Questões de Concursos: IFSP

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111 Q38612 | Pedagogia, Professor, IFSP

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394, de 1996) apresenta regras comuns para o ensino fundamental e médio em relação ao processo de avaliação. Leia as afirmativas a seguir sobre o artigo nº 24 da referida lei:

( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.
( ) nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

Assinale a alternativa que contemple a sequência correta de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F):

112 Q38591 | Pedagogia, Professor, IFSP

A Resolução nº 2, de janeiro de 2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Esta diretriz contempla a organização do currículo do Ensino Médio em áreas do conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Para além do trabalho com os conteúdos específicos, há a indicação do trabalho com conteúdos e temáticas transversais que devem perpassar todas as áreas citadas. Sobre os temas transversais que são considerados obrigatórios previstos no artigo 10 das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, assinale a alternativa que contemple todos os temas transversais corretamente.

113 Q38600 | Pedagogia, Professor, IFSP

Kuenzer (2009) ao discorrer em seu livro “Ensino Médio", sobre a proposta pedagógica da escola, defende que do ponto de vista metodológico a transdisciplinaridade, desempenha papel fundamental. Assinale a alternativa que define o termo transdisciplinaridade para a autora.

114 Q38603 | Pedagogia, Professor, IFSP

O artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/1996) delibera sobre os princípios do currículo do ensino médio. Assinale a alternativa que não corresponde às diretrizes curriculares presente na referida lei.

115 Q38610 | Pedagogia, Professor, IFSP

De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:

I. articulada com o ensino médio.
II. subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
III. a critério de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.

Está(ão) incorreta(s) somente a(s) afirmativa(s):

116 Q38582 | Pedagogia, Professor, IFSP

Em 2012 as Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio foi reformulada pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012). Na referida resolução a oferta da educação profissional técnica de nível médio ocorrerá nas formas articulada e subsequente. Sobre a forma articulada, leia as afirmativas abaixo, completando com as palavras corretas.

I - Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada ___________, será ofertada somente a quem já tenha
concluído o_______________, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação ____________________ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.
II - Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada ____________, será ofertada a quem ingressa no _______________ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades
educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino.
III - Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada ____________ será desenvolvida simultaneamente em___________________, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que preenchem as lacunas.

117 Q38602 | Pedagogia, Professor, IFSP

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a missão da instituição é:

118 Q38615 | Pedagogia, Professor, IFSP

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394, de 1996) em conjunto com a Lei nº 11.741/2008 define as características da Educação Profissional e Tecnológica. Assinale a alternativa que apresente a abrangência correta desta modalidade de ensino.

119 Q38611 | Pedagogia, Professor, IFSP

Segundo a Lei nº 9394, de 1996, a respeito do tema “diplomas", é incorreto afirmar que:

120 Q38584 | Pedagogia, Professor, IFSP

A Resolução nº1, de 17 de junho de 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre esta resolução leia as afirmativas a seguir:

( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
( )O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.
( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores.
( ) O Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Municipais de Educação, juntamente com os Conselhos Municipais de Educação promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares.
( ) O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura, Geografia em especial Geopolítica e História do Brasil.

Assinale a alternativa que contemple a sequência correta de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F).
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