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21Q907332 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado]. O texto faz parte do resumo de um artigo em que se discutiram aspectos que envolvem o trabalho com as tecnologias digitais no processo educacional de alunos vinculados ao Ensino Médio Integrado no contexto específico da Educação de Jovens e adultos no PROEJA. As autoras, ao apresentarem as conclusões, emitem o parecer de que a falta de resposta às demandas de letramentos está relacionada a"> Leia o texto a seguir.

Letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica

Neste trabalho refletimos sobre ambiguidades e omissões nos documentos regulatórios do Ensino Médio que caracterizam o tratamento da Educação Profissional e Tecnológica nas diversas políticas públicas da federação que fornecem parâmetros importantes à discussão desenvolvida. Propomos alguns princípios que, uma vez observados, poderiam nortear o trabalho com as práticas de letramento desenvolvidas na EPT, para começar a atender às expectativas, necessidades de participação social e política dos estudantes. Concluímos que, enquanto os trabalhadores em formação ou outros possíveis alunos egressos da EPT continuarem chegando ao mundo do trabalho sem que a escola tenha dado respostas mais concretas às suas demandas de letramentos, esta continuará sendo reprodutora de desigualdades sociais, pois não garante aos educandos o direito aos letramentos como condição de acesso e permanência no mundo do trabalho e de inclusão social.

KLEIMAN, Angela Bustos; SANTOS MARQUES, Ivoneide Bezerra de Araújo. Letramentos e tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7514, 2018. Disponível em:<https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7514>. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado].


O texto faz parte do resumo de um artigo em que se discutiram aspectos que envolvem o trabalho com as tecnologias digitais no processo educacional de alunos vinculados ao Ensino Médio Integrado no contexto específico da Educação de Jovens e adultos no PROEJA. As autoras, ao apresentarem as conclusões, emitem o parecer de que a falta de resposta às demandas de letramentos está relacionada a
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22Q907588 | Português, Uso da Vírgula, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Which literary period in English literature is characterized by a focus on reason, scientific inquiry, and the exploration of human potential?
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23Q907589 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

." acesso="" mai.="" 2024.="" no="" exemplo="" período="" simples="" acima,="" as="" vírgulas="" são="" utilizadas="" para="" separar:"=""> Leia o texto a seguir.
"A grande geleira Thwaites, conhecida como 'Geleira do Juízo Final' e localizada na Antártida, corre maior risco de derreter do que cientistas acreditavam".
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenciaestado/2024/05/23/geleira-do-juizo-final-risco-de-derreterestudo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 23 mai. 2024.

No exemplo de período simples acima, as vírgulas são utilizadas para separar:
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24Q907590 | Literatura, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Levando em consideração as abordagens contemporâneas e as teorias pedagógicas mais recentes, qual método de ensino de línguas e literaturas de língua inglesa é mais eficaz na promoção da proficiência linguística e na compreensão literária dos alunos?
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25Q907591 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Conceição Evaristo é uma importante escritora brasileira, em suas obras tem como escopo de discussão as mazelas de uma sociedade fortemente preconceituosa e desigual, sobretudo quando se fala sobre a força de mulheres negras. Em diferentes poemas, romances, por exemplo, retratou criticamente a história do povo negro no Brasil. Ao longo de sua obra, observamos o surgimento de um neologismo, escrevivência, capaz de representar os temas que ela vivenciou ao longo de sua vida. De acordo com tal conceito criado pela autora, qual a sua definição?
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26Q907592 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Como pode ser descrita a abordagem das questões étnico-raciais e de gênero nas literaturas de língua portuguesa e inglesa, considerando não apenas as obras canônicas, mas também a produção contemporânea e as perspectivas críticas mais recentes?
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27Q907593 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Wreckage of US World War Two submarine found after 80 years
The wreckage of a US Navy submarine that sank the most Japanese warships during World War Two has been found in the South China Sea, some 80 years after it was sunk by enemy forces.
The USS Harder was found 3,000ft (914m) below water off the Philippines' northern island of Luzon. The Harder was sunk in battle on 29 August 1944, along with its crew of 79 men.
In one of its final war patrols, it sank three Japanese destroyers and heavily damaged two others over four days, according to the US Navy's History and Heritage Command (NHHC). This forced the Japanese to change their battle plans and delay their carrier force, contributing to their defeat.
“Harder was lost in the course of victory. We must not forget that victory has a price, as does freedom,” said Samuel J. Cox, a retired US admiral who heads the NHHC.
The Philippines was one of the main Pacific battlegrounds of World War Two, as the US fought to retake its former colony from the Japanese Imperial Army.
Waters in and around the archipelago have served as the resting place of famed World War Two battleships. In 2015, US billionaire Paul Allen located the wreck of the Musashi, one of the two largest Japanese warships ever built, in the Philippines' Sibuyan Sea.
The Harder, which sailed under the motto of "Hit 'em harder', was found by the Lost 52 project, which aims to find the 52 US submarines lost during World War Two. It was found sitting upright on its keel or spine, and relatively intact, the US Navy said.
The submarine and its crew were later awarded the Presidential Unit Citation for its service during the war. The honour recognises extraordinary heroism in action.
Its skipper, Commander Sam Dealey, was posthumously awarded the US's highest military decoration, the Medal of Honor.

Joel Guinto. BBC News. Wreckage of US World War Two submarine found after 80 years. Disponível em:<https://www.bbc.com/news/articles/ceqq8gn014xo>. Acesso em: 24 mai. 2024.


What is the function of the word "which" in the sentence "The Harder, which sailed under the motto of 'Hit 'em harder', was found by the Lost 52 project"?
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28Q907594 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Qual escritor norte-americano é conhecido por sua obra que desafia as convenções literárias tradicionais e explora temas como a alienação e a busca por significado na sociedade contemporânea?
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29Q907595 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Qual evento histórico teve o menor impacto na evolução da língua inglesa, considerando seu desenvolvimento ao longo dos séculos?
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30Q907596 | História, A estruturação do Estado norteamericano território, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

De língua estrangeira para língua franca: na Base, essa é uma mudança de conceito importante para o ensino do Inglês. O que isso significa? Língua franca é a língua que várias pessoas, que falam idiomas diferentes, adotam para se comunicarem entre si. Nesse sentido, a BNCC legitima o Inglês, não só como a língua falada em países como nos Estados Unidos ou na Inglaterra, mas como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado.

Rita Trevisan. Nova Escola. O que a BNCC propõe para o ensino de língua inglesa? Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/77/o-que-abncc-propoe-para-o-ensino-de-lingua-inglesa. Acesso em: 29 mai. 2024.

O método de ensino de línguas audiolingual
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31Q907852 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A representação cartográfica da vulnerabilidade aos processos erosivos, ou poluidores, ou o zoneamento por graus de risco de erosão, ou de contaminação por poluição do ar, ou da água superpostos à distribuição dos usuários classificados por renda e condições das habitações facilitam a compreensão da geografia dos impactos ambientais [...] dos diferentes ambientes urbanos.

COELHO in GUERRA, 2001, p. 37. Disponível em:https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/uploads/20170322160002.pdf . Acesso em: 18 jun. 2024.


Quais técnicas são recomendas para auxiliar nas investigações em impactos urbanos?
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32Q907597 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A sociedade vitoriana era marcadamente hierárquica, com a classe e o gênero servindo como os principais princípios organizadores. A era viu um número crescente de pessoas ganhando o direito ao voto, ao lado de um estado e economia em expansão. Apesar de períodos de dificuldade, como os "anos de fome" da década de 1840, a tendência geral foi em direção ao aumento dos padrões de vida, com até mesmo famílias da classe trabalhadora desfrutando de algum nível de renda discricionária. Essa prosperidade relativa facilitou o surgimento de uma cultura de consumo, com a produção em massa tornando bens como roupas e jornais mais acessíveis. Era Vitoriana.

Jefferson Evandro Machado Ramos. Sua Pesquisa.com. Era Vitoriana. Disponível em:<https://www.suapesquisa.com/historia/era_vitoriana.htm . Acesso em: 29 mai. 2024.


No que tange às características históricas da Era Vitoriana, nota-se
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33Q907853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A perspectiva operacional da categoria espaço geográfico, presente na obra de Milton Santos “A natureza do espaço: técnica e tempo, ração e emoção” (2006) e abordada em conteúdos escolares de Geografia, considera que o espaço geográfico é
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34Q907598 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

No que tange à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o aprendizado de língua inglesa deve ocorrer de maneira natural, para isso são estabelecidos cinco eixos:
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35Q907854 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Com relação ao contexto educacional inclusivo brasileiro, ressalta-se que o ensino de Geografia com vistas à produção do pensamento geográfico na escola, necessita
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36Q907599 | Literatura, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Um grande desafio para quem trabalha com ensino de língua inglesa é escolher o método adequado de ensino para cada turma entre os vários métodos existentes. Até mesmo porque ainda existem várias abordagens que partem de um mesmo método. Partindo do método sociointeracionista, pode-se dizer que, para a Abordagem Natural,
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37Q907855 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o fragmento a seguir.

[...] um conjunto de conceitos, métodos e técnicas que, atuando sobre bases de dados georreferenciados, por computação eletrônica, propicia a geração de análises e sínteses que consideram, conjugadamente, as propriedades intrínsecas e geotopológicas dos eventos e entidades identificados, criando informação relevante para apoio à decisão quanto aos recursos ambientais.

SILVA, Jorge Xavier. Revista do CREA do Rio de Janeiro. Edição 79, p. 42, 2009. Disponível em:https://www.academia.edu/45612437/Revista_do_CREA_RJ_ISSN_1517_ . Acesso em: 18 jun. 2024. [Adaptado].


O autor descreve o conceito de
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38Q907600 | Pedagogia, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

"A gente se esfriou, e eu fiquei triste. Aí, quando eu ia me embora, ela me deu um beijo. Mas não foi um beijo qualquer, não. Foi um beijo de cinema, daqueles de tirar o fôlego."
Trecho de "Vidas Secas", Graciliano Ramos.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2008.

No trecho de "Vidas Secas", como o regionalismo se manifesta?
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39Q907856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A aproximação entre historiadores e geógrafos apresenta uma série de idas e vindas, desde a sistematização da ciência geográfica, onde as perspectivas tradicionais das duas disciplinas se encontravam intimamente ligadas, até o quantitativismo neopositivista de muitos geógrafos, que em nome de um pragmatismo simplista ignoraram a indissociabilidade da relação
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40Q908624 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Estrutura de Dados, Informática, IFSE, IV UFG, 2024

Estruturas de Dados são formas de organizar dados. Neste sentido, a forma como dados são inseridos e removidos varia e caracteriza cada tipo diferente de estrutura de dados. Observe a seguinte coleção de dados em que o início é à esquerda.


4 8 1 3 8 1 3 1 3 5 1 3
Elaborado pelo(a) autor(a).
Considerando a representação de como a estrutura se comporta durante as operações sucessivas de adição e remoção de elementos, infere-se que a estrutura de dados é uma:
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