a garganta não para falar, mas para melhorengolir sapos. - E é o que repito: falar é fácil. Custa é aprender a calar. E repetia a infinita e inacabada lembrança, esse episódio que já conhecíamos de salteado. Mas escutamos, em nosso respeitoso dever. Que uma certa vez, o patrão português, perante os restantes operários, lhe intimou: - Você, fulano, o que é que pensa? Ainda lhe veio à cabeça responder: preto não pensa, patrão. Mas preferiu ficar calado. - Não fala? Tem que falar, meu cabrão. Curioso: um regime inteiro para não deixar nunca o povo falar e a ele o ameaçavam para que não ficasse calado. E aquilo lhe dava um tal sabor de poder que ele se amarrou no silêncio. E foram insultos. Foram pancadas. E foi prisão. Ele entre os muitos cativos por falarem de mais: o único que pagava por não abrir a boca. - Eu tão calado que parecia a vossa mãe, Dona Amadalena, com o devido respeito... Meu velho acabou a história e só minha mãe arfou a mostrar saturação. Dona Amadalena sempre falara suspiros. Porém, em tons tão precisos que aquilo se convertera em língua. Amadalena suspirava direito por silêncios tortos. (...) A mulher puxou-o para o quarto. Ali, no côncavo de suas intimidades, o velho Zedmundo se explicou. (...). Eu não sou avô, eu sou eu, Zedmundo Constante. Agora, ele queria gozar o merecido direito: ser velho. A gente morre ainda com tanta vida! - Você não entende, mulher, mas os netos foram inventados para, mais uma vez, nos roubarem a regalia de sermos nós. E ainda mais se explicou: primeiro, não fomos nós porque éramos filhos. Depois, adiámos o ser porque fomos pais. Agora, querem-nos substituir pelo sermos avós. (...)

Mia Couto, autor moçambicano, é conhecido por abordar o passado colonial de sua terra natal, a opressão feminina, a família patriarcal e a luta do povo em busca de sua identidade. Metaforicamente, de modo implícito, ou explícito, essas marcas se evidenciam nesse texto, nas situações:

I) silêncio de Amadalena.

II) insistência de Zedmundo em ser ele mesmo.

III) insistência de Glória na bênção do pai ao neto.

IV) postura autoritária do patrão português.

V) mágoa explícita do narrador.

Estão corretos apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q678898 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Durante a década de 1920, o nazifascismo surgiu em oposição às democracias liberais e ao comunismo soviético. Em poucos anos, esse tipo de governo se espalhou pelo mundo. Apesar de os governos nazifascistas serem diferentes em alguns aspectos, estes tinham algumas características em comum. A partir dos seus conhecimentos, assinale a alternativa que corresponde a uma das características do nazifascismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q947503 | História, República Oligárquica, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

De acordo com uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), entre 2006 e 2017, o percentual de homens de Curitiba que apresentaram diagnóstico médico de diabetes passou de 4,8% para 7,4% e das mulheres cresceu 40% no mesmo período. É correto afirmar que o percentual de homens de Curitiba com o diagnóstico de diabetes aumentou, nesse período, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q950996 | Biologia, Sistema Imunológico, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

A molécula de DNA é o molde para a síntese de proteínas. Nesse processo, pequenos trechos de DNA são, inicialmente, transcritos para a molécula de RNA e essa é então traduzida em uma sequência de aminoácidos, que corresponde à estrutura primária da proteína. Sobre esses processos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q951006 | História, Demandas políticas e sociais no mundo atual, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Desde 1860 (quando se iniciaram as medições da quantidade de calor do ar atmosférico) até os dias de hoje, a temperatura média da Terra aumentou 1ºC. Dessa forma, podemos dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q951018 | Inglês, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Texto associado.
Free-Diving Family Saves Whale Shark Stuck in a
Fishing Net

BY JASON BITTEL
PUBLISHED AUGUST 8, 2018

While free-diving off the shore of Kaunolû on Hawaii’s island of Lanai, a Hawaiian family saw something they’d never seen before: A young whale shark.
Even for people who spend a lot of time in Hawaii’s crystalline waters, this endangered animal—the world’s largest fish—is a rare and joyous sight.
But the initial wonder faded as Kapua Kawelo and her husband Joby Rohrer, both of whom work on endangered species for the O‘ahu Army Natural Resources Program, noticed the creature had a thick, heavy rope wrapped around its neck.
“It looked really sore,” says Rohrer. “There were these three scars from where the rope rubbed into the ridges on her back. The rope had cut probably three inches into her pectoral fin.”
After filming the shark for a while, the family decided to try to cut the rope with a dive knife. Using only his experience as a free-diver and a small, serrated dive blade, Rohrer dove down again and again at depths of 50 to 60 feet for spans of up to two minutes at a time.
Finally, after about half an hour of careful work and a little bit of support from the couple’s son Kanehoalani and from Jon Sprague, a wildlife control manager for Pûlama Lâna»i, the shark was free.
Then the family’s 15-year-old daughter, Ho’ohila, swam the 150-pounds worth of rope to shore.
“It’s a family story,” says Kapua.

(Adaptado de <https://www.nationalgeographic.com/animals/2018/08/whale-shark-entangled-fishing-net-freed)
Who freed the animal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q678907 | Geografia, Hidrografia, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A água na Terra está sempre em movimento em um processo conhecido como ciclo hidrológico. A esse respeito podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q947502 | Matemática, Porcentagem, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Na Copa do Mundo de futebol de 2018, realizado na Rússia, sabe-se que, no Estádio Lujniki, houve 6 partidas com uma média de público de 78.011 pessoas. Já na Arena Rostov, houve 5 partidas com uma média de público de 43.472 pessoas. É correto afirmar que o total de pagantes nesses dois estádios foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

121Q951013 | Filosofia, Formas de Governo Democracia e Representatividade, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

“Nós vos pedimos com insistência: Nunca digam – Isso é natural! Diante dos acontecimentos de cada dia. Numa época em que reina a confusão, Em que corre o sangue, Em que o arbitrário tem força de lei, Em que a humanidade se desumaniza... Não digam nunca: Isso é natural! A fim de que nada passe por ser imutável” (BERTOLD BRECHT)
A partir do poema acima, assinale a alternativa que apresenta conceitos estudados em Filosofia que traduzem a condição do sujeito que está alheio ao que acontece a sua volta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q678897 | História, Era Vargas 19301954, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

A Era Vargas (1930-1945) ficou conhecida por ser um período bastante conturbado politicamente. Entre as reviravoltas, em 1937, temos a instalação de um regime autoritário comandado por Getúlio Vargas, que durou até 1945. Assinale a alternativa que indica como ficou conhecido esse período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q950991 | Biologia, Vertebrados, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Assinale a alternativa que melhor caracteriza o texto em relação aos gêneros literários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q951008 | Conhecimentos Gerais, Política, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Surgida nos Estados Unidos da América na década de 1960, a “Contracultura” pode ser entendida como um movimento de contestação de caráter político, social e cultural. Ganhou força principalmente entre os jovens hippies da época. De um modo geral, podemos citar como características deste movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q947488 | Português, Interpretação de Textos, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas,reduzida a paixão ao seu equivalente numérico.Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique


Poesia matemática, Millôr Fernandes.


Às folhas tantas
Do livro matemático
Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base.
Uma figura ímpar:
Olhos romboides, boca trapezoide,
Corpo ortogonal, seios esferoides.
Fez da sua
Uma vida Paralela à dela
Até que se encontraram No infinito.
“Quem és tu?” indagou ele
Com ânsia radical.
“Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me de Hipotenusa.”
E de falarem descobriram que eram
— O que, em aritmética, corresponde
A almas irmãs
— Primos entre si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.
Nesse texto, o escritor “brinca” com o leitor e o desafia a utilizar a imaginação para interpretar e entender toda a trama. Analisando-o segundo os elementos característicos das narrativas literárias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q947487 | Português, Interpretação de Textos, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas, reduzida a paixão ao seu equivalente numérico. Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique
Compare as expressões I e II abaixo (também negritadas no texto) e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I) “...reduzida a paixão ao seu equivalente numérico.” II) “A paixão é o mundo a dividir por zero.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q947491 | Português, Coesão e coerência, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Considerando apenas os elementos negritados nos textos das alternativas abaixo, retirados da revista Capricho, identifique onde a norma padrão está sendo respeitada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q947515 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Os países da Europa e América do Norte eram até o século XX, os grandes polos industriais do planeta; no final do século XX e começo do século XXI, esses polos se deslocaram para o sul do planeta e para o oriente. No caso do Brasil, as grandes indústrias multinacionais que aqui se instalaram foram atraídas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q951002 | Matemática, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Alguns objetos de uso contínuo sofrem desvalorização comercial, devido ao uso e desgaste ao longo do tempo. Ao comprar uma moto, temos que o valor de venda V(t) da mesma, em função do tempo t de uso em anos, é dado pela seguinte função: V(t) = 10000 × (0,9)t . Dessa forma, essa moto poderá ser vendida por R$ 8.100,00, após quanto tempo de uso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q678880 | Português, Tipologia Textual, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Sabe-se que existem os chamados tipos textuais, dos quais advém os gêneros textuais.

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder ao que se pede:

1) Para evitar acidentes, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianças.

2) Deve-se ficar especialmente atento quando o aparelho for usado perto de crianças.

3) Não utilize o aparelho para outros fins além dos previstos neste Manual do Usuário.

4) Nunca mergulhe o aparelho em água ou qualquer outro tipo de líquido.

5) Verifique se a tensão da rede elétrica no local de instalação é a mesma indicada na etiqueta localizada no aparelho.

(Fonte: MIDEA. Manual do Usuário.)

Com base no exposto no texto analise as proposições abaixo:

I) Trata-se de um texto injuntivo ou instrucional

PORQUE

II) O tipo textual injuntivo expõe de forma sucinta uma descrição do produto, tornando mais fácil o entendimento e conhecimento sobre suas características ao usuário.

Sobre as proposições, assinale a alternativa verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.