Início

Questões de Concursos IFSC

Resolva questões de IFSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q881999 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em uma transação, o cliente que está efetuando uma compra deve ser realmente quem diz ser e ter meios de provar o pagamento dessa compra, e o vendedor não pode negar o recebimento, efetivando, dessa forma, a transação. Qual é o princípio que garante essa efetivação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q902223 | Geografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

As rochas são o resultado da união de minerais. Sobre as rochas e suas diferentes classificações, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Rochas que têm minerais agregados que pertencem à mesma espécie mineralógica são chamadas de pluriminerálicas.


( ) Uma das rochas vulcânicas mais abundantes no planeta Terra é o basalto, cuja composição química é sílica.


( ) Para a formação de uma rocha sedimentar, é necessário que exista uma rocha anterior, que pode ter diferentes classificações: ígneas, metamórficas e até mesmo outra rocha sedimentar.


( ) Uma rocha sedimentar é constituída por clastos preexistentes, por isso é chamada de clástica. As rochas sedimentares, por passarem pelo processo de litificação, têm a consistência dura das rochas ígneas, podendo ter exceções.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q882002 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

Qual é o tipo de ataque que visa conseguir as credenciais de acesso de um usuário enganando-o, por exemplo, por meio de um e-mail que solicita seus dados de login e senha?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q882004 | Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, IFSC, FUNDATEC, 2024

No contexto de segurança da informação, o que é um Cavalo de Troia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q902341 | Pedagogia, Educação, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a abordagem de Bernard Lahire, na obra “Sucesso escolar nos meios populares” (1997), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. A despeito da ausência de capital cultural ou de uma ação voluntária de transmissão de um capital cultural existente, os conhecimentos escolares podem ser apropriados pelas crianças, e tal processo pode ser sociologicamente analisado.


PORQUE


II. Há casos específicos passíveis de compreensão pela Sociologia sem dispersar as razões ou disseminar as causas ao infinito.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q911737 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica (ICBN), qual das alternativas abaixo representa uma ordem botânica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q911590 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Social, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, tendo por referência a Lei nº 12.711/2012:

I. As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Justiça reservarão, em cada concurso seletivo, percentual de suas vagas para os estudantes que se autodeclaram negros. Esse percentual será definido por cada instituição, levando em consideração a realidade étnica do estado em que esteja instalada.

PORQUE

II. A responsabilidade pela implementação da política de cotas é discricionária do governador do estados.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q911601 | Pedagogia, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Sobre o desenho universal para a aprendizagem, analise as assertivas abaixo:

I. Surgiu na década de 1970, vindo do campo da Administração.
II. É uma abordagem que apresenta princípios específicos e bem delineados.
III. Apresenta flexibilidade no uso dos conteúdos, que podem ser acessados em várias fontes.
IV. Apesar de complexo, é intuitivo, e as instruções precisam ser claras, com objetivos bem estabelecidos.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q911610 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Considerando o trabalho com gêneros discursivos em aulas de Língua Portuguesa, analise as assertivas a seguir:

I. O trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula deve envolver seus aspectos estilísticos.
II. A escolha por se trabalhar com gêneros discursivos se deve ao fato de ser um tipo de enunciado estável e imutável, o que garante o trabalho com sua estrutura composicional.
III. Nas aulas de Língua Portuguesa, é importante trabalhar os recursos linguístico-gramaticais não mais em uma perspectiva normativa, mas como escolhas léxico-gramaticais das quais depende a constituição do gênero discursivo.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.