Início

Questões de Concursos INCA

Resolva questões de INCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q368982 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 48 anos de idade, internada em UTI, apresentou sinais e sintomas urêmicos e foi submetida a diálise peritoneal intermitente aguda. Foi feita a inserção e fixação do cateter pelo médico e a solução de diálise foi sendo infundida por gravidade, controlada manualmente. O ciclo de drenagem peritoneal foi iniciado e os primeiros líquidos drenados mostravam-se sanguinolentos.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.

São cuidados a serem observados: monitoração frequente da pressão arterial e do pulso da paciente, técnica asséptica na manipulação dos frascos de solução, registros exatos de infusão e drenagem, balanço hídrico do dialisado e monitoração de complicações como peritonite, dificuldades respiratórias ou extravasamento de líquidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

742Q360042 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue os itens a seguir.

Entre as alterações pós-cirúrgicas nas lesões tumorais hipotalâmicas, pode ocorrer diabetes insípido devido a secreção diminuída do hormônio antidiurético, hiponatremia e perda excessiva de água livre e de eletrólitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

743Q10861 | Radiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A adoção de programas de garantia de qualidade de imagens radiográficas por serviços de radiodiagnóstico é indispensável para a obtenção de imagens que permitam correta interpretação; além disso, garante que o paciente seja exposto a quantidades de radiação minimizadas e otimizadas. Esses programas pressupõem, além da adequação de procedimentos, a realização de testes e medições. Nesse sentido, para a realização de um conjunto mínimo de testes de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico médico, são necessários procedimentos que confirmem o bom desempenho desses equipamentos ou indiquem a necessidade de sua manutenção corretiva. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.
Em equipamentos de raios X mamográficos, o teste do sistema de colimação deve ser realizado semestralmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

744Q383631 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As aneuploidias são uma causa importante de malformações fetais, sendo encontradas em mais de 35% dos abortos espontâneos e podem estar também associadas ao câncer. Com relação à descrição cariotípica das aneuploidias e com base no ISCN (International System for Human Cytogenetic Nomenclature) 2009, julgue os itens subsequentes.

47~51,XY,+1~5mar[cp10] se refere a um cariótipo masculino contendo de um a cinco cromossomos marcadores, mas apenas 10 células analisadas contêm todos os marcadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

745Q386738 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto à comparação de sequências biológicas, julgue os seguintes itens.

O algoritmo de Smith-Waterman permite encontrar o alinhamento ótimo entre duas sequências, porém, devido à sua complexidade exponencial de tempo, sua execução é muito demorada.

  1. ✂️
  2. ✂️

746Q361145 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

Em relação a nutrição do paciente neutropênico, deve-se tentar contornar a anorexia intensa e odinofagia oferecendo alimentação de alta concentração calórica, boa tolerância pela mucosa e de baixo potencial de contaminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

747Q363195 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Os pacientes com leucemia enfrentam inúmeras dificuldades, seja relativas às complicações geradas pela doença, seja relativas às complicações decorrentes do tratamento terapêutico, o que os obriga a internações frequentes, muitas vezes em unidades de tratamento intensivo. Acerca da assistência de enfermagem ao pacientes críticos com leucemia mieloide aguda, julgue os itens subsequentes.

O risco de sangramento devido a trombocitose deve ser considerado; assim, deve-se buscar sinais de equimoses e petéquias, bem como de sangramentos gastrintestinais, pulmonares ou intracranianos.

  1. ✂️
  2. ✂️

748Q386245 | Biologia, Biossegurança, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com referência à radioatividade, julgue os itens subsequentes.

Os radionuclídeos primordiais ainda existentes têm meia-vida muito curta.

  1. ✂️
  2. ✂️

749Q384990 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca da coloração histológica nos tecidos.

Nas colorações pela hematoxilina-eosina, após o uso da eosina é fundamental que se observe o tempo de passagem no álcool, para desidratar e remover o excesso de corante do corte histológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

750Q386274 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A translocação t(15;17)(q22;q21) leva à fusão dos genes PML/RARa e pode ser detectada pelo emprego de uma sonda do tipo dual-fusion.

A doença residual mínima (DRM) pode ser definida como o limite mínimo de detecção de doença, em pacientes em remissão clínica completa, considerando-se os métodos de avaliação disponíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

751Q386786 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema; primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise; segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.

 Com base nos dados descritos, julgue os itens que se seguem.

O intervalo de medição analítica para o referido método varia de 27,02 mg/mL a 30,02 mg/mL.

  1. ✂️
  2. ✂️

752Q366585 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação às recomendações para a adequada utilização de equipamentos cirúrgicos, julgue os itens a seguir.

Entre as funções do bisturi elétrico inclui-se a de fulguração, que é a coagulação superficial, indicada para eliminar pequenas proliferações celulares cutâneas e remover manchas.

  1. ✂️
  2. ✂️

753Q383253 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue os itens a seguir.

Desequilíbrio de ligação é a cossegregação entre uma dada característica e uma região do genoma. Essa análise é realizada com a utilização de heredogramas de grandes dimensões.

  1. ✂️
  2. ✂️

754Q387132 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a sua estrutura, as imunoglobulinas podem ser classificadas em classes, sendo que cada uma delas possui características diferenciadas quanto à estrutura e à função na imunologia. Acerca das funções das classes de imunoglobulinas, julgue os itens seguintes.

A IgG se apresenta em forma de monômeros e as subclasses diferem no número de pontes dissulfeto e no comprimento da região da dobradiça. Ela é considerada a mais versátil imunoglobulina porque é capaz de realizar todas as funções das moléculas de imunoglobulinas. A IgG corresponde a 75% das imunoglobulinas presentes no soro.

  1. ✂️
  2. ✂️

755Q365173 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos às medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar.

As precauções de contato são medidas a serem adotadas em casos de pacientes que estejam no pós-operatório e apresentem secreção purulenta na incisão cirúrgica.

  1. ✂️
  2. ✂️

756Q382914 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Cientistas têm observado que os avanços tecnológicos no sequenciamento do DNA se espelharam na lei de Moore para microprocessadores, isto é, o número de elementos funcionais que podem ser colocados em um chip por custo unitário tem dobrado a cada dezoito meses, nas últimas décadas. De fato, as novas gerações de sequenciadores de DNA estão aumentando a velocidade de leitura muito mais rapidamente que o previsto pela lei de Moore. O primeiro genoma humano sequenciado demorou três ou quatro anos para ficar pronto e custou cerca de US$ 300 milhões. Acredita-se que, em dez anos, uma sequência do genoma humano individual vai custar menos de US$ 1 mil – 300 mil vezes menos do que custou a primeira –, e poderá ser feita em apenas um dia. Na próxima década, avanços similares em outras tecnologias biomédicas relevantes possibilitarão o aparecimento de uma medicina previsiva e personalizada. Com relação ao sequenciamento de genoma, julgue os próximos itens.

No pirossequenciamento, ocorre a amplificação do DNA por PCR em emulsão, e a incorporação de cada nucleotídeo acarreta a liberação de pirofosfato.

  1. ✂️
  2. ✂️

757Q364012 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à assistência de enfermagem treinada e capacitada na sala de recuperação pós-anestésica.

A atividade muscular é um parâmetro importante quando o paciente é submetido a uma anestesia regional, definida como uma perda reversível da sensibilidade térmica, de tato, de dor e de motilidade, voltando a maioria à normalidade, no máximo, em 12 horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

758Q384042 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A necessidade do melhor conhecimento da microestrutura tem levado a um contínuo desenvolvimento das técnicas de microscopia, cujos aumentos máximos possíveis têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Nesse contexto, três tipos de microscopia são utilizados em grande extensão: microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Deve-se destacar que essas técnicas são complementares e cada uma delas tem seu campo específico de aplicação. Com base nos tipos de microscopia, julgue os itens que se seguem.

O poder de resolução obtido pela MET é da ordem de micrômetros, e, diante da qualidade do equipamento, não ocorre oscilação em escala que possa interferir no resultado final.

  1. ✂️
  2. ✂️

759Q366383 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Um paciente crítico necessita de um acompanhamento nutricional rigoroso, a fim de se garantir a oferta de nutrientes, energia e água necessários para que a resposta metabólica tenha um desfecho satisfatório, diminuindo o catabolismo e a possibilidade de deterioração orgânica. Sobre esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

A produção aumentada de interleucina 6 em indivíduos que passam por situações de trauma representa bom prognóstico, pois promove síntese de proteínas, perda de nitrogênio e lipólise e correlaciona-se com melhora do quadro geral do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

760Q10811 | Direito Sanitário, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.