Questões de Concursos IFSC

Resolva questões de IFSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q911607 | Literatura, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o trecho a seguir, adaptado especialmente para esta prova e retirado do texto de Beatriz Hermínio, “A escrevivência carrega a escrita da coletividade”:

“O termo ‘escrevivência’ traz a junção das palavras ‘escrever e vivência’, mas a força de sua ideia não está somente nessa aglutinação; ela está na genealogia da ideia, como e onde ela nasce e a que experiências étnica e de gênero ela está ligada, explicou a escritora e educadora. ‘A escrevivência não é a escrita de si, porque esta se esgota no próprio sujeito. Ela carrega a vivência da coletividade’.”

O termo “escrevivência” foi criado por uma importante autora da literatura afro-brasileira, que traduziu a experiência da mulher negra nas páginas de obras como “Ponciá Vicêncio” e “Olhos d’água”. Assinale a alternativa que apresenta o nome da autora a quem os trechos se referem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q902232 | Geografia, Geografia Física, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

A respeito das feições da morfologia litorânea, segundo Torres, Marques Neto e Menezes (2012), o ___________ é um acidente de relevo submarino que constitui um rochedo que, por vezes, aflora próximo aos litorais, formando ilhas, e o ___________ são faixas de areia e seixos desenvolvidas pela deposição de correntes litorâneas entre a costa e uma ilha e que pode ser submersa em maré alta (TORRES, Fillipe Tamiozzo Pereira; MARQUES NETO, Roberto; MENEZES, Sebastião de Oliveira. Introdução à Geomorfologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q882009 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

No Windows, qual é o programa que apresenta uma lista com os nomes dos programas que estão executando em tempo real?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q911771 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Acerca dos princípios da Gestalt no desenvolvimento de produtos para o Design, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. No princípio do fechamento, o cérebro completa formas automaticamente em espaços vazios ou formas inacabadas. No Design de Produto, essa lei sugere funções com poucos elementos, permitindo que usuários percebam o design de maneira completa e intuitiva, mesmo com poucas informações.
PORQUE
II. No princípio da continuidade, os elementos alinhados seguem um fluxo e são percebidos como parte de um padrão. No Design de Produto, a continuidade guia o olhar do usuário por meio de linhas e curvas, direcionando a atenção para funções importantes, melhorando a experiência do usuário.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q902057 | Pedagogia, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“Embora educadores do renome de um Dermeval Saviani afirmem que exista uma especificidade epistemológica própria da educação, quero defender aqui o contrário. E, para ser mais ousado, vou afirmar que a grandeza da educação reside justamente nesta falta de especificidade, o que faz dela uma área aberta” (GALLO, S. Filosofia e formação do educador: os desafios da modernidade. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JÚNIOR, Celestino Alves (Org.). Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1996. v. 2).


O trecho apresentado aponta a crítica feita por Sílvio Gallo, importante filósofo da educação brasileiro, a um paradigma educacional cientificista e pretende conferir à educação uma abertura a outros saberes. Dessa forma, o autor defende um paradigma cuja tônica seja:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q902349 | Pedagogia, Paulo Freire, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o texto a seguir: “Reconhecê-lo como experiência fundamental [...] demanda que se incorpore, no âmbito da educação profissional, o entendimento de diálogo de Freire (2002), que o considera como uma práxis crítica, pois representa o esforço para unificar num patamar mais amplo, dialeticamente: reflexão e ação. [...] Imersos em diferenciadas situações relacionadas a ele, professor e aluno experimentam, de forma singular, as relações dele em nossos tempos, o que demanda que ambos superem a condição de alienação e fragmentação em que se encontram. Tal superação, no que diz respeito às ações educativas escolares, só pode acontecer na tensionada relação dialógica entre o polo da experiência desse, à ‘espera’ de conceitualização, e o polo dos conceitos. [...] Entre prescrição e realização dele, há um sujeito que renormatiza, pouco ou muito, as normas que o regem. Nesse espaço, faz e produz saberes. [...] Tais reflexões contribuem para problematizar as estratégias pedagógicas em execução no campo da educação profissional [...]” (FISCHER, M. C. B; FRANZOI, N. L. Formação Humana e Educação Profissional: diálogos possíveis. Educação, Sociedade & Culturas, n. 29, 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q881425 | Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, IFSC, FUNDATEC, 2024

A gestão eficaz de conflitos é essencial para manter um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo. Existem várias técnicas e abordagens para lidar com conflitos, cada uma com seus próprios benefícios e aplicações específicas. Entre elas, há uma técnica adequada para resolver conflitos de forma a encontrar uma solução que satisfaça todas as partes envolvidas, promovendo um entendimento mútuo. O trecho refere-se ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q902227 | Geografia, Geografia Física, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Quanto ao bioma brasileiro Cerrado, segundo Coutinho (2016), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os solos predominantes são do tipo latossolo e têm como características a cor vermelha ou vermelho-amarelada, com texturas que vão de arenosas a argilosas, sendo praticamente destituídos de esqueleto (pedras).


( ) O relevo plano e suas propriedades físicas credenciam esses solos para a agricultura. O lençol freático é permanente, embora sua profundidade flutue um pouco durante as estações do ano, o que garante o suprimento d’água para as plantas com raízes profundas.


( ) O fogo de origem antropogênica é o único fator de grande importância na ecologia desse bioma.


( ) Segundo o IBGE, entre os anos de 2000 a 2018, ocorreu a expansão acelerada da agricultura com substituição da vegetação campestre e florestal dando lugar à pastagem com manejo e área agrícola. Em 2018, 44,61% das áreas agrícolas e 42,73% das áreas de silvicultura do Brasil encontravam-se no Cerrado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q902047 | Filosofia, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em “Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita”, Immanuel Kant apresenta uma visão teleológica da história e defende que a natureza se serve de um meio específico para atingir o seu propósito com relação aos seres humanos. A esse recurso da natureza Kant denomina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q902052 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

David Hume elaborou uma ética baseada na observação dos fenômenos sociais e do comportamento humano. Assim, sua ética das virtudes tem uma forte base empírica e apresenta a compreensão de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q902056 | Pedagogia, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Idealizada por Dermeval Saviani, a Pedagogia Histórico-Crítica pode ser considerada, a um só tempo, um instrumento para analisar a educação brasileira e uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia. De toda forma, independentemente do seu modo de utilização, é correto afirmar que a Pedagogia Histórico-Crítica fundamenta-se no(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q881876 | Informática, Técnico de Laboratório – Área: Automação, IFSC, FUNDATEC, 2024

O barramento de rede AS-i (ou Actuator Sensor Interface, que, em uma tradução livre, pode ser entendido como “interface sensor atuador”) utiliza um meio físico com cabo perfilado, isto é, sua sessão transversal obedece a um formato característico, e os nós de rede são conectados a ele por meio de um conetor especial com navalhas que cortam o cabo e, ao mesmo tempo, proporcionam a conexão elétrica entre o dispositivo e o barramento. Assinale a alternativa que indica corretamente a vantagem desse tipo de montagem aliada ao perfil do cabo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q882011 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

A norma ISO/IEC 27001 especifica os(as) ___________ referentes a um sistema de gestão de segurança da informação, possibilitando que as organizações ________________________ para _____________________________________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q911726 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as seguintes assertivas:

I. Os carboidratos presentes nos ácidos nucleicos são do tipo pentose.

II. Os processos de transcrição e tradução que resultam na síntese proteica ocorrem no núcleo celular.

III. Introns são segmentos de DNA que codificam as proteínas, e éxons são segmentos que não as codificam.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q911760 | Designer Gráfico, Design de Produtos, IFSC, FUNDATEC, 2024

Surgido no final do século XIX, este movimento artístico destacou-se no Design por suas linhas orgânicas e sinuosas, inspiradas na natureza. Com formas fluidas e motivos florais, valorizava a integração entre forma e função, empregando materiais como vidro, metal e cerâmica. Buscava romper com estilos históricos, celebrando a beleza natural e a criatividade artística. O trecho refere-se ao movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q911611 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Considerando o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto das aulas de Língua Portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q881983 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em uma topologia de rede física estrela, os computadores são conectados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q881985 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

Na classe C de endereçamento IP, a máscara padrão é 255.255.255.0 (11111111.11111111.11111111.00000000), em que os três primeiros bytes estão com seus bits em 1 e eles representam o endereço:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q881994 | Telecomunicações, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

Os sistemas com base em radiofrequência utilizam micro-ondas para transmitir o sinal pelo ar nas faixas de frequências conhecidas como ISM, que não precisam de autorização para transmitir, e operam, na maioria dos países, nas faixas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.