Questões de Concursos IFSC

Resolva questões de IFSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q902336 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da Sociologia aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Karl Marx.

2. Émile Durkheim.

3. Max Weber.


Coluna 2


( ) “Sociologia (no sentido aqui entendido dessa palavra empregada com tantos significados diversos) significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”.


( ) “Nossa regra não implica, portanto, nenhuma concepção metafísica, nenhuma especulação sobre o âmago dos seres. O que ela reclama é que o sociólogo se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. [...] é preciso que ele se sinta diante de fatos cujas leis são tão insuspeitas quanto podiam ser as da vida, quando a biologia não estava constituída”.


( ) “Se começasse, portanto, pela população, elaboraria uma representação caótica do todo e, por meio de uma determinação mais estrita, chegaria analiticamente, cada vez mais, a conceitos mais simples. [...] Chegado a esse ponto, teria que voltar a fazer a viagem de modo inverso, até dar de novo com a população, mas dessa vez não como uma representação caótica de um todo, porém como uma rica totalidade de determinações e relações diversas”.


( ) “[...] sem alterar o sentido dessa expressão, pode-se chamar ‘instituição’ todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade; a Sociologia pode então ser definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q911604 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre a afetividade no processo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as assertivas abaixo:

I. É o vínculo inicial que se estabelece entre o sujeito e as pessoas do ambiente, constituindo as manifestações iniciais de estados subjetivos.
II. É conhecida como “Pedagogia da Emoção”.
III. A produção do conhecimento é um processo que ocorre a partir da relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto em questão.
IV. O professor assume uma postura pedagógica sempre a favor do aluno.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q911606 | Português, Parônimos e Homônimos, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Considerando os aspectos fonológicos da Língua Portuguesa de acordo com Cagliari (2002), assinale a alternativa que apresenta duas palavras que possam ser consideradas um par mínimo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q881992 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

O cabo de rede _________ possui uma blindagem que o protege de interferências eletromagnéticas. O cabo __________, porém, não possui essa blindagem. Ambos são cabos ___________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q902233 | Geografia, Hidrografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com Torres, Neto e Menezes (2012), sobre fisiografia fluvial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O leito fluvial menor corresponde à parte por onde correm as cheias mais elevadas e as enchentes.


( ) A condição básica para existência de um canal reto está associada a um leito rochoso homogêneo que oferece igualdade de resistência à atuação das águas.


( ) Os canais anastomosados são muito comuns em ambientes glaciais, associados a leques aluviais ou relevos sujeitos a movimentos tectônicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q902235 | Geografia, População, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

A respeito do processo de criação de regiões metropolitanas no Brasil, de acordo com Souza (2005), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Na década de 1970, foram criadas nove regiões metropolitanas no Brasil, entre elas: Recife, Porto Alegre e Florianópolis.


( ) A criação das regiões metropolitanas na década de 1970 tinha como objetivo a “geopolítica interna” do regime militar instalado em 1964. Essa criação se deu pela égide do centralismo e autoritarismo.


( ) A criação das regiões metropolitanas, a partir da Constituição de 1988, passou da União para os Estados e possibilitou a adoção de soluções mais adaptadas à realidade local e regional de forma mais democrática.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q911734 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa em que a relação glândula, hormônio e ação está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q911741 | Biologia, Ciclos biogeoquímicos, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

O ciclo biogeoquímico do carbono pode envolver três condições: 1 – condição redutora e consumidora de energia; 2 – condição oxidativa aeróbica e liberadora de energia; e 3 – condição oxirredutora anaeróbica e liberadora de energia. Quais são os respectivos produtos formados em cada uma dessas condições?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q911750 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

No desenvolvimento de projetos de produtos, é importante compreender as funções dos artefatos em relação aos seus respectivos públicos ou usuários. Essas funções combinam-se para criar produtos que não apenas atendem necessidades funcionais, mas também evocam emoções e transmitem significados (LÖBACH, Bernd. Design industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2001). Assinale a alternativa que indica as três funções abordadas no trecho apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q902049 | Filosofia, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Um importante movimento intelectual marcou a Europa do século XVIII: o Iluminismo. Uma de suas variantes nacionais, o Iluminismo Escocês, produziu alguns dos mais notáveis pensadores daquele período, dentre os quais se destacam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q881885 | Eletrotécnica, Técnico de Laboratório – Área: Eletroeletrônica, IFSC, FUNDATEC, 2024

O conceito de circuito snubber e a sua função em circuitos de potência que utilizam dispositivos semicondutores como SCRs e MOSFETs são dados por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q911599 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a Lei nº 12.772/2012, Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, a avaliação especial de desempenho do docente em estágio probatório deverá considerar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q902220 | Geografia, Urbanização, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre a relação entre urbanização, globalização e questões socioambientais contemporâneas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O processo de globalização promove o comprometimento entre as demandas produtivas supranacionais e a escala local, contribuindo para a prevenção de riscos de desastres naturais.


II. Nas últimas décadas, o processo de urbanização nos grandes centros urbanos tem priorizado as funções ecológicas para diminuir os efeitos do processo de globalização, que transforma o ambiente em mercadoria agregadora de valor.


III. Nos últimos anos, o processo de urbanização tem evitado a expansão das cidades para áreas nas quais seja necessário derrubar florestas, construir moradias em encostas e perto de mananciais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q911738 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Pertence ao grupo animal e tem as seguintes características: simetria bilateral, esquizocelomado e corpo não segmentado. O trecho refere-se ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q911759 | Designer Gráfico, Materiais e Processos, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas a seguir sobre os processos de transformação de materiais:
I. O processo de usinagem é aquele em que um material flocado é aquecido até que as partículas se aglutinem. II. O processo de extrusão é quando um material é pressionado através de um orifício, produzindo perfis contínuos desse material. III. O processo de fundição consiste em dar forma a um material por meio de uma ferramenta de corte e dobra aquecida.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q911770 | Designer Gráfico, Materiais e Processos, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Entre as diversas atuações do designer de produtos, está o desenvolvimento de produtos mobiliários. Embora existam diversas opções de materiais para fabricações desses produtos, a madeira ainda é um dos principais materiais empregados no segmento. Nesse sentido, é relevante que o designer compreenda alguns aspectos ligados às propriedades físicas do material. Assinale a alternativa que indica as principais propriedades mecânicas de resistência da madeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q902346 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Para Silvia Rivera Cusicanqui (2010), o impulso modernizador das elites europeias na América resultou tanto em processos de subjugação como no desenvolvimento de estratégias e projetos contra-hegemônicos para a modernidade, inclusive a retomada do paradigma epistemológico indígena. De que forma a autora tem denominado sua perspectiva teórico-prática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q911594 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Assistente Social, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas abaixo conforme a lei de regulamentação da profissão do(a) assistente social, Lei nº 8.662/1993:

I. A duração do trabalho do(a) assistente social é de 30 horas semanais.
II. Os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) são dotados de autonomia administrativa e financeira, sem prejuízo de sua vinculação ao Conselho Federal, nos termos da legislação em vigor.
III. O fórum máximo de deliberação da profissão para os fins dessa Lei dar-se-á nas reuniões conjuntas dos Conselhos Federal e Regionais, que inclusive fixarão os limites de sua competência e sua forma de convocação.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q911596 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Assistente Social, IFSC, FUNDATEC, 2024

As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q911602 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em relação aos eixos estruturantes que a Política Nacional de Educação Digital (PNED) apresenta em seu art. 1º, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação digital escolar tem como objetivo garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares.
( ) A capacitação e a especialização digital objetivam capacitar os professores, desenvolvendo competências digitais para a plena implementação da educação digital.
( ) A pesquisa e o desenvolvimento em tecnologias da informação inclusivas têm como objetivo desenvolver e promover tecnologias acessíveis e inclusivas.
( ) A inclusão digital deverá ser desenvolvida dentro dos limites orçamentários e no âmbito de competência de cada órgão governamental envolvido.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.