Início

Questões de Concursos INCA

Resolva questões de INCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q9750 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação às recomendações para a adequada utilização de equipamentos cirúrgicos, julgue os itens a seguir.

Na diversidade de equipamentos de radiologia, os de fluoroscopia são, no centro cirúrgico, os que apresentam maiores doses de radiação para o paciente, bem como para a equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

402Q363314 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de cirurgia segura, julgue os itens subsequentes.

O processo de cirurgia segura foi proposto pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de aumentar a segurança em procedimentos cirúrgicos realizados em unidades de cirurgia oncológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

403Q365208 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A inspeção das mucosas é necessária na avaliação quanto ao risco para hemorragias gastrointestinais em crianças trombocitêmicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

404Q365477 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos cuidados ao paciente plaquetopênico, julgue os itens a seguir.

Deve-se evitar a venopunção; entretanto, se esta for indispensável, deve-se optar por agulhas de menor gauge.

  1. ✂️
  2. ✂️

405Q367101 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à pediatria oncológica e aos cuidados com a criança com dor, julgue os próximos itens.

As expressões não verbais e comportamentais da dor não são indicadores consistentes da qualidade e intensidade da dor e não devem ser utilizadas para determinar a presença de dor nem o grau de dor experimentado.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q385800 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com base nos processos de decaimento, julgue os itens que se seguem.

O neutrino, que é ejetado na captura de elétrons, tem carga zero e massa semelhante à do próton.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q45066 | Direito Sanitário, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

Por RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, compreende-se a seleção e a padronização de medicamentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q387083 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à coleta e à manipulação de células-tronco hematopoéticas (CTHs), bem como aos requisitos do doador desse tipo de células, julgue os itens a seguir.

A coleta de CTHs de medula ossea é realizada sob anestesia subdural e decúbito dorsal, e as punções, realizadas em cristas ilíacas posteriores; para cada transfusão, são aspirados de 2 mL a 5 mL de medula óssea.

  1. ✂️
  2. ✂️

409Q364302 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue o item abaixo, relativo à humanização em UTI.

É importante haver o acolhimento do paciente admitido na UTI e(ou) do familiar deste, buscando apresentar-se com o nome e cargo, explicando os propósitos da internação e o planejamento inicial de cuidados a ser instituído; além disso, deve-se tratá-lo(s) por seu(s) próprio(s) nome(s), utilizando terminologia compatível para o entendimento da situação.

  1. ✂️
  2. ✂️

410Q385809 | Biologia, Biossegurança, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à produção de radionucleotídeos, julgue os itens subsequentes

Na produção de radionucleotídeos em um reator, uma reação é considerada crítica quando o fator que multiplica o número de nêutrons que escapam da massa fissil para o meio ambiente para fornecer o número de nêutrons produzidos na fissão dos átomos radioativos presentes na massa físsil é maior ou igual a um.

  1. ✂️
  2. ✂️

411Q537106 | Engenharia Civil, Projetos Elétricos, Analista em Ciência e Tecnologia Pleno, INCA, IDECAN

Quanto à divisão das instalações elétricas, toda a instalação deverá ser dividida em vários circuitos, de modo a limitar as consequências de uma falta, a qual provocará apenas seccionamento do circuito defeituoso; facilitar as verificações, os ensaios e a manutenção; evitar os perigos que possam resultar da falha de um único circuito, como, por exemplo, no caso da iluminação. Com relação às divisões dos circuitos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q363294 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

O plasma comum de banco é o plasma cujo congelamento ocorreu entre 10 h e 12 h depois da coleta do sangue total que lhe deu origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

413Q386093 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto à comparação de sequências biológicas, julgue os seguintes itens.

O BLAST é um conjunto de programas que podem ser executados via sítio do NCBI.

  1. ✂️
  2. ✂️

414Q386877 | Biologia, Biologia Molecular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos princípios da PCR em tempo real como ferramenta de utilização na biologia molecular, julgue os itens que se seguem.

A PCR em tempo real permite a detecção da amplificação da PCR durante a fase inicial da reação.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q383552 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considere uma situação em que um indivíduo apresenta uma anomalia genética que reduz a atividade da enzima glicuronil transferase para cerca de 10% de sua atividade normal. Em relação aos achados laboratoriais esperados nessa situação, julgue os itens a seguir.

Espera-se encontrar níveis de bilirrubina conjugada elevados.

  1. ✂️
  2. ✂️

416Q384118 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Imunofluorescência é constituída por reações que utilizam provas de fluorescência para marcar reações entre antígenos e anticorpos. Com base nas técnicas de imunofluorescência, julgue os itens seguintes.

Nas reações de imunofluorescência direta ou indireta, ocorre o fenômeno da fluorescência, o qual consiste na capacidade de certas moléculas (fluoróforos) absorverem energia de uma fonte de luz incidente e converter essa energia em fótons de luz de diferentes características.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q385199 | Biologia, Biologia Molecular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue os itens subsequentes.

Subjacente aos métodos moleculares de tipificação do sistema HLA está o uso de iniciadores ou sondas específicas que detectam as alterações de aminoácidos nas proteínas oriundas dos genes de classes I e II.

  1. ✂️
  2. ✂️

418Q384007 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A necessidade do melhor conhecimento da microestrutura tem levado a um contínuo desenvolvimento das técnicas de microscopia, cujos aumentos máximos possíveis têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Nesse contexto, três tipos de microscopia são utilizados em grande extensão: microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Deve-se destacar que essas técnicas são complementares e cada uma delas tem seu campo específico de aplicação. Com base nos tipos de microscopia, julgue os itens que se seguem.

A MET permite a análise de defeitos e fases internas e externas dos materiais por apresentar excelente profundidade de foco.

  1. ✂️
  2. ✂️

419Q365832 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos testes imunológicos, julgue os itens seguintes.

Suponha que, durante um procedimento cirúrgico intrauterino, uma gestante Rh negativo, com 24 semanas de gestação, passou por uma imunização por contato com o sangue fetal, que, após resultado de amostragem, foi confirmado ser Rh positivo. Nesse caso, como o contato aconteceu durante a gestação não há o risco de a gestante desenvolver anticorpo anti-D.

  1. ✂️
  2. ✂️

420Q9761 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos aos cuidados de enfermagem
no transoperatório de cirurgias torácicas.

Devido ao posicionamento intraoperatório e à terapêutica pré-operatória e perioperatória, as atelectasias e acúmulos de secreções são frequentes no período pós-operatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.