Início

Questões de Concursos IFSP

Resolva questões de IFSP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q906022 | Redes de Computadores, Acesso Remoto, Informática, IFSP, IF SP, 2024

Considerando que o tunelamento é considerado um dos pilares das Redes Privadas Virtuais (VPNs) e sabendo que ele pode ser realizado na camada 2 e 3 do modelo OSI, qual alternativa abaixo descreve corretamente um protocolo aplicado na camada 3 do referido modelo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q906169 | Eletrônica, CLP Controlador Lógico Programável, Controle e Automação, IFSP, IF SP, 2024

Um engenheiro de automação está implementando um sistema de monitoramento de nível em um silo de grãos, utilizando um sensor capacitivo para detectar a presença de grãos. O sensor utilizado é do tipo PNP e deve ser conectado a um CLP que controlará o sistema de enchimento do silo. Sabendo que a máquina utiliza um CLP com entradas configuradas para o tipo PNP, o que o engenheiro deve garantir para que o sensor funcione corretamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q906050 | Biologia, Respiração celular e fermentação, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

A fermentação sólida consiste em um processo biotecnológico que utiliza microrganismos para fermentar substâncias em um meio sólido, em vez de um meio líquido. Esse método é amplamente utilizado na produção de alimentos e de outros produtos, como compostos bioativos, enzimas e biofertilizantes. No Brasil, há uma grande diversidade de resíduos que podem ser utilizados como substratos para esse tipo de fermentação, tais como resíduos da indústria cervejeira, farelo de trigo, resíduo de processamento de sucos. Considerando esse tipo de fermentação, assinale a resposta correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q905788 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia o excerto a seguir:

“A inclusão educacional requer professores preparados para atuar na diversidade, compreendendo as diferenças e valorizando as potencialidades de cada estudante de modo que o ensino favoreça a aprendizagem de todos. A inexistência desta formação gera o fenômeno da pseudoinclusão, ou seja, apenas da figuração do estudante com deficiência na escola regular, sem que o mesmo esteja devidamente incluído no processo de aprender. Estar matriculado e frequentando a classe regular não significa estar envolvido no processo de aprendizagem daquele grupo.”
Fonte: Pimentel, Susana Couto. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. In: Org: Theresinha Guimarães Miranda eTeófilo Alves Galvão Filho. Formação de professores para a inclusão saberes necessários e percursos formativos. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 140.

Após a leitura do excerto e a partir da tese defendida por Pimentel, analise que tipo de ação é necessária, em sua prática inclusiva, pelo docente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q906045 | Biologia, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

O melhoramento genético é um processo que acompanha a história da humanidade, desde seus primórdios, quando passamos a selecionar frutos mais saborosos, até os tempos atuais, em que a engenharia genética nos auxilia a direcionar a construção de novas variedades de plantas com as mais diversas características desejáveis. Como a obtenção de um organismo geneticamente modificado (OGM) pode ser feita por meio de diferentes metodologias, assinale a alternativa que melhor caracteriza uma estratégia de melhoramento genético de plantas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q906023 | Redes de Computadores, Armazenamento de Dados em Redes de Computadores, Informática, IFSP, IF SP, 2024

Você configurou uma matriz RAID 10 (RAID 1+0) em um servidor com Windows Server 2022. Enquanto o servidor estava operacional, um dos discos da matriz RAID 10 falhou. Qual é o impacto esperado na funcionalidade do servidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q905790 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia os textos abaixo:

Texto 1

“No que diz respeito à educação básica de jovens e adultos no Brasil, pode-se afirmar que predominam iniciativas individuais ou de grupos isolados, acarretando descontinuidades, contradições e descaso dos órgãos responsáveis (Moura, 2005). Por outro lado, a cada dia, aumenta a demanda social por políticas públicas perenes nessa esfera. Tais políticas devem pautar o desenvolvimento de ações baseadas em princípios epistemológicos que resultem em um corpo teórico bem estabelecido e que respeite as dimensões sociais, econômicas, culturais, cognitivas e afetivas do jovem e do adulto em situação de aprendizagem escolar (Cabello, 1998).” (Moura e Henrique, 2012, p. 115).

Texto 2

A história da educação de jovens e adultos no Brasil é marcada pela luta de diferentes segmentos sociais pela construção de políticas públicas eficazes e específicas para essa modalidade de ensino. No âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA foi instituído em 2005 para que as instituições federais de educação profissional ofertassem cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e cursos técnicos de nível médio para a população jovem e adulta. (IFSP, 2024)

Após a leitura dos textos, analisando o que indicam os autores, entre os desafios enfrentados pelo PROEJA, destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q906057 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

O sequenciamento do DNA é uma técnica que permite determinar a sequência dos nucleotídeos presentes em uma molécula de DNA. Durante este processo, de forma resumida, o DNA é extraído, fragmentado, sequenciado e montado, podendo ser utilizados diferentes métodos de sequenciamento, como o Sanger e o Sequenciamento de Nova Geração (NGS). Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos sobre sequenciamento de DNA, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q905792 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia, com atenção, os excertos abaixo:

“De hoje em diante, que fique combinado que não haverá mais ‘índio’ no Brasil. Fica acertado que os chamaremos indígenas, que é a mesma coisa que nativo, original de um lugar. Certo? Bem, calma lá. Alguém me soprou uma questão: mais índio e indígena não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digamo que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico, Munduruku, por exemplo. Ser ‘índio’ é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica. Acho melhor não a usarmos mais, não é?”

Fonte: Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019, p. 16.
“Ao mesmo tempo, a linguagem como produtora de conhecimento, ao não apresentar de maneira sistemática e elaborada elementos da história e da cultura africanas e afro-brasileiras, elimina não só a possibilidade de as crianças conhecerem tal história e cultura, como também leva à idéia de que não possuem importância, portanto sua ausência se torna normal, natural, a ponto de nem ser denunciada e desejada. Esse fato configura um círculo vicioso de silêncio e silenciamento, que dificulta a reflexão das crianças sobre as relações raciais no cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, sobre o próprio pertencimento racial. Por extensão, que essas crianças reflitam e ajam sobre as discriminações experienciadas e percebidas no dia a dia.”

Fonte: Cavalleiro, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 99.

A partir dos excertos apresentados, um caminho eficaz que a escola deve assumir, considerando que o espaço escolar deve romper com práticas racistas e discriminatórias e promover uma educação que reconheça e promova a diversidade étnico-racial, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q906054 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

A depender da metodologia empregada, o processo de obtenção de microrganismos recombinantes pode exigir uma etapa de seleção de clones que contenham o gene de interesse. Isso deve-se à existência de células hospedeiras que carregam vetores com fragmentos clonados distintos. Com base nesse processo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q906105 | Turismo, Turismo e Hospitalidade, IFSP, IF SP, 2024

Conforme afirma Castelli (2003) a área de Alimentos e Bebidas - A & B, dentro da estrutura organizacional e funcional do hotel é a mais complexa e, considerando esse cenário, muitos hotéis têm optado pela “terceirização” desta área.

Sobre este setor, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q906059 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Letras: Português/Libras, IFSP, IF SP, 2024

O artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) enuncia que “a Educação Infantil “tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Nessa esteira, em se tratando das pessoas surdas, Stumpf e Linhares (2021) apontam que a Libras é condicional para que a criança surda seja contemplada por essa diretriz. Para as autoras a língua de sinais “não é uma ferramenta metodológica, mas uma língua pela qual metodologias, didáticas e prescrições pedagógicas irão se realizar na Educação Bilíngue de Surdos”. Com base em Stumpf e Linhares (2021), os eixos principais que compreendem o ensino da Libras como primeira língua para surdos compreendem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q906334 | Nutrição, Gastronomia, IFSP, IF SP, 2024

Sobre o prato “pato no tucupi”, típico da culinária da região Norte do Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q906171 | Engenharia de Software, Controle e Automação, IFSP, IF SP, 2024

Redes Neurais Artificiais são técnicas computacionais que utilizam um modelo matemático inspirado no neurônio biológico, obtendo aprendizado pela experiência. Encontra aplicações em visão computacional, automação residencial e industrial, robótica, microeletrônica, entre outros. A respeito de redes neurais MLP (Multi-layer Perceptron), analise as afirmativas:


I. Os parâmetros a serem definidos para a execução de uma rede MLP são número de camadas, número de neurônios em cada camada, taxa de aprendizado e função de ativação;


II. São redes recorrentes;


III. Os neurônios da camada oculta são capazes de capturar a não-linearidade dos dados;


IV. Geralmente utiliza-se a função sigmóide como função de ativação nas camadas oculta e de saída.


As afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q906028 | Redes de Computadores, Informática, IFSP, IF SP, 2024

As redes wireless, ou sem fio, são sistemas de comunicação de dados flexíveis que utilizam tecnologias específicas para diferentes tipos de redes, como redes pessoais, redes locais ou redes metropolitanas. Considerando essa afirmação, qual das seguintes combinações de tecnologias é comumente usada para definir uma Personal Area Network (PAN)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q906029 | Programação, CSS Cascading Style Sheets, Informática, IFSP, IF SP, 2024

A respeito das tecnologias de informática envolvidas na construção de páginas WEB, leia as afirmações a seguir assinalando a alternativa FALSA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q906060 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Química, IFSP, IF SP, 2024

Cloratos metálicos são agentes oxidantes fortes e podem ser preparados por reações de neutralização, envolvendo um ácido e uma base de Arrhenius. Para preparar o sal clorato férrico, assinale a alternativa que contém o ácido e a base de Arrhenius que devem ser utilizados na reação de neutralização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q906343 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Gastronomia, IFSP, IF SP, 2024

Segundo as diretrizes de boas práticas para os serviços de alimentação, qual dos seguintes métodos de sanitização de superfícies e equipamentos em uma cozinha industrial é inadequado e pode resultar em contaminação dos alimentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q906170 | Engenharia de Software, Controle e Automação, IFSP, IF SP, 2024

Redes Neurais Artificiais são consideradas como a tecnologia mais avançada para a descoberta de padrões em dados. Têm sido utilizadas para resolver uma grande diversidade de aplicações, tais como tradução de idiomas, reconhecimento de fala e legendagem de imagens, além de aplicações no mercado de ações por grandes empresas como IBM, Google e Microsoft. Redes Neurais podem ser definidas como processadores paralelamente distribuídos, constituídos de unidades de processamento simples, que têm a capacidade natural de armazenar conhecimento experimental e torná-lo disponível para uso. Com respeito à arquitetura de redes neurais artificiais, uma rede auto-realiamentada se refere a uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q906042 | Biologia, Vírus e bactérias, Biotecnologia, IFSP, IF SP, 2024

Uma vacina gênica é um tipo de vacina que contém material genético que codifica um antígeno específico de um patógeno (vírus ou bactéria). Quando esse material genético é clonado em plasmídios para serem introduzidos nas células do corpo humano, ele é utilizado pela célula para a produção de proteínas antigênicas correspondentes. A respeito das vacinas gênicas, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.