Início

Questões de Concursos IFSE

Resolva questões de IFSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


222Q907815 | Nutrição, Conceitos de Técnica Dietética e Gastronomia, Gastronomia, IFSE, IV UFG, 2024

Composto por vegetais aromáticos semelhantes com a finalidade de conferir um sabor subjacente sutil, agradável e capaz de melhorar o sabor do prato pronto é o arranjo do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q1015872 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

O alfabeto manual é utilizado pelos usuários da língua de sinais para soletrar manualmente as palavras da língua oral. O alfabeto manual utilizado no Brasil é um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q907329 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 8


La competencia digital en la formación del profesorado

El desarrollo de la competencia digital en la enseñanza obligatoria es clave para que los jóvenes puedan incorporarse a la vida adulta de manera satisfactoria y sean capaz de desarrollar un aprendizaje permanente a lo largo de la vida. Así que, es natural que el profesor también desarrolle su competencia digital porque es él el que tiene la labor de enseñar y/o ayudar a los estudiantes. Sabemos que las tecnologías avanzan, poseen múltiples aplicaciones, cambian constantemente, se innovan a menudo y muchas veces lo que aprendemos sobre las tecnologías en las universidades ya está obsoleto en el mundo del trabajo. Las tecnologías no necesitan estar en el centro de las prácticas docentes ni tampoco ser el único objetivo, pero, en el caso específico de Brasil, la BNCC/2017 (posee objetivos semejantes a lo propuesto en el Marco Europeo para la Competencia Digital de los Educadores - DigCompEdu en relación a los usos de las tecnologías) obliga a los profesores no sólo a usarlas, sino también a enseñar a sus alumnos a emplearlas en las distintas áreas del aprendizaje, a utilizar los distintos lenguajes digitales, a solucionar problemas y a crear soluciones tecnológicas como ciudadanos críticos y como productores de contenidos, entre otros usos.


LOPES LEAL, Vânia Aparecida; LORENZO BERGILLOS, Francisco J. La competencia digital de profesores en formación inicial de lengua española y la BNCC. LínguaTec, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 125-144, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5855>. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado].
A aquisição da competência digital durante o ensino obrigatório é indicada, no parágrafo, como uma necessidade para, posteriormente, a adequada inserção do egresso na vida adulta. Para que isso aconteça, Lopes Leal e Lorenzo Bergillos consideram que é normal que os docentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q907865 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

É um instrumento didático fundamental para a leitura geográfica do entorno espacial do estudante, e se trata de uma potencialidade para que a teoria e a prática sejam articuladas na construção e reconstrução do conhecimento. Qual proposta metodológica de ensino pode ser desenvolvida fora do espaço escolar, com possibilidade de uma análise direta do espaço real?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q908639 | Programação, Conceitos básicos de programação, Informática, IFSE, IV UFG, 2024

Na programação para Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), o paradigma de interação publish-subscribe (também conhecido como “publicador-assinante”) é útil para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q908671 | Inglês, Letras Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Text 6


One of the popular myths about the English language is that somewhere people are still speaking the kind of English that Chaucer or Shakespeare or Milton spoke. This myth does, of course, have some foundation in fact, though the mythical versions repeated above are gross exaggerations. The relevant fact is that some regional dialects of English retain old forms which have disappeared from the standard form of the language. This conservatism in colonial varieties is, rather unfortunately, termed 'colonial lag' - unfortunately because the term gives the impression that the colonial variety will (or should) one day catch up with the home variety, though this is unlikely ever to happen. Colonial lag is a potential factor in distinguishing colonial varieties from their home counterparts in all levels of language: phonology, morphology, syntax, semantics and lexis.


BAUER, L. An Introduction to International Varieties of English. Hong Kong University Press, Hong Kong, 2003. [Adapted].
The levels of a language are mentioned in the last sentence in the text and refer to the different layers or components that make up a language, each contributing to its overall structure and function. Which level refers specifically to the arrangement of words and phrases to create well-formed sentences in a language?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q907911 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

A escola clássica da Administração teve como precursor o engenheiro francês Heri Fayol, tendo as suas contribuições teóricas publicadas em seu livro Administração Industrial e Geral, editado em 1916. Na mesma época, em 1911, o engenheiro norte americano Frederick Taylor havia acabado de publicar o seu livro Os Princípios da Administração Científica, preconizando a teoria da Administração Científica. Apesar da proximidade cronológica da publicação de ambos os livros, as contribuições de Fayol se destacaram em relação as contribuições de Taylor por enfatizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q950936 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Segundo Semestre, IFSE, IF SE, 2018

TEXTO II

– Puxa vida! Este Cabo Viloso é homem até debaixo d’água!
– Arre, égua! Este sim, tem coragem de mamar em onça!
A bem da verdade, eu nunca soube se, naquele momento eles aplaudiam o cabo por sua postura empombada, ou se pilheriavam às suas costas. Será que botavam fogo no coitado, fingindo enaltecer-lhe a bravura? Em Contendas do Papudo, o que não falta é cabra safado e gaiato. DANTAS, Francisco J. C. Cabo Josino Viloso. São Paulo: Planeta, 2005.

No Texto II, o emprego das expressões “arre, égua”, “coragem de mamar em onça” e “cabra safado” contribui para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q907672 | Veterinária, Veterinária, IFSE, IV UFG, 2024

Durante o preparo de touros para a estação de monta devem ser realizados testes e exames para controle e identificação de determinadas doenças que influenciam na capacidade reprodutiva desses animais. Dentre elas estão a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q908519 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

O setor de reservas do hotel X enfrenta um desafio diário: disponibiliza seus 15 quartos em plataformas como Booking, Expedia, Decolar, Hotel Urbano e pelo seu próprio site. Quando o atendente do setor recebe 1 reserva pela Booking.com e 2 pelo Decolar para o dia 21 de julho, ele precisa inserir rapidamente esses dados em seu sistema. Em seguida, é necessário acessar a extranet de todos os outros canais onde o hotel está listado para atualizar a disponibilidade de venda para esse dia. Caso essa atualização não seja realizada imediatamente em todos os canais, o hotel corre o risco de receber outras reservas para quartos que já não estão disponíveis.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Considerando esse desafio, qual inovação tecnológica, já disponível para os meios de hospedagem, poderia automatizar esse processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q908525 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

No contexto da maximização da produtividade da camareira, segundo Castelli (2003), a comparação entre os métodos tradicional e moderno revelou que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q908530 | Nutrição, Avaliação da Produtividade, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

No processo de produção de alimentos, é essencial garantir a segurança e a qualidade dos produtos por meio do controle adequado de tempo e temperatura. Segundo Teichmann (2000), esses critérios são fundamentais para prevenir a proliferação de microrganismos patogênicos e garantir a integridade dos alimentos. Dessa forma, deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q907323 | Espanhol, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: 23 mai. 2024. O texto acima foi apresentado no final do século XX por um professor da Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha). Esse docente, com base na sua experiência, acreditava na pertinência da presença da literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira a fim de desenvolver componentes culturais e recomendava selecionar textos que">

Leia o texto a seguir.

La literatura en la clase de español para extranjeros


Dejo, pues, estos y otros temas y me conformo por hoy con resumir mis conclusiones:


1. La literatura debe estar presente en la clase de español para extranjeros en todos sus niveles. Es conveniente y provechoso para el proceso de aprendizaje de la lengua y para la asimilación de la cultura.


2. Los textos han de ser modelos de lengua actual, sin arcaísmos, sin complejidades sintácticas inusuales, con un vocabulario común y propio del habla cotidiana. Esta premisa nos obliga y autoriza a adaptar levemente las obras de otras épocas.


3. Poesía lírica, canciones, literatura oral, relatos clásicos y vanguardistas, cuentos y novelas de hoy nos ofrecen textos adecuados para atender las necesidades de todo tipo de los alumnos. Basta elegirlos con tino.


PEDRAZA JIMÉNEZ, Felipe B. La literatura en la clase de español para extranjeros. In: CELIS, Ángela; HEREDIA, José Ramón (Org.). Actas del VII Congreso de ASELE: Lengua y cultura en la enseñanza del español a extranjeros. Almagro, 1996. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1998. p. 59-66. Disponível em:<https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=892286>. Acesso em: 23 mai. 2024.



O texto acima foi apresentado no final do século XX por um professor da Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha). Esse docente, com base na sua experiência, acreditava na pertinência da presença da literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira a fim de desenvolver componentes culturais e recomendava selecionar textos que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q908628 | Programação, Linguagens de programação, Informática, IFSE, IV UFG, 2024

Expressões regulares são importantes para criar filtros e representar conjuntos de cadeias de caracteres que atendem a um determinado padrão. A expressão regular a|b* denota o mesmo que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q907885 | História, República Oligárquica, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

De qualquer modo, deve-se atribuir a tais sentimentos ou idéias de obrigações de paternidade da parte de alguns patriarcas, considerável influência na interpretação das condições de raça e classe que desde os começos da colonização do Brasil vêm se verificando no nosso País e resultando em constantes transferências de indivíduos de côr, da classe a que pareciam condenados pela condição da raça materna e, até certo ponto, dêles - a condição de dominados - menos para a condição de dominadores que para a de marginais ou intermediários entre dominadores ou dominados. As transferências de indivíduos e até de grupos inteiros, por esse e por outros meios, de um para outro plano social, é que, acentuando-se, tornaram-se, desde fins do século XVIII, mas, principalmente, durante o século XIX, um dos estímulos mais fortes ao desenvolvimento de formas chamas individuais e, ao mesmo tempo, étnica.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano – vol 2. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985, p. 356. [Adaptado].


O texto relativiza a outra interpretação da história brasileira que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q908660 | Inglês, Letras Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Text 3


A teacher’s experience of using technology in language teaching


Published 29 October 2021

Using technology has always been an important part of my teaching, even in the pre-digital age. Like many early adopters, I get super-excited by the ‘wow’ factor of new technology. However, some technology (like VR – virtual reality) is still quite challenging to use successfully. In my own teaching, I’m happy to incorporate tools which are rather more familiar. (...)

Speaking My
EAP (English for Academic Purposes) students naturally use PowerPoint to deliver their presentations. The software is so familiar that they are unaware that they are using technology! Classes concentrate on strategies for making a talk effective, such as incorporating memorable images and reducing text to just key words. Many of my students have serious pronunciation difficulties, so revealing a word at the same time as saying it helps them to be understood by the audience.

Like many teachers, I like the engagement and interactivity afforded by Kahoot! My favourite voting app is Mentimeter because it is quick to create a poll, reliable and easy-to-use. Voting anonymously is significantly different from putting up your hand. Doing it remotely remains an exciting event – watching as students’ votes come in. A great way to finish a discussion lesson on controversial issues is with a class vote.

I encourage fluency in the classroom but also ask students to do more discrete practice away from the classroom using their mobile phones – recording themselves, listening and rerecording. They can try out voice searches which are hugely motivating when you achieve success! (...)

Vocabulary
Many of my new students don’t have a system to record and review the new vocabulary we cover in class. As part of their learner training, I present the app Quizlet which allows learners to create sets of digital flashcards. It’s free. Students who choose to try it can decide what to write on the back of a card – a translation or a personalised example sentence containing a new word. The app automatically creates games such as matching exercises and Pelmanism, which some learners enjoy.

I am a big fan of graphic organisers and have long encouraged students to use mind-maps. Having free versions such as Mindomo is beneficial in helping store words in concept groups and in reviewing new language.



SHARMA, P. A teacher’s experience of using technology in language teaching. World of Better Learning Blog. Available at: https://www.cambridge.org/elt/blog/2021/10/29/technology-language-teaching/. Access on: 20 may. 2024. [Adapted].
From the activities described in the Speaking part, one can infer that the teacher
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q908666 | Inglês, Letras Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Text 4


It seems to me, having been involved for many years with teaching English as a so-called second or foreign language, that there are deep and indissoluble links between the practices, theories, and contexts of ELT and the history of colonialism. Such connections, I want to suggest, run far deeper than drawing parallels between the current global expansion of English and the colonial expansion that preceded it. Rather, I want to argue that ELT theories and practices that emanate from the former colonial powers still carry the traces of those colonial histories both because of the long history of direct connections between ELT and colonialism and because such theories and practices derive from broader European cultures and ideologies that themselves are products of colonialism.


PENNYCOOK, A. English and the discourses of colonialism. London: Routledge, 2002, p. 19.
The author's reflection on the relationships between colonialism, ideologies and the expansion of the English language around the world indicates that
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q908669 | Inglês, Letras Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Text 5


When I made my way to college, I was truly astonished to find teachers who appeared to derive their primary pleasure in the classroom by exercising their authoritarian power over my fellow students, crushing our spirits, and dehumanizing our minds and bodies. I had chosen to attend Stanford University, a predominantly white college (primarily because the financial aid packages were better than those offered by black institutions), but I never once considered what it would be like to study with teachers who were racist. Even though I had attended a high school with outspokenly racist teachers who were contemptuous and unkind, I had romanticized college. I believed it would be a paradise of learning where we would all be so busy studying that we’d never have time for the petty things of this world, especially not racism.


HOOKS, B. Teaching critical thinking: practical wisdom. New York: Routledge, 2010, p. 2.
The terms contemptuous and unkind in the excerpt “Even though I had attended a high school with outspokenly racist teachers who were contemptuous and unkind, I had romanticized college” can be replaced by which of the following words, without compromising their meaning?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q907912 | Administração Geral, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

O conceito de produção enxuta (Lean Manufacturing), disseminado a partir da década de 90, trouxe importantes contribuições para a melhoria dos sistemas de produção, elevando a eficiência produtiva a níveis muito superiores que os sistemas anteriores. No sistema de produção enxuta, utilizam-se diversos ferramentais e técnicas de produção que possibilitam uma produção mais integrável, flexível, adaptável e eficiente. A técnica de produção enxuta que busca produzir a quantidade exata para atender a demanda, comprando matéria-prima no momento certo e entregando o produto no prazo estipulado é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.