Início

Questões de Concursos IFRN

Resolva questões de IFRN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q319971 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Novas Tecnologias, IFRN, FUNCERN

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), coordenou, no ano de 2010 e 2011, a revisão dos instrumentos de avaliação utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituindo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, em dezembro de 2011.

Julgue V ou F para as afirmativas apresentadas em relação a alguns de seus indicadores e, em seguida, assinale a opção que apresenta a opção correta.

( ) O indicador Atividades de Tutoria, contempla a avaliação de tutoria obrigatória para cursos a distância e presenciais que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004.

( ) O indicador Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem, constante da dimensão Organização Didático-Pedagógica, é utilizado apenas para os cursos a distância.

( ) O indicador Material Didático Institucional não se aplica a cursos presenciais, embora seja obrigatório para cursos a distância e para cursos que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/ 2004.

( ) O indicador Regime de Trabalho do (a) Coordenador (a) do Curso não se aplica aos cursos a distância mas é obrigatório para aos cursos presenciais.

( ) O indicador Experiência do Corpo de Tutores em Educação a Distância não se aplica aos cursos presenciais e é obrigatório para os cursos a distância e os presenciais que ofertam até 20%

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q35271 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

Nos termos do Decreto nº 4.073/2002 da Presidência da República, compete ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q35285 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

A tabela de temporalidade é um instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q821387 | Legislação Federal, Lei 9615 1998, Tecnólogo, IFRN, FUNCERN

A Lei nº 9.615, de 24 de Março de 1998 (Lei Pelé), que institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências, reconhece o desporto em três formas (dimensões) de manifestações. Há uma forma que é praticada de modo voluntário, cujas modalidades desportivas têm como finalidade contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente. Essa dimensão é denominada Desporto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q35293 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

Consideram-se instrumentos de pesquisa utilizados nos arquivos como meio de disseminação e recuperação da informação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q600511 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Apícola, IFRN, FUNCERN

Assinale a opção que apresenta somente parâmetros de classificação do mel de abelhas do gênero Apis mellíferas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q387417 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Biólogo, IFRN, FUNCERN

“Pequena abertura na epiderme de uma planta que permite trocas gasosas; delimitada por um par de células-guarda cujo estado osmótico regula o tamanho da abertura.”

(SADAVA, D. et al., 2009)

Analise as afirmações a seguir sobre a fisiologia dos estômatos.

I A diminuição da intensidade luminosa e da concentração de CO2 são fatores que proporcionam a abertura dos estômatos.

II Os estômatos são estruturas foliares que atuam mediando a entrada de CO2 para a fotossíntese e a saída de água pela transpiração.

III O aumento nas concentrações de íons potássio afetam o potencial osmótico das célulasguarda, promovendo a abertura dos estômatos.

IV O ácido abscísico age sobre as células-guarda, causando o fechamento dos estômatos, evitando a dessecação da planta.

A opção que apresenta apenas afirmações corretas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q324498 | Pedagogia, Pedagogo, IFRN, FUNCERN

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.

( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.

( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.

( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.

A opção que indica a sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q35295 | Informática, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

Dentre as opções a seguir, a sequência de ações que o usuário deverá desenvolver para aplicar o recurso Negrito em todo um parágrafo de um texto digitado no Microsoft Word 2013, na versão em Português para Sistema Operacional Windows, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q328259 | Pedagogia, Pedagogo, IFRN, FUNCERN

A interdisciplinaridade refere-se a um princípio basilar que visa estabelecer elos de complementaridade, de convergência, de interconexões, de aproximações e de intersecção entre saberes de diferentes áreas. Do ponto de vista prático, a interdisciplinaridade exige uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q600274 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Apícola, IFRN, FUNCERN

Sobre as principais raças de abelhas difundidas na apicultura brasileira, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q35289 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

A organicidade, característica importante de um documento de arquivo, é definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q386278 | Biologia, Evolução, Biólogo, IFRN, FUNCERN

Em um experimento realizado em 1982, o ecólogo Malte Anderson capturou alguns machos da espécie de pássaro Euplectes progne e retirou 40 cm da cauda, que ele colocou em outros machos. Uma observação realizada após a soltura dos pássaros revelou que os machos com caudas adicionais tornaram-se pais de maior sucesso, quando comparados aos de caudas reduzidas, conforme estabelecido no número maior de ovos ou ninhos cheios de filhotes em seus territórios. Sabe-se que os machos dessa espécie escolhem um território que defendem de outros machos, fazendo a corte para atrair fêmeas. Esse experimento permitiu a confirmação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q557981 | Informática, Teclas de Atalho, Assistente de Alunos, IFRN, FUNCERN

A combinação correta de teclas que deve ser pressionada simultaneamente, no Internet Explorer 10, para adicionar um site aos favoritos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q35273 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

No que se refere à extensão de atuação, os arquivos classificam-se em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q35274 | Arquivologia, Técnico em Arquivo, IFRN, FUNCERN

O gênero documental integrado que contêm representações gráficas da superfície terrestre ou de corpos celestes e desenhos técnicos é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q608771 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, IFRN, FUNCERN

No portal da Capes, está disponível desde 1987, o Banco de Teses, que tem por objetivo facilitar o acesso gratuito a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. O Banco de Teses é uma base de dados de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q473571 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A atividade desportiva demonstra que, para atingir um nível elevado, é preciso organização, planejamento e sistematização do treinamento, durante um longo período. Para facilitar o entendimento do treinamento especializado, planejado e sistematizado, dividiu-se as fases em três: treinamento especializado nível I, treinamento especializado nível II e treinamento especializado nível III. O nível I corresponde à etapa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q484081 | Geografia, Geopolítica, Sociólogo, IFRN, FUNCERN

A partir do governo de Fernando Collor, foram adotadas políticas socioeconômicas sob a influência do Estado neoliberal. Dentre elas, destacam-se

I o controle do sistema financeiro, da atuação dos bancos e do movimento de capitais no mercado interno pelo governo.

II a privatização de empresas estatais e abertura do mercado nacional a produtos estrangeiros.

III a garantia de preservação dos direitos dos trabalhadores através da criação de aposentadorias privadas e do incentivo à adesão aos planos de saúde privados.

IV a expansão de faculdades e universidades particulares, financiadas pelo Estado em detrimento das universidades públicas.

 Em relação a essas políticas, é correto afirmar que são verdadeiras as dos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q324738 | Pedagogia, Pedagogo, IFRN, FUNCERN

São princípios do currículo integrado assumido pelo IFRN:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.