Início

Questões de Concursos IFSE

Resolva questões de IFSE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q892364 | Direito Administrativo, Técnico de Laboratório/Área: Edificações, IFSE, IV UFG, 2024

Segundo a Lei n° 14.333/2021,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q908526 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Os meios de hospedagem têm investido em motores de reservas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q907330 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Letras Português Espanhol, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 8


La competencia digital en la formación del profesorado

El desarrollo de la competencia digital en la enseñanza obligatoria es clave para que los jóvenes puedan incorporarse a la vida adulta de manera satisfactoria y sean capaz de desarrollar un aprendizaje permanente a lo largo de la vida. Así que, es natural que el profesor también desarrolle su competencia digital porque es él el que tiene la labor de enseñar y/o ayudar a los estudiantes. Sabemos que las tecnologías avanzan, poseen múltiples aplicaciones, cambian constantemente, se innovan a menudo y muchas veces lo que aprendemos sobre las tecnologías en las universidades ya está obsoleto en el mundo del trabajo. Las tecnologías no necesitan estar en el centro de las prácticas docentes ni tampoco ser el único objetivo, pero, en el caso específico de Brasil, la BNCC/2017 (posee objetivos semejantes a lo propuesto en el Marco Europeo para la Competencia Digital de los Educadores - DigCompEdu en relación a los usos de las tecnologías) obliga a los profesores no sólo a usarlas, sino también a enseñar a sus alumnos a emplearlas en las distintas áreas del aprendizaje, a utilizar los distintos lenguajes digitales, a solucionar problemas y a crear soluciones tecnológicas como ciudadanos críticos y como productores de contenidos, entre otros usos.


LOPES LEAL, Vânia Aparecida; LORENZO BERGILLOS, Francisco J. La competencia digital de profesores en formación inicial de lengua española y la BNCC. LínguaTec, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 125-144, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5855>. Acesso em: 26 mai. 2024. [Adaptado].
Na interpretação dos autores do texto, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 (BNCC/2017) possui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q908651 | Inglês, Letras Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Text 1


The concept of language as discourse leads to a perspective of language teaching as a process of teaching not only pre-existent meanings, but also a process of teaching ways in which we can create new meanings, position ourselves and construct our identities. In other words, when language is defined as discourse, teaching a foreign language becomes teaching new ways of reinventing and representing oneself and of perceiving (and constructing) the world. Language as discourse implies an understanding of our language practices as practices of constructing and assigning meanings to the world, to what happens in the world, to what we see and what we don't see in reality. A change in discourse practice therefore leads to a reconfiguration of our identity and the way we read the world (cf.: GEE, 1986). This is to say that, when learning a new language we learn new meanings, new (des)identifications (HALL, 2005) and new ways to understand ourselves and the "wor(l)d" (FREIRE; MACEDO, 1987).


JORDÃO C. M, FOGAÇA F. C. Critical literacy in the English language classroom. DELTA v. 28, n. 1, p. 69-84, 2012. Available at:https://www.scielo.br/j/delta/a/hsrcx4LBJZmLpsBjNKsVbvt# . Access on: 21 may. 2024. [Adapted].
In the excerpt from the text “A change in discourse practice therefore leads to a reconfiguration of our identity and the way we read the world”, the verb leads to can be replaced by
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q907886 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, IFSE, IV UFG, 2024

. Acessado em 31 de maio de 2024. [Adaptado].De que forma a denúncia do texto contribuiu para desmantelar as heranças da escravidão no Brasil?">

Leia o texto a seguir.

Do que valem as roupas caras, se não tem atitude?

Do que vale a negritude, se não pô-la em prática?

A principal tática, herança de nossa mãe África!

A única coisa que não puderam roubar!

Se soubessem o valor que a nossa raça tem,

Tingiam a palma da mão pra ser escura também!

Mas nosso júri é racional, não falha!

Não somos fã de canalha!

Quero nos devolver o valor, que a outra raça tirou.

Esse é meu ponto de vista. Não sou racista, morou?

Escravizaram sua mente e muitos da nossa gente.

Mas você, infelizmente,

Sequer demonstra interesse em se libertar.

Essa é a questão: autovalorização.

Esse é o título da nossa revolução.

O verdadeiro negro tem que ser capaz

De remar contra a maré, contra qualquer sacrifício.

RACIONAIS MC’s. Juri Racional. Disponível em < https://www.letras.mus.br/racionais-mcs/63440/>. Acessado em 31 de maio de 2024. [Adaptado].

De que forma a denúncia do texto contribuiu para desmantelar as heranças da escravidão no Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q908654 | Inglês, Letras Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

According to Brown (2002), for much of the 20th century, the language teaching profession was focused on finding a single, ideal method that could effectively teach a foreign language in the classroom setting. By the 21st century, there was a move away from a one-size-fits-all approach in language teaching towards a more adaptable and studentcentered methodology. In the history of language teaching methods and approaches this movement is known as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q907889 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

À primeira vista é difícil perceber nas receitas qual é a parte mágica (que mais respeitosamente deveremos chamar de axé, poder), e quais as virtudes testáveis experimentalmente dessas plantas. Devemos ter em mente que, na língua iorubá, frequentemente existe uma relação direta entre os nomes das plantas e suas qualidades, e seria importante saber se receberam tais nomes devido às suas virtudes ou se devido a seus nomes determinadas características foram a elas atribuídas, como um tipo de jogo de palavras (ou, mais respeitosamente, p/o). Essas encantações-jogos de palavras têm uma grande importância nestas civilizações. Sendo pronunciadas em orações solenes, podem ser consideradas como definições e com frequência são as bases sobre as quais o raciocínio é construído. Servem também como conclusão e prova final nas histórias transmitidas de geração a geração pelos babalaôs, e expressam ao mesmo tempo o ponto de vista da cultura iorubá e o senso comum de seu povo.

VERGER, Pierre. Ewé o uso das plantas na sociedade Iorubá. São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 24. [Adaptado].

Tal sistema de designação da língua iorubá demonstra qual característica daquela civilização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q892321 | Gerência de Projetos, Desenvolvimento de Sistemas, IFSE, IV UFG, 2024

O PMBOK estabelece cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos, utilizados para cumprir seus objetivos. Os grupos de processos que representam as principais atividades que ocorrem ao longo do ciclo de vida de um projeto são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q892330 | Arquitetura de Computadores, Infraestrutura de Tecnologia da Informação, IFSE, IV UFG, 2024

Os periféricos de um computador podem ser classificados, segundo suas funções, em dois tipos principais: entrada ou saída. Periféricos que se enquadram no tipo “saída” são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q892347 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

Quando há possibilidade de acúmulo de líquido em alguma cavidade durante o intraoperatório, o cirurgião insere um dispositivo para auxiliar essa drenagem. O dreno cirúrgico caracterizado por ter um selo d’água é o dreno de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q907605 | Inglês, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Ao expressarmos nossos pensamentos, ideias e emoções em uma língua estrangeira, estamos ativamente construindo pontes de comunicação com outras culturas e perspectivas. A produção oral nos permite transcender a teoria e mergulhar na prática da língua, experimentando sua riqueza e nuances em situações reais.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Considerando o texto-base e os conhecimentos sobre a aquisição da língua inglesa como L2, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q907877 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Na Bolívia, logo após o problema criado pelas medidas do governo Melgarejo, relativas à apropriação de terrenos e propriedades indígenas, o governo do presidente Frias (1874- 1876) em consonância com a Assembleia Nacional promulgou a lei de “exvinculación”. A lei de exvinculación teve um efeito devastador para os índios. De um lado quebrava-se a histórica vinculação dos mesmos com a terra da comunidade e, por outro, se acelerava o processo de expropriações em favor do Estado, que uma vez consolidadas passavam a ser leiloadas. Isto intensificou o surgimento de grandes latifúndios no altiplano e vales. A lei reconhecia a propriedade soberana e pessoal dos índios sobre sua terra, mas a desvinculava da comunidade, por isso o termo “ex-vinculação”, porque fraturava a base de uma relação secular do índio com a terra. A “sayaña” dentro do “ayllu” formava uma unidade de propriedade comunitária indivisível. A lei foi na contramão da essência comunal e representou, sobretudo, uma visão ideológica e modernizadora que não respeitava e ou não entendia a realidade histórica e cultural dos povos indígenas.

HASSLOCHER-MORENO, Alejandro Marcel. Bolívia e a questão indígena: da escravidão à cidadania plena. Revista Campo da História, v. 7, n. 1, 2022, p. 344. [Adaptado].


Qual conceito foi a base pelo próprio governo para a formulação desta disposição legal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q907883 | História, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Mas o que vejo? É um sonho!... A barbaria

Erguer-se neste século, à luz do dia.

Sem pejo se ostentar.

E a escravidão – nojento crocodilo

Da onda turva expulso lá do Nilo –

Vir aqui se abrigar!...

Oh! Deus! não ouves dentre a imensa orquestra

Que a natureza virgem manda em festa

Soberba, senhoril,

Um grito que soluça aflito, vivo,

O retinir dos ferros do cativo,

Um som discorde e vil?

ALVES, Castro. Obra Completa. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar S. A, 1997, p. 216. [Adaptado].

O que nesse poema incomodava a elite brasileira do século XIX?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q907888 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Berimbau

Quem é homem de bem, não trai

O amor que lhe quer seu bem

Quem diz muito que vai, não vai

E assim como não vai, não vem

Quem de dentro de si não sai

Vai morrer sem amar ninguém

O dinheiro de quem não dá

É o trabalho de quem não tem

Capoeira que é bom, não cai

E se um dia ele cai, cai bem!

Capoeira me mandou

Dizer que já chegou

Chegou para lutar

Berimbau me confirmou

Vai ter briga de amor

Tristeza, camará

MORAES, V. Berimbau. Disponível em:https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/49258/ . Acesso em: 31 mai. 2024. [Adaptado].



“Berimbau” foi gravada em 1963, em um disco de Vinícius de Moraes com Odete Lara. A canção tem uma introdução marcada pelo compasso do berimbau, estrutura que se mantém até o refrão. O sucesso da canção fez com que não fosse gravada junto dos demais afro-sambas de Vinícius e Baden Powell. Qual característica da Afro-ética a música representa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q907659 | Veterinária, Veterinária, IFSE, IV UFG, 2024

Conforme legislação brasileira vigente, compõe uma das especificações físico-químicas do leite cru refrigerado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q892300 | Direito Administrativo, Conceito, Assistente em Administração, IFSE, IV UFG, 2024

A Lei n° 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) aplica-se, dentre outros à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q892336 | Informática, Infraestrutura de Tecnologia da Informação, IFSE, IV UFG, 2024

Organizações, empresas ou instituições, públicas ou particulares, comumente utilizam e-mails corporativos para seus colaboradores. A estrutura de endereço de correio eletrônico para um servidor governamental deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q892344 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem apresentado pela Resolução COFEN n° 564/2017 estabelece que é um direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q892354 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, IFSE, IV UFG, 2024

As luvas usadas para dar um banho no leito em um paciente devem ser descartadas nos resíduos do Grupo A, ou seja, resíduos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q1015871 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A Lei nº 12.319/2010 regulamenta a profissão do tradutor/intérprete de Libras. Uma das atribuições desse profissional, dentro da escola, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.