Questões de Concurso IFRS

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q39126 | Legislação Federal, Auxiliar em Administração, IFRS

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI do IFRS representa o planejamento da instituição para determinado horizonte de tempo. Qual das alternativas abaixo apresenta a opção correta em relação ao período de tempo para o qual o PDI do IFRS foi elaborado, conforme estabelecido no Decreto 5773/2006?

32 Q34832 | Direito Administrativo, Administrador, IFRS, FCM

A investidura do servidor, em cargo de atribuições e de responsabilidades compatíveis com a limitação, que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica, é denominada de

33 Q39134 | Redação Oficial, Auxiliar em Administração, IFRS

O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. A partir das características do fecho na comunicação oficial apresentadas no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. 

( ) Para o(a) Presidente(a) da República, use-se “Respeitosamente”.
( ) Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
( ) Para autoridades de hierarquia inferior, usa-se “Atenciosamente,” e para autoridades de mesma hierarquia, usa-se “Respeitosamente”.
( ) Comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras estão devidamente disciplinadas no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
( ) Recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.

34 Q34834 | Direito Administrativo, Administrador, IFRS, FCM

No Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais,

35 Q34829 | Direito Administrativo, Administrador, IFRS, FCM

NÃO é uma sanção prevista ao contratado pela inexecução total ou parcial do contrato com a Administração a

36 Q34836 | Direito Administrativo, Administrador, IFRS, FCM

De acordo com a carta magna, na fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório dos servidores públicos, observa-se

I- a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira.
II- o sexo, idade, cor e estado civil dos servidores, investidos no cargo.
III- as peculiaridades dos cargos.
IV- os requisitos para a investidura.

Estão corretas as afirmativas

37 Q34855 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM

Segundo Santos (2014), os modelos de Administração Pública, destacados na história política brasileira, têm sido objeto de muitas controvérsias e discussões. Conforme as lições do referido autor, esses modelos são:

38 Q34852 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM

Analise os aspectos descritos abaixo, defendidos por Prestes Motta (1988), como fonte principal do burocratismo, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: 

( ) A produção, com concentração em poucas grandes unidades e com a racionalização do trabalho, gera o aparecimento de um aparelho administrativo no seio da empresa capitalista.
( ) O Estado moderno que se tornou um instrumento de controle e de administração de um número cada vez maior de setores da vida social.
( ) O crescimento das organizações políticas e sindicais.
( ) O apego do homem à luta por pequenas posições na hierarquia social de prestígio ou de consumo.

39 Q34842 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM

São características de sistemas sociais abertos (MOTTA; VASCONCELOS, 2006), EXCETO:

40 Q39127 | Legislação Federal, Auxiliar em Administração, IFRS

“A Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011) dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal”. Com relação aos tipos de informação que podem/devem ser divulgadas pelos órgãos e entidades do poder público, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 

( ) Informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos.
( ) Informação primária, íntegra, autêntica e atualizada.
( ) Informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços.
( ) Informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos.
( ) Informação relativa ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.