Questões de Concursos: IFTO

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: IFTO. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q720137 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, IFTO

Articulando-se como forma de garantir a acessibilidade à todas as partes das cidades e direcionando suas formas para atribuir-lhes uma determinada característica física que denote o conceito projetual, o sistema viário conforma a morfologia urbana das cidades e lhes caracteriza os aspectos plásticos. Com base na afirmativa anterior, marque a alternativa correta que corresponde ao movimento ou período que fez uso excessivo da hierarquização viária como ferramenta de urbanismo.

12 Q715683 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, IFTO

A qualidade de uma edificação requer a boa técnica de construções. Baseados em normas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

I. O fechamento da parte superior da alvenaria executados em tijolos comuns assentados um pouco inclinados de modo que estes tijolos encontrem a face inferior da laje ou viga, é denominado de cunhamento das paredes.

II. Uma das funções dos peitoris externos é para evitar infiltração da água sob as janelas.

III. Em lajes expostas a intempéries e variações de temperaturas é recomendável impermeabilizá-las com argamassa de cimento, areia e aditivos impermeabilizantes.

IV. A espessura e o tipo do lastro de um piso dependem mais da sobrecarga prevista e menos da qualidade do subsolo.

Com base nas afirmativas acima, é correto afirmar que:

13 Q792028 | Engenharia Química, Professor, IFTO

Dentro do ambiente das organizações empresariais, existem diferenças entre o empreendedor e um administrator na sua forma de atuação. Considerando cinco (5) dimensões distintas de negócio, marque a alternativa que corresponde ao perfil de um empreendedor.

14 Q536035 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Professor, IFTO

Em relação à classificação dos solos, é incorreto afirmar.

15 Q530433 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Professor, IFTO

Para a obtenção da umidade de uma amostra de solo, foi utilizada uma cápsula de alumínio com 9 gramas. O solo úmido com a cápsula apresenta massa de 50 gramas e, após o tempo requerido em estufa, o mesmo conjunto apresenta massa de 45 gramas. É correto dizer que a umidade dessa amostra é:

16 Q374423 | Português, Literatura, Professor, IFTO

O Brasil testemunhou, na década de 1930, uma explosão do romance e o regionalismo dominou a ficção da segunda geração modernista. Sobre isso, aponte a alternativa que está em desacordo com o projeto literário do romance de 1930 no Brasil.

17 Q805130 | Legislação e Decretos, Decreto n 5626 2005 dispõe sobre o uso e a difusão da LIBRAS nas instituições públicas, Professor, IFTO

O Decreto 5.626/05, em seu artigo 26 diz: ?A partir de um ano da publicação deste Decreto, o Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta devem garantir às pessoas surdas o tratamento diferenciado, por meio do uso e difusão de Libras e da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, realizados por servidores e empregados capacitados para essa função, bem como o acesso às tecnologias de informação, conforme prevê o Decreto no 5.296, de 2004.?

Qual a porcentagem de pessoas capacitadas para o uso e interpretação em Libras essas instituições devem ter?

18 Q780725 | Engenharia de Produção, Professor, IFTO

Uma certificação ambiental serve como um atestado de boas práticas de uma organização sob o ponto de vista do respeito aos impactos de suas atividades sobre o meio ambiente. Várias são as razões que levam uma empresa a obter tal tipo de certificado, tais como: questões de legislação, requisitos de comercialização ou mesmo uma demanda dos consumidores. Nesse sentido, considere as afirmações abaixo:

I. A família de normas ISO 14.000 não se preocupa apenas com os aspectos ambientais dos processos da organização, mas vai além ao levar em consideração seus produtos desde o seu projeto até sua disposição final, por meio de atividades como a análise do ciclo de vida.

II. O consumidor consciente busca produtos que geram menos impactos no meio ambiente. Por meio de seus hábitos de consumo, ele pode alavancar o processo de adequação ambiental das organizações e sua busca por práticas ambientalmente corretas, o que inclui sua busca por selos e certificações.

III. O certificado Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) emitido pelo Inmetro, atesta a eficiência energética de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e edificações. Apesar disso, verificam-se poucos impactos em termos de melhorias dos projetos dos produtos oferecidos pelas empresas, em termos de redução de impacto no consumo energético.

Relativamente a essas afirmativas, selecione a opção correta:

19 Q715409 | Arquitetura, Arquiteto, IFTO

Em 1985, o arquiteto norte-americano Ron Mace cunhou a expressão Universal Design (Desenho Universal), influenciando a criação de ambientes que pudessem ser utilizados por todos, em sua máxima extensão possível. Juntamente com deficientes físicos e profissionais do campo do design, Mace relacionou preocupações com a oferta de ambientes que pudessem ser utilizados por um maior número de pessoas, favorecendo, desse modo, a biodiversidade humana e proporcionando uma melhor ergonomia para todos. Hoje em dia, o conceito de Desenho Universal é ponto recorrente na legislação, bem como em muitas normas técnicas. Na década de 1990, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), esse conceito estabeleceu-se através de sete princípios listados a seguir, dos quais dois apresentam incorreções.

I. Uso equitativo.

II. Uso flexível.

III. Uso simples e intuitivo.

IV. Informação de fácil percepção.

V. Intolerância ao erro (segurança).

VI. Esforço físico mínimo.

VII. Dimensionamento de espaços para acesso e uso não abrangente.

Escolha a alternativa que apresenta os dois princípios incorretos.

20 Q533978 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Professor, IFTO

Sobre os índices físicos do solo, é incorreto o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.