Início

Questões de Concursos INCA

Resolva questões de INCA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q384350 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de sequências de macromoléculas aplicadas ao câncer, julgue os itens a seguir.

O formato de sequências FASTA obedece a um padrão que é definido por uma linha que se inicia pelo símbolo >, que determina uma definição curta sobre a sequência.

  1. ✂️
  2. ✂️

902Q384905 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A citometria de fluxo, tecnologia baseada no emprego de radiação laser, fluxo hidrodinâmico, ótica, substâncias fluorescentes (fluorocromos) e recursos de informática, é utilizada para determinar algumas características estruturais e funcionais de partículas biológicas. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

Os citômetros atuais mais sofisticados podem possuir até dezesseis detectores em simultâneo, o que permite analisar múltiplas possibilidades de características celulares e(ou) componentes celulares de um elevado número de células de forma individual.

  1. ✂️
  2. ✂️

903Q384453 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

É possível afirmar que um ensaio de quantificação é um ensaio de PCR em tempo real.

  1. ✂️
  2. ✂️

904Q385822 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 87 a 94, em relação às aplicações dos radiofármacos usados na PET.

Uma utilização do FDG é a detecção de focos epileptogênicos no cérebro.

  1. ✂️
  2. ✂️

905Q385831 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Desde o século XIX, muito antes que se descobrisse o papel dos cromossomos na transmissão das características hereditárias, já se estudava a morfologia dos corpos corados presentes no interior da célula, denominados cromossomos. Até hoje, o estudo da morfologia dos cromossomos é a base da citogenética. Com relação à estrutura e à morfologia dos cromossomos de acordo com os conhecimentos atuais, julgue os itens que se seguem.

O nucléolo, organela nuclear não delimitada por uma membrana, é o local onde ocorre a transcrição e o processamento dos rRNAs.

  1. ✂️
  2. ✂️

906Q385075 | Biologia, Fisiologia Animal, Técnico, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito da estrutura e da função dos sistemas orgânicos, julgue os próximos itens.

A porção ductal da glândula parótida secreta amilase salivar.

  1. ✂️
  2. ✂️

907Q385590 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos que são importantes na preparação de um esfregaço citológico, julgue os próximos itens.

Na cavidade oral, a colheita de material para exame citológico pode ser feita por meio da raspagem da lesão ou do gargarejo com solução salina, após rigorosa lavagem da cavidade oral com água pura.

  1. ✂️
  2. ✂️

908Q366505 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de cirurgias oncológicas torácicas, abdominais ginecológicas e mastológicas das emergências cirúrgicas oncológicas, julgue os itens a seguir.

A decisão para indicar a histerectomia em pacientes com câncer cervical baseia-se: no estádio do câncer, na idade e no estado clínico da paciente, no plano de tratamento e na preferência da paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

909Q382650 | Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue os itens a seguir.

Estudo de associação é a busca de correlação estatística entre a presença de determinados alelos e(ou) genótipos e características específicas, como, por exemplo, doenças.

  1. ✂️
  2. ✂️

910Q45054 | Português, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

Texto associado.
Drogas proibidas? Não as químicas.

Na academia, rapazes bombados se injetam produtos para cavalos. Todos sabem, mas fingem não saber.

    O debate sobre drogas é defasado. Não sou consumidor. Mas, aqui do meu cantinho, vejo que o uso é completamente liberado, mesmo que neguem. Basta pagar. De vez em quando pegam alguém para fazer barulho. Só. Mas tudo continua como sempre. Com uma agravante. A ingestão de drogas químicas com seus efeitos imprevisíveis na saúde é bem maior. Estão na moda. Algumas são fáceis de comprar, pois nem consideradas drogas são. Um amigo foi, há uns três anos, a uma festa no Rio de Janeiro. É casado, pai de filhos – caretíssimo, como se diz. Foi por curiosidade, sempre ouvira falar de festas loucas. Um bando de amigos se juntou.

    – Quero ver como ele fica doidão.
    – Bora nessa.

    Serviram um refrigerante batizado. Até hoje ele não sabe com o quê. De repente, tudo ficou escuro. Abriu os olhos e viu um fio de luz apenas. Os sons vibraram em sua cabeça. As imagens da festa se transformavam a sua frente. Via as pessoas como num filme e os risos mais altos. Arrastou-se até a porta. Entrou no carro, com a convicção de que precisava sair de lá. Até hoje não sabe como chegou em casa.

    Eu, quando vou a festas ou baladas, só tomo refrigerante aberto na minha frente. Amigos podem achar divertido me ver “louco”. Tenho pressão alta, o que piora o risco de usar substâncias químicas. O MDMA, por exemplo, chamado só de MD, é indetectável se misturado numa bebida. Tem o princípio ativo do ecstasy, sem as anfetaminas. Altera a percepção. Há também o ecstasy. Deixa quem usa se achando cheio de energia, dançando a noite toda. Na gíria, chamado de bala. Se você ouviu seu filho adolescente dizer que experimentou uma bala da hora, suspeito que não foi de hortelã. Nas grandes casas noturnas, e nas festas itinerantes que se tornaram moda no eixo Rio-São Paulo, a bala é vendida abertamente. Se até eu sei, a polícia não sabe? No Brasil tudo se faz, embora tudo seja proibido. Outra na moda é a Ketamina (Cetamina). Um anestésico poderoso. Leva a transes, alucinações. Misturado com bebida, não se sabe, tudo pode acontecer. Para comprar tem de ter receita, difícil de conseguir. Mas tem amplo uso veterinário. É ótimo anestésico de cavalos. Você tomaria? Tem quem tome e arrase na noite.

    Numa linha próxima, há o G (pronuncia-se em inglês: algo como “dji”). Novamente: se seu filho estiver falando “dji” ao celular, não pense que ele está melhorando o inglês. Na real, é cola industrial. Inalada. Faz quem usa se sentir uma máquina na pista de dança. O G passa despercebido, tem um leve sabor salgado. Vem se tornando cada vez mais usado. Simples: aumenta o desejo sexual. A pessoa passa horas no sexo.

    Imagino o que é botar cola industrial no corpo. Ou anestésico de cavalo. O fígado deve gritar. Mas, de fato, muita gente é fã de produtos veterinários. Esses rapazes bombados, de corpo perfeito, frequentemente se injetam produtos para cavalos. Todo mundo finge que não sabe. Mas, no mundo das academias, quem não sabe? Um amigo, depois de tornear o corpo, perdeu o desejo sexual. Depois de um longo período sem esses produtos, está se recuperando.

    – Nunca mais quero saber disso – afirmou.

    Vamos ver. A escolha é entre a barriguinha de tanque e o sexo. Aposto que prefere a barriguinha.
    Nos supermercados há outras alternativas, como benzina. Ou acetona nas farmácias.
    Por isso penso: o debate sobre a legalização das drogas está completamente ultrapassado. Elas estão aí, à mão. Quem vai proibir alguém de cuidar do cavalo? Ou procurar cola industrial? Se alguém não conseguir, outro na mesma turma consegue. Muita gente já morreu nas pistas de dança. As drogas químicas são a nova onda, e sempre surge uma nova. Pior: um golpista ou predador sexual habilidoso pode sedar a vítima sem que ela nem perceba. Portanto, se em uma festa você sentir que as luzes estão mais coloridas e o som mais vibrante, alô, alô! Alguém pode ter te dado um ácido. Ah, sim, o ácido lisérgico continua em moda. Desde a década de 1960, só conquista clientela. Muitas drogas chegam e ficam. A discussão sobre a maconha, para mim, é obsoleta. Quem quiser pirar, pira. Embora o corpo derreta.

(WALCYR CARRASCO. Disponível em: http://epoca.globo.com/sociedade/walcyr-carrasco/noticia/2016/12/drogas-proibidas-nao-quimicas.html.)
Em relação às expressões coloquiais sublinhadas a seguir, assinale o significado INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

911Q385333 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos cuidados que se fazem necessários ao se realizar um esfregaço citológico destinado ao estudo do câncer, julgue os itens a seguir.

Todo esfregaço citológico deve ser imediatamente fixado para evitar dessecamento, a fim de que as células guardem as características tintoriais.

  1. ✂️
  2. ✂️

912Q385107 | Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As estatísticas de mortalidade representam uma das mais valiosas fontes de informação em saúde, além de constituírem o mais tradicional e um dos mais eficientes métodos para avaliação do estado de saúde das populações. Em relação ao SIM do MS, e aos estudos epidemiológicos que analisam a distribuição dos óbitos no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A magnitude e a variabilidade dos óbitos por causas maldefinidas são, normalmente, relacionadas à acessibilidade da população aos serviços de assistência à saúde, mas não estão associadas às condições socioeconômicas e culturais da localidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

913Q386196 | Biologia, Microbiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Na análise de microrganismos provenientes de um sítio infectado em um paciente foram detectadas as seguintes características:

I apresentam-se arroxeados após coloração pelo método de Gram;

II ao serem colocados em contato com peróxido de hidrogênio, não ouve formação de bolhas;

III em meio de cultura contendo sangue eram capazes de causar halo de hemólise completa em volta das colônias;

IV não hidrolizam PYR (l-pirrolidonil-beta-naftilamida);

V são capazes de hidrolisar o ácido hipúrico.

Com base nas características descritas, julgue os itens que se seguem.

Trata-se de microrganismo beta-hemolítico capaz de causar endocardite.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q386755 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções dos diferentes reagentes utilizados nos protocolos empregados para o isolamento de ácidos nucleicos, julgue os itens subsequentes.

A enzima proteinase K promove a inativação de nucleases, as quais promovem a degradação dos ácidos nucleicos durante as etapas de purificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

915Q364490 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as várias recomendações para a adequada utilização do bisturi elétrico monopolar, julgue os próximos itens.

Deve-se atentar para o possível risco de combustão quando forem usadas substâncias inflamáveis, tais como antissépticos e anestésicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

916Q383969 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Atualmente, no mercado, para a realização da PCR em tempo real, existem companhias que disponibilizam sistemas químicos de detecção de sequências de produtos de PCR. A respeito desses sistemas, julgue os itens seguintes.

Um dos inconvenientes da utilização da TaqMan® na PCR de tempo real é a alta probabilidade de resultados falso-positivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

917Q387314 | Biologia, Citologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processamento de CTHs, julgue os itens de 50 a 54.

Após a inserção da porção celular em solução criopreservante, as células devem ser congeladas até uma temperatura de 0 ºC, respeitando um decaimento aproximado de 1 ºC por hora até a temperatura de 40 ºC negativos. Após 24 horas, a bolsa deve ser transferida para nitrogênio líquido, onde pode ser conservada por tempo indeterminado.

  1. ✂️
  2. ✂️

918Q532982 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Analista em Ciência e Tecnologia Pleno, INCA, IDECAN

?É aplicado a uma família de aglomerantes de composição variada, obtidos pela calcinação de rochas calcárias que, natural ou artificialmente, contenham uma porção apreciável de materiais argilosos. O produto goza da propriedade de endurecer sob a água, embora, pela quantidade de hidróxido de cálcio que contém, sofra também a ação de endurecimento pela carbonatação proveniente da fixação de CO2 do ar.? A descrição anterior refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

919Q45049 | Português, Técnico em Radioterapia, INCA, IDECAN

Texto associado.
Drogas proibidas? Não as químicas.

Na academia, rapazes bombados se injetam produtos para cavalos. Todos sabem, mas fingem não saber.

    O debate sobre drogas é defasado. Não sou consumidor. Mas, aqui do meu cantinho, vejo que o uso é completamente liberado, mesmo que neguem. Basta pagar. De vez em quando pegam alguém para fazer barulho. Só. Mas tudo continua como sempre. Com uma agravante. A ingestão de drogas químicas com seus efeitos imprevisíveis na saúde é bem maior. Estão na moda. Algumas são fáceis de comprar, pois nem consideradas drogas são. Um amigo foi, há uns três anos, a uma festa no Rio de Janeiro. É casado, pai de filhos – caretíssimo, como se diz. Foi por curiosidade, sempre ouvira falar de festas loucas. Um bando de amigos se juntou.

    – Quero ver como ele fica doidão.
    – Bora nessa.

    Serviram um refrigerante batizado. Até hoje ele não sabe com o quê. De repente, tudo ficou escuro. Abriu os olhos e viu um fio de luz apenas. Os sons vibraram em sua cabeça. As imagens da festa se transformavam a sua frente. Via as pessoas como num filme e os risos mais altos. Arrastou-se até a porta. Entrou no carro, com a convicção de que precisava sair de lá. Até hoje não sabe como chegou em casa.

    Eu, quando vou a festas ou baladas, só tomo refrigerante aberto na minha frente. Amigos podem achar divertido me ver “louco”. Tenho pressão alta, o que piora o risco de usar substâncias químicas. O MDMA, por exemplo, chamado só de MD, é indetectável se misturado numa bebida. Tem o princípio ativo do ecstasy, sem as anfetaminas. Altera a percepção. Há também o ecstasy. Deixa quem usa se achando cheio de energia, dançando a noite toda. Na gíria, chamado de bala. Se você ouviu seu filho adolescente dizer que experimentou uma bala da hora, suspeito que não foi de hortelã. Nas grandes casas noturnas, e nas festas itinerantes que se tornaram moda no eixo Rio-São Paulo, a bala é vendida abertamente. Se até eu sei, a polícia não sabe? No Brasil tudo se faz, embora tudo seja proibido. Outra na moda é a Ketamina (Cetamina). Um anestésico poderoso. Leva a transes, alucinações. Misturado com bebida, não se sabe, tudo pode acontecer. Para comprar tem de ter receita, difícil de conseguir. Mas tem amplo uso veterinário. É ótimo anestésico de cavalos. Você tomaria? Tem quem tome e arrase na noite.

    Numa linha próxima, há o G (pronuncia-se em inglês: algo como “dji”). Novamente: se seu filho estiver falando “dji” ao celular, não pense que ele está melhorando o inglês. Na real, é cola industrial. Inalada. Faz quem usa se sentir uma máquina na pista de dança. O G passa despercebido, tem um leve sabor salgado. Vem se tornando cada vez mais usado. Simples: aumenta o desejo sexual. A pessoa passa horas no sexo.

    Imagino o que é botar cola industrial no corpo. Ou anestésico de cavalo. O fígado deve gritar. Mas, de fato, muita gente é fã de produtos veterinários. Esses rapazes bombados, de corpo perfeito, frequentemente se injetam produtos para cavalos. Todo mundo finge que não sabe. Mas, no mundo das academias, quem não sabe? Um amigo, depois de tornear o corpo, perdeu o desejo sexual. Depois de um longo período sem esses produtos, está se recuperando.

    – Nunca mais quero saber disso – afirmou.

    Vamos ver. A escolha é entre a barriguinha de tanque e o sexo. Aposto que prefere a barriguinha.
    Nos supermercados há outras alternativas, como benzina. Ou acetona nas farmácias.
    Por isso penso: o debate sobre a legalização das drogas está completamente ultrapassado. Elas estão aí, à mão. Quem vai proibir alguém de cuidar do cavalo? Ou procurar cola industrial? Se alguém não conseguir, outro na mesma turma consegue. Muita gente já morreu nas pistas de dança. As drogas químicas são a nova onda, e sempre surge uma nova. Pior: um golpista ou predador sexual habilidoso pode sedar a vítima sem que ela nem perceba. Portanto, se em uma festa você sentir que as luzes estão mais coloridas e o som mais vibrante, alô, alô! Alguém pode ter te dado um ácido. Ah, sim, o ácido lisérgico continua em moda. Desde a década de 1960, só conquista clientela. Muitas drogas chegam e ficam. A discussão sobre a maconha, para mim, é obsoleta. Quem quiser pirar, pira. Embora o corpo derreta.

(WALCYR CARRASCO. Disponível em: http://epoca.globo.com/sociedade/walcyr-carrasco/noticia/2016/12/drogas-proibidas-nao-quimicas.html.)
Através da leitura do texto, é correto afirmar que ele se originou através
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

920Q386584 | Biologia, Biologia Molecular, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura molecular e funções do núcleo celular, julgue os itens seguintes.

O DNA da célula contém unicamente mensagens necessárias para a produção de proteínas, enquanto todas as outras moléculas essenciais às funções celulares são elaboradas pelas próprias proteínas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.