Início

Questões de Concursos INCA

Resolva questões de INCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1721Q477290 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue os itens seguintes, a respeito dos sistemas de distribuição.

Para que um sistema de distribuição de medicamentos seja chamado de dose unitária, todos os medicamentos devem ser distribuídos prontos para uso, em todas as formas farmacêuticas, sem necessidades de transferências ou cálculos para administração por parte da enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1722Q477042 | Farmácia, Controle de Qualidade, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto à organização das áreas de produção de medicamentos, julgue os itens a seguir.

As chamadas áreas limpas possuem as superfícies lisas e impermeáveis, o que facilita a limpeza. Essas superfícies não possuem cantos, o que minimiza o acúmulo de partículas ou microrganismos e permite a aplicação repetida de agentes de limpeza.

  1. ✂️
  2. ✂️

1723Q383149 | Biologia, Anatomia, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as variadas doenças da tireoide e as características dos espécimes que podem ser recebidos no laboratório de anatomia patológica para investigação das mesmas, julgue os itens que se seguem.

Espécime cirúrgico de tireoidectomia total é constituído por dois lobos maiores, direito e esquerdo, conectados por uma porção fina de tecido chamada de istmo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1724Q477881 | Farmácia, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a organização e o funcionamento de uma farmácia hospitalar, julgue os itens a seguir.

O principal objetivo da farmácia hospitalar, segundo a SBRAFH, é contribuir no processo de cuidado à saúde, visando melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e produtos para a saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

1725Q360897 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à humanização da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, julgue os itens de 86 a 91.

Assistência humanizada pode ser entendida como aquela na qual o paciente percebe e sente que suas necessidades imediatas estão sendo satisfeitas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1726Q359376 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processamento, à centrifugação e ao fracionamento dos hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

Para que ocorra o preparo do concentrado de plaquetas é necessária, previamente, a realização da centrifugação do sangue.

  1. ✂️
  2. ✂️

1727Q431326 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Analista em Ciência Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo legislativo, julgue os itens que se seguem.

Nas Casas do Congresso Nacional, as emendas constitucionais são aprovadas com quorum de três quintos dos componentes de cada uma, em dois turnos de discussão e votação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1728Q396521 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Assistente em Ciência, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação às licitações e contratos, julgue os itens subsequentes, de acordo com a Lei n.o 8.666/1993.

É dispensável a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a administração, mantidas, nesse caso, todas as condições preestabelecidas. O processo de dispensa deverá ser instruído com a razão da escolha do fornecedor ou executante e a justificativa do preço.

  1. ✂️
  2. ✂️

1729Q545257 | Física, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto ao uso do irídio 192 como fonte radioativa para braquiterapia e ao uso de câmaras de ionização do tipo câmara-poço, julgue os itens a seguir.

No uso de aplicador intracavitário que receberá fontes de Ir-192, é procedimento de garantia de qualidade verificar, por radiografias no paciente, com fontes simuladas, o posicionamento correto do aplicador antes da realização do tratamento com fontes reais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1730Q796931 | Fisioterapia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto à morfologia, à classificação, ao estadiamento e à patologia do câncer, julgue os itens que se seguem.

Os tumores podem metastatizar-se por três vias principais: sistema linfático, corrente sanguínea e pelas cavidades corporais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1731Q366604 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processamento, à centrifugação e ao fracionamento dos hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

As hemácias e os leucócitos possuem volumes superiores aos demais componentes sanguíneos, por isso, durante o processo de centrifugação, são as primeiras células a se sedimentarem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1732Q385836 | Biologia, Anatomia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens subsequentes apresenta uma proposta de associação entre uma alteração estrutural do sistema orgânico e uma repercussão funcional, devendo ser julgado certo se a relação alteração/repercussão estiver correta, ou errado, em caso contrário.

obstrução intestinal / cistite bacteriana aguda

  1. ✂️
  2. ✂️

1733Q544324 | Física, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Um paciente em terapia radioativa é uma fonte de radiação, pois pode irradiar pessoas à distância. Atualmente, se o paciente receber dose superior que 1.110 MBq de I-131, ele é isolado em um quarto privado. Com relação à internação, liberação dos pacientes de iodoterapia e à terapia ambulatorial, julgue os itens a seguir, de acordo com a norma CNEN-NN-3.05.

Durante a internação de paciente para iodoterapia, é usado um biombo plumbífero somente se houver dois pacientes no mesmo quarto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1734Q802885 | Fonoaudiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A avaliação perceptivo auditiva é uma avaliação clássica, que, apesar de ser subjetiva, continua soberana na rotina clínica fonoaudiológica. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O índice de disfonia (ID) baseia-se em uma matriz de percepção auditiva adaptada da escala japonesa GRBAS, a diferença entre essas propostas de avaliação vocal é que o ID revela também o impacto social da voz alterada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1735Q385877 | Biologia, Microbiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Na análise de microrganismos provenientes de um sítio infectado em um paciente foram detectadas as seguintes características:

I apresentam-se arroxeados após coloração pelo método de Gram;

II ao serem colocados em contato com peróxido de hidrogênio, não ouve formação de bolhas;

III em meio de cultura contendo sangue eram capazes de causar halo de hemólise completa em volta das colônias;

IV não hidrolizam PYR (l-pirrolidonil-beta-naftilamida);

V são capazes de hidrolisar o ácido hipúrico.

Com base nas características descritas, julgue os itens que se seguem.

A espécie mais provável para o microrganismo em análise é S.pyogenes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1736Q477018 | Farmácia, Controle de Qualidade, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue os itens de 87 a 92 com relação à manipulação de fármacos.

Para se estabelecer o controle de qualidade de antimicrobianos, devem ser realizadas dosagens do princípio ativo e a determinação de atividade microbiológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1737Q475790 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

Para o perfil sorológico de um indivíduo infectado pelo HBV em que se observe: HBsAg (-), anti-HBc IgM (-), anti-HBc IgG (+) e anti-HBs (-), uma das possibilidades a ser considerada é a de janela imunológica. Essa possibilidade deriva do fato de, no perfil sorológico, o único marcador a detectar o estado de infecção pelo HBV é o anti-HBc IgG.

  1. ✂️
  2. ✂️

1738Q361624 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Os órgãos são combinações teciduais que permitem a realização de diversas funções essenciais para o equilíbrio do organismo humano. A respeito das estruturas relacionadas à circulação do sangue e dos líquidos corporais, julgue os próximos itens.

Os rins exercem papel dominante na manutenção a longo prazo da pressão arterial, regulando alterações que persistem por muitas horas ou dias, sendo que apenas um dos órgãos já é capaz de executar tal controle.

  1. ✂️
  2. ✂️

1739Q469689 | Direito Tributário, Impostos, Analista em Ciência Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue os itens que se seguem.

A retenção do imposto de renda e do imposto sobre serviços de qualquer natureza está amparada em lei complementar. O imposto de renda na fonte está fundamentado no Código Tributário Nacional, que atribui à fonte pagadora da renda ou dos proventos tributáveis a condição de responsável pelo imposto, cuja retenção e recolhimento lhe cabem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1740Q604868 | Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto à Classificação Decimal de Dewey (CDD), julgue os próximos itens.

As notas de escopo são geralmente fornecidas uma única vez no mais alto nível de aplicação, devido ao conceito de força hierárquica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.