Início

Questões de Concursos INCA

Resolva questões de INCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q365759 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito de quimioterapia, julgue os itens que se seguem.

A quimioterapia primária é utilizada com a finalidade de diminuir o tamanho do tumor localizado ou não, antes da remoção cirúrgica ou da radioterapia.

  1. ✂️
  2. ✂️

802Q361153 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à pediatria oncológica e aos cuidados com a criança com dor, julgue os próximos itens.

A escala de faces é ferramenta importante na avaliação da dor em crianças, uma vez que é particularmente adaptada para ajudá-las a descreverem a dor.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q382920 | Biologia, Fisiologia Animal, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A homeostase orgânica depende do perfeito funcionamento dos órgãos, o que está intimamente relacionado com a estrutura histológica. A respeito da estrutura e função do sistema circulatório, julgue os itens subsequentes.

A área total da seção transversa dos capilares é menor que a das arteríolas.

  1. ✂️
  2. ✂️

804Q386505 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

respeito da síntese de radiofármacos usados na tomografia por emissão de pósitrons (PET), julgue os itens seguintes.

A amônia marcada com 13N é produzida pela redução de nitritos e nitratos marcados com 13 N.

  1. ✂️
  2. ✂️

805Q386769 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de colorações imunoistoquímicas, julgue os itens seguintes.

As colorações imunoistoquímicas identificam a natureza química das substâncias e estruturas celulares por meio de reações coloridas.

  1. ✂️
  2. ✂️

806Q386531 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Imunofluorescência é constituída por reações que utilizam provas de fluorescência para marcar reações entre antígenos e anticorpos. Com base nas técnicas de imunofluorescência, julgue os itens seguintes.

A técnica chamada de imunofluorescência sanduíche recebe esse nome porque o anticorpo fica entre dois antígenos, sendo um o anticorpo a ser estudado e o outro um marcador.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q385014 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a imunoistoquimica, julgue os itens que se seguem.

Para correta imunolocalização estrutural das células e tecidos é necessário analisar o material por imunofluorescência para a detecção e localização do anticorpo.

  1. ✂️
  2. ✂️

808Q561166 | Informática, Windows, Assistente em Ciência, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da Internet e da intranet, assim como dos conceitos de organização de informação em ambientes eletrônicos, julgue os próximos itens.

A composição do nome de um arquivo no Windows deve ter no máximo 255 caracteres seguido da terminação que identifica o tipo de arquivo, como doc, txt, pdf ou xls, precedido de um ponto final, ou então de dois pontos (:), barra (/), ou sinal de maior (>) ou menor (<).

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q385575 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considere que um paciente com suspeita de meningite infecciosa foi submetido à punção lombar e coleta de LCR para análises laboratoriais. Considerando tal situação, julgue os itens subsequentes.

A dosagem de glicose no LCR fornece dados significativos para a avaliação do paciente em questão.

  1. ✂️
  2. ✂️

810Q364864 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem em relação à sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) e sobre anestesia e analgesia.

O pós-operatório mediato compreende as primeiras 24 horas após a intervenção, incluindo a permanência do paciente na recuperação anestésica ou na UTI.

  1. ✂️
  2. ✂️

811Q385094 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos técnicos relacionados aos cortes que influenciam a interpretação da estrutura histológica, julgue os próximos itens.

Epitélios de revestimento são classificados de acordo com o número de camadas observadas em cortes histológicos perpendiculares á superfície.

  1. ✂️
  2. ✂️

812Q385353 | Biologia, Biologia Molecular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A identificação de rearranjos cromossômicos recorrentes em pacientes com doenças malignas hematológicas permitiu o desenvolvimento de métodos diagnósticos dessas doenças com base na técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). Com relação à técnica de PCR julgue os itens subsequentes.

A fase cíclica da PCR consiste em uma etapa de desnaturação do DNA, uma etapa de ligação dos iniciadores ao DNA (pareamento) e uma etapa de extensão da fita de DNA.

  1. ✂️
  2. ✂️

813Q386389 | Biologia, Biossegurança, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com referência à radioatividade, julgue os itens subsequentes.

O 14C é o radionuclídeo de meia-vida mais longa, com cerca de 5.730 anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

814Q361814 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Analista em Ciência Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos agravos à saúde dos trabalhadores expostos a agentes químicos no ambiente laboral.

Os trabalhadores que foram vítimas da intoxicação por cromo devem ser monitorados por duas semanas, pois essa substância é rapidamente eliminada pelo organismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

815Q384407 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos de preparo, coleta e transporte de amostras referentes a análises clínicas, julgue os itens a seguir.

Alguns compostos comumente usados para preservar amostras de urina coletadas durante 24 horas são etanol, isopropanol e acetato de etila.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q383392 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura e à variabilidade dos genes do sistema HLA, julgue os itens subsequentes.

O processamento ou recomposição alternativa é a causa da alta variabilidade do gene HLA-A.

  1. ✂️
  2. ✂️

817Q386976 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 87 a 94, em relação às aplicações dos radiofármacos usados na PET.

O FDG é indicado para a detecção de qualquer tipo de tumor maligno.

  1. ✂️
  2. ✂️

818Q546507 | Física, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio das normas NN-3.01 e NN-3.05, estabelece requisitos básicos de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante e de radioproteção e segurança para serviços de medicina nuclear. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Em situações de rotina, frequentemente é necessário se adotar uma ação de intervenção para evitar a probabilidade de exposição a fontes de radiação.

  1. ✂️
  2. ✂️

819Q477969 | Farmácia, Controle de Qualidade, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As diretrizes gerais para o trabalho em contenção com material biológico definem os requisitos mínimos necessários ao trabalho seguro com material biológico em ambiente de contenção. Aplicam-se à execução dos procedimentos de segurança, em contenção em laboratório, na manipulação de materiais biológicos, que contenham ou possam conter agentes biológicos com potencial patogênico. Com referência aos conceitos de controle de qualidade e biossegurança, julgue os itens de 91 a 94.

A manutenção de um sistema de controle e validação dos conjuntos diagnósticos de sorologia e de imuno-hematologia, dos filtros de leucócitos, dos conjuntos para aférese e das bolsas, o que inclui a inspeção dos produtos quando da sua utilização e a monitoração dos resultados obtidos, é uma estratégia em desuso, não indicada atualmente, por não estar vinculada ao controle de insumos específicos de hemoterapia.

  1. ✂️
  2. ✂️

820Q386863 | Biologia, Biologia Celular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos mecanismos de desenvolvimento das doenças e suas características morfológicas, julgue os itens de 67 a 70.

Injúria celular provocada pela isquemia está associada com inflamação, como resultado da produção de citocinas e aumento na expressão de moléculas de adesão no endotélio e nas células hipóxicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.