Início

Questões de Concursos IFSC

Resolva questões de IFSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q902344 | Sociologia, Sociologia como ciência, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Segundo Michael Löwy (2000), existem nas Ciências Sociais poucos conceitos tão enigmáticos e polissêmicos como este. Desde o seu surgimento, é objeto de ambiguidades, paradoxos, arbitrariedades e contrassensos. De modo genérico e sintético, já foi definido tanto como expressão de falsa consciência, correspondendo a interesses determinados, quanto como um conjunto de valores morais ou concepções de mundo. A qual conceito o autor se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q902354 | Sociologia, A Divisão Social do Trabalho, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Segundo Namorado (2009), “É importante não esquecer que a irradiação moderna do _______________, desencadeada no início do século XIX e que o tornou num fenômeno universal, sempre se processou como resistência à hegemonia do capitalismo, mesmo quando ele veio incorporar respostas compensatórias às sequelas mais gritantes das pulsões mais predatórias do capitalismo. Uma resistência que, não apagando a sua subalternidade perante a lógica dominante, não permitiu que se diluísse nela sem retorno e alimentou, de algum modo, também a sua alternatividade perante o capitalismo” (Namorado, R., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q902356 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as definições conceituais sintéticas de Estado aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Émile Durkheim.

2. Karl Marx.

3. Max Weber.

4. Pierre Bourdieu.


Coluna 2


( ) Espaço de relações de força e de sentido, do monopólio da violência simbólica, produtor de princípios de classificação suscetíveis de serem aplicados ao mundo social.


( ) Instituição que pertence à dimensão da superestrutura social, tendo como finalidade primordial a defesa da propriedade privada e a reprodução da dominação de classe social.


( ) Comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo do uso da violência física dentro de determinado território.


( ) Conjunto de corpos sociais que têm por qualidade falar e agir em nome da sociedade, órgão de reflexão e justiça que organiza a vida moral de um país.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q881423 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Assistente em Administração, IFSC, FUNDATEC, 2024

O desenvolvimento é uma prática estratégica na gestão de pessoas, promove crescimento profissional e pessoal e envolve ações contínuas que englobam diversas atividades ao longo da carreira do funcionário. Assinale a alternativa que apresenta o conceito fundamental do desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q911740 | Biologia, Evolução biológica, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Qual fator evolutivo é considerado um mecanismo microevolutivo, pelo qual a frequência dos alelos de um gene em uma população sofre alterações de modo aleatório, e não necessariamente adaptativo, e que é mais comum em populações pequenas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q911757 | Designer Gráfico, Ergonomia e Usabilidade, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Entre as diversas atuações de um designer de produto, pode-se destacar o design de interiores, que abarca diversos conhecimentos, como de mobiliário e de ergonomia, por exemplo. Sobre o design de interiores, analise as assertivas a seguir:
I. Recomenda-se que o profissional tenha conhecimento acerca de ergonomia e desenho universal. II. É uma atividade que substitui a atividade do arquiteto, sobretudo no que diz respeito ao projeto da edificação. III. O profissional deve dominar os softwares arquitetônicos Autocad, Illustrator e Maya.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q902039 | Filosofia, São Tomás e a Filosofia Medieval, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

O cristianismo influencia de forma determinante as preocupações filosóficas ao longo de toda a Idade Média na Europa; entretanto, a presença da religião cristã já se fazia sentir sobre a filosofia no século II da Era Comum, que viu surgir os chamados apologistas. O mais importante pensador dessa escola filosófica e que problematizou a questão do “lógos”, retomada de Fílon de Alexandria, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q911768 | Designer Gráfico, Materiais e Processos, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

O rendering manual é um dos meios de representação no design de produtos, pois permite visualizar conceitos, explorar formas e materiais, e comunicar ideias de maneira clara e eficiente. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os materiais utilizados no rendering manual às suas funções.
Coluna 1
1. Marcadores. 2. Giz pastel seco. 3. Caneta nanquim. 4. Guache branco.
Coluna 2
( ) Proporciona homogeneidade nas cores e transparência ao rendering. ( ) Utilizado para criar pontos de brilho intenso em superfícies polidas. ( ) Preenche superfícies com uniformidade na cor e secagem rápida. ( ) Permite destacar contornos, sombras intensas e criar hachuras.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q902058 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com Aristóteles, em “Poética”, a tragédia deve suscitar nos espectadores duas emoções, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q902345 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Conforme destacou Manuel Castells (2016), há mais de duas décadas, a comunicação mediada pela internet é ainda um fenômeno recente para que a pesquisa social tenha logrado conclusões sólidas sobre seu sentido social. Entretanto, considerando que a cultura é mediada e determinada pela comunicação, os seus conteúdos são transformados profundamente por esse novo sistema tecnológico. Como o autor conceituou essa nova cultura que teria emergido com o advento da internet e suas redes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q902348 | Sociologia, Desigualdades de raça, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Conforme Kergoat, “[...] essa forma é historicamente adaptada a cada sociedade. Tem por características a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a ocupação pelos homens das funções de forte valor social agregado (políticas, religiosas, militares etc.)” (KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009).


O trecho faz referência a qual conceito sociológico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q902353 | Sociologia, Socialização primária família, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q911767 | Designer Gráfico, Linguagem, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Qual é a importância do desenvolvimento de modelos e protótipos no design de produto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q902060 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“No processo de trabalhar com textos especificamente filosóficos, com outras estruturas e outros registros e no esforço de articular os conhecimentos filosóficos e outras expressões culturais, assim como de debater e de elaborar dissertações, o aluno aprende a examinar o texto como algo que não se encontra fechado em si mesmo, mas aberto a interpretações e a problematizações diversas. De fato, a habilidade hermenêutica supõe a contextualização dos conhecimentos filosóficos sob diversos aspectos” (BRASIL. Ministério da Educação. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: Filosofia. Brasília: MEC/SEF, 2000).


Considerando o trecho acima, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os aspectos de contextualização do conhecimento filosófico descritos no documento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q902330 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o trecho a seguir, de Connell: “Abra qualquer compêndio introdutório de Sociologia e provavelmente você vai achar [...] uma discussão sobre os pais fundadores focada em Marx, Durkheim e Weber. O primeiro capítulo também pode citar Comte, Spencer, Tönnies e Simmel, e talvez alguns poucos outros. Na visão normalmente apresentada a estudantes, esses homens criaram a Sociologia em resposta a mudanças dramáticas na sociedade europeia: a Revolução Industrial, o conflito de classes, a secularização, a alienação e o Estado Moderno. [...] A principal dificuldade com esta visão é que ela não se enquadra com a evidência mais relevante – o que os sociólogos do período estão escrevendo. Os compêndios mais gerais de Sociologia, até a Primeira Guerra Mundial, não se esmeravam na análise da modernização da sociedade na qual os autores viveram. [...] temos fortes razões para duvidar do retrato convencional da criação da Sociologia. Isso não apenas para questionar a influência de certos indivíduos. Nós precisamos examinar a história da Sociologia como um produto coletivo – as preocupações compartilhadas, suposições e práticas que construíram a disciplina em vários períodos e o formato dado que a história, pelas forças sociais transformadoras, construiu a nova ciência” (CONNELL, R. O Império e a criação de uma ciência social. Contemporânea, v. 2, n. 2, 2012) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


De acordo com a abordagem do trecho, analise as assertivas a seguir:


I. A autora indica ser importante explorar descrições diferentes do retrato convencional da construção da Sociologia.


II. Connell analisa criticamente a formação do cânone clássico da Sociologia e a primazia de seus objetos de estudo à época.


III. A socióloga critica a ausência de Comte, Spencer, Tönnies e Simmel entre os listados como pais fundadores da Sociologia em algumas obras.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q902337 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com Weber, “[...] nem o costume ou a situação de interesses, nem os motivos puramente afetivos ou racionais referentes a valores da vinculação poderiam constituir fundamentos confiáveis de uma _____________. Normalmente, junta-se a esses fatores outro elemento: a crença na ________________” (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q911608 | Português, Noções de Fonética, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Considerando os aspectos da variação fonológica de acordo com Cagliari (2002), analise as assertivas a seguir:

I. Diz-se que sons foneticamente semelhantes estão em variação livre quando a ocorrência de um ou de outro som, em um ambiente comum, não modifica o significado das palavras.
II. Não são somente os aspectos fonológicos que atuam sobre os diferentes usos na fala, sendo as variantes sociolinguísticas circunstâncias extrafonológicas que também podem afetar o falar.
III. Uma forma estigmatizada é aquela que é considerada como de menor prestígio, caracterizando o usuário como membro de classes sociais inferiores ou de pessoas sem instrução, sendo que tais julgamentos advêm, em sua maioria, de membros da comunidade que usa essa forma socialmente marcada.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q902237 | Geografia, Produção e consumo mundial, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre os combustíveis fosseis, segundo Haesbaert e Porto-Gonçalves (2006), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O capitalismo deve seu desenvolvimento aos combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás.


( ) As reservas estadunidenses de petróleo ainda são suficientes para suas demandas territoriais.


( ) Os Estados Unidos realizaram tentativas de manter o controle das reservas de combustíveis fósseis em outros países, por exemplo, na América Latina e no Caribe, em que exerceram pressão para privatizar o gás boliviano.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q911723 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes Visuais, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a BNCC, o trabalho com a Arte no Ensino Médio deve proporcionar aos estudantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q902054 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a filósofa estadunidense Nancy Fraser (2020), o capitalismo é, na modernidade, um regime de organização social que condiciona não apenas as transações econômicas, mas também as práticas políticas. Para a autora, o capitalismo diferencia-se do feudalismo porque se caracteriza por um conjunto de separações institucionais em meio às quais a esfera econômica é privada, não pública. Desse modo, Nancy Fraser entende o capitalismo como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.